Comunicare servidores 174

9
Alunos da EPUFABC conquistam vagas no ensino superior Pesquisa aponta curiosidades sobre as Bibliotecas Pesquisa de 2014 revela dados de obesidade e excesso de peso entre servidores da UFABC Informativo Interno nº 174 - março de 2016 Prêmio de Excelência Acadêmica abre inscrições Curso de Engenharia da Informação da UFABC está entre os melhores do país, aponta o INEP

description

Comunicare servidores 174

Transcript of Comunicare servidores 174

Page 1: Comunicare servidores 174

Alunos da EPUFABC conquistam vagas no ensino superior

Pesquisa aponta curiosidades sobre as Bibliotecas

Pesquisa de 2014 revela dados de obesidade e excesso de peso entre servidores da UFABC

Informativo Interno nº 174 - março de 2016

Prêmio de Excelência Acadêmica abre inscrições

Curso de Engenharia da Informação da UFABC está entre os melhores do país, aponta o INEP

Page 2: Comunicare servidores 174

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 174 – março de 2016

Envie suas sugestões para [email protected]

Premiando a Excelência em Pesquisa

A Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPes) acaba de publicar o edital da segunda edição do Prêmio Excelência Acadêmica (PEA) em http://propes.ufabc.edu.br/premio. O lançamento desse prêmio coincide com o início do ciclo de palestras “Pesquisa para o Mundo Hoje”, também organizado pela ProPes. As duas iniciativas visam dar maior visibilidade e destaque à excelência em pesquisa nas diferentes áreas de conhecimento, que já é marca registrada da UFABC.

O ciclo de palestras trará à UFABC pesquisadores de alto nível para expor para um público amplo, não composto apenas por especialistas, quais são os principais desafios na sua respectiva área de pesquisa – no mundo de hoje e para o mundo de hoje. O primeiro palestrante, Prof. Marcelo Viana, que é diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e foi integrante do grupo de acadêmicos que idealizaram o projeto pedagógico da UFABC, apresentou a palestra “Um Panorama da Matemática no Brasil”. Fiquem atentos às divulgações das próximas palestras do ciclo!

O Prêmio de Excelência Acadêmica visa dar reconhecimento aos nossos docentes que se destacam nas suas respectivas áreas de pesquisa. A lista dos premiados da primeira edição pode ser encontrada em http://propes.ufabc.edu.br/propes/publicacoes/noticias/item/158-resultado-do-premio-de-excelencia-academica. Esse prêmio, cujo público-alvo são docentes, complementa a já tradicional premiação dos melhores alunos de Iniciação Científica, também organizada pela ProPes, que este ano entrará na sua nona edição e cujo público-alvo são alunos dos cursos de graduação.

Especificamente para os discentes dos cursos de mestrado e doutorado, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação criou a Bolsa Prêmio de Excelência Acadêmica da Pós-Graduação (PEAPG), que visa estimular a produção de pesquisa e desenvolvimento tecnológico de excelência na pós-graduação da UFABC. A lista dos premiados na primeira edição desse prêmio pode ser encontrada em http://propg.ufabc.edu.br/wp-content/uploads/3.-Resultado_1%C2%AA-fase_site.pdf. A próxima edição está prevista para novembro deste ano.

O portfolio de premiações institucionais da UFABC ainda inclui o Desafio UFABC de Empreendedorismo, que compreende uma competição que tem por objetivo estimular o desenvolvimento de ideias e negócios inovadores a partir de propostas de alunos de ensino médio, técnico ou superior ou inventores independentes para dinamizar o empreendedorismo e criação de modelos de negócios. Já o Prêmio UFABC de Inovação premia soluções tecnológicas que contribuem para aumentar a competitividade das empresas brasileiras. Podem se candidatar pesquisadores de instituições de ensino, de pesquisa, de empresas e de organizações públicas. Esses dois prêmios, idealizados e organizados pela Agência de Inovação, entrarão na sua segunda edição em junho e outubro deste ano, respectivamente.

