Comunicare servidores 178

9
A Pós-Graduação e os alunos estrangeiros Conheça o Comut, Serviço de Comutação Bibliográfica Entenda o funcionamento da Divisão de Suprimentos e Almoxarifado Informativo Interno nº 178 - maio de 2016 Prefeitura Universitária instala lâmpadas LED Boas práticas de gestão serão premiadas

description

Comunicare servidores 178

Transcript of Comunicare servidores 178

Page 1: Comunicare servidores 178

A Pós-Graduação e os alunos estrangeiros

Conheça o Comut, Serviço de Comutação Bibliográfica

Entenda o funcionamento da Divisão de Suprimentos e Almoxarifado

Informativo Interno nº 178 - maio de 2016

Prefeitura Universitária instala lâmpadas LED

Boas práticas de gestão serão premiadas

Page 2: Comunicare servidores 178

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 178 – maio de 2016

Envie suas sugestões para [email protected]

Mudanças no Brasil

Os últimos dias trouxeram grandes mudanças no cenário político do Brasil. Em consequência do afastamento da Presidente Dilma Rousseff, mudaram também os Ministros e a grande maioria dos Secretários do Governo Federal. Isso inclui alguns dos nossos interlocutores diretos no MEC e no MCTI, ministérios que tiveram seus recortes e atribuições redefinidos pela possível fusão com os da Cultura e das Comunicações, respectivamente. É claro que essas mudanças e fusões implicam em um período de transição, com as consequentes inseguranças e preocupações, ao mesmo tempo em que podem também gerar novas oportunidades e perspectivas.É muito cedo para dizer como o novo cenário político vai impactar as universidades

em geral e as universidades federais em particular. Toda a equipe da Reitoria da UFABC está acompanhando atentamente os desenvolvimentos e mudanças nos seus respectivos interlocutores nos ministérios, secretarias, diretorias e outros fóruns e setores em Brasília. Trabalhamos com os gestores anteriores na base da responsabilidade e do profissionalismo, e vamos atuar com essa mesma responsabilidade e aplicar o mesmo profissionalismo junto aos novos gestores. Educação e Ciência devem ser políticas de Estado, não de um ou outro partido, e ser

adotados como prioridades nacionais, não de uma ou outra corrente política. Acreditamos firmemente nessas prioridades e vamos persegui-las junto com todos os indivíduos e grupos comprometidos com os mesmos ideais, independentemente da afiliação partidária de cada um. Nosso partido é a UFABC.

Klaus CapelleReitor

Page 3: Comunicare servidores 178

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 178 – maio de 2016

Envie suas sugestões para [email protected]

Com a palavra: Prefeitura Universitária

A partir dessa edição do Comunicare, a Prefeitura Universitária passará a contar com um espaço fixo para informar a comunidade sobre todas as ações que estão sendo implantadas por esta importante e estratégica área da Universidade.Na coluna de hoje, a Prefeitura informa sobre a instalação de lâmpadas de Led e sobre o trabalho

de iluminação das áreas externas.

A Prefeitura atingiu a meta de substituição de 5.000 (cinco mil) lâmpadas fluorescentes de 16W por tubulares LED de 9W. As lâmpadas LED foram colocadas em locais de maior circulação nos prédios, como escadarias, corredores e áreas comuns em geral, onde a iluminação fica praticamente 24h ligada.

Em comparação com as fluorescentes, as lâmpadas de LED apresentam uma série de vantagens:• Possuem vida útil de duas a três vezes maior,• Proporcionam uma melhor eficiência luminosa,• Não necessitam de reatores para ligação na rede elétrica,• Não contêm o metal pesado tóxico das lâmpadas fluorescentes, o mercúrio, que num descarte incorreto contamina o meio ambiente e pode causar danos à saúde.

Além disso, a Prefeitura iniciou um projeto de melhoria das condições atuais de iluminação externa

em locais ainda não contemplados ou com baixa luminosidade, como a praça do Restaurante Universitário de Santo André e o anel viário de São Bernardo, nas áreas externas do Alfa 2 e Bloco ômega (inclusive com ligação provisória no anel viário e em áreas ainda não entregues pela obra), visando proporcionar maior segurança à comunidade.

Prefeitura Universitária

UFABC vai premiar boas práticas de gestão

A Universidade instituiu, na última sexta (13), o prêmio Melhores Práticas de Gestão da UFABC, cujo objetivo é promover a disseminação de boas práticas de gestão. Poderão participar servidores de qualquer área.

Para pleitear o prêmio, os participantes deverão relatar uma prática de gestão desenvolvida no âmbito de uma área específica da UFABC que tenha acarretado melhoria do desempenho da área e de seus resultados.

A inscrição deve ser enviada em formato pdf para o e-mail [email protected]. O prazo para se inscrever começou na sexta (13), data da publicação de portaria da Reitoria que regulamenta o prêmio, e dura 60 dias.

