Mote de poesia online para o dia 16-1-2010 para o dia 16-1-2010 por Tetita por Tetita Canção do...

18
Mote de poesia online Mote de poesia online para o dia 16-1- para o dia 16-1- 2010 2010 por por Tetita Tetita Canção do Por - Canção do Por - do - Sol do - Sol Clicar com o mouse para avançar os slides Clicar com o mouse para avançar os slides

Transcript of Mote de poesia online para o dia 16-1-2010 para o dia 16-1-2010 por Tetita por Tetita Canção do...

Page 1: Mote de poesia online para o dia 16-1-2010 para o dia 16-1-2010 por Tetita por Tetita Canção do Por - do - Sol Clicar com o mouse para avançar os slides.

Mote de poesia online Mote de poesia online para o dia 16-1-2010 para o dia 16-1-2010

por Tetita por Tetita

Canção do Por - do - SolCanção do Por - do - SolClicar com o mouse para avançar os slidesClicar com o mouse para avançar os slides

Page 2: Mote de poesia online para o dia 16-1-2010 para o dia 16-1-2010 por Tetita por Tetita Canção do Por - do - Sol Clicar com o mouse para avançar os slides.

Pensei que o sol era um meninoPensei que o sol era um meninocom duas mãos doiradas poderosas com duas mãos doiradas poderosas

que tudo rasgam tudo quanto encontramque tudo rasgam tudo quanto encontramrasgam as almofadasrasgam as almofadas

rasgam as nuvens todasrasgam as nuvens todase o silencioe o silencio

e deitam mel doirado sobre o mare deitam mel doirado sobre o marentornam a compota de morango entornam a compota de morango

naquelas nuvens cor de boca fresca naquelas nuvens cor de boca fresca e, quando já cansado vai dormir....e, quando já cansado vai dormir....

de: canção do pôr do sol de Conchat Osóriode: canção do pôr do sol de Conchat Osório

Page 3: Mote de poesia online para o dia 16-1-2010 para o dia 16-1-2010 por Tetita por Tetita Canção do Por - do - Sol Clicar com o mouse para avançar os slides.

Ideias brilhantes sobre o caprichoso sol Ideias brilhantes sobre o caprichoso sol tetita tetita

Page 4: Mote de poesia online para o dia 16-1-2010 para o dia 16-1-2010 por Tetita por Tetita Canção do Por - do - Sol Clicar com o mouse para avançar os slides.

SolSol

Sempre nasce, embora não o vejamos.Sempre nasce, embora não o vejamos.Se nuvens o escondem, não resplandece.Se nuvens o escondem, não resplandece.Seu brilho aquece a frieza da vida.Seu brilho aquece a frieza da vida.Soçobro no ardor dos raios amigos,Soçobro no ardor dos raios amigos,Sonho com a beleza transparente,Sonho com a beleza transparente,Seguro nas crinas da sua luz,Seguro nas crinas da sua luz,Solto-me das amarras que me prendem.Solto-me das amarras que me prendem.

Mardilê Friedrich FabreMardilê Friedrich Fabre16/01/201016/01/2010

Page 5: Mote de poesia online para o dia 16-1-2010 para o dia 16-1-2010 por Tetita por Tetita Canção do Por - do - Sol Clicar com o mouse para avançar os slides.

SOLSOL

Astro-rei radianteAstro-rei radianteDiante de meus olhosDiante de meus olhosSonhos desenham-nos, quentesSonhos desenham-nos, quentesPresentes à alma inquietaPresentes à alma inquietaProfeta de dias melhoresProfeta de dias melhoresColores!És realidade em mim!Colores!És realidade em mim!

Denise SevergniniDenise Severgnini

Page 6: Mote de poesia online para o dia 16-1-2010 para o dia 16-1-2010 por Tetita por Tetita Canção do Por - do - Sol Clicar com o mouse para avançar os slides.

De repente De repente “Gone... Soaroir 16/1/09 “Gone... Soaroir 16/1/09

"improviso sobre a solidão e/ou o sol" "improviso sobre a solidão e/ou o sol"

de repente como se um intrusode repente como se um intrusoviolasse meu esquecido túmuloviolasse meu esquecido túmulocoberto de antigos humos coberto de antigos humos plantasse vegetação rasteiraplantasse vegetação rasteirae trepadeiras, a emaranhar-see trepadeiras, a emaranhar-seentre minhas grades de proteçãoentre minhas grades de proteção......preciso desligar o computadorpreciso desligar o computadorse o mundo não acabar - se o mundo não acabar - volto assim que a tempestade passar volto assim que a tempestade passar

misteriosamente como foi, o sol voltoumisteriosamente como foi, o sol voltoue eu não consigo mais falar da solidão... e eu não consigo mais falar da solidão...

