Comunicare servidores 174

Post on 27-Jul-2016

217 views 0 download

description

Comunicare servidores 174

Transcript of Comunicare servidores 174

Alunos da EPUFABC conquistam vagas no ensino superior

Pesquisa aponta curiosidades sobre as Bibliotecas

Pesquisa de 2014 revela dados de obesidade e excesso de peso entre servidores da UFABC

Informativo Interno nº 174 - março de 2016

Prêmio de Excelência Acadêmica abre inscrições

Curso de Engenharia da Informação da UFABC está entre os melhores do país, aponta o INEP

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 174 – março de 2016

Envie suas sugestões para comunicare@ufabc.edu.br

Premiando a Excelência em Pesquisa

A Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPes) acaba de publicar o edital da segunda edição do Prêmio Excelência Acadêmica (PEA) em http://propes.ufabc.edu.br/premio. O lançamento desse prêmio coincide com o início do ciclo de palestras “Pesquisa para o Mundo Hoje”, também organizado pela ProPes. As duas iniciativas visam dar maior visibilidade e destaque à excelência em pesquisa nas diferentes áreas de conhecimento, que já é marca registrada da UFABC.

O ciclo de palestras trará à UFABC pesquisadores de alto nível para expor para um público amplo, não composto apenas por especialistas, quais são os principais desafios na sua respectiva área de pesquisa – no mundo de hoje e para o mundo de hoje. O primeiro palestrante, Prof. Marcelo Viana, que é diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e foi integrante do grupo de acadêmicos que idealizaram o projeto pedagógico da UFABC, apresentou a palestra “Um Panorama da Matemática no Brasil”. Fiquem atentos às divulgações das próximas palestras do ciclo!

O Prêmio de Excelência Acadêmica visa dar reconhecimento aos nossos docentes que se destacam nas suas respectivas áreas de pesquisa. A lista dos premiados da primeira edição pode ser encontrada em http://propes.ufabc.edu.br/propes/publicacoes/noticias/item/158-resultado-do-premio-de-excelencia-academica. Esse prêmio, cujo público-alvo são docentes, complementa a já tradicional premiação dos melhores alunos de Iniciação Científica, também organizada pela ProPes, que este ano entrará na sua nona edição e cujo público-alvo são alunos dos cursos de graduação.

Especificamente para os discentes dos cursos de mestrado e doutorado, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação criou a Bolsa Prêmio de Excelência Acadêmica da Pós-Graduação (PEAPG), que visa estimular a produção de pesquisa e desenvolvimento tecnológico de excelência na pós-graduação da UFABC. A lista dos premiados na primeira edição desse prêmio pode ser encontrada em http://propg.ufabc.edu.br/wp-content/uploads/3.-Resultado_1%C2%AA-fase_site.pdf. A próxima edição está prevista para novembro deste ano.

O portfolio de premiações institucionais da UFABC ainda inclui o Desafio UFABC de Empreendedorismo, que compreende uma competição que tem por objetivo estimular o desenvolvimento de ideias e negócios inovadores a partir de propostas de alunos de ensino médio, técnico ou superior ou inventores independentes para dinamizar o empreendedorismo e criação de modelos de negócios. Já o Prêmio UFABC de Inovação premia soluções tecnológicas que contribuem para aumentar a competitividade das empresas brasileiras. Podem se candidatar pesquisadores de instituições de ensino, de pesquisa, de empresas e de organizações públicas. Esses dois prêmios, idealizados e organizados pela Agência de Inovação, entrarão na sua segunda edição em junho e outubro deste ano, respectivamente.

O que todas essas iniciativas têm em comum? Uma característica compartilhada é que, com exceção da premiação da Iniciação Científica, são todas iniciativas novas, criadas no ano passado e que agora entram na sua segunda edição. Mas talvez o mais importante seja que todas essas premiações visam identificar talentos, dar oportunidades, valorizar currículos e celebrar a excelência nas suas inúmeras formas e variações.

