Comunicare servidores 173

10
Universidade inaugura quadras poliesportivas PROEC, nova sigla da antiga PROEX, reestrutura divisões Informativo Interno nº 173 - março de 2016 UFABC sedia eventos de capacitação voltados para redação acadêmica

description

Comunicare servidores 173

Transcript of Comunicare servidores 173

Page 1: Comunicare servidores 173

Universidade inaugura quadras poliesportivas

PROEC, nova sigla da antiga PROEX, reestrutura divisões

Informativo Interno nº 173 - março de 2016

UFABC sedia eventos de capacitação voltados para redação acadêmica

Page 2: Comunicare servidores 173

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 173– março de 2016

Envie suas sugestões para [email protected]

Novas Licenciaturas na UFABC

Na sua última sessão, o Conselho Universitário aprovou um edital para receber propostas de novos cursos na grande área das licenciaturas.

Trata-se da primeira experiência da UFABC com um novo formato para escolher novos cursos de graduação. De forma simplificada, o processo começa com a publicação de um edital no qual o ConsUni indica uma grande área na qual a universidade tem interesse em crescer. Todos podem submeter propostas nessa área, tanto a comunidade interna de alunos, docentes e TAs, quanto a comunidade externa. As propostas recebidas serão analisadas por uma comissão de especialistas com participação interna e externa, e o resultado da análise é apresentado ao ConsUni, que avalia a viabilidade das propostas e as prioridades institucionais, tendo como pano de fundo nosso plano de desenvolvimento institucional - PDI. Cabe ao ConsUni escolher e aprovar uma (ou mais) das propostas recebidas, e ao ConsEPE avaliar e aprovar o projeto pedagógico desse curso. Então o curso escolhido pode iniciar suas atividades.

Esse mecanismo de editais é inédito na UFABC (e em outras universidades) e foi construído para combinar elementos participativos com um rigoroso controle de qualidade.

Um momento muito importante nesse processo é justamente seu início, quando o ConsUni escolhe a área do edital. É altamente significativo que, para nossa primeira experiência com esse formato, tenhamos escolhido a área das licenciaturas. Poucos setores no Brasil precisam tanto de reforço quanto o ensino básico. Além do impacto social da formação de bons professores, ao longo prazo, esse investimento também beneficiará a própria universidade, porque os futuros docentes, TAs e alunos das universidades serão egressos das escolas do ensino básico, onde trabalharão os formados em licenciatura.

Uma vez publicado, o edital permitirá a submissão de propostas de licenciaturas de formação específica, semelhantes às cinco que já temos na UFABC, e também propostas de licenciaturas interdisciplinares, análogas aos bacharelados interdisciplinares. Será gratificante ver a criatividade da comunidade na elaboração de propostas!

Cabe destacar também que a Comissão de Pós-graduação (CPG) aprovou recentemente a submissão à CAPES de um doutorado em ensino. Este curso, que também ainda precisa ser analisado e aprovado pelos Conselhos Superiores, dialogaria de forma excelente com as licenciaturas.

A essas, como às outras propostas de novos cursos na graduação e na pós-graduação que estão em discussão, aplica-se a mesma condição básica: somente devemos aprovar novos cursos se tivermos a infraestrutura necessária para oferecê-los no patamar de qualidade que desejamos para a UFABC. Nosso grande desafio é promover o crescimento acadêmico em sintonia com o crescimento físico. Se, por um lado, não queremos estagnar e nos contentar com o que já conquistamos, por outro, não podemos dar passos maiores que as pernas, principalmente no atual cenário econômico.

Tenho certeza que a comunidade saberá fazer boas propostas e que os Conselhos saberão escolher bem!

Klaus CapelleReitor

Page 3: Comunicare servidores 173

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 173– marco de 2016

Envie suas sugestões para [email protected]

Universidade começa 2016 capacitando pesquisadores para produção científica nacional e internacional

O mês de fevereiro foi marcado por uma série de ações institucionais voltadas para o incentivo à melhoria da qualidade da produção científica de seus pesquisadores e alunos. Para isso, a Universidade ofereceu três oportunidades de cursos de aprimoramento da escrita acadêmica, para a divulgação de projetos de pesquisa nos âmbitos nacional e internacional.

