INDICATA Market Watch- COVID-19 · • Os retalhistas têm vindo a abastecer-se para satisfazer a...

20
INDICATA Market Watch- COVID-19 Austria Portugal United Kingdom Italy Germany Sweden Netherlands Poland Turkey Denmark Spain France Edição 11 - O Natal chegou mais cedo, mas pelas razões erradas? Dezembro de 2020

Transcript of INDICATA Market Watch- COVID-19 · • Os retalhistas têm vindo a abastecer-se para satisfazer a...

Page 1: INDICATA Market Watch- COVID-19 · • Os retalhistas têm vindo a abastecer-se para satisfazer a procura, com os stocks a subir 4,9% em Novembro face ao mês anterior. • Mas as

INDICATA Market Watch- COVID-19

Austria Portugal United Kingdom

ItalyGermany SwedenNetherlands Poland TurkeyDenmark SpainFrance

Edição 11 - O Natal chegou mais cedo, mas pelas razões erradas?Dezembro de 2020

Page 2: INDICATA Market Watch- COVID-19 · • Os retalhistas têm vindo a abastecer-se para satisfazer a procura, com os stocks a subir 4,9% em Novembro face ao mês anterior. • Mas as

INDICATA Market Watch Dezembro de 2020 - Edição 11 2

Sumário Executivo• Novas restrições e bloqueios relacionados com

o novo coronavírus causam estragos no mercado de automóveis usados.

• Os retalhistas têm vindo a abastecer-se para satisfazer a procura, com os stocks a subir 4,9% em Novembro face ao mês anterior.

• Mas as vendas de automóveis usados inverteram-se à medida que um segundo pico da Covid-19 vê novas restrições em toda a Europa, resultando numa queda de -15,6% nas vendas em termos homólogos (Outubro +12,5%).

• A rotação de stock continua a ser mais alta do que há um ano, com o gasóleo (+9% YoY) e a gasolina (+14% YoY) ainda a serem procurados.

• Mas a redução da procura face ao mês passado viu a rotação de stock reduzir com o gasóleo a 5,6x, a gasolina 5,1x, os híbridos a 4,2x e os BEVs a ficarem mais tempo em stock com uma rotação de apenas 3,8x.

• As vendas de automóveis usados caíram tanto para a gasolina (-15%) como para o gasóleo (-22%) enquanto que as motorizações alternativas tiveram melhores resultados com BEVs a subir +84% e híbridos, +62% em termos homólogos.

• A rotação de stock de automóveis não-ICE permanecem muito abaixo da média de mercado (3,8x BEVs e 4,2x híbridos) indicando o risco de os retalhistas terem de empurrar as motorizações alternativas para manter o stock em movimento.

• Há rumores de que alguns Fabricantes apoiam as vendas tácticas (0km/pré-registos) para reduzir as emissões das suas frotas, mas com as vendas de viaturas com menos de 1 ano de idade tão significativamente baixas (-20,0% em termos homólogos), os dados sugerem que qualquer acção a ser tomada é muito limitada.

• rotação de stock para os automóveis com menos de 1 ano de idade aumentou 13% em termos homólogos, e a rotação de stock dos automóveis com 1-2 anos aumentou 15% o que indica uma forte procura comparativamente com este mesmo período no ano passado.

• O nosso índice de preços baseia-se numa amostra constante e consistente de veículos e, por isso, a expectativa seria que os preços abrandassem mensalmente devido ao ciclo de vida natural do produto, mas os preços mantêm-se sólidos ou mesmo a aumentar na maioria dos países, uma vez que a procura continua a exceder a oferta.

• Dezembro é normalmente o mês mais calmo do calendário de vendas de automóveis e, embora Portugal, Alemanha e Itália tenham sido excepções notáveis, o bloqueio de Novembro e o seu impacto nas vendas de automóveis parece ter acabado por antecipar em um mês este período de relativa acalmia, à medida que a atenção dos consumidores se transfere para o período festivo e estes tentam compensar o tempo perdido para as compras natalícias.

Page 3: INDICATA Market Watch- COVID-19 · • Os retalhistas têm vindo a abastecer-se para satisfazer a procura, com os stocks a subir 4,9% em Novembro face ao mês anterior. • Mas as

INDICATA Market Watch Dezembro de 2020 - Edição 11 3

Mercados EuropeusCovid-19 traz abrandamento no final do ano.As vendas de automóveis novos e usados começam tipicamente a abrandar desde o final de Outubro até ao final do ano, mas estamos a assistir a uma queda muito mais drástica este ano.

A segunda vaga de infecções pela Covid-19 que se espalhou pela Europa em Outubro e Novembro viu a introdução de um confinamento 2 ou pelo menos controlos mais rigorosos em grande parte da região.

Apesar das várias medidas introduzidas pelos governos europeus, o mercado de trabalho também atingiu o seu ponto de viragem, resultando em níveis de desemprego que não se viam desde a crise económica de 2008. O desemprego na UE deverá atingir os 7,7% até ao final do ano, subindo para 8,6% em 2021, de acordo com os dados mais recentes da Comissão Europeia, embora alguns previssem que chegasse aos 9,4%.

