· Web viewRecentemente, em palestra sobre o tema “Amai os vossos inimigos”, ouvi uma...

33
1 Akademia do Amor APRESENTAÇÃO SOBRE AMOR AO PRÓXIMO E AMOR AOS INIMIGOS Colaboração e Agradecimentos: Todos os Membros do Grupo de Whatsapp “Akademia do Amor”, Wikipedia, Child Fund Brasil, www.bemmaismulher.com, razoesparaacreditar.com, thewordhaspower.com, Reflexões Evangélicas Joanna de Ângelis, Kardec, Jesus e outros Irmãos Amigos!

Transcript of  · Web viewRecentemente, em palestra sobre o tema “Amai os vossos inimigos”, ouvi uma...

Page 1:  · Web viewRecentemente, em palestra sobre o tema “Amai os vossos inimigos”, ouvi uma abordagem muito interessante a respeito. Começa pela indagação de quem são os nossos

1

Akademia do Amor

APRESENTAÇÃO SOBRE AMOR AO PRÓXIMO E

AMOR AOS INIMIGOS

Colaboração e Agradecimentos:

Todos os Membros do Grupo de Whatsapp “Akademia do Amor”, Wikipedia, Child Fund Brasil, www.bemmaismulher.com, razoesparaacreditar.com, thewordhaspower.com, Reflexões Evangélicas Joanna de Ângelis, Kardec, Jesus e outros Irmãos Amigos!

Page 2:  · Web viewRecentemente, em palestra sobre o tema “Amai os vossos inimigos”, ouvi uma abordagem muito interessante a respeito. Começa pela indagação de quem são os nossos

2

"Se o Amor ao Próximo é o princípio da caridade, Amar aos seus inimigos é a sua aplicação mais Sublime.Kardec”

ÍNDICE Páginas

● Algumas Definições....................................................................3● A Importância do Amor...............................................................4● Distribua Amor..........................................................................5● Parábola do Bom Samaritano......................................................6-7● Um Lindo exemplo de Amor ao Próximo.......................................8-9● Como Trabalhar o Amor com as Crianças ....................................10● Vejam a definição do Amor, segundo crianças de 4 a 8 anos..........11-12● Crianças dão Exemplo de Amor ao Próximo..................................13-14● Amor ao Próximo – 3 dicas.........................................................15-16● Convite à Reflexão: Estamos todos na fila.....................................17-18● Uma História de Amor................................................................19● Amar os Inimigos.......................................................................20-23● Por que Amar os Inimigos...........................................................24-25● Dinâmica: Amor ao Próximo........................................................26● Vídeos Recomendados................................................................27● Lição de Casa – Perguntas para Fixação........................................28

Page 3:  · Web viewRecentemente, em palestra sobre o tema “Amai os vossos inimigos”, ouvi uma abordagem muito interessante a respeito. Começa pela indagação de quem são os nossos

3

Amor ao Próximo e Amor aos Inimigos

ALGUMAS DEFINIÇÕES DE AMOR:

Embora seja corrente a máxima "o amor não se define, o amor se vive", há várias definições para o amor como: a "dedicação absoluta de um ser a outro", o "afeto ditado por laços de família", o "sentimento terno ou ardente de uma pessoa por outra" e aqueles em que também se inclui a atração física, tornando-o aplicável também aos animais, um mero "capricho", as aventuras amorosas, o sentimento transcendental e religioso de adoração, perpassando ao sinônimo de amizade, apego, carinho, etc.

Diante desta gama variada de conceitos, os teóricos se dividem na possibilidade de uma conceituação única, que reúna aquelas tantas definições e representações do amor.

AMAR: Ação de gostar, adorar, desejar o bem, ter carinho, estimar muito, bem-querer.

Amor (do latim amore) é uma emoção ou sentimento que leva uma pessoa a desejar o bem a outra pessoa ou a uma coisa. O uso do vocábulo, contudo, lhe empresta outros tantos significados, quer comuns, quer conforme a ótica de apreciação, tal como nas religiões, na filosofia e nas ciências humanas. O amor possui um mecanismo biológico que é determinado pelo sistema límbico, centro das emoções, presente somente em mamíferos e talvez também nas aves — a tal ponto que Carl Sagan afirmou que o amor parece ser uma invenção dos mamíferos. (Wikipédia)

Page 4:  · Web viewRecentemente, em palestra sobre o tema “Amai os vossos inimigos”, ouvi uma abordagem muito interessante a respeito. Começa pela indagação de quem são os nossos

4

A IMPORTÂNCIA DO AMOR EM TODO NOSSO PROCESSO EVOLUTIVO: Façamos tudo com Amor, o Amor é tudo......

Observemos como Paulo de Tarso se refere à importância do Amor:

“Ainda que eu fale todas as línguas dos homens e dos anjos, ainda que eu fale todas as línguas dos anjos e dos homens, se eu não tiver amor, serei apenas um bronze que ressoa, um sino que retine.

Ainda que eu possua o dom das profecias, saiba todas as ciências, ainda que eu possua um tamanho grau de fé que me permita remover montanhas, se eu não tiver amor eu não nada serei.

Ainda que eu distribua os meus bens entre os pobres, e deixe então o fogo consumir meu corpo, nenhum proveito tiro, se eu não tiver amor.

