Sistema nervoso autonomo

26
1 SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO (SNA) (SNA) Patos de Minas Patos de Minas 2009 2009 Disciplina de Neurologia

Transcript of Sistema nervoso autonomo

Page 1: Sistema nervoso autonomo

11

SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO (SNA)(SNA)

Patos de MinasPatos de Minas 20092009

Disciplina de Neurologia

Page 2: Sistema nervoso autonomo

2

SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMOSISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO

Definição:Definição:

• É a parte do É a parte do SISTEMA NERVOSOSISTEMA NERVOSO que está que está relacionada ao controle da relacionada ao controle da vida vegetativavida vegetativa, ou , ou seja, controla funções como a seja, controla funções como a respiração, respiração, circulação do sanguecirculação do sangue, , controle decontrole de temperatura e temperatura e digestão. digestão.

Sistema Nervoso Autônomo

Page 3: Sistema nervoso autonomo

3

DefiniçãoDefinição

• Sistema Nervoso AutônomoSistema Nervoso Autônomo opera por reflexos opera por reflexos visceraisviscerais

• Sinais sensitivosSinais sensitivos de partes do corpo enviam impulsos ao de partes do corpo enviam impulsos ao centro medular, tronco encefálico, ou hipotálamocentro medular, tronco encefálico, ou hipotálamo que que transmitem respostas reflexas as transmitem respostas reflexas as víscerasvísceras para controlar sua para controlar sua atividadeatividade

• O O SNASNA atua no músculo atua no músculo liso, cardíaco e glândulasliso, cardíaco e glândulas

Sistema Nervoso Autônomo

Page 4: Sistema nervoso autonomo

4

DefiniçãoDefinição

• É também o principal responsável pelo controle É também o principal responsável pelo controle AUTOMÁTICOAUTOMÁTICO do corpo frente às modificações do do corpo frente às modificações do ambienteambiente..

• HOMEOSTASIAHOMEOSTASIA: Mecanismo que permite ajustes : Mecanismo que permite ajustes corporais, mantendo assim o equilíbrio do corpo. corporais, mantendo assim o equilíbrio do corpo.

Sistema Nervoso Autônomo

Page 5: Sistema nervoso autonomo

5

HomeostasiaHomeostasia

• Regulação térmica:Regulação térmica: – Os Os músculosmúsculos esqueléticos tremem para produzir esqueléticos tremem para produzir calorcalor quando a quando a

temperaturatemperatura corporal é muito baixa. corporal é muito baixa. – Outra forma de gerar calor envolve o Outra forma de gerar calor envolve o metabolismo de gordurametabolismo de gordura. .

• Regulação química:Regulação química: – O O pâncreaspâncreas produz produz insulinainsulina e e glucagonglucagon para regular a concentração para regular a concentração

de de açúcar no sangueaçúcar no sangue. . – Os pulmões absorvem Os pulmões absorvem oxigêniooxigênio e expelem dióxido de carbono. e expelem dióxido de carbono.

Sistema Nervoso Autônomo

Page 6: Sistema nervoso autonomo

6

• Apesar de se chamar Apesar de se chamar Sistema Nervoso AutônomoSistema Nervoso Autônomo, ele , ele não é independente do restante do sistema nervoso. não é independente do restante do sistema nervoso. Na verdade, ele é interligado com o Na verdade, ele é interligado com o hipotálamohipotálamo, que , que coordena a coordena a RESPOSTA COMPORTAMENTALRESPOSTA COMPORTAMENTAL para para

garantir a garantir a HOMEOSTASIAHOMEOSTASIA..

Sistema Nervoso Autônomo

Page 7: Sistema nervoso autonomo

7

AnatomiaAnatomia

• O O SNASNA consiste num efluxo constituído de dois neurônios, em que consiste num efluxo constituído de dois neurônios, em que os os axôniosaxônios pré-glanglionarespré-glanglionares que surgem dos que surgem dos Corpos CelularesCorpos Celulares no no eixo cerebroespinhal fazem sinapses com eixo cerebroespinhal fazem sinapses com fibras pós-ganglionaresfibras pós-ganglionares que se originam nos que se originam nos gânglios autônomosgânglios autônomos fora do fora do SNCSNC. .

