O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

35
O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E NO CP. Flávia R. de Andrade Brito Rute Maria Menezes da Silva

Transcript of O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

Page 1: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E NO CP.

Flávia R. de Andrade BritoRute Maria Menezes da Silva

Page 2: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

O QUE MUDOU?

PCNs

Desenvolvimento do aluno para inserção no mundo do trabalho

BNCCO conhecimentomatemático é necessáriopara todos os alunos daEducação Básica, seja porsua grande aplicação nasociedade contemporânea,seja pelas suaspotencialidades naformação de cidadãoscríticos, cientes de suasresponsabilidades sociais.

A Base foca no que o aluno precisa desenvolver, paraque o conhecimento matemático seja uma ferramentapara ler, compreender e transformar a realidade.

DESENVOLVIMENTO INTEGRAL

Page 3: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

MAIS REFLEXÃO, MENOS MEMORIZAÇÃO ...

Os verbos selecionados para descrever objetivos e habilidades já dão mostras do que mudou.

Page 4: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

PROGRESSÃO QUE FAVORECE A APRENDIZAGEM?

Houve a preocupação de tornar a progressão a mais natural

possível, levando em conta a complexidade dos temas (do

mais simples ao mais complexo), as possíveis conexões entre

conceitos matemáticos e o tempo de aprendizagem do aluno.

Um mesmo conteúdo aparece em diversos anos, mas as

expectativas de aprendizagem “aumentam” a cada nova

etapa, bem como as habilidades que se espera desenvolver a

partir do conhecimento construído em sala de aula.

Page 5: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

De acordo com as novas metas postas pela BNCC, dentre elas o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, oprofessor precisa conduzir a aula considerando a autonomia do aluno e a construção colaborativa do conhecimento.Nesse processo, o professor tem o papel de especialista-mediador e, fundamentado nas teorias da educação matemática,deve se dedicar a planejar e a desenvolver um ambiente propício para a aprendizagem , ou seja, deve criar o ambiente deaprendizagem necessário para provocar o aluno, fazendo-o pensar, estimulando as conexões entre conhecimentos préviospara construir soluções que resolvam diferentes situações-problema.Também é papel do professor reunir as diferentes experiências e sistematizar o que foi desenvolvido em sala.

PROFESSOR COMO MEDIADOR

Page 6: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

ALUNO COMO PRODUTOR DO CONHECIMENTO

O papel ativo do aluno, que, diante de umadeterminada questão, deve ser estimulado aapresentar soluções possíveis, a investigar e atentar confirmar suas hipóteses com os colegasem vez de receber uma única técnica, pronta,para aplicar e chegar ao resultado esperado.

Page 7: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

O foco da BNCC é o letramento matemático

LETRAMENTO MATEMÁTICO: desenvolvimento do raciocínio, da representação, dacomunicação, da argumentação além de conceitos e procedimentos que permitam àscrianças compreender e atuar no mundo.

• RESOLUÇÃO DE

PROBLEMAS

• TAREFAS INVESTIGATIVAS

• MODELAGEM

• PROJETOS

PR

OC

ESSO

S M

ATE

TIC

OS

Page 8: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

A ESTRUTURA DO COMPONENTE MATEMÁTICA

NÚMEROS

ÁLGEBRA

GRANDEZAS E MEDIDAS

GEOMETRIA

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

É importante ressaltar que essa divisão serve tãosomente para facilitar a compreensão do conjunto deobjetivos de aprendizagem e desenvolvimento ecomo eles se relacionam.

NO TRABALHO EM SALA DE AULA

NAS INTERAÇÕES ENTRE OS CAMPOS DAMATEMÁTICA E NAS CONEXÕES DAS DIFERENTESHABILIDADES EM CADA UNIDADE TEMÁTICA

FOCO

Page 9: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

Os 7 processos mentais básicos

Correspondência

Comparação

Classificação

SequenciaçãoSeriação

ordenação

Inclusão

Conservação

Page 10: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

Um material pode ser utilizado tanto porque a partir dele podemosdesenvolver novos tópicos ou ideias matemáticas, quanto para daroportunidade ao aluno de aplicar conhecimentos que ele já possui numoutro contexto, mais complexo ou desafiador.O ideal é que haja um objetivo para ser desenvolvido, embasando e dandosuporte ao uso. Também é importante que sejam colocados problemas aserem explorados oralmente com as crianças, ou para que elas em grupofaçam uma “investigação” sobre eles. Achamos ainda interessante que,refletindo sobre a atividade, as crianças troquem impressões e façamregistros individuais e coletivos.

