CASO CLÍNICO: UTILIZAÇÃO DO RIVA STAR NA RIVA STAR ... star_sdi_brochures… · M100248 B CASO...

2
M100248 B CASO CLÍNICO: UTILIZAÇÃO DO RIVA STAR NA PREVENÇÃO DA EXPOSIÇÃO PULPAR. pelo Dr. Graeme Milicich (NZ) FIG 1 Raio-X da cavidade profunda do 36. FIG 2 Preparo da cavidade. FIG 5 Aplicação Riva Star - Passo 1 FIG 6 Aplicação Riva Star - Passo 2 FIG 3 Dente preparado para a restauração com o Sistema V3 e Isolite. FIG 7 Repetir o Passo 2 até que o precipitado branco cremoso se torne transparente. FIG 4 Esmalte: condicionamento seletivo por 15 segundos Dentina: condicionamento por 05 segundos FIG 8 Forramento da cavidade com o cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade, Riva Self Cure HV (SDI LTDA). FIG 9 Cavidade restaurada com resina composta. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO Paciente apresentou lesão de cárie profunda na distal do elemento 36, com regressão do corno pulpar distal (FIG 1). Após a abertura da cavidade, verificou-se que havia um alto risco de exposição pulpar, se toda a dentina amolecida fosse removida. Mediante a situação clínica apresentada, a decisão foi deixar uma pequena área de dentina ligeiramente amolecida sobre a polpa na porção mais profunda da cavidade (FIG 2). Foi estabelecida uma margem de 2 mm de dentina saudável em torno da cavidade. O dente foi preparado para a restauração utilizando o sistema Triodent V3, e o isolamento foi realizado com o Isolite e rolos de algodão (FIG 3). Nas margens do esmalte foi realizado condicionamento seletivo com ácido fosfórico por 15 segundos (FIG 4) e, em seguida, a dentina foi condicionada por 05 segundos, após esse tempo, foi realizada lavagem da cavidade. Em seguida, o Riva Star foi aplicado na cavidade. Passo 1: O conteúdo do frasco prata foi aplicado na superfície da cavidade (FIG 5), seguido pela aplicação imediata do Passo 2, frasco verde (FIG 6), a aplicação se repetiu por mais duas vezes, até que o precipitado branco cremoso se tornou transparente (FIG 7). Em seguida, a cavidade foi cuidadosamente enxaguada e seca. A Cavidade foi forrada com o Riva Self Cure HV e após a presa inicial do produto, um adesivo autocondicionante foi aplicado nas margens da cavidade e sobre o cimento de ionômero de vidro (FIG 8). A cavidade foi então, restaurada com resina composta (FIG 9). RIVA STAR AGENTE CARIOSTÁTICO COM AÇÃO DESSENSIBILIZANTE WWW.SDI.COM.AU . SEU SORRISO NOSSA VISÃO. LANÇAMENTO 11-2019 +DO36M1002481$

Transcript of CASO CLÍNICO: UTILIZAÇÃO DO RIVA STAR NA RIVA STAR ... star_sdi_brochures… · M100248 B CASO...

Page 1: CASO CLÍNICO: UTILIZAÇÃO DO RIVA STAR NA RIVA STAR ... star_sdi_brochures… · M100248 B CASO CLÍNICO: UTILIZAÇÃO DO RIVA STAR NA PREVENÇÃO DA EXPOSIÇÃO PULPAR. pelo Dr.

M100248 B

CASO CLÍNICO: UTILIZAÇÃO DO RIVA STAR NA PREVENÇÃO DA EXPOSIÇÃO PULPAR.

pelo Dr. Graeme Milicich (NZ)

FIG 1 Raio-X da cavidade profunda do 36.

FIG 2 Preparo da cavidade.

FIG 5 Aplicação Riva Star - Passo 1

FIG 6 Aplicação Riva Star - Passo 2

FIG 3 Dente preparado para a restauração com o Sistema V3 e Isolite.

FIG 7 Repetir o Passo 2 até que o precipitado branco cremoso se torne transparente.

FIG 4 Esmalte: condicionamento seletivo por 15 segundos

Dentina: condicionamento por 05 segundos

FIG 8 Forramento da cavidade com o cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade, Riva Self Cure HV (SDI LTDA).

FIG 9 Cavidade restaurada com resina composta.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO Paciente apresentou lesão de cárie profunda na distal do elemento 36, com regressão do corno pulpar distal (FIG 1). Após a abertura da cavidade, verificou-se que havia um alto risco de exposição pulpar, se toda a dentina amolecida fosse removida.

Mediante a situação clínica apresentada, a decisão foi deixar uma pequena área de dentina ligeiramente amolecida sobre a polpa na porção mais profunda da cavidade (FIG 2). Foi estabelecida uma margem de 2 mm de dentina saudável em torno da cavidade.

O dente foi preparado para a restauração utilizando o sistema Triodent V3, e o isolamento foi realizado com o Isolite e rolos de algodão (FIG 3).

Nas margens do esmalte foi realizado condicionamento seletivo com ácido fosfórico por 15 segundos (FIG 4) e, em seguida, a dentina foi condicionada por 05 segundos, após esse tempo, foi realizada lavagem da cavidade. Em seguida, o Riva Star foi aplicado na cavidade. Passo 1: O conteúdo do frasco prata foi aplicado na superfície da cavidade (FIG 5), seguido pela aplicação imediata do Passo 2, frasco verde (FIG 6), a aplicação se repetiu por mais duas vezes, até que o precipitado branco cremoso se tornou transparente (FIG 7). Em seguida, a cavidade foi cuidadosamente enxaguada e seca.