O AMOR, É PACIENTE, O AMOR É BONDOSO.

NÃO É NADA EXIGENTE, ARROGANTE, ORGULHOSO.

JAMAIS É DESCORTÊS, NUNCA INTERESSEIRO.

O AMOR NÃO SE IRRITA, NÃO GUARDA RANCOR NO CORAÇÃO.

TUDO DESCULPA, TUDO CRÊ, TUDO ESPERA, TUDO SUPORTA.

O AMOR NÃO TERÁ FIM. AS PROFECIAS, SIM.” (Carta de Paulo aos Coríntios)

O Amor é o mais sublime dos sentimentos, o Amor é tudo!

Entendamos também o Amor da seguinte forma: Desejar o bem à outra pessoa, ficar feliz pelas conquistas dela, se preocupar com o seu bem estar, desejar que seja feliz, respeita-la, ser leal .......

Page 5:  · Web viewRecentemente, em palestra sobre o tema “Amai os vossos inimigos”, ouvi uma abordagem muito interessante a respeito. Começa pela indagação de quem são os nossos

5

Distribua Amor:

“Amar, no sentido profundo do termo, é o homem ser leal, probo, consciencioso, para fazer aos outros o que queira que estes lhe façam; é procurar em torno de si o sentido íntimo de todas as dores que acabrunha seus irmãos, para suavizá-las; é considerar como sua a grande família humana.

Para todos os sofrimentos, tende, pois, sempre uma palavra de esperança e de conforto, a fim de que sejais inteiramente amor e justiça.”

Amar o próximo é tratar a todos de forma igualitária, tal como desejamos não ser discriminados, ressaltando que essa forma equilibrada de tratamento acabará com graves problemas sociais, como o da fome.

Amar o próximo como a si mesmo é não fazer nenhuma diferença entre si mesmo e o próximo, é a consagração do princípio: Todos os homens são irmãos, porque são filhos de Deus.

Page 6:  · Web viewRecentemente, em palestra sobre o tema “Amai os vossos inimigos”, ouvi uma abordagem muito interessante a respeito. Começa pela indagação de quem são os nossos

6

Parábola de Jesus sobre Amor ao Próximo:

O Bom Samaritano

"Levantando-se um doutor da lei experimentou-o, dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Que é o que está escrito na lei? como lês tu? Respondeu ele: Amarás ao Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda a sua alma, de toda a tua força e de todo o teu entendimento e ao próximo como a ti mesmo.

Replicou-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isso e viverás.

Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo?

Prosseguindo Jesus disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó; e caiu nas mãos de salteadores que, depois de o despirem e espancarem, se retiraram, deixando-o meio morto.

Por uma coincidência descia por aquele caminho um sacerdote; e quando o viu, passou de largo. Do mesmo modo também um levita, chegando ao lugar e vendo-o, passou de largo.

Um samaritano, porém, que ia de viagem, aproximou-se do homem, e, vendo-o teve compaixão dele; e chegando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre seu animal, levou-o para uma hospedaria e tratou-o.

No dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse: Trata-o, e quanto gastares de mais, na volta to pagarei.

Page 7:  · Web viewRecentemente, em palestra sobre o tema “Amai os vossos inimigos”, ouvi uma abordagem muito interessante a respeito. Começa pela indagação de quem são os nossos

7

Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? Respondeu o doutor da lei: Aquele que usou de misericórdia para com ele.

Disse-lhe Jesus: Vai e faze tu o mesmo". (Lucas 10 : 25-37)

“Amar o próximo como a si mesmo; fazer pelos outros o que gostaríamos que osoutros fizessem por nós”, é a expressão mais completa da caridade, porque resume todos os deveres do homem para com o próximo.

O amor resume a doutrina de Jesus toda inteira, porque é o sentimento porexcelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso feito.

O amor é de essência divina e todos vós, do primeiro ao último, tendes no fundo docoração a centelha desse fogo sagrado.

Os efeitos da lei de amor são o melhoramento moral da raça humana e afelicidade durante a vida terrestre. (Kardec)

(Dispensa Legenda.........................)

Page 8:  · Web viewRecentemente, em palestra sobre o tema “Amai os vossos inimigos”, ouvi uma abordagem muito interessante a respeito. Começa pela indagação de quem são os nossos

8

Um Lindo exemplo de amor ao próximo:

Mark Bustos trabalha em um salão onde o preço mínimo é 150 dolares o corte.

Nos domingos, ele tira o dia de folga, e sai pelas ruas com o objetivo de doar alegria e esperança: ele oferece cortes de cabelo e barba gratuitos para moradores de rua.

Geralmente acompanhado da namorada, Mark Bustos passeia pela cidade com o kit de trabalho e, sempre que encontra um morador de rua, pergunta se ele quer dar uma renovada no visual.

A dupla também costuma oferecer algo para comer ou beber enquanto o cabeleireiro faz seu trabalho.A iniciativa criada pelo cabeleireiro, mostra como um ato tão simples pode mudar o dia de uma pessoa. “Já existe muita negatividade no mundo, e eu simplesmente quis trazer alguma energia positiva e esperança para este mundo”, disse Bustos ao site Today.Ao cortar o cabelo dessas pessoas, ele também tem a oportunidade de conhecer um pouco mais da história de cada uma, que compartilha em sua conta no Instagram. Esta é uma delas.