Saiba mais em http://ufabc.edu.br/images/stories/comunicare/boletimdeservico/boletim_servico_ufabc_554.pdf

Page 4: Comunicare servidores 178

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 178 – maio de 2016

Envie suas sugestões para [email protected]

A Divisão de Suprimentos e Almoxarifado, lotada na Prefeitura Universitária, é responsável por gerenciar toda a logística de material de bens de consumo, desde o planejamento, compra, recebimento, armazenamento e distribuição dos materiais na UFABC. Dentre suas atribuições estão:

1. controlar os volumes declarados na Nota Fiscal e no Manifesto de Transporte com os volumes a serem efetivamente recebidos;

2. proceder à conferência visual, verificando as condições de embalagem quanto a possíveis avarias na carga transportada e, se for o caso, apontando as ressalvas de praxe nos respectivos documentos;

3. analisar a documentação recebida, verificando se a compra está em conformidade com o empenho;

4. proceder à conferência quantitativa e qualitativa dos materiais recebidos;

5. decidir pela recusa, aceite ou devolução, conforme o caso;

6. providenciar a regularização da recusa, devolução ou a liberação de pagamento ao fornecedor;

7. liberar o material para estoque no almoxarifado;8. no almoxarifado, utilizar a melhor capacidade

volumétrica;9. identificação do material no sistema (endereçamento

no almoxarifado);10. assegurar que o material esteja na quantidade

devida, no local certo, quando necessário;11. entregar os materiais mediante requisições

autorizadas;12. impedir que haja divergências de inventário e

perdas de qualquer natureza;13. preservar a qualidade e as quantidades exatas;14. possuir instalações adequadas e recursos de

movimentação e distribuição suficientes para um atendimento rápido e eficiente.

É responsável, ainda, por registrar todas as aquisições de bens de consumo adquiridos por todas as áreas/setores da Universidade, ficando ou não em estoque no almoxarifado, além do lançamento de todas as notas fiscais antes do envio ao financeiro, bem como a emissão mensal do Relatório de Movimentação de Almoxarifado – RMA.

Temos centenas de itens dos mais variados tipos e modelos para atendimento à demanda do nosso dia a dia, como: materiais de expediente, materiais de copa, materiais de uso em laboratórios, materiais de limpeza, materiais de uso em salas de aula etc.

Conhecendo a Divisão de Suprimentos e Almoxarifado

No ano de 2015, a Divisão de Suprimentos atendeu a 1.220 solicitações de materiais e recebeu, no mesmo período, 304 notas fiscais de material de consumo, mesmo passando por uma greve dos técnicos administrativos.

Em fevereiro de 2016, em conjunto com o NTI, iniciamos os testes e adaptações do SIG (Sistema Integrado de Gestão) à nossa realidade – até então, utilizávamos numerosas planilhas de controle em Excel – e, no dia 01/04/2016 o sistema foi colocado em operação.

Os módulos Catálogos de Materiais e Almoxarifado e Requisições atendem as demandas da Divisão de Suprimentos, dando suporte ao Almoxarifado no cadastro de itens, no controle de seus estoques e das requisições por eles atendidas. Através desse módulo é possível emitir relatórios, cadastrar materiais, gerenciar as requisições e estoques.

Desde então, todos os atendimentos passaram a serem realizados pelo sistema, simplificando ações e tornando mais eficiente o controle e o atendimento.

Page 5: Comunicare servidores 178

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 178 – maio de 2016

Envie suas sugestões para [email protected]

Biblioteca

COMUT é a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informações

internacionais.

Quer saber mais? Entre em contato conosco: [email protected]

Você já precisou de um artigo ou de um documento e não localizou?

Então venha até

a Biblioteca!

Você sabia que, além de

oferecer uma orientação às

pesquisas acadêmicas, a Biblioteca

oferece o Serviço de Comutação

Bibliográfica (COMUT)?

Problemas para conseguir artigos e documentos científicos?

Imag

em: G

oogl

e

Page 6: Comunicare servidores 178

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 178 – maio de 2016

Envie suas sugestões para [email protected]

C O N H E C E N D O A P Ó S - G R A D U A Ç Ã O D A U F A B C

Page 7: Comunicare servidores 178

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 178 – maio de 2016

Envie suas sugestões para [email protected]

PROPG

C O N H E C E N D O A P Ó S - G R A D U A Ç Ã O D A U F A B C

Page 8: Comunicare servidores 178

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 178 – maio de 2016

Envie suas sugestões para [email protected]

UFABC Diversifica: ConversAções sociais e reflexões sobre universidades

Proap

Em 2015, a UFABC passou por situações de preconceito e violência racial e de gênero manifestadas por meio de pichações racistas e homofóbicas. Já mais recentemente, tivemos casos de estupros nas proximidades da UFABC que repercutiram não somente na comunidade interna, mas também no público externo. Estas situações extremas que mobilizam toda a comunidade precisam de encaminhamentos sérios, mas necessitam, de maneira prioritária, de um contínuo trabalho de debates e conscientização.