Olhando para as vendas de automóveis usados, em Setembro as vendas cresceram 18,4% em relação a Setembro de 2019, uma vez que a procura pendente durante o período anterior de bloqueio resultou em fortes níveis de crescimento. Embora Outubro tenha visto o nível de crescimento das vendas diminuir (+12,45% em termos homólogos) este foi ainda um bom resultado, sublinhando a forma como o mercado estava a tentar compensar as vendas do primeiro semestre do ano.

12/4/2020 Overall volumes vs prior year

1/1

-40 %

-30 %

-20 %

-10 %

0 %

10 %

Country

% C

hang

e vs

PY

AT DE DK ES FR GB IT NL PL PT SE TR

-19.8 %

7.7 %

-2.5 %

-19.4 %

-40.1 %

-22.1 %

2.1 %

-10.5 %

-28.9 %

9.6 %

-7.9 %

-34.5 %

% Change in Sales Vs. Prior Year

PortugalUnited Kingdom ItalyGermanyAustria SwedenNetherlands Poland TurkeyDenmark Spain France

Novembro mostra como essa recuperação foi frágil, uma vez que as vendas caíram 15,6% em relação ao mesmo mês do ano passado. Com as restrições à liberdade circulação, combinadas com a perda de postos de trabalho e a incerteza sobre o futuro económico, a redução das vendas de automóveis usados que estamos a assistir em grande parte da Europa não é surpreendente, mas

a escala dessa redução indicará que o mercado de vendas de automóveis usados em 2020 pode ter chegado ao fim um mês antes do normal.

Esta edição do Observatório INDICATA mantém-se focada tanto em volumes como na rotação de stock, tentando obter pistas sobre o que estes indicadores nos revelam sobre o início de 2021.

Page 4: INDICATA Market Watch- COVID-19 · • Os retalhistas têm vindo a abastecer-se para satisfazer a procura, com os stocks a subir 4,9% em Novembro face ao mês anterior. • Mas as

INDICATA Market Watch Dezembro de 2020 - Edição 11 4

Alterações ano-a-ano (Este mês vs. Ano passado, mesmo mês):A queda de Novembro nas vendas de automóveis usados não poupou nenhuma motorização nem nenhuma idade dos veículos, com quedas semelhantes em todas as métricas em relação a Outubro.

As vendas de automóveis usados a gasóleo caíram 22% (em termos homólogos) em comparação com um aumento de 8% no mês passado. As vendas de automóveis usados a gasolina registaram um decréscimo semelhante, menos 15% este mês face a Novembro de 2019, comparativamente com um aumento de 12% em Outubro (em termos homólogos). Embora as motorizações alternativas (BEV e híbridas) tenham visto as vendas continuarem a aumentar, subindo 84% e 62%, respectivamente, esta continua a ser uma desaceleração considerável em comparação com as taxas de crescimento superiores a 100% em Outubro face ao mesmo mês do ano passado.

Em termos de crescimento, as motorizações "alternativas" continuam a superar os seus equivalentes tradicionais ICE com BEVs e híbridos, ambos a verem as vendas aumentarem mais de 100% em relação a Outubro de 2019. Mas esta estatística embeleza estas motorizações quando se olha para o panorama geral em termos de volume.

A taxa de rotação de stock também foi atingida pelas últimas reduções de vendas. A rotação de stock dos BEVs é agora de apenas 3,8 vezes, uma melhoria marginal de 1% face a Novembro de 2019 e uma redução face aos 4,5x de Outubro. A rotação de stock dos híbridos também desacelerou para apenas 4,2x, uma melhoria de apenas 3% em termos homólogos, e muito inferior aos 5,3x de Outubro.

A queda da procura no mercado de automóveis usados afecta todas as motorizações.

Temos vindo a reportar como as restrições de stock de veículos usados têm vindo a aliviar nos últimos meses, nomeadamente nos veículos ICE. Com as vendas a abrandarem significativamente, os dois elementos combinados resultaram na diminuição da rotação de stock também para os automóveis ICE. A rotação de stock do gasóleo em Novembro é agora de 5,6x contra 7,4x no mês passado, enquanto que a rotação de stock da gasolina caiu para 5,1x (6,7x em Outubro).

Isto significa que a escassez de oferta dos ICE foi agora corrigida e começamos a assistir a algum excesso de oferta de veículos de propulsão alternativa, uma vez que estão parados no stock dos retalhistas mais tempo do que os seus contemporâneos tradicionais, com a oferta desequilibrada em relação á procura.