Page 7: Mote de poesia online para o dia 16-1-2010 para o dia 16-1-2010 por Tetita por Tetita Canção do Por - do - Sol Clicar com o mouse para avançar os slides.

***** CANÇÃO DO SOL ********** CANÇÃO DO SOL *****

Sombra dourada em torno do arvoredoSombra dourada em torno do arvoredoAs flores vestindo-se de suas coresAs flores vestindo-se de suas coresO sol com sua canção primaverilO sol com sua canção primaverilInvade muitos lares num abraçoInvade muitos lares num abraçoO rio, o musgo, o aroma O rio, o musgo, o aroma Presentes que nos são dadosPresentes que nos são dadosO céu ainda mais alegre do que nuncaO céu ainda mais alegre do que nuncaTantos pássaros dançando naquela árvoreTantos pássaros dançando naquela árvoreE o majestoso sabiá olha pra mimE o majestoso sabiá olha pra mimComo querendo alcançar o solComo querendo alcançar o solBeijar as flores do infinito jardim! Isabel NocettiBeijar as flores do infinito jardim! Isabel Nocetti

**************************************************************************************************************

Page 8: Mote de poesia online para o dia 16-1-2010 para o dia 16-1-2010 por Tetita por Tetita Canção do Por - do - Sol Clicar com o mouse para avançar os slides.

Sol, oh Sol!Sol, oh Sol!

De verde e dourado pintasDe verde e dourado pintasO jardim com suas folhagensO jardim com suas folhagensE o ramo em que dorme o gato.E o ramo em que dorme o gato.

Invade os vitrôs das quintasInvade os vitrôs das quintasE cria no chão paisagens E cria no chão paisagens Que viajam no abstrato!Que viajam no abstrato!

És alegria, oh magia do dia!És alegria, oh magia do dia!És a energia que me delicia!!És a energia que me delicia!!

ElischaDewes________________ElischaDewes________________

**

Page 9: Mote de poesia online para o dia 16-1-2010 para o dia 16-1-2010 por Tetita por Tetita Canção do Por - do - Sol Clicar com o mouse para avançar os slides.

O sol brincalhãoO sol brincalhão

A vida se detém no imaginárioA vida se detém no imaginárioE o sol radioso é caprichosoE o sol radioso é caprichosonas tonalidades com que se vestenas tonalidades com que se vestedesde o rosado contraste com o azul celestedesde o rosado contraste com o azul celesteE podemos imaginar que és menino E podemos imaginar que és menino Traquina atrevido e divertidoTraquina atrevido e divertidoEsvazias o boião da tua afabilidade Esvazias o boião da tua afabilidade Nesse calor que esquenta de tanta ternuraNesse calor que esquenta de tanta ternuraParece ser compota ou geleia Parece ser compota ou geleia que adoça mesmo quem o não queiraque adoça mesmo quem o não queiraTomba nos lábios ansiosos doce melTomba nos lábios ansiosos doce mele joga ás escondidas agarotadoe joga ás escondidas agarotadoas nuvens que ficam divididasas nuvens que ficam divididasno amanhecer tão cedinho é desvelado no amanhecer tão cedinho é desvelado ao entardecer é vêe como ele despojaao entardecer é vêe como ele despojaas vestes resplandecentesas vestes resplandecentes

em tons inconstantes e vibrantesem tons inconstantes e vibrantespara de repente se esconder.para de repente se esconder.

De ttaDe tta16~01~10 16~01~10

Page 10: Mote de poesia online para o dia 16-1-2010 para o dia 16-1-2010 por Tetita por Tetita Canção do Por - do - Sol Clicar com o mouse para avançar os slides.

