Comunicare servidores 176

10
Universidade é contemplada em editais de esporte e lazer Não perca os eventos: veja como sincronizar o calendário da UFABC à agenda pessoal Implantação do SIG avança na UFABC Informativo Interno nº 176 - abril de 2016 UFABC debate mobilidade urbana sustentável

description

Comunicare servidores 176

Transcript of Comunicare servidores 176

Universidade é contemplada em editais de esporte e lazer

Não perca os eventos: veja como sincronizar o calendário da UFABC à agenda pessoal

Implantação do SIG avança na UFABC

Informativo Interno nº 176 - abril de 2016

UFABC debate mobilidade urbana sustentável

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 176 – abril de 2016

Envie suas sugestões para [email protected]

Doutorandos apresentam projetos em workshop com a indústria

A UFABC realizou em 6 de abril no Campus Santo André um workshop sobre o desenvolvimento dos projetos do programa Doutorado Acadêmico Industrial (DAI). Ao longo desse dia, 13 alunos apresentaram projetos que estão em andamento com orientação de pesquisadores da Universidade e apoio das empresas Mercedes Benz, Thyssen Krupp, General Motors, Henkel, Ecolab Química e All Washed. O encontro foi direcionado ao público diretamente envolvido com o DAI (doutorandos, orientadores acadêmicos e supervisores industriais) e foi acompanhado por representantes das pró-reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa e por Cimei Borges Teixeira, coordenador do Programa de Capacitação Tecnológica e Competitividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O reitor Klaus Capelle afirmou na abertura do workshop que uma das principais características do DAI é o potencial de mostrar ao setor industrial e produtivo que uma universidade não pode ser vista apenas como fonte de recursos humanos, mas, também, como fonte de ideias e soluções. A Pós-Graduação da UFABC começou

a selecionar alunos com essa modalidade de projeto em 2013 e atualmente conta com 23 doutorandos oriundos do DAI. Mais informações sobre o Programa e formas de participação estão disponíveis no sítio dai.ufabc.edu.br.

O DAI é um programa piloto da UFABC e do CNPq que estimula o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica focados na solução de problemas e questões propostas pelo setor produtivo. Em uma fase inicial (pré-doutorado), com duração de dois a seis meses, as instituições participantes apresentam ao candidato inscrito problemas técnico-científicos de interesse da indústria para detalhamento e análise da situação. Os projetos selecionados para a etapa seguinte (doutorado) contam com orientação de um docente da UFABC e a supervisão de um representante empresarial. Os projetos apresentados no workshop demonstraram que o programa DAI está cumprindo sua missão de aproximar a universidade do setor produtivo, oferecendo oportunidades de pesquisa na indústria aos alunos e conhecimento de alto nível às empresas.

Orientador Acadêmico

Supervisor Industrial

Indústria Projeto

Pré - Doutorado

2 a 6 meses

Doutorado Acadêmico Industrial

4 anos

O DAI é uma modalidade de ingresso em cursos de doutorado acadêmico existentes na qual a identificacão do projeto de doutorado é resultado de um período passado pelo doutorando em laboratórios e centros de pesquisa de empresas e indústrias públicas ou privadas.

E M P R E S A S CREDENCIADAS

All Washed, Artecola Química, Bioenergia Engenharia, Deoxi Biotecnologia, Ecolab, Uniflon, Chevrolet, Henkel, Inmetrics, Mahle, Mercedes- Benz, Suzano Papel e Celulose, Thyssenkrupp, Wheaton Brasil, Zeppelin, ZF Friedrichshafen

FUNCIONAMENTO DO DAI

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 176 – abril de 2016

Envie suas sugestões para [email protected]