Klaus CapelleReitor

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 174 – março de 2016

Envie suas sugestões para comunicare@ufabc.edu.br

Escola Preparatória comemora resultados positivos

Proec

O programa de extensão EPUFABC -Escola Preparatória da UFABC - tem, a cada ano, mostrado resultados significativos.

Com o objetivo de apoiar alunos e ex-alunos do ensino médio a ingressarem no ensino superior, a EPUFABC oferece aulas de segunda a sexta-feira, em que são trabalhados conteúdos e habilidades abordados no ENEM, além de atividades diferenciadas, que visam ao desenvolvimento de projetos de vida dos alunos, favorecendo a melhoria de sua autoestima, ampliando seu senso crítico e mostrando possibilidades de inserção social.

A cada ano, o número de interessados em participar do programa aumenta e os resultados tem sido animadores. Com as turmas de 2015 não foi diferente. Até o momento, a EPUFABC já possui 131 aprovações em cursos de ensino superior.

Em universidades e Institutos Federais, foram, até o momento, 60 aprovações, nos seguintes cursos: Medicina, Direito, BCH, BCT, Comunicação em Mídias Sociais, Arquitetura, Imagem e Som, Turismo, Engenharia, Ciências Biológicas, Música, Publicidade e Propaganda, Ciências Econômicas, Administração Pública, Fonoaudiologia, Ciências Sociais, Enfermagem, Licenciatura em Ciências, História e Bacharelado em Ciências Exatas.

Em Universidades estaduais de São Paulo, foram 14 aprovações, nos cursos de Marketing,

Gestão Ambiental, Fonoaudiologia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Comunicação Social, Ciências Contábeis, Filosofia e Saúde Pública.

Em FATECs, 14 alunos foram aprovados, nos cursos de Controle e Automação, Recursos Humanos, Jogos Digitais, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Comercial, Comércio Exterior, Manutenção de Aeronaves, Polímeros, Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos, Informática para Negócios e Logística.

Além das aprovações em instituições públicas, houve também 43 aprovações em instituições privadas, sendo 30 delas com bolsa 100%, em cursos de Publicidade e Propaganda, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Farmacêuticas, Fonoaudiologia, Nutrição, Enfermagem, Psicologia, Fotografia, Ciências Biológicas, Mecatrônica Industrial, Ciência da Computação, Direito, Ciências Contábeis e Engenharia.

Estes resultados mostram o alcance social do programa, que tem transformado a vida de inúmeros jovens e adultos. Os alunos da universidade que formam a equipe da EPUFABC e o coordenador do programa, Prof. Leonardo Steil, comemoram as conquistas de cada um de seus alunos e buscam constantemente aprimorar o programa para que o acesso ao ensino superior seja uma realidade para um número cada vez maior de estudantes.

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 174 – março de 2016

Envie suas sugestões para comunicare@ufabc.edu.br

*Malote: serviço de empréstimo e devolução de materiais entre campus

CURIOSIDADES SOBRE AS BIBLIOTECAS EM 2015

DVD´s mais retirados (os 3 +)

Ranking 2015

2

Laranja Mecânica

Amor sem Escalas

3

1

O Poderoso Chefão

36.924 km

Saiba quais livros foram mais retirados em 2015!

SAN

TO A

ND

SÃO

BER

NA

RDO

GEOMETRIA ANALÍTICA: UM TRATAMENTO VETORIAL Paulo Boulos

UM CURSO DE CÁLCULOHamilton Luiz Guidorizzi

Composição temática do acervo (os 3+)

ÁREA PREDOMINANTE EM SÃO BERNARDO (RESPECTIVAMENTE):

Ciências Sociais, Ciência e Filoso�a/Psicologia

ÁREA PREDOMINANTE EM SANTO ANDRÉ (RESPECTIVAMENTE):

Ciência, Tecnologia e Ciências Sociais

Você sabia que os livros durante o serviço de malote* percorreram de um campus a outro 36.924 km?