No dia 25/02 a Biblioteca ofereceu o workshop “Publicação de artigos científicos: sete atitudes (ou boas práticas) que formam bons autores”, em parceria com a Editora Springer. No encontro, a editora de aquisições da BioMed Central, Luciana Christante, comentou as atitudes que podem ajudar os pesquisadores, sobretudo os que estão no início da carreira, a superar os percalços associados à publicação de artigos.

Nos dias que antecederam o evento da Biblioteca, a Universidade sediou também o workshop “Researcher Connect – Communication Skills for Researchers”, de redação científica em inglês avançado, por meio

do Edital British Council/Newton Fund – Fapesp. O curso, realizado entre os dias 22 e 24/02 no Campus Santo André, foi organizado pelo professor Gilberto Rodrigues em parceria com a Assessoria de Relações Internacionais, e ministrada por Tara Mitchell, especialista canadense baseada na Ásia, e Aline Quadros, da UFRGS.

Alguns dias antes desse curso internacional, a Pró-Reitoria de Pesquisa iniciava o workshop “Redação Científica Internacional”. No encontro, ocorrido nos dias 18, 25 e 26/02, o prof. Dr. Gilson Volpato, da Unesp Botucatu, expôs algumas orientações aos pesquisadores da UFABC, no sentido de auxiliá-los no desenvolvimento, promoção e publicação de trabalhos científicos em revistas internacionais.

Os três workshops foram focados nos alunos de pós-graduação da Universidade Federal do ABC e estão alinhados com os planos institucionais voltados para a qualidade e internacionalização de sua produção científica.

PROEC reestrutura suas divisões

Proec

Em 2015, a Pró-Reitoria de Extensão passou a se denominar Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, legitimando as ações de cultura que já vinham sendo realizadas nos últimos anos.

Com o objetivo de aprimorar o acompanhamento das ações de extensão e cultura, as divisões da Proec foram reorganizadas. Foi criada a Divisão de Cultura e as divisões de Extensão e Educacional foram integradas, dando origem à Divisão de Extensão e Divulgação Científica.

Com a criação da Divisão de Cultura, ações como a implantação do Plano de Cultura da UFABC, a gestão dos espaços culturais como o Bloco Cultural e o Programa de Apoio a Ações de Cultura, dentre outras, serão implementadas e ampliadas. Para alavancar as ações dessa divisão, faz-se necessário um incremento no número de servidores – a divisão hoje é representada por um tecnólogo em produção cultural, um administrador, um assistente em administração e dois estagiários de nível superior.

Já a divisão de Extensão e Divulgação Científica unificou o acompanhamento de projetos, cursos e eventos. Nos

últimos anos, houve um grande crescimento no número de ações de extensão, o que demonstra a disseminação do conceito de extensão universitária propagado pela Proec, que tem como princípios a interação com a comunidade e a transformação social. Esta nova organização otimizou o fluxo e houve um melhor aproveitamento dos recursos humanos no acompanhamento destas ações. Além disto, a divulgação científica, que já era implementada na divisão educacional, continuou tendo papel de destaque na nova divisão. A divisão de Extensão e Divulgação Científica conta hoje com duas pedagogas, uma Técnica em Assuntos Educacionais e seis assistentes em administração. Dessa maneira, as duas novas divisões compõem a estrutura administrativa da Proec, junto com a Divisão de Planejamento e Apoio à Gestão e a Divisão Administrativa, já existentes.

Neste sentido, reorganizações e renovações como estas são importantes para a realização da extensão de forma a fortalecer cada vez mais a interação entre população e Universidade.

Page 4: Comunicare servidores 173

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 173– março de 2016

Envie suas sugestões para [email protected]

UFABCiência

Proec

Alunos videntes continuam tendo dificuldades em aprender determinados conceitos físicos e os alunos cegos não podem sequer identificar alguns fenômenos, devido as suas necessidades especiais. O proposto pela legislação - Educação de Qualidade - não condiz com o oferecido, principalmente para os Deficientes Visuais (DVs), que muitas vezes dispõem de professores despreparados para trabalhar com suas necessidades especiais.