Computação & Neurociência

Ciências Humanas e Sociais

Nanociências & Química

Física & Nanociências

Neurociência e Cognição

Biotecnociência

Física

Planejamento e Gestão do Território

Ciência da Computação

Biossistemas

Engenharia da Informação

Ciência e Tecnologia/Química

Energia

Nanociências e Materiais Avançados 17

12

8

6

6

5

4

4

4

3

2

1

1

1

DOCENTES DO DAI POR PROGRAMA (S) DE ORIGEM

QUANTIDADE DE DISCENTES

INGRESSANTES PELO DAI

20144

92015

EVOLUÇÃO

EVO

LUÇ

ÃO

Em 2015.1 eram 55 docentes cadastrados no DAI

Hoje são 74

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 176 – abril de 2016

Envie suas sugestões para [email protected]

UFABC realiza seminário para debater mobilidade urbana sustentável

A UFABC realizou nos últimos dias 12 e 13 de abril, no Campus Santo André, o seminário UFABC Sustentável/Políticas de Mobilidade Urbana, destinado a debater políticas sustentáveis de mobilidade urbana. O evento foi coordenado pela professora da UFABC Silvana Zioni. Participaram ainda o professor Humberto Paiva, também da Universidade, e o engenheiro Guillermo Petzhold, da WRI Brasil.

Em uma oficina prévia foram apresentadas e conhecidas algumas questões de acessibilidade urbana presentes no entorno do Campus Santo André. Essa sessão contou com a participação da WRI e a Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP, além da equipe do PLS e Seiva Jr.

Responsável pela mensagem da Reitoria na sessão de abertura do evento, o vice-reitor, Dácio Roberto Matheus, fez menção ao impacto da chegada dos campi da Universidade em Santo André e São Bernardo do Campo. “Por termos nos instalados em bairros onde não havia tanta demanda, tanto em Santo André quanto em São Bernardo, estamos alterando a conectividade e a mobilidade dessas regiões com impactos significativos na vizinhança", afirmou.

Ele lembrou também de todas as iniciativas da UFABC que visam à sustentabilidade: “Inauguramos uma forma e um modelo de ação que podem ser muito produtivos

– e já estão sendo –, capazes de serem replicados para todos os grupos temáticos que temos aqui”.

Para a professora Silvana Zioni, o evento combinou atividades em ensino, pesquisa e extensão - missão da Universidade. “O evento é resultado de um projeto de extensão, com base em muitas pesquisas, e que se revela em atividade de ensino, já que temos um grande número de alunos que estão também discutindo esta temática em sala de aula”.

No segundo dia, houve ainda as palestras apresentadas pelas arquitetas Meli Malatesta, da ANTP, e Sandra Malvese, do CIGABC, além dos estudos sobre microacessibilidade aos equipamentos de transportes, apresentados por técnicos da EMTU e da CPTM.

Na mesa de debate que encerrou o evento, o professor Humberto Paiva Jr. propôs a discussão sobre a viabilidade de restringir o uso de carros nas metrópoles. Petzhold citou, como resposta, o conceito de “gestão de demanda”, em contraposição ao “trabalho tradicional de engenharia de tráfego”. “Para atender à demanda, sempre se preocupou em ampliar a capacidade das vias, duplicando-as para aumentar a possibilidade de receber automóveis. O conceito de gestão de demanda é muito mais recente”, concluiu.

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 176 – abril de 2016

Envie suas sugestões para [email protected]

Implantação do SIG avança na Universidade

Quatro novos módulos do SIG foram apresentados à comunidade no dia 20 de abril, no Campus Santo André. Na ocasião, foram apresentados também a metodologia adotada, as etapas cumpridas e o plano de trabalho do projeto de implantação do SIG/UFABC.

Os quatro módulos são:

• Protocolo (sistema SIPAC)• Catálogo e Requisição de Materiais (sistema SIPAC)• Almoxarifado (sistema SIPAC)• Stricto Sensu - inscrição de alunos em cursos de pós-graduação

(sistema SIGAA)

Em 2015, a UFABC deu início ao projeto de implantação do novo sistema integrado de gestão – SIG/UFABC -, com o objetivo de melhorar os fluxos de trabalho, permitindo a desburocratização e aumentando a agilidade nos processos da universidade.