• O O SNASNA é dividido em duas partes. é dividido em duas partes. SISTEMA NERVOSOSISTEMA NERVOSO SIMPÁTICOSIMPÁTICO e o e o SISTEMA NERVOSO PARASSIMPÁTICO.SISTEMA NERVOSO PARASSIMPÁTICO.

Sistema Nervoso Autônomo

Page 8: Sistema nervoso autonomo

8

Sistema Nervoso Simpático (SNS)Sistema Nervoso Simpático (SNS)

• O SNS é o responsável por estimular ações que permitem ao O SNS é o responsável por estimular ações que permitem ao organismo responder a situações de organismo responder a situações de estresseestresse, como a reação , como a reação de de LUTAR ou FUGIRLUTAR ou FUGIR. .

• Essas ações são:Essas ações são: aceleração dos batimentos cardíacos,aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterialaumento da pressão arterial, , aumento da adrenalinaaumento da adrenalina, , a a concentração deconcentração de açúcar no sangueaçúcar no sangue e pela ativação doe pela ativação do metabolismometabolismo geral do corpo e processam-se de forma geral do corpo e processam-se de forma automáticaautomática, , INDEPENDENTEMENTE DA NOSSA VONTADE.INDEPENDENTEMENTE DA NOSSA VONTADE.

Sistema Nervoso Autônomo

Page 9: Sistema nervoso autonomo

9

Sistema Nervoso SimpáticoSistema Nervoso Simpático

• Anatomicamente ele é formado por Anatomicamente ele é formado por doisdois grupos de grupos de neurônios neurônios PRÉ E PÓS-GANGLIONARESPRÉ E PÓS-GANGLIONARES. .

• Seus neurônios Seus neurônios PRÉ-GLANGLIONARESPRÉ-GLANGLIONARES se situam na se situam na Medula Espinhal, nos níveis de Medula Espinhal, nos níveis de T1 a L2T1 a L2. Já os seus . Já os seus neurônios neurônios PÓS-GANGLIONARESPÓS-GANGLIONARES se situam próximo a se situam próximo a Coluna VertebralColuna Vertebral. Seu principal neurotransmissor nas . Seu principal neurotransmissor nas fibras pré-glanglionares é a fibras pré-glanglionares é a ACETILCOLINAACETILCOLINA, já em , já em suas fibras pós-ganglionares é a suas fibras pós-ganglionares é a NORADRENALINANORADRENALINA..

Sistema Nervoso Autônomo

Page 10: Sistema nervoso autonomo

10

Sistema Nervoso SimpáticoSistema Nervoso Simpático

Descarga Simpático Adrenal:Descarga Simpático Adrenal:

• DILATAÇÃO DA PUPILA;DILATAÇÃO DA PUPILA;• TAQUICARDIA;TAQUICARDIA;• AUMENTA PRESSÃO ARTERIAL;AUMENTA PRESSÃO ARTERIAL;• VASOCONSTRIÇÃO;VASOCONSTRIÇÃO;• INIBIÇÃO GASTRINTESTINAL;INIBIÇÃO GASTRINTESTINAL;• EFEITOS METABÓLICOS (ENERGIA).EFEITOS METABÓLICOS (ENERGIA).

Sistema Nervoso Autônomo

Page 11: Sistema nervoso autonomo

11

Sistema Nervoso ParassimpáticoSistema Nervoso Parassimpático

• Chama-se Chama-se Sistema Nervoso ParassimpáticoSistema Nervoso Parassimpático a parte do sistema a parte do sistema nervoso autônomo cujos neurônios se localizam no nervoso autônomo cujos neurônios se localizam no Tronco Tronco CerebralCerebral ou na ou na Medula SacralMedula Sacral, segmentos , segmentos S2, S3 S2, S3 ee S4 S4..