Desta maneira, averiguamos a existência de obstáculos na aprendizagem de alunos DVs, ao frequentarmos uma escola polo de ensino de DV na cidade de Santo André. Tínhamos por hipótese que os alunos DVs possuem uma limitação causada pela cegueira, mas isso não prejudica a aprendizagem de todo e qualquer conceito físico, porém necessitam de materiais e métodos adaptados as suas necessidades individuais.

Durante a pesquisa, verificamos que não são oferecidas as mesmas oportunidades de aprendizagem a todos os alunos, durante as aulas de Física, pois a formação inicial e continuada dos professores, ainda é deficitária e, desta maneira, não colabora com a prática de um ensino inclusivo, ao lecionarem sem a utilização de materiais adaptados e utilizando recursos visuais como principal ferramenta para que os alunos construam conhecimento. Além disso,

as atuais políticas públicas também não contribuem para o ensino inclusivo, pois diminuem a cada ano a carga horária dos professores da sala de recursos, dificultando a execução de proposta para sanar os problemas de oportunidades entre os alunos, que é a viabilização do uso de experimentos adaptados no contexto escolar, possibilitando uma equiparação de oportunidades entre todos os alunos.

Desta maneira, destacamos que o uso de materiais adaptados pode proporcionar uma maior integração entre os alunos e um ensino mais equitativo. Porém, para que isso ocorra, é desejável que os professores de Física baseiem as suas aulas nestes experimentos adaptados e que os professores da sala de recursos possam colaborar com a implementação destes materiais adaptados.

Em virtude disso, considera-se relevante a formação continuada dos professores para que, com a melhoria de sua prática pedagógica, o ambiente de sala de aula seja um local que envolva os alunos videntes e os alunos cegos em um processo de ensino-aprendizagem que atinja as particularidades de cada aluno, que é essencial para obtermos a equiparação de oportunidade entre todos os alunos.

Análise da Socialização entre Videntes e Cegos Durante Aulas de Física em uma Escola Polo de Santo AndréPor Ricardo Silva Salmazo

"Todos podem aprender Física, desde que o ensino esteja adaptado às individualidades de cada um."Ricardo Salmazo

Ricardo Silva Salmazo é Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC. Atualmente desenvolve pesquisas voltadas para a Inclusão e Ensino de Física para Cegos, além de atuar como professor de Física da rede pública e particular de ensino.

Page 5: Comunicare servidores 173

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 173– marco de 2016

Envie suas sugestões para [email protected]

O espaço do esporte e do lazer da Universidade Federal do ABC

A Universidade Federal do ABC inaugurou, no último dia 04 de março, as duas quadras externas como o primeiro passo na construção do complexo esportivo da Universidade evidenciando, dessa forma, o compromisso da UFABC em "inserir o esporte e o lazer como ação transversal no projeto pedagógico da Universidade, garantindo a oferta de diferentes modalidades, bem como a sensibilização para aqueles que não praticam o esporte" (PDI-UFABC- 2013-2022, p. 123).

Nessa perspectiva, queremos vislumbrar o século XXI como a era do corpo ativo. Corpo ativo que implica numa atitude ética para consigo mesmo, para com os outros e com o mundo; uma escolha racional, sensível e consciente de um estilo de vida ativo, saudável e sustentável.

A solenidade de inauguração contou com a presença de atletas olímpicos e de destaque no cenário nacional: a Secretária de Esporte e Lazer de Santo André, Marta de Souza Sobral, campeã panamericana e vice-campeã olímpica de basquetebol; Willian Carvalho da Silva, capitão da seleção brasileira e vice-campeão olímpico de voleibol da chamada geração de prata; e Marcos Paulo dos Santos, campeão panamericano pela seleção brasileira de handebol.

A administração das quadras ficará a cargo da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas – PROAP. A ideia é que as quadras sejam entendidas como um espaço de vivência das múltiplas e diversificadas práticas corporais esportivas, contribuindo dessa forma para a garantia da democratização do direito e acesso ao esporte como fator de participação cultural e construção da cidadania plena.

A sua utilização é aberta à toda a comunidade da UFABC - discentes, docentes, servidores e funcionários tercerizados, bem como à comunidade do grande ABC, para potencializar sua relação com UFABC.