A cada domingo, seis moradores de rua ganham um visual novo, o que impacta diretamente na autoestima de cada um deles – assunto delicado para quem vive às margens.

Page 9:  · Web viewRecentemente, em palestra sobre o tema “Amai os vossos inimigos”, ouvi uma abordagem muito interessante a respeito. Começa pela indagação de quem são os nossos

9

O corte de cabelo mais marcante até agora, segundo Mark, foi de um senhor chamado Jemar Banks. “Ele não tinha muito o que conversar durante o corte, até que eu mostrei pra ele como tinha ficado… A primeira coisa que ele me disse foi: ‘Você sabe de alguém que está contratando?‘” (Fonte:www.bemmaismulher.com/um-lindo-exemplo-de-amor-ao-proximo) Acompanhe o trabalho do Mark pelo Instagram dele: https://www.instagram.com/markbustos/.

E você é bom em algo?

Que tal escrever uma lista do que você gosta de fazer e começar a ajudar quem precisa?

O resultado é um só: receber todo o amor do mundo de volta!

Page 10:  · Web viewRecentemente, em palestra sobre o tema “Amai os vossos inimigos”, ouvi uma abordagem muito interessante a respeito. Começa pela indagação de quem são os nossos

10

Como trabalhar o amor com as crianças:

Busque falar com seu filho sobre o significado do amor. Pergunte a ele: O que é o amor para você?

Peça que mencione nome de três pessoas que ama.

Peça que lhe diga três coisas que o faz demonstrar o amor.

Dê exemplos de Tratar bem as pessoas. Como Ele pode ser gentil, caridoso, carinhoso, solidário, fraterno, ficar feliz com as conquistas dos outros, não guardar mágoas e perdoar sempre.

Depois explique e peça para ele observar como ele se sente mais Feliz e torna as pessoas mais felizes agindo da maneira acima.

Page 11:  · Web viewRecentemente, em palestra sobre o tema “Amai os vossos inimigos”, ouvi uma abordagem muito interessante a respeito. Começa pela indagação de quem são os nossos

11

Vejam a definição do Amor, segundo crianças de 4 a 8 anos

Sempre acreditei que as crianças, com suas respostas sinceras e inocentes, nos dão muitas lições. Pois aqui está mais uma delas, quando elas escrevem o que elas acham que é amor, numa pesquisa feita por profissionais de educação e psicologia. E quer saber? Elas estão certas novamente!

 Aqui a transcrição de todas frases respostas das crianças:

“Amor é quando alguém te magoa, e você, mesmo muito magoado, não grita, porque sabe que isso fere seus sentimentos“ Mathew, 6 anos.

“Quando minha avó pegou reumatismo ela não podia se debruçar pra pintar as unhas dos pés desde então é meu avô que pinta pra ela mesmo ele tendo artrite.” Rebecca, 8 anos.

“Amor é quando uma menina coloca perfume e o garoto põe loção de barba do pai e eles saem juntos e se cheiram. “ Karl, 5 anos.

“Eu sei que minha irmã mais velha me ama, porque ela me dá todas as suas roupas velhas e tem que sair para comprar outras” Lauren, 4 anos.

“Amor é como uma velhinha e um velhinho que ainda são muito amigos, mesmo conhecendo-se há muito tempo” Tommy, 6 anos.

“Quando alguém te ama a forma de falar seu nome é diferente.“ Billy, 4 anos.

“Amor, é quando voce oferece suas batatinhas fritas sem esperar que a pessoa te oferece as batatinhas dela.“ Chrissy, 6 anos.

“Amor é o que está com a gente no Natal, quando você pára de abrir os presentes e os escuta” Bobby, 5 anos.

“Se você quer aprender a amar melhor, você deve começar com um amigo que você não gosta“ Nikka, 6 anos.

“Amor é quando voce fala pra alguém alguma coisa ruim sobre voce e sentimento que essa pessoa não ame mais voce por causa disso ai voce descobre que ela continua te amando e ate te ama mais ainda. “ Samantha, 7 anos.

“Há dois tipos de amor, o nosso amor e o amor de Deus, mas o amor de Deus junta os dois“ Jenny, 4 anos.

“Amor é quando mamãe vê o papai suado e mal cheiroso e ainda fala que ele é mais bonito que o Robert Redford“ Chris, 8 anos.

Page 12:  · Web viewRecentemente, em palestra sobre o tema “Amai os vossos inimigos”, ouvi uma abordagem muito interessante a respeito. Começa pela indagação de quem são os nossos

12

“Durante minha apresentação de piano vi meu pai na plateia me acenando e sorrindo e era a única pessoa de quem eu não sentia medo.“ Cindy, 8 anos.

“Amor é voce falar pro menino que camisa linda você ta usando e daí ele passa a usar a camisa todo dia.” Noelle, 7 anos.

“Não deveríamos dizer eu te amo a não ser quando realmente o sintamos. E se sentimos, então deveríamos expressá-lo muitas vezes. As pessoas esquecem de dizê-lo“ Jessica, 8 anos.

“Amor é se abraçar, amor é se beijar, amor é dizer não“ Patty, 8 anos.