Em outubro de 2015, após vencidas as etapas de instalação e acesso ao sistema, foi lançado o primeiro módulo à comunidade, o módulo Férias, do sistema SIGRH, que tem como objetivo agilizar e melhorar a gestão de férias dos servidores (Docentes e TAs) da instituição. Com esse módulo, tem sido possível, desde então, executar o fluxo de marcação de férias, incluindo a integração direta com o SIAPE, sem a tramitação de papéis, automatizando uma parte dispendiosa do processo.

Ao longo desses seis meses, o sistema SIG também melhorou outros processos da UFABC, através do módulo de Catálogo e Requisição de Materiais e Almoxarifado, onde foram disponibilizados diversos materiais para que os setores da UFABC pudessem fazer as suas solicitações online. Além disso, a Pró-reitoria de Pós-graduação também se utilizou do SIG para automatizar a inscrição dos alunos em seus cursos, dando inicio à integração dos agentes envolvidos nesse processo: Aluno, Secretaria e Coordenador.

Nessa nova etapa, com o módulo Protocolo, todas as atividades relacionadas a processos e documentos, suas movimentações, armazenamento e relatórios serão realizados através do novo sistema. Para a utilização deste módulo, nos dias 18, 19 e 20 de abril foi oferecido treinamento especializado a servidores de todos os setores da universidade.

Outros módulos já se encontram em estado avançado de estudos e customização, e serão disponibilizados gradualmente à comunidade universitária.

Saiba como sincronizar os eventos da UFABC no seu calendário

Na busca para ampliar o conhecimento e as relações pessoais dos alunos, servidores e do público em geral, a Universidade Federal do ABC promove todos os meses, eventos e cursos em seus campi.

Para saber quais são os eventos programados para o mês, basta acessar o portal da UFABC e clicar na imagem de um calendário no menu principal do portal.

Outra alternativa é sincronizar o calendário da universidade ao seu calendário pessoal no Gmail, Outlook ou Thunderbird. Veja aqui o tutorial de como realizar esse procedimento.

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 176 – abril de 2016

Envie suas sugestões para [email protected]

O projeto de Extensão intitulado: Conceitos de Astronomia para Professores da Educação Básica é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal do ABC (UFABC) e a SABINA Escola Parque do Conhecimento, o Planetário Johannes Kepler (Planetário e Teatro Digital de Santo André) e o Núcleo de Observação do Céu (NOC).

O projeto tem por objetivo oferecer formação continuada aos professores das diferentes redes de Ensino de Santo André e estado de São Paulo, para auxiliar a prática, uma vez que na formação inicial da maior parte dos professores em exercício esta temática sequer foi abordada. O curso visa a formação do Professor com cunho Teórico e Metodológico, desenvolvendo os temas e propondo a construção de materiais que possam vir a enriquecer a prática docente. A carga horária total é de 60 horas, dividida em dois módulos de 30 horas cada, durante o ano de 2016, sempre aos sábados. Desta forma, o curso fornece subsídios aos professores cursistas para o trabalho em sala de aula, no tocante a Astronomia, temática recomenda pelos documentos que norteiam a Educação Básica Brasileira e ainda pouco trabalhada na prática. O curso está associado ao tripé ensino-pesquisa-extensão, de modo a contribuir e impactar na formação complementar dos professores, os quais serão o viés para alcançar os alunos da Educação Básica, os futuros professores/pesquisadores que darão continuidade ao processo de alfabetização científico tecnológica. Nesta primeira edição tivemos mais de 200 inscritos, dos quais 107 foram selecionados, em virtude do espaço físico e pessoal disponíveis para este ano.

Conheça mais sobre a Filmoteca!

