Comunicare servidores 166

7
Exposição sobre Antigo Egito chega a Santo André Saiba quais são as atribuições da Divisão de Gestão Ambiental Entenda a importância da atividade física Processo eleitoral para plenárias do BC&T e BC&H começam dia 25 Informativo Interno nº 166 - maio de 2015 Novas federais debatem desafios na UFABC

description

Comunicare Servidores 166

Transcript of Comunicare servidores 166

Exposição sobre Antigo Egito chega a Santo André

Saiba quais são as atribuições da Divisão de Gestão Ambiental

Entenda a importância da atividade física

Processo eleitoral para plenárias do BC&T e BC&H começam dia 25

Informativo Interno nº 166 - maio de 2015

Novas federais debatem desafios na UFABC

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 166– maio de 2015

Envie suas sugestões para [email protected]

Encontro de novas universidades na UFABC gera carta com desafios comuns

Dirigentes das dez universidades federais mais novas do Brasil estiveram reunidos na UFABC em 15 de maio para debater questões relacionadas com o processo de criação e desenvolvimento dessas instituições.

Na abertura do encontro, o reitor Klaus Capelle lembrou que a criação de uma nova universidade beneficia de inúmeras formas a região que recebe a universidade, desde a oferta de ensino em nível de graduação e pós-graduação e cursos de extensão, a parcerias em pesquisa e desenvolvimento com as empresas da região, atividades culturais e oportunidades de emprego para a população. Porém, o processo de criação e consolidação de uma nova universidade exige cuidados especiais, para que a jovem instituição possa cumprir sua missão com sucesso.

No período da manhã, os dirigentes participaram de um simpósio no qual fizeram apresentações das suas instituições, destacando particularidades e diferenciais acadêmicos e regionais. À tarde foi dedicada a uma reunião de trabalho entre os reitores e vice-reitores, cujo principal resultado foi a elaboração da “Carta de Santo André”, direcionada ao Ministério de Educação (MEC), que lista os principais desafios e projetos para o fortalecimento e crescimento das novas universidades.

O documento solicita especial atenção do Congresso Nacional e do Governo Federal, em particular do Ministério da Educação e respectivos órgãos, a assuntos como: Plano de Desenvolvimento das Universidades, recursos financeiros e novos critérios orçamentários e de custeio, readequação de normas licitatórias, revisão da lei para criação de fundações de apoio, consideração de dificuldades regionais e missões específicas no planejamento das novas instituições, reforma na avaliação e regulação de cursos de graduação e maior flexibilidade na avaliação de cursos e de fornecimento de bolsas de pós-graduação.

Além do reitor Klaus, participaram da reunião Ricardo Lange Ness, vice-reitor da Universidade Federal do Cariri; Jaime Giolo, reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul; Aristeu Rosendo Pontes Lima, vice-reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Josué Modesto dos Passos Subrinho, reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Iracema Santos Veloso, reitora da Universidade Federal do Oeste da Bahia; Raimunda Nonata Monteiro, reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará; Ulrika Arns, reitora da Universidade Federal do Pampa; Naomar Monteiro de Almeida Filho, reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia e João Crisóstomo Weyl Albuquerque Costa, vice-reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 166– maio de 2015

Envie suas sugestões para [email protected]

Entenda as atribuições da Divisão de Gestão Ambiental da UFABC

Bacharelados interdisciplinares iniciam processo eleitoral para representação de plenárias

No próximo dia 25 de maio, os bacharelados interdisciplinares em Ciências e Humanidades (BC&H) e Ciência e Tecnologia (BC&T) iniciam o processo eleitoral para a representação de plenárias. Podem se candidatar, até o dia 30 de maio, discentes que estejam regularmente matriculados e servidores técnico-administrativos em exercício na Universidade.

Os candidatos que forem eleitos passam a fazer parte, ao lado dos docentes credenciados nesses bacharelados, do grupo responsável por propor diretrizes gerais ao projeto pedagógico e matriz curricular do curso, analisar a programação anual das disciplinas obrigatórias e eleger coordenador, vice-coordenador e membros que irão compor as coordenações de curso.

Para se inscrever no processo eleitoral e concorrer às vagas de representação, é preciso preencher um formulário, disponível no site: prograd.ufabc.edu.br. Outras informações podem ser consultadas nos editais de ambas as plenárias, nas páginas do Bacharelado em Ciências e Humanidades e do Bacharelado em Ciência e Tecnologia.