“Amor é quando seu cachorro lambe sua cara, mesmo depois que você deixa ele sozinho o dia inteiro“ Mary Ann, 4 anos.

“Quando você tem amor por alguém seus olhos sobem e descem e pequenas estrelas saem de voce.“ Karen, 7 anos.

“Deus poderia ter dito palavras mágicas pros pregos caírem do crucifixo mais ele não disse, isso é amor.“ Max, 5 anos. (Fonte:https://razoesparaacreditar.com/amor/definicao-do-amor-criancas/Vicente Carvalho)

Page 13:  · Web viewRecentemente, em palestra sobre o tema “Amai os vossos inimigos”, ouvi uma abordagem muito interessante a respeito. Começa pela indagação de quem são os nossos

13

O desejo de ir em direção ao outro, de se comunicar com ele, ajudá-lo de forma eficiente, faz nascer em nós uma imensa energia e uma grande alegria, sem nenhuma sensação de cansaço. Dalai Lama

Crianças dão exemplo de amor ao próximo e inspiram um mundo melhor:

Marcadas pela sinceridade, inocência e pureza as crianças aparecem na fala de Cristo como um exemplo a ser seguido por quem deseja entrar no Reino dos Céus. Mas  do que um exemplo de amor sincero, todas essas características que elas possuem estão transformando a vida de muita gente e dão uma verdadeira lição de amor ao próximo com ações que você vê e fala “gente, mas tão pequenininha e já faz isso“ao mesmo tempo que pensa “nossa eu não faço nem metade disso“. É nesse clima de admiração e constrangimento que reunimos publicações sobre crianças que fazem o dia mais feliz, todos os dias.

Menina de 5 anos ajuda a buscar a cura para a doença do irmão vendendo limonada na rua:Na’ama Uzan é uma garotinha canadense de apenas 5 anos que montou uma banquinha para arrecadar dinheiro e ajudar a família a encontrar a cura para a doença do irmão que nasceu com Sindrome de Angelman (distúrbio genético que causa atrasos no desenvolvimento intelectual).

Page 14:  · Web viewRecentemente, em palestra sobre o tema “Amai os vossos inimigos”, ouvi uma abordagem muito interessante a respeito. Começa pela indagação de quem são os nossos

14

Com a ajuda dos pais e dos vizinhos ela arrecadou, em menos de um ano, 25 mil dólares. O dinheiro  foi destinado ao Foundation for Angelman Syndrome Therapeutic, uma organização formada por voluntários que visa ajudar os pacientes da doença a encontrar a cura através de pesquisas.

Garoto de 12 anos tem um truck food que serve refeições gratuitas a quem precisa:Não foi uma troca de uma motinha elétrica por algo mais legal, esse foi o desejo atendido pela organização Make a Wish, (instituição que realiza sonho de crianças diagnosticadas com câncer) para Lucas de apenas 12 anos.

Ele tratou um linfoma hodkin, que aparece nos gânglios do sistema linfático, de estágio três, o que o mantinha sem apetite algum.

Ao ser beneficiado pela instituição trocou algo de beneficio próprio por uma forma de ajudar a comunidade e as pessoas que o apoiaram durante o tratamento. Inspirado no filme Chef, inaugurou o CheflucasFood.

Entre as paradas do truck food estão igrejas, creches, asilos, albergues e mais de mil pessoas alimentadas. Um verdadeiro exemplo de superação e amor ao próximo.

Menina de 9 anos cria campanha para construir abrigos móveis para moradores de rua:A garota de apenas 9 anos usa seu tempo livre para construir abrigos móveis para os sem-teto, além de plantar alimentos e doar produtos de higiene pessoal.

A saga começou há quatro anos, quando ajudou um sem teto da sua cidade Bremerton, Washington (EUA).

Junto com sua mãe trabalham no projeto Hailey’s Harvest (algo como “A colheita de Hailey”) e tem como objetivo cultivar 113 kg de alimentos, construir 12 abrigos móveis e oferecer milhares de produtos de higiene pessoal, se quiser contribuir é só acessar a página de produtos na Amazon. (Fonte http://thewordhaspower.com).

Page 15:  · Web viewRecentemente, em palestra sobre o tema “Amai os vossos inimigos”, ouvi uma abordagem muito interessante a respeito. Começa pela indagação de quem são os nossos

15

Amor ao próximo: 3 dicas

1 – Tenha atitude humanitária!

É natural que as lições cristãs nos tornam mais preparados para estender a mão a quem mais precisa. Mas na rotina corrida, muitas vezes, acabamos não dando a real atenção para as oportunidades ímpares de adotar uma postura humanitária. É por isso que listamos essa como sendo a primeira dica. Para que você compreenda o que representa isso na prática, listamos alguns hábitos saudáveis que vale a pena cultivar para atingir esse propósito:

A - Seja gentil com todos que cruzarem o seu caminho: às vezes, não fazemos ideia do que se passa na vida de cada um. Um sorriso, seguido de um bom dia ou de uma atitude gentil pode representar muito para aqueles que estão à nossa volta.