Biblioteca

A Filmoteca do Sistema de Bibliotecas da UFABC oferece hoje mais de 300 títulos de filmes, dos mais variados gêneros, disponíveis para empréstimo para toda comunidade UFABC.

O acervo da Filmoteca constitui-se basicamente de doações, tanto as relacionadas à Penalidade Alternativa (doação de um filme ou livro para retirar a suspensão do usuário) como as doações espontâneas.

Filmes de ficção (como “O Poderoso Chefão”, “A culpa é das Estrelas”, “Laranja mecânica”, “Os incompreendidos”, “Os sete samurais”, “Cidade de Deus”, entre outros), documentários e filmes didáticos podem ser consultados no catálogo da Biblioteca.

Você pode emprestar até dois filmes, além da quantidade estipulada de empréstimos. Por exemplo, se for aluno, você pode emprestar 8 livros ou outros materiais (CD-ROM, teses) e mais dois filmes da Filmoteca.

O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO? VENHA CONHECER A NOSSA FILMOTECA!

Proec

Conceitos de Astronomia para professores da educação Básica

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 176 – abril de 2016

Envie suas sugestões para [email protected]

•Física•Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT

•Física

Mestrado

534

Doutorado

•Energia

•Biossistemas•Biotecnociência•Ciência da Computação•Ciência e Tecnologia/Química •Ciências Humanas e Sociais•Engenharia da Informação•Evolução e Diversidade•Matemática•Nanociências e Materiais Avançados•Neurociência e Cognição•Planejamento e Gestão do Território

•Biossistemas•Ciência e Tecnologia/Química •Engenharia da Informação•Evolução e Diversidade••Matemática•Mestrado Profissional em •Ensino de Física em Rede •Nacional (MNPEF) •Nanociências e Materiais •Avançados•Neurociência e Cognição•Planejamento e Gestão do •Território

•Biotecnociência•Ciência da Computação•Ciência e Engenharia de Materiais •Ciência e Tecnologia Ambiental•Ciências Humanas e Sociais•Energia•Engenharia Biomédica•Engenharia e Gestão da Inovação•Engenharia Elétrica•Engenharia Mecânica•Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática•Filosofia•Políticas Públicas

3capes

conceito

3capes

conceito

4capesconceito

4capesconceito

• Ciência e Engenharia de Materiais

• Filosofia

• Ensino e Interdisciplinariedade da Educação Básica

• Engenharia de produção

• Políticas Públicas • Engenharia e Gestão da Inovação

• Ciência e Engenharia De Materiais

• Ciência da Computação

• Biotecnociência

MA

MA

MA

MA

MP

MP

D

D

D

PROPOSTAS SUBMETIDAS EM 2015

PROGRAMAS APROVADOS EM 2015

A avaliação dos cursos de pós-graduação é feita pela CAPES, levando em consideração a proposta do programa, o corpo docente e discente, a produção científica, dentre outros fatores. Para cursos novos, como é o caso da maior parte dos cursos da UFABC, normalmente é atribuída a nota inicial 3, que pode subir até 7 em avaliações futuras. As avaliações são feitas a cada quatro anos, e o atual ciclo de avaliação se encerrará em 2016.

Conhecendo a Pós-Graduação da UFABC

PROPG

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 176 – abril de 2016

Envie suas sugestões para [email protected]

Estudo e desenvolvimento de modelagem para previsão de vazão de rios na Bacia do Paraná

Devido à importância do conhecimento das variações da vazão de rios para o planejamento dos usos múltiplos da água, este mestrado objetiva explorar as influências remotas do clima, via padrões de variabilidades climáticas, e regionais, via precipitação e vazão em bacias de contribuição. Para tanto, foram desenvolvidos modelos empíricos de vazões mensais na parte baixa da Bacia do Paraná, onde está localizada a Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Localização da Bacia do Paraná, seus principais rios, sub-bacias e a Usina Hidrelétrica de Itaipu