Imag

ens:

goo

gle.

com

freepik.com

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 174 – março de 2016

Envie suas sugestões para comunicare@ufabc.edu.br

Veja quais idiomas há no acervo das b i b l i o t e c a s !

OUTROS IDIOMAS 2%

ESPANHOL 3%

INGLÊS 51%

PORTUGUÊS 44%

TOP 3 - Melhorias para as Bibliotecas

1 Barulho

3 Falta de mesa de estudo

2 Calor

TOP 3 - Elogios

1 Exposições

2 Serviço de malote

3 Filmoteca

SHHHH!

LINK COM AS NOSSAS REDES SOCIAIS:

/biblioteca.ufabc

/bibliotecaufabc

PÁGINAS OFICIAIS AÇÕES CULTURAIS

publicarteonline.wordpress.com P u b l i cA r t e

/SarauDoBeta/bibliotecaufabcsbc

S a r a u do Beta

/cinearteufabcC i n eA r t e

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 174 – março de 2016

Envie suas sugestões para comunicare@ufabc.edu.br

UFABCiência

Proec

UFABC lança Campanha Eu não fico parado!

Campanha visa disseminar uma cultura de ações preventivas de saúde contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti e de sustentabilidade dentro e fora da Universidade.

No dia 18 de março foi lançada a Campanha da UFABC contra a proliferação do Mosquito Aedes aegypti: Eu não fico parado!

A campanha foi criada pelo Grupo de Trabalho permanente instituído pela Reitoria da Universidade com o objetivo de articular e monitorar as ações de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti.

O Mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem também durante a noite. O indivíduo não percebe a picada, pois no momento não dói e nem coça.

O ciclo do Aedes aegypti é composto por quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. As larvas se desenvolvem em água parada, limpa ou suja. Na fase do acasalamento,

em que as fêmeas precisam de sangue para garantir o desenvolvimento dos ovos, ocorre a transmissão da doença.

O seu controle é difícil, por ser muito versátil na escolha dos criadouros onde deposita seus ovos, que são extremamente resistentes, podendo sobreviver vários meses até que a chegada de água propicie a incubação. Uma vez imersos, os ovos desenvolvem-se rapidamente em larvas, que dão origem às pupas, das quais surge o adulto.

A melhor forma de prevenção das doenças causadas pelo mosquito é evitar o acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.O país tem um plano de trabalho com ações como a

organização da atenção da saúde; a vigilância em saúde; a comunicação e a informação; e o ensino, a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação. Na proposta, estão a elaboração de um desenho de investigação para a definição da etiologia da microcefalia, desenvolvimento de kits diagnósticos para zika e chikungunya, e a criação de um protocolo de acompanhamento de gestantes e bebês em nível nacional.

A UFABC também está fazendo a sua parte, a Campanha Eu não fico parado! tem o objetivo de disseminar uma cultura de ações preventivas de saúde contra o mosquito Aedes aegypti e de sustentabilidade, dentro e fora da Universidade.

Mais de 50 alunos voluntários já estão atuando nas ações existentes. No dia 18 foi realizado um mutirão nos setores do Campus Santo André para apresentar a campanha.

Acompanhe as ações da campanha no site http://reitoria.ufabc.edu.br/combateaedes/ que foi desenvolvido para reunir informações internas e externas sobre o assunto. Eu não fico parado! E você?

https://portal.fiocruz.br/pt-brhttp://combateaedes.saude.gov.br/http://www.brasil.gov.br/

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 174 – março de 2016

Envie suas sugestões para comunicare@ufabc.edu.br

Excesso de Peso e Obesidade na UFABC

Proap

A obesidade é definida como acúmulo excessivo de tecido adiposo no corpo. A obesidade integra o grupo de doenças e agravos não transmissíveis que são caracterizadas por doenças com múltiplos fatores de risco, interação com o ambiente, longo período de latência, curso lento e prolongado. Em nível individual a obesidade é determinada pelo balanço entre o gasto energético e o consumo alimentar. Contudo, a obesidade possui múltiplas causas que se inter-relacionam envolvendo desde aspectos biológicos até econômicos, sociais e culturais.