• No No Tronco CerebralTronco Cerebral, o sistema nervoso parassimpático é formado , o sistema nervoso parassimpático é formado mais especificamente pelos seguintes mais especificamente pelos seguintes Núcleos de Nervos Núcleos de Nervos CranianosCranianos, que por sua vez participam da formação dos seguintes , que por sua vez participam da formação dos seguintes Pares de Nervos Cranianos:Pares de Nervos Cranianos:

Sistema Nervoso Autônomo

Page 12: Sistema nervoso autonomo

12

Núcleos e Pares de Nervos CranianosNúcleos e Pares de Nervos Cranianos

• Núcleo de Edinger-WestphalNúcleo de Edinger-Westphal - - Nervo Oculomotor (III); Nervo Oculomotor (III); • Núcleo Salivatório SuperiorNúcleo Salivatório Superior - - Nervo Facial (VII);Nervo Facial (VII); • Núcleo Salivatório InferiorNúcleo Salivatório Inferior - - Nervo Glossofaríngeo (IX); Nervo Glossofaríngeo (IX); • Núcleo Motor Dorsal do VagoNúcleo Motor Dorsal do Vago - - Nervo Vago (X);Nervo Vago (X); • Núcleo AmbíguoNúcleo Ambíguo - - Nervo Vago (X);Nervo Vago (X);

Sistema Nervoso Autônomo

Page 13: Sistema nervoso autonomo

13

Sistema Nervoso ParassimpáticoSistema Nervoso Parassimpático

• Emerge dos 10 pares de nervos cranianos e S2 a S4Emerge dos 10 pares de nervos cranianos e S2 a S4;;

• NÃO INERVANÃO INERVA: vasos, glândulas sudoríparas, pêlos: vasos, glândulas sudoríparas, pêlos, , baço e supra-renal;baço e supra-renal;

• Atuação mais restrita;Atuação mais restrita;

• Restauração e conservação de energia;Restauração e conservação de energia;

• Poupador.Poupador.

Sistema Nervoso Autônomo

Page 14: Sistema nervoso autonomo

14

Sistema Nervoso ParassimpáticoSistema Nervoso Parassimpático

• O O Sistema Nervoso ParassimpáticoSistema Nervoso Parassimpático também apresenta uma via também apresenta uma via com dois neurônios, com dois neurônios, pré-ganglionarpré-ganglionar, e o neurônio , e o neurônio pós-pós-ganglionarganglionar,. A localização dos gânglios pertencentes ao sistema ,. A localização dos gânglios pertencentes ao sistema parassimpático, porém, é geralmente perto dos órgãos-alvo, parassimpático, porém, é geralmente perto dos órgãos-alvo, podendo chegar até a estarem dentro destes órgãos.podendo chegar até a estarem dentro destes órgãos.

• O O NeurotransmissorNeurotransmissor tanto da fibra pré-ganglionar como da p tanto da fibra pré-ganglionar como da pós-ós-ganglionarganglionar é a é a AcetilcolinaAcetilcolina, e os receptores podem ser , e os receptores podem ser Nicotínicos ou MuscarínicosNicotínicos ou Muscarínicos..

Sistema Nervoso Autônomo

Page 15: Sistema nervoso autonomo

15

SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMOSISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO

TRONCO ENCEFÁLICO NERVOSTRONCO ENCEFÁLICO NERVOSCRANIANOSCRANIANOS(EX. NERVO VAGO)(EX. NERVO VAGO)

REGIÃO TORÁCICAREGIÃO TORÁCICA

REGIÃO LOMBARREGIÃO LOMBAR

REGIÃO REGIÃO SACRALCONTROLASACRALCONTROLAÓRGÃOSÓRGÃOSPÉLVICOSPÉLVICOS

SIMPÁTICOSIMPÁTICO

PPAARRAASSSSIIMMPPÁÁTTIICCOO

Sistema Nervoso Autônomo

http://fc.units.it/ppb/NeuroBiol/Neuroscienze%20per%20tutti/sym1.gif

Page 16: Sistema nervoso autonomo

16Sistema Nervoso AutônomoSistema Nervoso Autônomo

http://www.afh.bio.br/nervoso/img/SN%20aut%C3%B4nomo.gif

Page 17: Sistema nervoso autonomo

17

SNA SIMPÁTICOSNA SIMPÁTICO ++ SNA PARASSIMPÁTICOSNA PARASSIMPÁTICO

CONTROLE ANTAGONISTACONTROLE ANTAGONISTA (SISTEMA EXCITATÓRIO + SISTEMA INIBITÓRIO)(SISTEMA EXCITATÓRIO + SISTEMA INIBITÓRIO)