O que todas essas iniciativas têm em comum? Uma característica compartilhada é que, com exceção da premiação da Iniciação Científica, são todas iniciativas novas, criadas no ano passado e que agora entram na sua segunda edição. Mas talvez o mais importante seja que todas essas premiações visam identificar talentos, dar oportunidades, valorizar currículos e celebrar a excelência nas suas inúmeras formas e variações.

Klaus CapelleReitor

Page 3: Comunicare servidores 174

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 174 – março de 2016

Envie suas sugestões para [email protected]

Escola Preparatória comemora resultados positivos

Proec

O programa de extensão EPUFABC -Escola Preparatória da UFABC - tem, a cada ano, mostrado resultados significativos.

Com o objetivo de apoiar alunos e ex-alunos do ensino médio a ingressarem no ensino superior, a EPUFABC oferece aulas de segunda a sexta-feira, em que são trabalhados conteúdos e habilidades abordados no ENEM, além de atividades diferenciadas, que visam ao desenvolvimento de projetos de vida dos alunos, favorecendo a melhoria de sua autoestima, ampliando seu senso crítico e mostrando possibilidades de inserção social.

A cada ano, o número de interessados em participar do programa aumenta e os resultados tem sido animadores. Com as turmas de 2015 não foi diferente. Até o momento, a EPUFABC já possui 131 aprovações em cursos de ensino superior.

Em universidades e Institutos Federais, foram, até o momento, 60 aprovações, nos seguintes cursos: Medicina, Direito, BCH, BCT, Comunicação em Mídias Sociais, Arquitetura, Imagem e Som, Turismo, Engenharia, Ciências Biológicas, Música, Publicidade e Propaganda, Ciências Econômicas, Administração Pública, Fonoaudiologia, Ciências Sociais, Enfermagem, Licenciatura em Ciências, História e Bacharelado em Ciências Exatas.

Em Universidades estaduais de São Paulo, foram 14 aprovações, nos cursos de Marketing,

Gestão Ambiental, Fonoaudiologia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Comunicação Social, Ciências Contábeis, Filosofia e Saúde Pública.

Em FATECs, 14 alunos foram aprovados, nos cursos de Controle e Automação, Recursos Humanos, Jogos Digitais, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Comercial, Comércio Exterior, Manutenção de Aeronaves, Polímeros, Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos, Informática para Negócios e Logística.

Além das aprovações em instituições públicas, houve também 43 aprovações em instituições privadas, sendo 30 delas com bolsa 100%, em cursos de Publicidade e Propaganda, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Farmacêuticas, Fonoaudiologia, Nutrição, Enfermagem, Psicologia, Fotografia, Ciências Biológicas, Mecatrônica Industrial, Ciência da Computação, Direito, Ciências Contábeis e Engenharia.

Estes resultados mostram o alcance social do programa, que tem transformado a vida de inúmeros jovens e adultos. Os alunos da universidade que formam a equipe da EPUFABC e o coordenador do programa, Prof. Leonardo Steil, comemoram as conquistas de cada um de seus alunos e buscam constantemente aprimorar o programa para que o acesso ao ensino superior seja uma realidade para um número cada vez maior de estudantes.

Page 4: Comunicare servidores 174

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 174 – março de 2016

Envie suas sugestões para [email protected]

*Malote: serviço de empréstimo e devolução de materiais entre campus

CURIOSIDADES SOBRE AS BIBLIOTECAS EM 2015

DVD´s mais retirados (os 3 +)

Ranking 2015

2

Laranja Mecânica

Amor sem Escalas

3

1

O Poderoso Chefão

36.924 km

Saiba quais livros foram mais retirados em 2015!

SAN

TO A

ND

SÃO

BER

NA

RDO

GEOMETRIA ANALÍTICA: UM TRATAMENTO VETORIAL Paulo Boulos

UM CURSO DE CÁLCULOHamilton Luiz Guidorizzi

Composição temática do acervo (os 3+)

ÁREA PREDOMINANTE EM SÃO BERNARDO (RESPECTIVAMENTE):

Ciências Sociais, Ciência e Filoso�a/Psicologia

ÁREA PREDOMINANTE EM SANTO ANDRÉ (RESPECTIVAMENTE):

Ciência, Tecnologia e Ciências Sociais

Você sabia que os livros durante o serviço de malote* percorreram de um campus a outro 36.924 km?