B - Respeite vagas de estacionamento e dê preferências em passagens: os locais destinados a idosos, deficientes e gestantes precisam ser dedicados àqueles que precisam. Faça valer esse direito! Se ver alguém que não tenha percebido isso, seja educado e comente com a pessoa também.

C - Valorize a paz dentro do lar: muitas vezes temos a maior paciência com os amigos de trabalho ou do nosso grupo religioso, mas nem sempre com quem está em casa. Seja um promotor da paz dentro da sua residência. Isso é também ter uma atitude humanitária.

Page 16:  · Web viewRecentemente, em palestra sobre o tema “Amai os vossos inimigos”, ouvi uma abordagem muito interessante a respeito. Começa pela indagação de quem são os nossos

16

2 – Que tal ser voluntário?

Na recomendação acima, falamos de atitudes que devemos ter durante as 24 horas do dia. Mas, já pensou em dedicar uma hora por semana ou um período maior por mês para ser voluntário em iniciativas transformadoras? Pois bem: há inúmeras formas de fazer isso: desde vínculos regulares (em projetos sociais que demandam envolvimento frequente) até a atuações esporádicas (em mutirões e ações em datas comemorativas, por exemplo).

E se (falta de) tempo for o seu problema, também pode optar pelo voluntariado digital. Nele, você pode distribuir conteúdos pelas redes sociais que divulguem iniciativas inspiradoras, para engajar voluntários ou mesmo doadores. É um trabalho também valoroso e que pode ser feito em vários momentos do dia (até mesmo de madrugada ou no final de semana).

3 – Compartilhe o que faz bem!

Ainda nessa onda das redes, é importante exteriorizarmos (colocar para fora mesmo) aquilo que de melhor o nosso coração carrega. E isso significa dizer palavras construtivas, que levem ânimo e esperança. Nos dias de hoje, com tanta coisa ruim acontecendo, não podemos nos colocar no papel de incentivar o desânimo, soltando frases por aí como: “ah, não tem mais jeito”. Ou então: “está tudo perdido”.

Quem tem amor ao próximo, dá valor às palavras e evidentemente sabe empregá-las com todos aqueles que cruzam o seu caminho. E isso vale também para o ambiente virtual. Afinal de contas, uma postagem nossa pode chegar onde nem imaginamos. Por isso: transborde essa atitude humanitária, de incentivo e de positividade também nas redes sociais. Há um pensamento bem legal de Alziro Zarur, um radialista brasileiro, que diz: “Uma palavra, pode salvar uma vida. Uma palavra pode perder uma vida”. Pense nisso! (childfundbrasil.org.br)

Page 17:  · Web viewRecentemente, em palestra sobre o tema “Amai os vossos inimigos”, ouvi uma abordagem muito interessante a respeito. Começa pela indagação de quem são os nossos

17

Convite à Reflexão: Estamos todos na fila...

A cada minuto alguém deixa esse mundo pra trás. Não sabemos quantas pessoas estão na nossa frente. Não dá pra voltar pro “fim da fila”.Não dá pra sair da fila.Nem evitar essa fila.Então, enquanto esperamos a nossa vez:Faça valer a pena cada momento vivido aqui na Terra. Tenha um propósito.Motive pessoas!Elogie mais, critique menos.Faça um “ninguém” se sentir um alguém do seu lado.Faça alguém sorrir. Faça a diferença. Faça amor. Faça as pazes. Faça com que as pessoas se sintam amadas. Tenha tempo pra você.Faça pequenos momentos serem grandes. Faça tudo que tiver que fazer e vá além.Viva novas experiências.Prove novos sabores.Não tenha arrependimentos por ter tentado além do que devia, por ter valorizado alguém mais do que deveria, por ter feito mais ou menos do que podia.Tudo está no lugar certo.As coisas só acontecem quando têm quem acontecer.Releve.

Page 18:  · Web viewRecentemente, em palestra sobre o tema “Amai os vossos inimigos”, ouvi uma abordagem muito interessante a respeito. Começa pela indagação de quem são os nossos

18

Não guarde mágoas.Guarde apenas os aprendizados.Liberte o rancor.Transborde o amor.Doe amor.Ame, mesmo quem não merece.Ame, sem querer receber nada em troca.Ame, pelo simples fato de vc vibrar amor e ser amor.Mas sempre, ame a si mesmo antes de qualquer coisa.” Esteja preparado para partir a qualquer momento. Vc não sabe seu lugar na Fila, então se prepare pra deixar aqui apenas boas lembranças. Suas mãos vão embora vazias.Não dá pra levar malas, nem bens...Se prepare DIARIAMENTE pra levar consigo, somente aquilo que tens guardado no coração, prefira o AMOR.

Page 19:  · Web viewRecentemente, em palestra sobre o tema “Amai os vossos inimigos”, ouvi uma abordagem muito interessante a respeito. Começa pela indagação de quem são os nossos

19

UMA HISTÓRIA DE AMOR:

Diz uma história que um senhor chegou a um consultório médico, pra fazer um curativo em sua mão, na qual havia um profundo corte. Muito apressado pediu urgência no atendimento, pois tinha um compromisso.

O médico que o atendia, curioso, perguntou o que tinha de tão urgente pra fazer. O homem lhe disse que todas as manhãs ia visitar sua mãe que estava em tratamento numa clínica, com mal de Alzheimer em fase muito avançada.