UFABCiência

Visando garantir séries históricas longas e completas, necessárias para construção de modelos empíricos, os dados de precipitação foram tratados de forma a identificar dados duvidosos e preencher séries incompletas. Além disso, os dados de precipitação foram interpolados, pelo método de Krigagem ordinária, e posteriormente, regionalizados, através de Análise de Cluster, visando diminuir o número de séries inseridas no modelo, mantendo regiões com padrões distintos. O modelo empírico utilizado foi o de Regressão Linear Múltipla, sendo aplicado para estimativas de vazão em Itaipu com defasagens variando de 1 a 4 meses, considerando todos os meses consecutivos (modelo geral). Também foram desenvolvidos modelos mensais, para cada mês do ano, separadamente, com defasagens variando de 1 a 12 meses. Para o desenvolvimento dos modelos, considerou-se o período de 1980 a 2000 para calibração e o período de 2001 a 2010, para validação. Estes modelos foram testados com diferentes grupos de preditores, tais como: índices climáticos; precipitação em regiões pluviométricas homogêneas; vazão em pontos a montante e a própria vazão em Itaipu; e o conjunto de todos os preditores anteriores. Por meio

do método stepwise foram selecionados os preditores mais significativos, sendo destacados os preditores: os índices do El Niño Oscilação Sul e de anomalias de temperatura da superfície do mar no Atlântico Tropical Sul; precipitação em regiões ao sul da bacia; e própria a vazão em Itaipu defasada. Os modelos foram validados, indicando de um modo geral um maior desempenho nas defasagens mais curtas, quando considerados os preditores de vazão e precipitação. Nas defasagens mais longas, verificou-se que o melhor desempenho, ocorre para o modelo considerando somente os índices climáticos. Portanto, os resultados deste estudo demonstram a importância de serem consideradas as influências remotas do clima nas estimativas de vazão em longo prazo.

Proec

Mestra em Ciência e Tecnologia Ambiental da UFABC e Bacharela em Ciência e Tecnologia, Engenheira Ambiental e Urbana, UFABC. Atualmente participa do projeto de extensão, Modelo computacional para análise e avaliação dos impactos ambientais e sociais na geração de energia e uso da água em contribuição ao planejamento energético, na UFABC coordenado pela professora doutora Patrícia Teixeira Leite Asano. Em continuidade com a pesquisa de previsão de vazões, pretende-se iniciar o doutorado, buscando ampliar os conhecimentos na área de previsões de vazões.

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 176 – abril de 2016

Envie suas sugestões para [email protected]

UFABC é contemplada em editais de esporte e lazer do Ministério do Esporte

Proap

A Seção de Esporte e Lazer da PROAP participou de chamada pública de Editais feita pelo Ministério do Esporte (ME), visando à implantação na UFABC de núcleos dos Programas Sociais de Esporte Educacional oferecidos pela Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS).

A UFABC foi contemplada em dois Programas: o Programa Segundo Tempo Universitário (PST) e o Programa Vida Saudável (VS). Os projetos foram elaborados pela equipe de Esporte e Lazer da Proap, composta pelas servidoras Paula Rondinelli e Tatiana Borin e pelo docente Pedro Maneschy, e obtiveram o 4º lugar em nível nacional e o 2º lugar no estado de São Paulo no PST e no VS, respectivamente.

O Programa Segundo Tempo tem como objetivo primordial democratizar o acesso à prática e à cultura corporal e esportiva de forma a promover o desenvolvimento integral da comunidade acadêmica, especialmente estudantes da UFABC, como fator de formação e participação cultural e da cidadania e melhoria da qualidade de vida. O núcleo do programa deverá atender até 300 beneficiados da comunidade acadêmica da UFABC, oferecendo práticas de esporte e conteúdos culturais do lazer tais como: basquetebol, futsal, handebol, voleibol, pilates, alongamento, dança, condicionamento físico, ginástica e caminhada orientada, nos campi de Santo e São Bernardo.