As normas de utilização e reserva de espaço estão disponíveis no site da Proap (proap.ufabc.edu.br), na Seção de Esporte e Lazer. O espaço pode ser reservado previamente através do envio da Solicitação de Reserva, disponível também no site da Proap, que deve ser encaminhada para o email: [email protected]. Depois do envio da solicitação de reserva, será gerado um protocolo de confirmação da mesma que será enviado para o email do solicitante, obedecendo aos prazos previstos das normas de reserva.

Mais informações sobre prazos e detalhes sobre o uso do espaço estão disponíveis no site da Proap.

NORMAS DE UTILIZAÇÃO DAS QUADRAS

Proap

Page 6: Comunicare servidores 173

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 173– março de 2016

Envie suas sugestões para [email protected]

Page 7: Comunicare servidores 173

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 173– marco de 2016

Envie suas sugestões para [email protected]

Page 8: Comunicare servidores 173

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 173– março de 2016

Envie suas sugestões para [email protected]

Conheça um pouco mais do

Sistema de Bibliotecas da

UFABC

MARÇO é o mês do

Bibliotecário

Total de acervo de DVDs

Total de Empréstimos no ano

1088*

305 títulos

*Incluindo DVDs educativos e de outros gêneros

CIRCULAÇÃO

Você sabia que em 2015 O SisBiUFABC

iniciou o projeto Filmoteca? Pois é, mais uma alternativa

para regularizar sua situação na biblioteca e ainda assistir àquele

�lme, musical, documentário que tanto queria!

E por falar em

�lmes... cultura... veja outras ações que realizamos.

EVENTOS, EXPOSIÇÕES, WORKSHOPS, EXIBIÇÃO DE FILMES E OUTROS REALIZADOS EM 201524

NEWSLETTERS PUBLICADAS (SERVIÇOS E CULTURAL) 12

PUBLICARTE

6 números publicados 87 trabalhos apresentados 69 artistas

R$ 1.226.000,00

TOTAL GASTO COM AQUISIÇÕES EM 2015 (RECURSOS, COMPRA DE LIVROS, ASSINATURAS ETC)

117.833

ACESSO AOS RECURSOS ELETRÔNICOS (E-BOOKS)

EMPRÉSTIMO/DEVOLUÇÃO

1256 operações/dia2 livros emprestados/minuto

FREQUÊNCIA (NÚMERO DE VISITANTES/PESSOAS QUE CIRCULARAM NAS BIBLIOTECAS)

242 mil pessoas

ACERVO

ORÇAMENTO

Total de curtidores5357

Total de seguidores480

Durante 2015, a Biblioteca foi classi�cada com 5 estrelas pelos seus curtidores no Facebook

REDES SOCIAIS

77,7% da comunidade utiliza a biblioteca. Você é um deles?

12.434 usuários

Comunidade UFABC: 15992

900 encadernações de livros (livros que estavam no acervo e foram restaurados)

25887

28251

O Acervo das duas Bibliotecas teve um acréscimo de 2364 títulos e 5322 exemplares

Os dados totais do acervo das duas bibliotecas até 2015 Total de títulos: 28251 Total de exemplares: 75779

TÍTULOS EXEMPLARES

7577970457

Page 9: Comunicare servidores 173

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 173– marco de 2016

Envie suas sugestões para [email protected]

Conheça um pouco mais do

Sistema de Bibliotecas da

UFABC

MARÇO é o mês do

Bibliotecário

Total de acervo de DVDs

Total de Empréstimos no ano

1088*

305 títulos

*Incluindo DVDs educativos e de outros gêneros

CIRCULAÇÃO

Você sabia que em 2015 O SisBiUFABC

iniciou o projeto Filmoteca? Pois é, mais uma alternativa

para regularizar sua situação na biblioteca e ainda assistir àquele

�lme, musical, documentário que tanto queria!

E por falar em

�lmes... cultura... veja outras ações que realizamos.