A equipe da Divisão de Gestão Ambiental, vinculada à Prefeitura Universitária da UFABC, é formada por duas pessoas: uma tecnóloga e um assistente administrativo. Eles têm como atribuições trabalhar em atividades relacionadas à gestão de resíduos, destinação e coleta de resíduos químicos, práticas de conscientização ambiental e manutenção de áreas verdes.

Recentemente, a divisão organizou o mapeamento da coleta seletiva da Universidade, visando à instalação de novas lixeiras; criou indicadores para o controle do consumo de água na UFABC; elaborou estudos para adequações nas instalações do abrigo de resíduos químicos; e coletou 24 quilos de pilhas e baterias para reciclagem.

Também foi iniciado o processo para compra de vasos de plantas e mudas para a ampliação das áreas verdes dos câmpus. Há ainda a prestação de serviço de jardinagem na Universidade em Santo André e São Bernardo.

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 166– maio de 2015

Envie suas sugestões para [email protected]

UFABCiência

Universidades se unem para divulgar sua produção científica de forma a contribuir com a região do Grande ABC

Mini perfil

Proex

Foi realizado, no dia 16/04, o I Simpósio ‘’Lições de Pesquisa para a Gestão das Políticas Regionais’’ no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Este evento é organizado pelas instituições de ensino: Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, Faculdade de Medicina do ABC, Centro Universitário Fundação Santo André e Centro Universitário da FEI e tem como objetivo aproximar a produção acadêmica à gestão das políticas públicas. A ideia é que mensalmente sejam apresentadas teses e dissertações que contemplem temas prioritários para o planejamento regional. Além disso, é um momento para que os conhecimentos que emergem na academia sejam debatidos com a municipalidade presente através de representantes do Poder Público e de entidades da Sociedade Civil Organizada.

No mês de abril as palestrantes foram Sandra Teixeira Malvese, que abordou o tema: ‘’Zonas Especiais de Interesse Social, ZEIS de Vazios, na Região do Grande ABC’’, tema de sua dissertação de mestrado na UFABC, e Eliana Vileide, cujo tema de sua dissertação de mestrado da USCS foi “Gestão Pública de Resíduos Sólidos Urbanos na Região do Grande ABC”.

No mês de junho, o palestrante Eduardo Scorzoni Ré, mestre pela UFABC, irá trazer o assunto mobilidade urbana através de sua dissertação: “Coordenação federativa para a mobilidade urbana no ABC paulista”.

Para a pró-reitora de Pesquisa da USCS, Maria do Carmo Romeiro, uma das idealizadoras do evento, este encontro é uma inovação em comunicação para divulgação científica na região.

Fonte: http://www.consorcioabc.sp.gov.br/

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 166– maio de 2015

Envie suas sugestões para [email protected]

Atividade Física e Saúde no dia a dia

Proap

Referências: Mc ARDLE, William D.; KATCH, Frank I.; KATCH, Victor L. Fisiologia do Exercício: Energia, nutrição e desempenho humano.6 ed. Rio de Janeiro / Nahas, Markus Vinicius. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina: Midiograf, 2010.

Diversos estudos apontam para evidências de que, ao exercitar-se, o indivíduo assume uma postura positiva em relação a outros fatores de risco adotando, de maneira geral, um hábito de vida mais saudável.

Recomenda-se que todo e qualquer programa de atividade física seja iniciado com um período de adaptação, que pode variar entre uma e quatro semanas, respeitando os princípios de adaptação e individualidade. A intensidade recomendada deve variar, entre 60 e 85% da frequência cardíaca máxima prevista para idade (calcula-se FC máxima em batimentos por minuto como sendo 220 menos a idade).

De maneira geral, as pessoas devem ocupar ao menos 30 minutos do seu dia em atividades físicas de intensidade moderada (programas regulares de exercícios, atividades de caráter ocupacional, tarefas do dia a dia ou, ainda, realizadas no lazer).

População Idosa - acima dos 64 anos

Atividades aeróbicas: 150 minutos de atividade moderada distribuída ao longo de 5 dias na semana ou 75 minutos de atividade intensa em pelo menos 3 dias.

Fortalecimento muscular: envolvendo os grandes grupos musculares— 8 a 10 exercícios em série de 10 a 15 repetições em pelo menos 2 dias.

Flexibilidade: sessão de 10 minutos de alongamento dos grandes grupos musculares com posturas de 10 a 30 segundos.

Equilíbrio: atividades que demandem equilíbrio ao menos 3 dias na semana.