A Cavidade foi forrada com o Riva Self Cure HV e após a presa inicial do produto, um adesivo autocondicionante foi aplicado nas margens da cavidade e sobre o cimento de ionômero de vidro (FIG 8). A cavidade foi então, restaurada com resina composta (FIG 9).

RIVA STARAGENTE CARIOSTÁTICO COMAÇÃO DESSENSIBILIZANTE

WWW.SDI.COM.AU

.SEU SORRISONOSSA VISÃO.

LANÇAMENTO

11-2019

+DO36M1002481$

BRO RIVA STAR ANTI BRA LA V7.indd 1-2 13/11/19 10:13 am

Page 2: CASO CLÍNICO: UTILIZAÇÃO DO RIVA STAR NA RIVA STAR ... star_sdi_brochures… · M100248 B CASO CLÍNICO: UTILIZAÇÃO DO RIVA STAR NA PREVENÇÃO DA EXPOSIÇÃO PULPAR. pelo Dr.

RIVA STAR CONTÉM TRÊS COMPONENTES CARIOSTÁTICOS:

Juntos eles possuem um poderoso efeito carariostático, que garante o controle instantâneo da progressão da lesão de cárie e o alívio da hipersensibilidade. Riva Star representa a nova geração do sistema de diamino fluoreto de prata (DFP) o que assegura, resultados clínicos superiores.

Tripla Inovação

Riva Star foi desenvolvido por três renomados dentistas australianos, que reuniram seus conhecimentos e experiências clínicas para combinar e transformar esses três componentes em um produto único e excepcional – Riva Star!

RIVA STAR - INDICAÇÕES• Tratamento da hipersensibilidade dentinária e radicular

• Prevenção e inibição das lesões de cárie

RIVA STAR - IDEAL PARA O USO COM CIMENTO DE IONÔMERO DE VIDRO (CIV)Os cimentos de ionômeros de vidro convencionais apresentam excelente adesão nas superfícies tratadas com Riva Star2.

1

2

3

PRATA

IODETO

FLUORETO

Ag+

Ag+

I-F-RIVA STAR - EFICAZ NO CONTROLE DA LESÃO DE CÁRIE

RIVA STAR - DIMINUI A NECESSIDADE DE INTERVENÇÃO ENDODOÔNTICA3

O tratamento prévio das lesões de cárie profundas (não sintomáticas) com o Riva Star pode ser a diferença entre a manutenção da vitalidade pulpar e a necessidade de intervenção endodôntica. Riva Star é um produto prático e moderno que age paralisando a lesão de cárie.

Lesão de cárie inicial

Lesão de cárie paralizada - acompanhamento

de 03 anos

RIVA STAR

Figura 1

Figura 2

ri

va

s

ta

r

rivastar

P. aeruginosa E. faecalis S. gordonii S. mutans S. mitis

(Hipoclorito de sodio)

Espécies Bacterianas

Zo

na

de

inh

ibic

ión

(mm

)

25

20

15

10

5

0

SDF/KINaClO

Conditioner Etch Etch AgF / KI - Wash

Etch AgF / KIB

on

d s

tren

gth

(MP

a) 4

3

2

11.5

2.5

3.5

4.5

0

0.5

Bond strength (MPa)

0 0.5 1 1.5 2 2.5 3 3.5 4 4.5

Conditioner

Etch

Etch AgF /KI - Wash

Etch AgF / KI

RIVA STAR - ATIVIDADE ANTIMICROBIANAO iodeto de prata insolúvel forma um precipitado que oblitera os túbulos dentinários.

3000x 5µm5000x 5µm

Túbulos dentinários expostos, diagnóstico de hipersensibilidade dentinária.

Antes do Tratamento Depois do Tratamento

Figura 3

PARALISA A LESÃO DE CÁRIE E AUXILIA NA DESSENSIBILIZAÇÃO

SOLUÇÃO INOVADORA NO CONTROLE DA LESÃO DE CÁRIE

RIVA STAR - AGENTE CARIOSTÁTICO COM AÇÃO DESSENSIBILIZANTE O fluoreto de prata e o iodeto de potássio presentes no RIVA STAR, obliteram os túbulos dentinários através da formação de um precipitado de baixa solubilidade, proporcionando um alívio instantâneo da sensibilidade.

RIVA STAR - AÇÕESPrata Antimicrobiano

Iodeto Antimicrobiano + redução de manchas

deFluoreto Bacteriostático + antimicrobiano

pH elevado pH elevado – bacteriostático + antimicrobiano + estimula a precipitação de minerais de minerais nas lesões de cárie.

CÓDIGOS PARA PEDIDOS

RIVA STAR

Kit de Riva Star10 x Cápsulas de Riva na cor Prata10 x Cápsulas de Riva na cor Verde2 x Barreiras gengivaisAcessórios

8800502

REFERÊNCIAS1. Heo J. Tompkins GR, Love RM.; Evaluation of the Antimicrobial Activity of Combined Silver

Diamine Fluoride (SDF) and Potassium Iodide (KI) as an Endodontic Medicament; University of Otago, New Zealand, 2010.

2. Knight GM, Mclntyre JM.; The effect of silver fluoride and potassium iodide on the bond strength of auto cure glass ionomer cement to dentine. Australian Dental Journal 2006;51:42-45.

3. Knight GM.; Silver Bullet. Australian Dental Journal 2010; Aesthetic update.

4. Craig G. G.; Clinical evaluation of a diamine silver fluoride/potassium iodide as a dentine desensitizing agent: 2-year follow up.

RIVA STAR

Riva Star Kit Frascos1 X 1.5mL Riva Star Franco Passo 1 1 X 3.0mL Riva Star Frasco Passo 2

8800538

BRO RIVA STAR ANTI BRA LA V7.indd 3-4 13/11/19 10:13 am