O Índice de Massa Corporal (IMC) é o índice recomendado para a avaliação do estado nutricional de populações. O indivíduo é classificado com excesso de peso quando o IMC for ≥ 25 Kg/m2, e a obesidade por sua vez é caracterizada quando o valor de IMC for ≥ 30 Kg/m2.

A PROAP organiza periodicamente Feiras da Saúde, nas quais são realizadas atividades de aferição da pressão arterial; medidas de peso, altura e circunferência da cintura; além de orientações gerais sobre alimentação, atividade física e cuidados com a saúde. No ano de 2014, 111 indivíduos que participaram da Feira da Saúde tiveram medidas de peso e altura obtidas para o cálculo do IMC, sendo que 51,4% eram do sexo feminino e a média de idade foi de 27,7 anos.

De acordo com o Gráfico 1, as prevalências de excesso de peso e obesidade foram de 51,9% e 5,6% entre indivíduos do sexo masculino e de 49,1% e 15,8% entre indivíduos do sexo feminino, respectivamente. No Brasil, segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, as prevalências de excesso de peso e

obesidade foram de 50,1% e 12,4% entre indivíduos do sexo masculino e de 48,0% e 16,9% entre indivíduos do sexo feminino, respectivamente. Portanto, a comunidade acadêmica da UFABC se assemelha ao cenário nacional de prevalências elevadas de excesso de peso e obesidade. No Gráfico 2, a título de curiosidade são apresentadas as prevalências de excesso de peso e de obesidade segundo vínculo com a universidade.

As mudanças dos padrões de alimentação e atividade física nas últimas décadas levaram à epidemia da obesidade vivenciada atualmente. As estratégias para reversão desse quadro devem compreender práticas alimentares saudáveis, evitando dietas milagrosas que priorizam um nutriente em detrimento de outros, assim como a prática de atividade física no cotidiano e no lazer. Além das estratégias individuais, são necessárias políticas que auxiliem os indivíduos no cuidado com a saúde, como locais de prática de atividade física acessíveis, próximos à residência e no local de trabalho, segurança pública, locais de compra e consumo que ofereçam alimentos saudáveis a preços adequados.

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica – Obesidade. Brasília – Distrito Federal, 2006.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009 – Antropometria e estado nutricional de crianças, adolescentes e adultos no Brasil. Rio de Janeiro, 2010.

IMC= Peso

Altura2

Gráfico 1 - Prevalência de excesso de peso e de obesidade entre os participantes da Feira da Saúde segundo sexo. PROAP, 2014.

15,8%

5,6%

Masculino Feminino

ObesidadeExcesso de Peso

60%

50%

40%

30%

20%

10%

0%

49,1 %51,9%

Gráfico 2 - Prevalência de excesso de peso e de obesidade entre os participantes da Feira da Saúde segundo vínculo. PROAP, 2014.

Geral Aluno TA Terceiro Visitante

ObesidadeExcesso de Peso

60%

70%

50%

40%

30%

20%

10%

0%

50,5%

38,3%

10,8%5,0%

66,7%

7,1%

65,4%

30,8%

50,0%

0,0%

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 174 – março de 2016

Envie suas sugestões para comunicare@ufabc.edu.br

Curso de Engenharia de Informação da UFABC está entre os mais bem avaliados do Brasil

A avaliação de instituições de ensino superior na área de engenharia elétrica de 2014, divulgado no portal do INEP, coloca o curso de graduação em engenharia de informação da UFABC entre os melhores do Brasil.

A Engenharia de Informação obteve a terceira melhor avaliação segundo o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é o índice de avaliação de qualidade dos cursos.