Canção do por do solCanção do por do sol

Vem caindo a tarde e o sol se veste de vermelho Vem caindo a tarde e o sol se veste de vermelho E lá no horizonte, de encontro ao mar,E lá no horizonte, de encontro ao mar,Apronta-se para a partida derretendo-se todo pra luaApronta-se para a partida derretendo-se todo pra luaOs tuiuiús cantam pela sua partida para que volteOs tuiuiús cantam pela sua partida para que volteCom seu majestoso e caloroso abraço amanhã!Com seu majestoso e caloroso abraço amanhã!Os animais se acasalam, os pássaros vão para os ninhos!Os animais se acasalam, os pássaros vão para os ninhos!Ao longe nas igrejas o badalar dos sinos e uma ave-maria!Ao longe nas igrejas o badalar dos sinos e uma ave-maria!Amigos se encontram pra uma cervejinha...Amigos se encontram pra uma cervejinha...As crianças se despedem, depois de jogar amarelinha...As crianças se despedem, depois de jogar amarelinha...Mais um lindo fim de tarde que se foi!Mais um lindo fim de tarde que se foi!E no tapete vermelho que o sol deixa em seu rastroE no tapete vermelho que o sol deixa em seu rastroVem a lua majestosa com seu séquito de estrelasVem a lua majestosa com seu séquito de estrelasAcompanhada das canções dos grilos e das cigarrasAcompanhada das canções dos grilos e das cigarrasNas noites de verão, onde dançam os vagalumes Nas noites de verão, onde dançam os vagalumes Até o despertar do sol numa nova manhã!Até o despertar do sol numa nova manhã!

luciasukie (16/01/2010)luciasukie (16/01/2010)

Page 11: Mote de poesia online para o dia 16-1-2010 para o dia 16-1-2010 por Tetita por Tetita Canção do Por - do - Sol Clicar com o mouse para avançar os slides.

Mote de poesia online Mote de poesia online para o dia 16-1-2010 para o dia 16-1-2010

por Tetita por Tetita

IMPROVISO SOBRE A SOLIDÃOClicar com o mouse para avançar os slidesClicar com o mouse para avançar os slides

Page 12: Mote de poesia online para o dia 16-1-2010 para o dia 16-1-2010 por Tetita por Tetita Canção do Por - do - Sol Clicar com o mouse para avançar os slides.

NÃO ME DEIXES SOZINHA NO SILÊNCIONÃO ME DEIXES SOZINHA NO SILÊNCIO E SE A NOITE SE TORNA MULTIDÃO E SE A NOITE SE TORNA MULTIDÃO E SE O MARTIRIO É TER DE OLHAR E RIR?E SE O MARTIRIO É TER DE OLHAR E RIR?ENTÃO;ENTÃO;DEIXA-ME AO MENOS O TEU CÃO,DEIXA-ME AO MENOS O TEU CÃO,DEIXA-ME O LENÇO,DEIXA-ME O LENÇO,DEIXA-ME A SOMBRADEIXA-ME A SOMBRAOU UM AFAGO DESSAS MÃOS....OU UM AFAGO DESSAS MÃOS.... DO POEMA :IMPROVISO SOBRE A SOLIDÃODO POEMA :IMPROVISO SOBRE A SOLIDÃO DE CONCHAT OSÓRIODE CONCHAT OSÓRIO

Page 13: Mote de poesia online para o dia 16-1-2010 para o dia 16-1-2010 por Tetita por Tetita Canção do Por - do - Sol Clicar com o mouse para avançar os slides.

Improvisei a solidãoImprovisei a solidão

Sem pensar, criei um mundo particularSem pensar, criei um mundo particularFechei as portas, não te deixei entrarFechei as portas, não te deixei entrarOuço a campainha a tocarOuço a campainha a tocarRecuso-me a atender e compartilharRecuso-me a atender e compartilhar

Improvisei minha solidãoImprovisei minha solidãoPara me reencontrarPara me reencontrarEntender meu coraçãoEntender meu coraçãoAssim, não te deixo entrar...Assim, não te deixo entrar...

Preciso de mim, de entender meus Preciso de mim, de entender meus pensamentospensamentosSó quero agora ficar do meu jeitoSó quero agora ficar do meu jeitoEsvazio minha casa, todos momentosEsvazio minha casa, todos momentosEsvazio minha alma de todos tormentosEsvazio minha alma de todos tormentos

Improvisei este momento!Improvisei este momento!Quero estar a sós, para optar por novos Quero estar a sós, para optar por novos

caminhoscaminhosMas quero estar certa de não ter Mas quero estar certa de não ter

arrependimentoarrependimentoPreciso de mim, de fé e novos sonhos com Preciso de mim, de fé e novos sonhos com

carinhocarinho

Mariaw em 16/01/2010Mariaw em 16/01/2010

Page 14: Mote de poesia online para o dia 16-1-2010 para o dia 16-1-2010 por Tetita por Tetita Canção do Por - do - Sol Clicar com o mouse para avançar os slides.