O Programa Vida Saudável será oferecido para um total de 200 mulheres e homens idosos e pessoas com deficiência da comunidade acadêmica da UFABC e também da comunidade externa e tem como objetivo principal garantir o direito à pessoa idosa e à pessoa com deficiência – predominantemente a partir dos 60 anos de idade – às políticas de esporte e lazer oferecidas pelo Ministério do Esporte, em consonância com o direito de acesso ao esporte e ao lazer garantidos pela Constituição Brasileira. Atividades físicas, culturais e de lazer constituem as práticas que democratizarão o acesso ao lazer e ao esporte recreativo do público alvo do Programa Vida Saudável, atuando na perspectiva da Promoção da Saúde. As atividades oferecidas serão: exercícios físicos (alongamento, caminhada, ginástica, pilates e musculação), voleibol, handebol, basquete, futebol, tênis de mesa, atividades culturais e artísticas: música, teatro, artesanato, filmes, salas de leitura, atividades folclóricas, danças, capoeira e suas adaptações, jogos populares e de salão, jogos cognitivos: dama e xadrez, também nos dois campi da UFABC.

Os resultados finais da chamada pública serão divulgados no dia 02 de maio de 2016. Com a implantação dos núcleos desses Programas, a Seção de Esporte e Lazer da PROAP acredita na qualificação do oferecimento e vivência das atividades que oferece à comunidade interna e externa da UFABC.

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 176 – abril de 2016

Envie suas sugestões para [email protected]

ExpedienteProduçãoAssessoria de Comunicação e Imprensa

Edição, Redação e RevisãoAlessandra de Castilho, Aline Veridiano, Denilson R. de Oliveira - MTb: 54421, Maria Eunice R. do Nascimento, Mariella Mian

Editoração

Edna Atsué Watanabe, Felipe Fernandes Lessa, Isabel B L Franca, Vanessa Ferreira

https://www.facebook.com/ufabc https://twitter.com/ufabc_news @ufabc https://www.youtube.com/user/ufabcvideos

Auditorito

Auditoria Interna

UFABC

O que é governança pública?

Olá a todos!

Vocês já devem ter ouvido falar sobre governança, não é? Provavelmente sim, mas o termo pode gerar dúvidas quanto ao seu significado, ainda mais porque, no nosso caso, o conceito aparece com o nome de governança pública. Pois bem,

eis o assunto da nossa conversa de hoje!

De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), a governança tem a ver com os processos de liderança, estratégia e controle. Suas três funções básicas nos órgãos e entidades

da administração pública são: avaliar cenários, ambiente e desempenho; direcionar políticas e planos; bem como monitorar resultados.

Assim, cabe à governança definir direcionamento estratégico; supervisionar a gestão; envolver as partes interessadas; gerenciar riscos; auditar e avaliar a gestão e os controles; promover a prestação de contas, responsabilidade e transparência. A gestão, por sua vez, diz respeito ao funcionamento do dia a dia. Desempenha as ações de planejar, executar, controlar

e atuar, a partir de direcionamento e sob a supervisão da estrutura de governança.

Aí você deve estar se perguntando: quais setores ou funções da UFABC compõem a governança?

Ótima pergunta! São exemplos de instâncias internas de governança: o Conselho de Administração ou órgão equivalente (ConsUni e ConsEPE), a alta administração, com o apoio de unidades tais como Auditoria Interna, Ouvidoria, comissões e comitês. Além disso, temos também

as instâncias externas, das quais fazem parte o Congresso Nacional, o TCU e o controle social organizado.

Curtiram? Agora o detalhe mais importante: todas essas instâncias, processos de trabalho, fluxo de informações, pessoas envolvidas têm por objetivo garantir a prestação dos serviços de interesse da sociedade.

Até a próxima, pessoal!

Abraços,

Auditorito.