A avaliação leva em conta diversos aspectos, dentre eles: desempenho dos formandos no exame nacional de desempenho (ENADE), formação e dedicação dos professores, projeto pedagógico e instalações.

Juntamente com os cursos da UFMG, ITA, e IME, a Engenharia de Informação da UFABC integra o pequeno grupo da faixa 5 do CPC (índices entre 4 e 5). O curso da UFABC obteve o índice 4,324.

Os resultados das avaliações podem ser consultados no portal do INEP.

Abertas inscrições para o Prêmio de Excelência Acadêmica

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Prêmio de Excelência Acadêmica (PEA).

O PEA foi criado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e tem como objetivo promover o reconhecimento individual dos pesquisadores docentes da UFABC e valorizar o trabalho de pesquisa e demais atividades relevantes para a Universidade e à Sociedade.

Para concorrer ao prêmio, o candidato deve ser docente do quadro efetivo da UFABC, regularmente credenciado como permanente em algum programa de pós-graduação stricto sensu da universidade.

As inscrições vão até o dia 29 de abril de 2016. Para mais informações, consulte a página http://propes.ufabc.edu.br/premio.

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 174 – março de 2016

Envie suas sugestões para comunicare@ufabc.edu.br

ExpedienteProduçãoAssessoria de Comunicação e Imprensa

Edição, Redação e RevisãoAlessandra de Castilho, Aline Veridiano, Denilson R. de Oliveira - MTb: 54421, Maria Eunice R. do Nascimento, Mariella Mian

Editoração

Edna Atsué Watanabe, Felipe Fernandes Lessa, Isabel B L Franca, Vanessa Ferreira

https://www.facebook.com/ufabc https://twitter.com/ufabc_news @ufabc https://www.youtube.com/user/ufabcvideos

Auditorito

Auditoria Interna

UFABC

Sua área divulga seus controles e ações?

Olá a todos!

Vocês conhecem sobre os procedimentos e controles da sua área? A sua resposta provavelmente será sim, não é? Mas e os demais colegas da comunidade acadêmica? E a sociedade em geral? Todos têm conhecimento sobre suas ações e os resultados importantes que trazem à UFABC?

Pois bem, um documento chamado Relatório de Gestão, item obrigatório a todas as Instituições Públicas, tem a finalidade justamente de divulgar a todos os interessados

como esses procedimentos e controles realizados pela Instituição refletem em seu objetivo maior, de prestar serviços de excelência à sociedade.

O Relatório de Gestão é um dos itens de Prestação de Contas das Instituições e, anualmente, a UFABC descreve, de acordo com a legislação específica, os pontos mais relevantes que realizou

naquele exercício. Todas as áreas colaboram informando a sua parte e, por fim, a PROPLADI elabora, a partir das informações compiladas, o Relatório que será encaminhado ao Tribunal de Contas da União – TCU.

Aí você deve estar se perguntando: e a AUDIN, o que faz em relação a isso?

A AUDIN tem o relevante papel de verificar o Relatório elaborado, se contempla todos os itens exigidos, além de emitir um parecer a respeito da gestão. A AUDIN também, por ser uma

Auditoria Interna, tem seu item a ser desenvolvido no Relatório, fazendo constar nele quais as recomendações que foram expedidas naquele exercício, declarando quais foram implementadas,

quais estão em implementação e quais as que não foram nem serão implementadas, neste último caso, em que o gestor da área assumiu o risco.

Por isso é fundamental que você realize seus procedimentos de forma a obter pontos de controle que garantam que a atividade processual da sua área saia de acordo com o planejado e que, caso ainda assim sejam encontrados pontos de melhorias sugeridos pela AUDIN, CGU ou TCU, que essas sugestões sejam acatadas e implementadas o quanto antes, no intuito de que tudo ocorra bem, que a UFABC possa oferecer serviços de excelência à sociedade, e dar transparência de suas ações a todos os interessados.

Hoje, ficamos por aqui, pessoal.

Bom trabalho a todos!

Abraços,

Auditorito.