SMOLE (1996)

Materiais Manipulativos

Page 11: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …
Page 12: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

Localização Figuras geométricas espaciais Figuras geométricas planas

ano

Localização de objetos e de pessoas no espaço, utilizando diversos pontos de referência e vocabulário apropriado

Figuras geométricas espaciais: reconhecimento e relações com objetos familiares do mundo físico

Figuras geométricas planas: reconhecimento do formato das faces de figuras geométricas espaciais

ano

Localização e movimentação de pessoas e objetos no espaço, segundo pontos de referência, e indicação de mudanças de direção e sentido.Esboço de roteiros e de plantas simples

Figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera): reconhecimento e características

Figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo): reconhecimento e características

ano

Localização e movimentação: representação de objetos e pontos de referência

Figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera): reconhecimento, análise de características e planificações

Figuras geométricas planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo): reconhecimento e análise de característicasCongruência de figuras geométricas planas

Objeto de conhecimento – 1º ao 3º ano

Page 13: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

HA

BIL

IDA

DES

Localização Figuras geométricas espaciais Figuras geométricas planas

ano

(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas ede objetos no espaço em relação à sua própriaposição, utilizando termos como à direita, àesquerda, em frente, atrás.(EF01MA12) Descrever a localização de pessoas ede objetos no espaço segundo um dado ponto dereferência, compreendendo que, para autilização de termos que se referem à posição,como direita, esquerda, em cima, em baixo, énecessário explicitar-se o referencial.

EF01MA13) Relacionar figuras geométricasespaciais (cones, cilindros, esferas e blocosretangulares) a objetos familiares do mundofísico.

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas(círculo, quadrado, retângulo e triângulo) emdesenhos apresentados em diferentesdisposições ou em contornos de faces desólidos geométricos.

ano

(EF02MA12) Identificar e registrar, em linguagemverbal ou não verbal, a localização e osdeslocamentos de pessoas e de objetos noespaço, considerando mais de um ponto dereferência, e indicar as mudanças de direção e desentido.(EF02MA13) Esboçar roteiros a ser seguidos ouplantas de ambientes familiares, assinalandoentradas, saídas e alguns pontos de referência.

EF02MA14) Reconhecer, nomear e compararfiguras geométricas espaciais (cubo, blocoretangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera),relacionando-as com objetos do mundo físicopor meio de registro.

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomearfiguras planas (círculo, quadrado, retângulo etriângulo), por meio de características comuns,em desenhos apresentados em diferentesdisposições ou em sólidos geométricos.

ano

(EF03MA12) Descrever e representar, por meiode esboços de trajetos ou utilizando croquis emaquetes, a movimentação de pessoas ou deobjetos no espaço, incluindo mudanças dedireção e sentido, com base em diferentespontos de referência.

(EF03MA13) Associar figuras geométricasespaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide,cone, cilindro e esfera) a objetos do mundofísico e nomear essas figuras.(EF03MA14) Descrever características dealgumas figuras geométricas espaciais(prismas retos, pirâmides, cilindros, cones),relacionando-as com suas planificações.

EF03MA15) Classificar e comparar figurasplanas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézioe paralelogramo) em relação a seus lados(quantidade, posições relativas e comprimento)e vértices.(EF03MA16) Reconhecer figuras congruentes,usando sobreposição e desenhos em malhasquadriculadas ou triangulares, incluindo o usode tecnologias digitais.

Page 14: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

O que é esperado ao final dos anos iniciais do Ensino Fundamental – BNCC

a. Identificar e estabelecer pontos de referência para localizações e o deslocamento de objetos;b. Construir representações de espaços conhecidos e estimar distâncias (usando como suporte os mapas, croquis e outras representações);c. Identificar características das formas geométricas tridimensionais e bidimensionais d. Associar figuras espaciais as suas planificações (vice-versa);e. Nomear e comparar polígonos por meio de suas propriedades relativas (lados, vértices, ângulos);f. Estudar as simetrias por meio da manipulação de representação de figuras geométricas planas em quadriculado ou no plano cartesiano.

Page 15: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

Currículo Paulista – O que é esperado ao final das séries iniciais do Ensino Fundamental?

a. Estabelecer pontos de referência para a localização e o deslocamento de objetos (Localização);b. Construir representações de espaços conhecidos e estimem distâncias; c. Identificar características de formas geométricas bidimensionais e tridimensionais;d. Associar figuras espaciais a suas planificações e vice-versa.

Page 16: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

NCTM - National Council of Teachers ofMathematics

a. Formas e propriedades – Inclui estudos das propriedades das formas em ambas as dimensões (bi e tri), como também um estudo das relações construídas sobre essas propriedades;b. Transformação – Inclui um estudo de translação, reflexões, rotações (deslizamentos, viradas e giros), o estudo de simetria e o conceito de semelhança;c. Localização – refere-se primariamente à geometria de coordenadas ou outros modos de especificar como os objetos estão localizados no plano e no espaço;d. Visualização – inclui o reconhecimento de formas no ambiente, o desenvolvimento de relações entre objetos bidimensionais e tridimensionais, e a habilidade de desenhar e reconhecer objetos de diferentes perspectivas.