EVENTOS, EXPOSIÇÕES, WORKSHOPS, EXIBIÇÃO DE FILMES E OUTROS REALIZADOS EM 201524

NEWSLETTERS PUBLICADAS (SERVIÇOS E CULTURAL) 12

PUBLICARTE

6 números publicados 87 trabalhos apresentados 69 artistas

R$ 1.226.000,00

TOTAL GASTO COM AQUISIÇÕES EM 2015 (RECURSOS, COMPRA DE LIVROS, ASSINATURAS ETC)

117.833

ACESSO AOS RECURSOS ELETRÔNICOS (E-BOOKS)

EMPRÉSTIMO/DEVOLUÇÃO

1256 operações/dia2 livros emprestados/minuto

FREQUÊNCIA (NÚMERO DE VISITANTES/PESSOAS QUE CIRCULARAM NAS BIBLIOTECAS)

242 mil pessoas

ACERVO

ORÇAMENTO

Total de curtidores5357

Total de seguidores480

Durante 2015, a Biblioteca foi classi�cada com 5 estrelas pelos seus curtidores no Facebook

REDES SOCIAIS

77,7% da comunidade utiliza a biblioteca. Você é um deles?

12.434 usuários

Comunidade UFABC: 15992

900 encadernações de livros (livros que estavam no acervo e foram restaurados)

25887

28251

O Acervo das duas Bibliotecas teve um acréscimo de 2364 títulos e 5322 exemplares

Os dados totais do acervo das duas bibliotecas até 2015 Total de títulos: 28251 Total de exemplares: 75779

TÍTULOS EXEMPLARES

7577970457

Page 10: Comunicare servidores 173

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 173– março de 2016

Envie suas sugestões para [email protected]

ExpedienteProduçãoAssessoria de Comunicação e Imprensa

Edição, Redação e RevisãoAlessandra de Castilho, Aline Veridiano, Denilson R. de Oliveira - MTb: 54421, Maria Eunice R. do Nascimento, Mariella Mian

Editoração

Edna Atsué Watanabe, Felipe Fernandes Lessa, Isabel B L Franca, Vanessa Ferreira

https://www.facebook.com/ufabc https://twitter.com/ufabc_news @ufabc https://www.youtube.com/user/ufabcvideos

Auditorito

Auditoria Interna

UFABC

Seu processo está sendo auditado?

Olá, pessoal! Como sabem, todos nós fazemos parte de algum importante processo, peça integrante dessa grande engrenagem que é a nossa UFABC.

Conforme dissemos no Comunicare anterior, a AUDIN trabalha com programação anual de ações de auditoria. E as deste ano já começaram! Mas fique tranquilo, a AUDIN sempre atua no intuito de assessorar e colaborar com

os processos em uma visão de avaliação dos controles, para que tudo saia bem.

Esse é o nosso objetivo em comum: o bem da UFABC! E, além da transparência em comunicar a todos as suas ações antecipadamente, a AUDIN também faz todo um

planejamento/cronograma junto à área responsável pelo processo que será auditado para conhecer os procedimentos, explicar o propósito e alinhar expectativas. Portanto, se a AUDIN

iniciar uma ação em algum processo do qual você participe, você não só estará ciente, como também será assessorado pela AUDIN a encontrar soluções para organizar melhor seus controles e, desta forma, fazer o seu trabalho ser ainda mais valorizado.

Ficou curioso pra saber quais os processos que já estão sendo auditados neste momento? Aqui estão eles: Auditoria em Gestão e Execução Orçamentária e Financeira e Licitações; Acompanhamento das recomendações anteriores; Capacitação da Equipe Técnica;

Acompanhamento das Diligências dos Órgãos de Controle (CGU e TCU); Ações de Integração e Comunicação da AUDIN; Gestão dos Laboratórios Didáticos; Auditoria de Pessoal em encargos de curso e concursos e frequência e; Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna 2015

(finalizada em fevereiro/2016).

E, além de todas essas ações, a AUDIN também já emitiu três Notas de Auditoria e a quarta já se encontra em andamento. Notas de Auditoria são emitidas quando recebemos consulta de

alguma área sobre determinado procedimento ou norma quanto aos controles que são ou devam ser utilizados em determinado caso. A AUDIN avalia o questionamento e, sem participar da gestão (devido à regra de independência), demonstra com o devido embasamento, quais as soluções possíveis para a dúvida citada.

Abraços!

Auditorito