Imag

ens:

goo

gle.

com

freepik.com

Page 5: Comunicare servidores 174

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 174 – março de 2016

Envie suas sugestões para [email protected]

Veja quais idiomas há no acervo das b i b l i o t e c a s !

OUTROS IDIOMAS 2%

ESPANHOL 3%

INGLÊS 51%

PORTUGUÊS 44%

TOP 3 - Melhorias para as Bibliotecas

1 Barulho

3 Falta de mesa de estudo

2 Calor

TOP 3 - Elogios

1 Exposições

2 Serviço de malote

3 Filmoteca

SHHHH!

LINK COM AS NOSSAS REDES SOCIAIS:

/biblioteca.ufabc

/bibliotecaufabc

PÁGINAS OFICIAIS AÇÕES CULTURAIS

publicarteonline.wordpress.com P u b l i cA r t e

/SarauDoBeta/bibliotecaufabcsbc

S a r a u do Beta

/cinearteufabcC i n eA r t e

Page 6: Comunicare servidores 174

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 174 – março de 2016

Envie suas sugestões para [email protected]

UFABCiência

Proec

UFABC lança Campanha Eu não fico parado!

Campanha visa disseminar uma cultura de ações preventivas de saúde contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti e de sustentabilidade dentro e fora da Universidade.

No dia 18 de março foi lançada a Campanha da UFABC contra a proliferação do Mosquito Aedes aegypti: Eu não fico parado!

A campanha foi criada pelo Grupo de Trabalho permanente instituído pela Reitoria da Universidade com o objetivo de articular e monitorar as ações de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti.

O Mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem também durante a noite. O indivíduo não percebe a picada, pois no momento não dói e nem coça.

O ciclo do Aedes aegypti é composto por quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. As larvas se desenvolvem em água parada, limpa ou suja. Na fase do acasalamento,

em que as fêmeas precisam de sangue para garantir o desenvolvimento dos ovos, ocorre a transmissão da doença.

O seu controle é difícil, por ser muito versátil na escolha dos criadouros onde deposita seus ovos, que são extremamente resistentes, podendo sobreviver vários meses até que a chegada de água propicie a incubação. Uma vez imersos, os ovos desenvolvem-se rapidamente em larvas, que dão origem às pupas, das quais surge o adulto.

A melhor forma de prevenção das doenças causadas pelo mosquito é evitar o acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.O país tem um plano de trabalho com ações como a

organização da atenção da saúde; a vigilância em saúde; a comunicação e a informação; e o ensino, a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação. Na proposta, estão a elaboração de um desenho de investigação para a definição da etiologia da microcefalia, desenvolvimento de kits diagnósticos para zika e chikungunya, e a criação de um protocolo de acompanhamento de gestantes e bebês em nível nacional.

A UFABC também está fazendo a sua parte, a Campanha Eu não fico parado! tem o objetivo de disseminar uma cultura de ações preventivas de saúde contra o mosquito Aedes aegypti e de sustentabilidade, dentro e fora da Universidade.

Mais de 50 alunos voluntários já estão atuando nas ações existentes. No dia 18 foi realizado um mutirão nos setores do Campus Santo André para apresentar a campanha.

Acompanhe as ações da campanha no site http://reitoria.ufabc.edu.br/combateaedes/ que foi desenvolvido para reunir informações internas e externas sobre o assunto. Eu não fico parado! E você?

https://portal.fiocruz.br/pt-brhttp://combateaedes.saude.gov.br/http://www.brasil.gov.br/

Page 7: Comunicare servidores 174

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 174 – março de 2016

Envie suas sugestões para [email protected]

Excesso de Peso e Obesidade na UFABC

Proap

A obesidade é definida como acúmulo excessivo de tecido adiposo no corpo. A obesidade integra o grupo de doenças e agravos não transmissíveis que são caracterizadas por doenças com múltiplos fatores de risco, interação com o ambiente, longo período de latência, curso lento e prolongado. Em nível individual a obesidade é determinada pelo balanço entre o gasto energético e o consumo alimentar. Contudo, a obesidade possui múltiplas causas que se inter-relacionam envolvendo desde aspectos biológicos até econômicos, sociais e culturais.