O médico, preocupado com o atraso do atendimento, disse:- Então hoje ela ficará muito preocupada com sua demora?

O homem respondeu: - Não, ela já não sabe quem eu sou. Há quase cinco anos que não me reconhece mais.

O médico então questionou: - Mas então para que tanta pressa em vê-la todas as manhãs, se ela já não o reconhece mais?

O homem então deu um sorriso e, batendo de leve no ombro do médico, respondeu:

- Ela não sabe quem eu sou… Mas eu sei muito bem quem ela é!

O médico teve que segurar suas lágrimas enquanto pensava no sermão de amor ao próximo pregado pela vida daquele homem.

Page 20:  · Web viewRecentemente, em palestra sobre o tema “Amai os vossos inimigos”, ouvi uma abordagem muito interessante a respeito. Começa pela indagação de quem são os nossos

20

AMAR OS INIMIGOS:

"Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem e maltratam." (Jesus de Nazaré)

Quando temos condições de ajudar o próximo, geralmente podemos escolher quem vai receber nossa ajuda. Mas quando nós necessitamos de auxílio, não podemos escolher nosso benfeitor. Então amemos nossos inimigos e oremos por eles.

Jesus nos ensinou: “Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem”.

Observando mais atentamente, não parece fazer muito sentido esta recomendação de Jesus. Como podemos amar e bendizer os inimigos? A resposta é bem simples: não ter inimigos.

Já que somos cristãos e estamos tomando Jesus como exemplo, devemos nos perguntar primeiramente: Jesus tinha inimigos? Certamente, pois muitas pessoas consideravam ele como inimigo na época. No entanto, Jesus alguma vez disse que possuía inimigos? Ou disse que considerava fulano ou sicrano como seu inimigo?

O ensinamento por detrás do “Amai a vossos inimigos” é, na verdade, de que não devemos e não podemos possuir inimigos, nunca. Talvez o termo “vossos inimigos” não esteja representando o significado fiel das palavras que Jesus utilizou por um erro de tradução, ou talvez Jesus tenha usando esta contradição propositalmente para causar choque, assim como causou quando disse: “se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra”.

Page 21:  · Web viewRecentemente, em palestra sobre o tema “Amai os vossos inimigos”, ouvi uma abordagem muito interessante a respeito. Começa pela indagação de quem são os nossos

21

Nós temos que assimilar a ideia de que estamos sempre errados quando consideramos alguém como nosso inimigo, o espírito de bem, o espírito cristão, não possui inimigos.

Ele pode ter e, provavelmente tem, muitos adversários de ideal que se consideram seus inimigos.

Se queremos ser pessoas de bem, temos não só que esquecer a ideia de possuir inimigos, mas também deixar claro para aquelas que se consideram nossas inimigas, que não a consideramos como tal.

"O importante não é Você ter inimigos, todos nós temos inimigos. O importante é Você não ser inimigo de ninguém." (Divaldo Franco)(Fonte: ForumEspírita)

Se o amor do próximo é o princípio da caridade, amar aos inimigos é a sua aplicação sublime, porque essa virtude constitui uma das maiores vitórias conquistadas sobre o egoísmo e o orgulho.

Não obstante, geralmente nos equivocamos quanto ao sentido da palavra amor, aplicada a esta circunstância.Jesus não pretendia, ao dizer essas palavras, que se deve ter pelo inimigo a mesma ternura que se tem por um irmão ou por um amigo.

A ternura pressupõe confiança.

Ora, não se pode ter confiança naquele que se sabe que nos quer mal.Não se pode ter para com ele as efusões da amizade, desde que se sabe que é capaz de abusar delas.

Entre pessoas que desconfiam umas das outras, não pode haver os impulsos de simpatia existentes entre aquelas que comungam nos mesmos pensamentos.

Não se pode, enfim, ter a mesma satisfação ao encontrar um inimigo, que se tem com um amigo.

Esse sentimento, por outro lado, resulta de uma lei física: a da assimilação e repulsão dos fluidos.

O pensamento malévolo emite uma corrente fluídica que causa penosa impressão; o pensamento benévolo envolve-nos num eflúvio agradável.

Daí a diferença de sensações que se experimenta, à aproximação de um inimigo ou de um amigo.

Amar aos inimigos não pode, pois, significar que não se deve fazer nenhuma diferença entre eles e os amigos.

Page 22:  · Web viewRecentemente, em palestra sobre o tema “Amai os vossos inimigos”, ouvi uma abordagem muito interessante a respeito. Começa pela indagação de quem são os nossos

22

Este preceito parece difícil, e até mesmo impossível de se praticar, porque falsamente supomos que ele prescreve darmos a uns e a outros o mesmo lugar no coração.

Se a pobreza das línguas humanas nos obriga a usarmos a mesma palavra, para exprimir formas diversas de sentimentos, a razão deve fazer as diferenças necessárias, segundo os casos.

Amar aos inimigos, não é, pois, ter por eles uma afeição que não é natural, uma vez que o contato de um inimigo faz bater o coração de maneira inteiramente diversa que o de um amigo.

Mas é não lhes ter ódio, nem rancor, ou desejo de vingança.

É perdoá-los sem segunda intenção e incondicionalmente, pelo mal que nos fizeram.