População Infantil - 5 a 17 anos

Atividades físicas variadas, agradáveis e apropriadas à idade durante 60 minutos ou mais, todos os dias, divididos em:

Atividades aeróbicas: maior parte dos 60 minutos, ao menos 3 dias/semana incluindo atividades de intensidade moderada (ex.: caminhar ou pedalar até a escola) e atividades vigorosas (ex.:

correr, nadar, jogar capoeira, futebol, vôlei, basquete).

Fortalecimento muscular: ao menos 3 dias/ semana. Exemplo: Subir em árvores, brincar em parques, brincadeiras de circo, ginásticas.

Fortalecimento ósseo: ao menos 3 dias/semana. Exemplo: Correr, pular corda, amarelinha.

RECOMENDAÇÕES DE ATIVIDADE FÍSICA*

População Adulta

Atividades aeróbicas: 5 dias/semana de atividade moderada sessões de 30 a 60 min. ou 3 dias/semana de atividade intensa em sessões de 20 a 60 min. Ex: caminhar, correr, nadar, pedalar, dançar. Fortalecimento muscular: 2 a 3 dias/semana – 2 a 4 séries de cada exercício de 10 a 15 repetições. Ex: Musculação, Escalada, Ginásticas, Pilates. Flexibilidade: 2 a 3 dias/semana. 2 a 4 séries de cada exercício com posturas de 10 a 30 segundos. Ex: Alongamento, Yoga, Tai Chi Chuan. Equilíbrio: 2 a 3 dias/semana em sessões de pelo menos 10 min. Ex: Andar sobre um linha, equilibrar-se em um pé só, caminhar de olhos fechados, andar na ponta dos pés.

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 166– maio de 2015

Envie suas sugestões para [email protected]

Exposição sobre Antigo Egito e Terra Santa chega a Santo André

O encanto da Antiguidade chegou a Santo André. O Atrium Shopping recebe, até o dia 24 de maio, a exposição Museu Itinerante Mistérios do Antigo Egito e Terra Santa. Reunindo 130 peças, entre réplicas e originais, a mostra apresenta relíquias como a máscara mortuária do faraó Tutancâmon e o busto da rainha Nefertiti.

O público terá a oportunidade de entrar em contato com peças de períodos distintos do Antigo Egito e da Terra Santa. O acervo pertence ao estudioso Maisur Musa, que divulga o material há 20 anos.

A entrada inteira custa R$ 12. Com o ingresso, nominal e intransferível, o visitante pode voltar quantas vezes quiser.

fotos Google

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 166– maio de 2015

Envie suas sugestões para [email protected]

Auditorito

Oi gente!!! Vocês sabiam que todos os responsáveis por dinheiro, bens e valores públicos devem prestar contas? É isso mesmo!!! O processo de prestação de contas envolve a elaboração de inúmeros documentos, que são enviados ao Tribunal de Contas da União – TCU,

órgão responsável pelo julgamento das contas.

Esse processo engloba a elaboração do relatório de gestão, rol de responsáveis, parecer da auditoria interna e parecer do órgão colegiado (no

caso da UFABC, o ConsUni). Todos eles são enviados à Controladoria-Geral da União-CGU, que emite o seu relatório e encaminha a análise das contas para o TCU.

Seria praticamente impossível para o TCU julgar todas as contas de todos os órgãos públicos, então, a cada ano são selecionadas algumas unidades, para realizarem o processo de prestação de contas completo (a obrigatoriedade anual diz respeito apenas

ao relatório de gestão, uma das peças do processo). A UFABC foi uma das unidades da administração pública selecionadas para participar do processo 2014.

Nossos documentos já foram enviados para o sistema do TCU (e-contas) e estão sendo analisados pela CGU, que terá até meados de setembro para encaminhar a

análise das contas ao TCU – alguns de seus auditores estiveram na UFABC, de 13 a 20 de maio, para verificação de vários itens.

Mais informações sobre o processo de prestação de contas 2014 e legislação relacionada em nosso site: http://audin.ufabc.edu.br. Visite-nos!!!

Um abraço e até logo!!!Auditorito

Auditoria Interna

UFABC

Quem deve prestar

contas?

ExpedienteProduçãoAssessoria de Comunicação e Imprensa

Edição, Redação e RevisãoAlessandra de Castilho, Bruno de Carvalho Souza, Denilson R. de Oliveira - MTb: 54421, Maria Eunice R. do Nascimento, Mariella Mian

Editoração

Edna Atsué Watanabe, Felipe Fernandes Lessa, Isabel B L Franca, Sandra Felix Santos, Vanessa Ferreira

https://www.facebook.com/ufabc https://twitter.com/ufabc_news @ufabc https://www.youtube.com/user/ufabcvideos