Page 17: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

Aprendizagem sobre formas e propriedades: criando possibilidades para agrupar e

classificar

“As crianças precisam de experiências com uma rica variedade deformas bidimensionais e tridimensionais. Triângulos podem sermais do que apenas equiláteros. As formas podem ter lados curvos,lados retos e combinações desses tipos”(WALLE, 2009)

Page 18: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

Sugestão: atividades para agrupar e classificar(bidimensionais)

Fonte: WALLE (2009, p. 565)

Page 19: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

Sugestão: atividades para agrupar e classificar(bidimensionais)

Fonte: WALLE (2009, p. 565)

Page 20: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

Sugestão: atividades para agrupar e classificar(bidimensionais)

Observação: Os alunos agruparão e

classificarão as figuras de acordo com as

propriedades e critérios que eles

conhecem ou pensam sobre elas

Fonte: WALLE (2009, p. 566)

Page 21: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

Sugestão: atividades para agrupar e classificar(tridimensionais)

Observação: Os alunos agruparão e classificarão

os sólidos de acordo com as propriedades e

critérios que eles conhecem ou pensam

sobre elas

Fonte: WALLE (2009, p. 446)

Page 22: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

Construindo e Dissecando Figuras e Formas

Page 23: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

Construindo e Dissecando Figuras e Formas

Fonte: WALLE (2009, p. 447) Fonte: WALLE (2009, p. 566)

Page 24: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

Construindo e Dissecando Figuras e Formas(Geogebra)

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Qt4S0soZFwo

Page 25: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

Construindo e Dissecando Figuras e Formas(desafios)

Fonte: WALLE (2009, p. 449)

Page 26: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

Construindo e Dissecando Figuras e Formas(Geoplano)

Page 27: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

TRANSFORMAÇÕES: Deslizamentos, Viradas e Giros

Propomos introdução aos conceitos básicos de deslizamentos

(translação), viradas (reflexão) e giros (rotação), assim como o desenvolvimento das noções inicias de simetria de linha e

rotacional

Fonte: WALLE (2009, p. 462)

Page 28: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

TRANSFORMAÇÕES: Deslizamentos; Viradas e Giros

Sugestão: antes da atividade sugerida ao lado propomos que as

crianças realizem os movimentos com seus

próprios corpos em uma matriz quadriculada

Fonte: WALLE (2009, p. 566)

Page 29: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

TRANSFORMAÇÕES: Simetria de Linha (espelho)

Sugestões para o trabalho com simetria: geoplano;

espelhos; recortes de figuras com papel dobrado

ao meio; blocos

Fonte: WALLE (2009, p. 463)

Fonte: WALLE (2009, p. 464)

Page 30: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

Localização

Segundo (...) atividades que trabalham a direção, sentido,

distância e localização acentuam as compreensões espaciais.

Observação: antes de trabalhar as localizações em

papel(sugestão ao lado) realizar atividades onde as próprias crianças explorem a direção,

sentido, distância e localização com o “próprio corpo”.

Fonte: WALLE (2009, p. 469)

Page 31: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

Visualização

“A visualização pode ser chamada de “geometria feita com o olho mental”. Ela envolve ser capaz de criar imagens mentais de formas e, então, girá-las mentalmente, pensar sobre como elas parecem

de diferentes perspectivas – prever os resultados de várias transformações. Ela inclui a coordenação mental de duas e três

dimensões – prever a planificação (desdobramento) de uma caixa ou compreender um desenho bidimensional de uma forma

tridimensional.” (WALLE, 2009, p.474)

Page 32: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

Visualização: Sugestão de atividades

Descobrir todas as composições possíveis com cinco cubinhos. Registrar a vista de cima em papel quadriculado

(atividade adaptada de WALLE, 2009, p. 475)

Page 33: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

Visualização: Sugestão de atividades

Associar cartões-faces com os respectivos sólidos ou

partindo do sólido achar os respectivos cartões-face.

(WALLE, 2009, p. 475)

Page 34: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

Visualização: Sugestão de atividades

Realizar empilhamentos com cubinhos e representar através em quadriculado as

vistas

Fonte: WALLE (2009, p. 477)

Page 35: O CURRÍCULO DE GEOMETRIA DO 1º AO 3º ANO NA BNCC E …

Bibliografia

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017.

LORENZATO, Sergio. Para aprender Matemática. 2. ed. rev. Campinas: AutoresAssociados, 2008a. Coleção Formação de Professores.

LORENZATO, Sérgio. Educação infantil e percepção matemática. 3ª Ed.rev.Campinas, SP. Autores Associados, 2011.

SÃO PAULO (Estado) , Secretaria Estadual de Educação. Currículo Paulista. São Paulo, 2019.

WALLE, J. A. Van. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores eaplicação em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2009