Com vistas a manter este olhar preventivo e construtivo de combate às intolerâncias e de promoção da diversidade como um todo, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas (PROAP) tem, dentre suas competências, desenvolver ações que visem mitigar os efeitos das desigualdades socioeconômicas e da discriminação étnico-racial sobre as condições de acesso e permanência dos alunos da UFABC, bem como promover a diversidade étnica e cultural na comunidade universitária, de forma a refletir nesta a heterogeneidade da própria sociedade brasileira.

O Projeto “UFABC Diversifica: ConversAções sociais e reflexões sobre universidades” é coordenado pela Seção Psicossocial da PROAP e desenvolvido com a participação de estudantes de graduação que atuam como Monitores e Monitoras de Ação Afirmativa.

Em consonância com as competências da PROAP, o projeto tem como escopo de atuação a inclusão de grupos sociais com identidades estigmatizadas e

discriminadas em função de classe social, idade, cor/raça/etnia, religião, cultura, orientação sexual, gênero, nacionalidade, região de origem, condição física, dentre outros, por meio de ações sociais, culturais, reflexivas, informativas e investigativas, pautadas pela tematização das diferenças, pelo viés crítico à tradução social da diferença em desigualdade, pelo respeito à diversidade e pela redução das desigualdades.

As ações desenvolvidas pelo UFABC Diversifica visam promover reflexões na comunidade acadêmica e realizar investigações sobre situações de exclusão, discriminação e preconceito, como classismo, racismo, machismo, sexismo, LGBTfobia. Para tanto, faz-se necessária a articulação com as entidades estudantis da UFABC, movimentos sociais, comunitários e populares, organizações não governamentais ligadas a essas questões.

Estudantes de graduação que atuam como Monitoras e Monitores de Ação Afirmativa devem ter capacidade de reflexão crítica sobre a realidade social, sensibilidade e interesse pelas questões citadas para que possam tornar-se multiplicadores das discussões e pautas que permeiam o projeto, ampliando-as para a comunidade acadêmica em geral. Dessa forma, o projeto UFABC Diversifica tem compromisso com a criação de um ambiente universitário mais representativo, plural e inclusivo.

Acompanhe nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/ufabcdiversifica/

Imag

em: h

ttps

://w

ww

.face

book

.com

/ufa

bcdi

vers

ifica

/

Page 9: Comunicare servidores 178

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 178 – maio de 2016

Envie suas sugestões para [email protected]

ExpedienteProduçãoAssessoria de Comunicação e Imprensa

Edição, Redação e RevisãoAlessandra de Castilho, Aline Veridiano, Denilson R. de Oliveira - MTb: 54421, Maria Eunice R. do Nascimento, Mariella Mian

Editoração

Edna Atsué Watanabe, Felipe Fernandes Lessa, Isabel B L Franca, Vanessa Ferreira

https://www.facebook.com/ufabc https://twitter.com/ufabc_news @ufabc https://www.youtube.com/user/ufabcvideos

Auditorito

Auditoria Interna

UFABC

Estrutura Integrada de Controle Interno,

segundo o COSO

Oi, amigos!

No Comunicare passado, conversamos um pouco sobre o assunto COSO. Sabemos que se trata de uma organização internacional sem fins lucrativos voltada ao desenvolvimento de estruturas de referência em matéria de controle interno, gerenciamento de riscos e combate a fraudes. Vimos também que a

Auditoria Interna da UFABC - AUDIN foi convidada a participar da elaboração de um referencial teórico norteador, baseado na Estrutura COSO 2013, com vistas a

aprimorar os trabalhos das unidades de auditoria interna.

Pois bem, vamos agora tomar como exemplo a versão 2013 para falar mais a respeito do conteúdo da Estrutura Integrada de Controle Interno. Uma forma didática e resumida de introduzir o tema, sem perder de vista a sua essência, é associar a estrutura ao formato de um cubo. Isso

porque o COSO reúne três dimensões de análise: objetivos, componentes e entidade.

Imaginemos então um cubo com três faces visíveis, sendo as categorias de objetivos representadas na face superior; os componentes de controle, na frontal; e os níveis ou subdivisões da entidade na face lateral.

Os objetivos fixados pela Administração devem estar alinhados com a missão, visão e estratégia da Instituição. No caso da Estrutura de Controle

Interno, podem ser agrupados em três categorias: operacionais, de divulgação e de conformidade. Os cinco componentes (face frontal), por sua vez,

são: ambiente de controle, avaliação de riscos, atividades de controle, informação e comunicação

e atividades de monitoramento.

Os objetivos e componentes têm relação com a Instituição como um todo e em níveis de divisão, unidade operacional, áreas funcionais, processos, de modo que as três dimensões do cubo estão interligadas.

Ficou curioso para saber como essa interligação ocorre?

Não percam as próximas edições! O assunto continua...

Abraços e até breve!

Auditorito.