DO POEMA: IMPROVISO SOBRE A SOLIDÃODO POEMA: IMPROVISO SOBRE A SOLIDÃO

Sozinha poderia estar se desse ensejoSozinha poderia estar se desse ensejodo silêncio cintilasse todo o encantodo silêncio cintilasse todo o encantoque me faria serenar esse momentoque me faria serenar esse momentoque transborda de mim em agitaçãoque transborda de mim em agitação

Pode a noite tornar-se multidãoPode a noite tornar-se multidãoPlebe gentia em devaneio alucinadoPlebe gentia em devaneio alucinadoMeu silêncio se perfilha à nostalgiaMeu silêncio se perfilha à nostalgiaE nesse calar-se emudeço a malignidadeE nesse calar-se emudeço a malignidade

Não quero teu lenço de seda friaNão quero teu lenço de seda friaQue tem o fragrância do teu corpoQue tem o fragrância do teu corpoE com ele amortalharia a minha saudadeE com ele amortalharia a minha saudadeComo a sombra que se esvai por entre a neveComo a sombra que se esvai por entre a neveDe ttaDe tta16~01~1016~01~10

Page 15: Mote de poesia online para o dia 16-1-2010 para o dia 16-1-2010 por Tetita por Tetita Canção do Por - do - Sol Clicar com o mouse para avançar os slides.

Ecos do silêncioEcos do silêncio

Você vive a passearVocê vive a passearPela minha vida...Pela minha vida...Pensas, choras.Pensas, choras.Mistério que não entendo;Mistério que não entendo;Me ignoras.Me ignoras.

Sofro a espera de aurorasSofro a espera de aurorasE verdades não ditas.E verdades não ditas.Te chamo para juntosTe chamo para juntosBuscarmos a flor das horas.Buscarmos a flor das horas.

Fale-me encantando incertezas certas,Fale-me encantando incertezas certas,Toque a música bela,Toque a música bela,A música triste,A música triste,A música da vida, enfim...A música da vida, enfim...Faça parte de mim.Faça parte de mim.

Vê que a vida, afinal é generosa,Vê que a vida, afinal é generosa,Salpicou nossa estrada de estrelas,Salpicou nossa estrada de estrelas,

E de frases de amor para nos dizermos.E de frases de amor para nos dizermos.

Não me deixe sozinha no silêncio.Não me deixe sozinha no silêncio.

Mariah Bonitah♥Mariah Bonitah♥

Page 16: Mote de poesia online para o dia 16-1-2010 para o dia 16-1-2010 por Tetita por Tetita Canção do Por - do - Sol Clicar com o mouse para avançar os slides.

Tulipas de Aço*Tulipas de Aço*

Um poema caladoUm poema caladoUma concha vaziaUma concha vaziaUm retrato amareladoUm retrato amareladoA memória de uma alegriaA memória de uma alegriaSabores tatuados no palatoSabores tatuados no palatoAs manhãs são vidraçasAs manhãs são vidraçasAlpendres de tulipasAlpendres de tulipasReclinavam-se onde agoraReclinavam-se onde agoraÉ aço.É aço.E há um sulco na fronteE há um sulco na fronteUm trilho de solidão Um trilho de solidão Escavado pelas encostas de um olharEscavado pelas encostas de um olharQue hoje já não me vê.Que hoje já não me vê.

Karinna*Karinna*******

Page 17: Mote de poesia online para o dia 16-1-2010 para o dia 16-1-2010 por Tetita por Tetita Canção do Por - do - Sol Clicar com o mouse para avançar os slides.

Solidão do PoetaSolidão do Poeta Nas noites em que a lua cantaNas noites em que a lua cantaIntranqüilo, o poeta sonhaIntranqüilo, o poeta sonhaImagina os poemas que virãoImagina os poemas que virão Solitário, a lua o encantaSolitário, a lua o encantaInspira versos que ele componhaInspira versos que ele componhaNascedouros de sua emoçãoNascedouros de sua emoção Solidão, companhia imprescindívelSolidão, companhia imprescindível Poeta existe do sentir invisívelPoeta existe do sentir invisível Denise de Souza Severgnini Denise de Souza Severgnini

Page 18: Mote de poesia online para o dia 16-1-2010 para o dia 16-1-2010 por Tetita por Tetita Canção do Por - do - Sol Clicar com o mouse para avançar os slides.

Música deFundo:Nana_Mouskouri_Dans_le_soleil_et_dans_le_vent.wavMúsica deFundo:Nana_Mouskouri_Dans_le_soleil_et_dans_le_vent.wav

Imagens retiradas do GoogleImagens retiradas do Google

Formatado por :Formatado por :

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, desde que seja dado crédito ao autor original (Denise Severgnini _ http://www.denisesevergnini.recantodasletras.com.br) e as obras derivadas sejam compartilhadas pela mesma licença. Você não pode fazer uso comercial desta obra.