• OCORRE NA MAIORIA DOS ÓRGÃOS INTERNOSOCORRE NA MAIORIA DOS ÓRGÃOS INTERNOS EX. FREQÜÊNCIA CARDÍACAEX. FREQÜÊNCIA CARDÍACA

INTERAÇÃO SIMPÁTICO/ INTERAÇÃO SIMPÁTICO/ PARASSIMPÁTICOPARASSIMPÁTICO =

Sistema Nervoso AutônomoSistema Nervoso Autônomo

Page 18: Sistema nervoso autonomo

18

APENAS SIMPÁTICOAPENAS SIMPÁTICO

CONTROLE TÔNICOCONTROLE TÔNICO (AUMENTA OU DIMINUI)(AUMENTA OU DIMINUI)

APENAS PARASSIMPÁTICOAPENAS PARASSIMPÁTICO

GLÂNDULAS LACRIMAISGLÂNDULAS LACRIMAIS

Sistema Nervoso Autônomo

Page 19: Sistema nervoso autonomo

19

SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMOSISTEMA NERVOSO AUTÔNOMOÓRGÃO ALVO ÓRGÃO ALVO SIMPÁTICO SIMPÁTICO PARASSIMPÁTICOPARASSIMPÁTICOMiocárdioMiocárdio ↑↑ FC FC ↓↓ FCFC

CoraçãoCoração VasodilataçãoVasodilatação VasoconstriçãoVasoconstrição

PulmãoPulmão BronquiodilataçãoBronquiodilatação BronquioconstriçãoBronquioconstrição

FígadoFígado ↑↑ a Liberação de Glicosea Liberação de Glicose Nenhum efeitoNenhum efeito

Sistema DigestivoSistema Digestivo ↓↓ Atividade das Glândulas e Atividade das Glândulas e dos Músculos Lisosdos Músculos Lisos

↑↑ Peristaltismo e Secreção Peristaltismo e Secreção GlandularGlandular

PupilaPupila Midríase (dilataçãoMidríase (dilatação)) Miose (constriçãoMiose (constrição))

Vasos AbdominaisVasos Abdominais ConstriçãoConstrição DilataçãoDilatação

Vasos muscularesVasos musculares Constrição (Adr)Constrição (Adr)Dilatação (Ach)Dilatação (Ach)

Nenhum EfeitoNenhum Efeito

Sistema Nervoso AutônomoSistema Nervoso Autônomo

Page 20: Sistema nervoso autonomo

20

Diferenças entre o SNS e SNPDiferenças entre o SNS e SNP

• São constituídos basicamente por uma via motora com dois São constituídos basicamente por uma via motora com dois NeurôniosNeurônios, sendo um pré-ganglionar (cujo corpo se encontra , sendo um pré-ganglionar (cujo corpo se encontra no no Sistema Nervoso CentralSistema Nervoso Central) e outro pós-ganglionar) e outro pós-ganglionar (cujo (cujo corpo se encontra em corpo se encontra em Gânglios AutônomosGânglios Autônomos). ).

• No No Sistema SimpáticoSistema Simpático, logo depois que o nervo espinhal , logo depois que o nervo espinhal deixa o canal espinal, as fibras pré-ganglionaresdeixa o canal espinal, as fibras pré-ganglionares abandonam abandonam o nervo e passam para um dos gânglios da cadeia simpática, o nervo e passam para um dos gânglios da cadeia simpática, onde farão sinapse com um neurônio pós-ganglionar.onde farão sinapse com um neurônio pós-ganglionar.