É não opor nenhum obstáculo à reconciliação.

É desejar-lhes o bem em vez do mal.

É alegrar-nos em lugar de aborrecer-nos com o bem que os atinge.

É estender-lhes a mão prestativa em caso de necessidade.

É abster-nos, por atos e palavras, de tudo o que possa prejudicá-los.

É, enfim, pagar-lhes em tudo o mal com o bem, sem a intenção de humilhá-los.

Todo aquele que assim fizer, cumpre as condições do mandamento: Amai aos vossos inimigos. (Kardec)

O importante é deixar claro para qualquer pessoa que se considere nossa inimiga, que o sentimento não é reciproco, e sejam quais forem os motivos que ela possua para achar que somos seu inimigo, esta pessoa começara a se questionar o porquê de não retribuirmos a antipatia e talvez tentará entender as razões que nos levam a agir de forma diferente.

Se nossos motivos forem sinceros e formos impulsionados exclusivamente pela vontade de fazer o bem ao próximo, podemos abrir uma porta para que aquele adversário abandone aquele caminho prejudicial a ele mesmo e venha se juntar a nós na causa do bem.

Já sob o ponto de vista do nosso interesse pessoal, não podemos nunca esquecer de que aquelas pessoas que se colocam em nosso caminho e

Page 23:  · Web viewRecentemente, em palestra sobre o tema “Amai os vossos inimigos”, ouvi uma abordagem muito interessante a respeito. Começa pela indagação de quem são os nossos

23

testam a nossa paciência são na verdade de grande ajuda para a nossa evolução moral, estas pessoas foram colocadas em nosso caminho propositalmente por Deus, pensando na nossa evolução espiritual, e sem estas pessoas e estas situações, estaríamos estagnados sem possibilidade ganho e de evolução.

É no contato com os defeitos do próximo que aprendemos a enxergar os nossos próprios defeitos e nos motivamos a tentar sermos melhores.

Recentemente, em palestra sobre o tema “Amai os vossos inimigos”, ouvi uma abordagem muito interessante a respeito.

Começa pela indagação de quem são os nossos inimigos.

Normalmente nós só reconhecemos como nossos inimigos o outro, aquele que nos magoa, que interfere em nossas vidas, que impedem que façamos algo que nos dá prazer, por exemplo.

A palestrante, no entanto, nos fez refletir sobre o fato de que, muitas vezes em nossas vidas nós somos nossos próprios inimigos quando agimos de forma a nos prejudicar, seja física, emocional ou espiritualmente.

Os inimigos mais cruéis, todavia, permanecem no imo das próprias criaturas, que os vitalizam com o orgulho, o egoísmo e o disfarce da acomodação social aparente. (Joanna de Angelis)

Muitas vezes precisamos enfrentar nossa sombra, reconhecer a sua existência para então exercitarmos a nossa libertação. Enquanto mantivermos os nossos “inimigos” velados eles permanecerão em nós, fortalecidos a cada instante, tornando-se verdadeiros obstáculos ao nosso crescimento e evolução. No entanto, caso nos predispusermos a nos libertar teremos que reconhecer a sua existência e dar a eles a oportunidade de serem libertados e consequentemente proporcionaremos a nossa própria libertação.

já nos dizia o Mestre “Conheça e verdade e a verdade vos libertará.”

O caminho já nos foi oferecido há muitos séculos, resta a nós querer tomar esse caminho como objetivo de vida e seguirmos em busca da nossa libertação e da nossa felicidade. (Do livro “Reflexões Evangélicas”, de Elda Evelina Vieira)

Page 24:  · Web viewRecentemente, em palestra sobre o tema “Amai os vossos inimigos”, ouvi uma abordagem muito interessante a respeito. Começa pela indagação de quem são os nossos

24

Por que Amar os Inimigos?Saltemos agora do prático como para o teórico porquê.

Por que devemos amar os nossos inimigos? A principal razão é perfeitamente óbvia: retribuir o ódio com o ódio multiplica o ódio e aumenta a escuridão de uma noite já sem estrelas.

A escuridão não expulsa a escuridão, só a luz o pode fazer.

O ódio não expulsa o ódio: só o amor o pode fazer.

O ódio multiplica o ódio, a violência multiplica a violência e a dureza multiplica a dureza, numa espiral descendente que termina na destruição.

Quando, pois, Jesus diz: “amai os vossos inimigos”, é uma advertência profunda e decisiva que pronuncia.

Não chegamos nós, em nosso mundo moderno, a uma encruzilhada onde nada mais resta do que amar os nossos inimigos? A cadeia de reação ao mal, – ódios provocando ódios, guerras gerando guerras – tem de acabar, sob pena de sermos todos precipitados no abismo sombrio do aniquilamento.

Outro motivo por que devemos amar os nossos inimigos são as cicatrizes que o ódio deixa nas almas e a deformação que provoca na nossa personalidade.

Conscientes de que o ódio é um mal e uma força perigosa, pensamos muitas vezes nos efeitos que exerce sobre a pessoa odiada e nos irreparáveis danos que causa nas suas vítimas.