O Índice de Massa Corporal (IMC) é o índice recomendado para a avaliação do estado nutricional de populações. O indivíduo é classificado com excesso de peso quando o IMC for ≥ 25 Kg/m2, e a obesidade por sua vez é caracterizada quando o valor de IMC for ≥ 30 Kg/m2.

A PROAP organiza periodicamente Feiras da Saúde, nas quais são realizadas atividades de aferição da pressão arterial; medidas de peso, altura e circunferência da cintura; além de orientações gerais sobre alimentação, atividade física e cuidados com a saúde. No ano de 2014, 111 indivíduos que participaram da Feira da Saúde tiveram medidas de peso e altura obtidas para o cálculo do IMC, sendo que 51,4% eram do sexo feminino e a média de idade foi de 27,7 anos.

De acordo com o Gráfico 1, as prevalências de excesso de peso e obesidade foram de 51,9% e 5,6% entre indivíduos do sexo masculino e de 49,1% e 15,8% entre indivíduos do sexo feminino, respectivamente. No Brasil, segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, as prevalências de excesso de peso e

obesidade foram de 50,1% e 12,4% entre indivíduos do sexo masculino e de 48,0% e 16,9% entre indivíduos do sexo feminino, respectivamente. Portanto, a comunidade acadêmica da UFABC se assemelha ao cenário nacional de prevalências elevadas de excesso de peso e obesidade. No Gráfico 2, a título de curiosidade são apresentadas as prevalências de excesso de peso e de obesidade segundo vínculo com a universidade.

As mudanças dos padrões de alimentação e atividade física nas últimas décadas levaram à epidemia da obesidade vivenciada atualmente. As estratégias para reversão desse quadro devem compreender práticas alimentares saudáveis, evitando dietas milagrosas que priorizam um nutriente em detrimento de outros, assim como a prática de atividade física no cotidiano e no lazer. Além das estratégias individuais, são necessárias políticas que auxiliem os indivíduos no cuidado com a saúde, como locais de prática de atividade física acessíveis, próximos à residência e no local de trabalho, segurança pública, locais de compra e consumo que ofereçam alimentos saudáveis a preços adequados.

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica – Obesidade. Brasília – Distrito Federal, 2006.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009 – Antropometria e estado nutricional de crianças, adolescentes e adultos no Brasil. Rio de Janeiro, 2010.

IMC= Peso

Altura2

Gráfico 1 - Prevalência de excesso de peso e de obesidade entre os participantes da Feira da Saúde segundo sexo. PROAP, 2014.

15,8%

5,6%

Masculino Feminino

ObesidadeExcesso de Peso

60%

50%

40%

30%

20%

10%

0%

49,1 %51,9%

Gráfico 2 - Prevalência de excesso de peso e de obesidade entre os participantes da Feira da Saúde segundo vínculo. PROAP, 2014.

Geral Aluno TA Terceiro Visitante

ObesidadeExcesso de Peso

60%

70%

50%

40%

30%

20%

10%

0%

50,5%

38,3%

10,8%5,0%

66,7%

7,1%

65,4%

30,8%

50,0%

0,0%

Page 8: Comunicare servidores 174

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 174 – março de 2016

Envie suas sugestões para [email protected]

Curso de Engenharia de Informação da UFABC está entre os mais bem avaliados do Brasil

A avaliação de instituições de ensino superior na área de engenharia elétrica de 2014, divulgado no portal do INEP, coloca o curso de graduação em engenharia de informação da UFABC entre os melhores do Brasil.

A Engenharia de Informação obteve a terceira melhor avaliação segundo o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é o índice de avaliação de qualidade dos cursos.