Sistema Nervoso AutônomoSistema Nervoso Autônomo

Page 21: Sistema nervoso autonomo

21

Diferenças entre o SNS e SNPDiferenças entre o SNS e SNP

• No No Sistema ParassimpáticoSistema Parassimpático, as fibras pré-ganglionares , as fibras pré-ganglionares normalmente seguem, sem interrupção, até o órgão que normalmente seguem, sem interrupção, até o órgão que será controlado, fazendo então sinapse com os neurônios será controlado, fazendo então sinapse com os neurônios pós-ganglionares. Dessa maneira, percebe-se que os pós-ganglionares. Dessa maneira, percebe-se que os neurônios pré-ganglionares do simpático são neurônios pré-ganglionares do simpático são curtoscurtos e os e os pós-ganglionares são pós-ganglionares são longoslongos; no parassimpático ocorre o ; no parassimpático ocorre o inverso.inverso.

Sistema Nervoso AutônomoSistema Nervoso Autônomo

Page 22: Sistema nervoso autonomo

22

Diferenças entre o SNS e SNPDiferenças entre o SNS e SNP

• Os neurônios pré-ganglionares do sistema Os neurônios pré-ganglionares do sistema SimpáticoSimpático emergem dos emergem dos segmentos segmentos tóraco-lombarestóraco-lombares, ao passo que os do sistema , ao passo que os do sistema ParassimpáticoParassimpático emergem dos segmentos emergem dos segmentos céfalo-sacraiscéfalo-sacrais..

• As fibras nervosas dos sistemas As fibras nervosas dos sistemas SimpáticosSimpáticos e e ParassimpáticosParassimpáticos secretam dois neurotransmissores principais. As fibras que secretam secretam dois neurotransmissores principais. As fibras que secretam noradrenalina ativam noradrenalina ativam receptores adrenérgicosreceptores adrenérgicos, e as que secretam , e as que secretam acetilcolina ativam acetilcolina ativam receptores colinérgicosreceptores colinérgicos. .

Sistema Nervoso AutônomoSistema Nervoso Autônomo

Page 23: Sistema nervoso autonomo

23

Regulação Central e IntegraçãoRegulação Central e Integração

• HIPOTÁLAMOHIPOTÁLAMO– – Balanço hídricoBalanço hídrico– – TemperaturaTemperatura– – FomeFome

• • PONTEPONTE– – RespiraçãoRespiração– – Freqüência cardíacaFreqüência cardíaca– – Pressão ArterialPressão Arterial

• • BULBOBULBO– – RespiraçãoRespiração

Sistema Nervoso AutônomoSistema Nervoso Autônomo

http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/spanish/ency/images/ency/fullsize/19239.jpg

Page 24: Sistema nervoso autonomo

24

CÓRTEX CEREBRALCÓRTEX CEREBRALSISTEMA LÍMBICOSISTEMA LÍMBICO

VIAS DESCENDENTES

• RUBORIZARRUBORIZAR• • DESMAIAR (AO VER UMA DESMAIAR (AO VER UMA

AGULHA)AGULHA)• • ““FRIO NO ESTÔMAGO”FRIO NO ESTÔMAGO”

Regulação Central e Integração:Regulação Central e Integração:

Sistema Nervoso AutônomoSistema Nervoso Autônomo

Page 25: Sistema nervoso autonomo

25

REFLEXOSMEDULARES

PODEM OCORRER SEMESTÍMULO ENCEFÁLICO

- MICÇÃOMICÇÃO- DEFECAÇÃO- DEFECAÇÃO- EREÇÃO PENIANA- EREÇÃO PENIANA

Funções corporais Funções corporais normalmente normalmente influenciadas pelas influenciadas pelas vias do vias do ENCÉFALO.ENCÉFALO.

Sistema Nervoso AutônomoSistema Nervoso Autônomo

Page 26: Sistema nervoso autonomo

2626

SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO (SNA)(SNA)

Prof. Esp. Fabrício Rocha de OliveiraProf. Esp. Fabrício Rocha de Oliveira

Patos de MinasPatos de Minas 20092009

Disciplina de Neurologia