Page 25:  · Web viewRecentemente, em palestra sobre o tema “Amai os vossos inimigos”, ouvi uma abordagem muito interessante a respeito. Começa pela indagação de quem são os nossos

25

Podemos avaliar as suas terríveis conseqüências na morte de seis milhões de judeus, ordenada por um louco obcecado pelo ódio, cujo nome era Hitler; na inqualificável violência exercida por turbas sanguinárias sobre os negros, ou ainda nas terríveis indignidades e injustiças perpetradas contra milhões de filhos de Deus por opressores sem consciência.

Mas há ainda outro aspecto que não podemos omitir.

O ódio é também prejudicial para a pessoa que odeia.

É como um cancro incurável que corrói a personalidade e lhe desfaz a unidade vital.

O ódio destrói no homem o sentido dos valores e a sua objetividade. Faz com que ele considere bonito o que é feio ou feio o que é bonito, confunda o verdadeiro com o falso, ou vice-versa.

Page 26:  · Web viewRecentemente, em palestra sobre o tema “Amai os vossos inimigos”, ouvi uma abordagem muito interessante a respeito. Começa pela indagação de quem são os nossos

26

Dinâmica: Amor ao Próximo

Duração: 30 min.

Material: papel, lapis.

1º - Divida a turma em grupos ou times opostos.

2º - Sugira preparar uma gincana ou concurso, em que cada grupo vai pensar em 5 perguntas e 1 tarefa para o outro grupo executar.

3º - Deixe cerca de 15 minutos, para que cada grupo prepare as perguntas e tarefas para o outro grupo.

4º - Após este tempo, veja se todos terminaram e diga que na verdade, as tarefas e perguntas serão executadas pelo mesmo grupo que as preparou.

5º - Observe as reações. Peça que formem um círculo e proponha que conversem sobre:

- Se você soubesse que o seu próprio grupo responderia às perguntas, as teria feito mais fáceis?

- E a tarefa? Vocês dedicaram tempo a escolher a mais difícil de realizar?

- Como isso se parece ou difere do mandamento de Jesus? "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo".

- Como nos comportamos no nosso dia a dia? Queremos que os outros executem as tarefas difíceis ou procuramos ajudá-los?

Encerre com uma oração.

Se houver tempo, cumpram as tarefas sugeridas, não numa forma competitiva, mas todos os grupos se ajudando

Para Reflexão:

"Agir como Jesus é mais fácil. Reagir como Jesus é mais difícil."

Nos momentos de conflito, nas adversidades repentinas, quando pisam no nosso calo. Então através das nossas reações é que demonstramos se já assimilamos os Ensinamentos de Jesus.

"Feliz daquele que, vencendo a sua etapa de egoísmo e orgulho, ama com imenso amor seus irmãos que estejam em sofrimentos! Feliz aquele que ama, porque não mais conviverá com as angústias de sua alma." Evangelho Segundo o Espiritismo (Lázaro, Paris, 1862

Page 27:  · Web viewRecentemente, em palestra sobre o tema “Amai os vossos inimigos”, ouvi uma abordagem muito interessante a respeito. Começa pela indagação de quem são os nossos

27

VIDEOS RECOMENDADOS:https://www.youtube.com/watch?v=iR8yl4GndqI (GAROTINHO)

https://www.youtube.com/watch?v=wumOS-qHEjI (DIVALDO VALE A PENA AMAR)

https://m.youtube.com/watch?v=L2UtGas9f7s&autoplay=1 (Rossandro desafio de amar um pouco +)

https://youtu.be/Cybt-L_Bsk0 (Rossandro, Amor Proprio e egoísmo)

https://youtu.be/gODsMZUGjYw (Caldini Amai os Vossos Inimigos)

https://www.youtube.com/watch?v=YaM-_fsBUMc (Crianças com a menina)

https://www.youtube.com/watch?v=9MBBnyMTE6Y (Elefante ajuda filhote sair do buraco)

https://www.youtube.com/watch?time_continue=3&v=2JFbCrIa3C8 (Simão Pedro Tocando em Frente)

https://youtu.be/v2UEImdYjTk (historia infantil - Lei de Amor)

https://youtu.be/WuybCDhgqog (Como Amar ao Proximo – infantil)

https://youtu.be/6NJpxTXFV4k (Amor ao Próximo - Crianças)

https://youtu.be/nUjcs3OwPmg (Amor ao Proximo - Crianças)

Page 28:  · Web viewRecentemente, em palestra sobre o tema “Amai os vossos inimigos”, ouvi uma abordagem muito interessante a respeito. Começa pela indagação de quem são os nossos

28

"Se Você quer ser feliz, faça alguém Feliz."

"O máximo dos sentimento é o Amor."

Lição de Casa - Perguntas para fixação:1 - Que é Amar ao próximo?

2 - Que é Amar ao inimigo?

3 - Como Amar o Próximo e o Inimigo?

4 - Porque devo Amar ao Próximo e ao Inimigo?

5 - Quais os Benefícios em Amar ao Próximo e ao Inimigo?

6 – Cite Exemplos de Amor ao Próximo

7 – Cite Exemplos de amor ao Inimigo

8 – É possível ensinar Amor ao Próximo e Amor aos Inimigos às Crianças?

9 – Observe situações do seus dia a dia em que Você tem oportunidades de demostrar amor ao Próximo e Amor aos Inimigos.