A avaliação leva em conta diversos aspectos, dentre eles: desempenho dos formandos no exame nacional de desempenho (ENADE), formação e dedicação dos professores, projeto pedagógico e instalações.

Juntamente com os cursos da UFMG, ITA, e IME, a Engenharia de Informação da UFABC integra o pequeno grupo da faixa 5 do CPC (índices entre 4 e 5). O curso da UFABC obteve o índice 4,324.

Os resultados das avaliações podem ser consultados no portal do INEP.

Abertas inscrições para o Prêmio de Excelência Acadêmica

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Prêmio de Excelência Acadêmica (PEA).

O PEA foi criado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e tem como objetivo promover o reconhecimento individual dos pesquisadores docentes da UFABC e valorizar o trabalho de pesquisa e demais atividades relevantes para a Universidade e à Sociedade.

Para concorrer ao prêmio, o candidato deve ser docente do quadro efetivo da UFABC, regularmente credenciado como permanente em algum programa de pós-graduação stricto sensu da universidade.

As inscrições vão até o dia 29 de abril de 2016. Para mais informações, consulte a página http://propes.ufabc.edu.br/premio.

Page 9: Comunicare servidores 174

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 174 – março de 2016

Envie suas sugestões para [email protected]

ExpedienteProduçãoAssessoria de Comunicação e Imprensa

Edição, Redação e RevisãoAlessandra de Castilho, Aline Veridiano, Denilson R. de Oliveira - MTb: 54421, Maria Eunice R. do Nascimento, Mariella Mian

Editoração

Edna Atsué Watanabe, Felipe Fernandes Lessa, Isabel B L Franca, Vanessa Ferreira

https://www.facebook.com/ufabc https://twitter.com/ufabc_news @ufabc https://www.youtube.com/user/ufabcvideos

Auditorito

Auditoria Interna

UFABC

Sua área divulga seus controles e ações?

Olá a todos!

Vocês conhecem sobre os procedimentos e controles da sua área? A sua resposta provavelmente será sim, não é? Mas e os demais colegas da comunidade acadêmica? E a sociedade em geral? Todos têm conhecimento sobre suas ações e os resultados importantes que trazem à UFABC?

Pois bem, um documento chamado Relatório de Gestão, item obrigatório a todas as Instituições Públicas, tem a finalidade justamente de divulgar a todos os interessados

como esses procedimentos e controles realizados pela Instituição refletem em seu objetivo maior, de prestar serviços de excelência à sociedade.

O Relatório de Gestão é um dos itens de Prestação de Contas das Instituições e, anualmente, a UFABC descreve, de acordo com a legislação específica, os pontos mais relevantes que realizou

naquele exercício. Todas as áreas colaboram informando a sua parte e, por fim, a PROPLADI elabora, a partir das informações compiladas, o Relatório que será encaminhado ao Tribunal de Contas da União – TCU.

Aí você deve estar se perguntando: e a AUDIN, o que faz em relação a isso?

A AUDIN tem o relevante papel de verificar o Relatório elaborado, se contempla todos os itens exigidos, além de emitir um parecer a respeito da gestão. A AUDIN também, por ser uma

Auditoria Interna, tem seu item a ser desenvolvido no Relatório, fazendo constar nele quais as recomendações que foram expedidas naquele exercício, declarando quais foram implementadas,

quais estão em implementação e quais as que não foram nem serão implementadas, neste último caso, em que o gestor da área assumiu o risco.

Por isso é fundamental que você realize seus procedimentos de forma a obter pontos de controle que garantam que a atividade processual da sua área saia de acordo com o planejado e que, caso ainda assim sejam encontrados pontos de melhorias sugeridos pela AUDIN, CGU ou TCU, que essas sugestões sejam acatadas e implementadas o quanto antes, no intuito de que tudo ocorra bem, que a UFABC possa oferecer serviços de excelência à sociedade, e dar transparência de suas ações a todos os interessados.

Hoje, ficamos por aqui, pessoal.

Bom trabalho a todos!

Abraços,

Auditorito.