Page 5: INDICATA Market Watch- COVID-19 · • Os retalhistas têm vindo a abastecer-se para satisfazer a procura, com os stocks a subir 4,9% em Novembro face ao mês anterior. • Mas as

INDICATA Market Watch Dezembro de 2020 - Edição 11 5

O abrandamento do primeiro confinamento registou um aumento da procura e os retalhistas fizeram um esforço para obterem stocks de automóveis usados que fizessem face a essa procura. Desde uma posição inicial de Junho de 2020, vimos níveis de stock 15% mais baixos até Setembro, à medida que os retalhistas se esforçavam por satisfazer a procura. A situação melhorou em Outubro, com os retalhistas a fecharem a diferença para Junho para 13,4% em todos os mercados e em Novembro o fosso para o ponto médio baixou para apenas 9,1%.

Apenas um mês depois de discutirmos o impacto do abrandamento dos bloqueios, temos agora de considerar o impacto das novas restrições, quer se trate de um segundo bloqueio ou apenas de restrições mais apertadas e outras medidas.

Na maioria dos mercados, a redução das vendas, e o facto dos retalhistas terem comprado stock, resultou numa subida dos níveis de stock em comparação com o mês passado. No mês passado, assinalámos o risco de um abrandamento das vendas, criando pressões de stock para os retalhistas. Com Dezembro tradicionalmente o mês mais calmo no calendário do mercado automóvel e as restrições Covid-19 ainda em vigor, a posição de stock só deverá agravar-se ainda mais à medida que avançamos para o final do ano, deixando muitos retalhistas com excedentes de stock a entrarem em 2021.

Os retalhistas em Espanha, França e Reino Unido, em particular, estão com níveis de stock acima do que estavam em Junho, com os níveis de stock a voltarem a subir este mês em relação ao mês passado, enquanto as vendas caem.

Níveis de stock sobem à medida que as vendas caem.

Page 6: INDICATA Market Watch- COVID-19 · • Os retalhistas têm vindo a abastecer-se para satisfazer a procura, com os stocks a subir 4,9% em Novembro face ao mês anterior. • Mas as

INDICATA Market Watch Dezembro de 2020 - Edição 11 6

Áustria BEVs e automóveis mais antigos saem-se melhor num mercado enfraquecido.

A procura de automóveis usados na Áustria registou o segundo decréscimo mensal consecutivo nas vendas em termos homólogos. As vendas caíram 19,8% em Novembro, após uma queda de 2,1% em Outubro.Tal como no resto da Europa, o desemprego aumentou este ano e prevê-se uma subida de 1 ponto percentual para 5,5% até ao final do ano, em comparação com 2019, segundo a Comissão Europeia. O PIB também entrou em colapso com uma previsão de -7,1% para o ano, contra um crescimento de 1,5% no ano passado.Embora tenhamos de esperar que as notícias sobre uma vacina da Covid-19 melhorem a situação no próximo ano, não há dúvida de que o vírus está a afectar a vontade dos consumidores se aventurarem, o que significa que os bons tempos podem ter chegado ao fim, no que a 2020 diz respeito.Ao contrário de alguns mercados, a Áustria resistiu à tendência de queda das vendas de automóveis usados transversal, com impacto em todas as idades e, em particular, nas motorizações. BeVs e híbridos registaram um crescimento saudável continuado, subindo 107% e 75%, respectivamente. Mais importante ainda, a rotação de stock para os BEV manteve-se relativamente baixa, mas pelo menos estável em 3,7x (Outubro também 3,7x). Em contraste, todos viram uma queda acentuada, uma vez que a procura caiu com a rotação de stock dos híbridos (3,2x contra 3,9x de Outubro), da gasolina (3,9x contra 5,1x de Outubro) e do gasóleo (4,1x face aos 5,4x do mês anterior) todos em baixo. As vendas de gasolina e gasóleo também caíram acentuadamente, baixando 27% e 23% em termos homólogos, respectivamente.Embora as vendas de automóveis usados tenham caído em todas as faixas etárias, há evidências claras de uma mudança para automóveis mais antigos. A rotação de stock dos veículos com 8 anos ou mais está muito acima da dos automóveis usados mais recentes, com níveis geralmente baixos em relação a esta mesma época, o ano passado.

Contact: Andreas Steinbach [email protected]

Page 7: INDICATA Market Watch- COVID-19 · • Os retalhistas têm vindo a abastecer-se para satisfazer a procura, com os stocks a subir 4,9% em Novembro face ao mês anterior. • Mas as

7INDICATA Market Watch Dezembro de 2020 - Edição 11

DinamarcaA economia dinamarquesa está melhor do que grande parte da Europa, com o PIB a cair apenas cerca de -3,9%, segundo a Comissão Europeia, muito melhor do que a queda de -7,8% para a Zona Euro e os -7,4% para a UE em geral. O desemprego também deverá terminar o ano apenas cerca de 1,1 pontos percentuais acima do ano passado, em linha com o resto da Europa. Mas o pano de fundo económico e as novas restrições Covid-19 significam que o mercado de automóveis usados pode estar a chegar ao fim, mais cedo em 2020.

A taxa de crescimento das vendas de automóveis usados na Dinamarca tem vindo a registar uma tendência descendente desde meados do ano. De um aumento de 31% das vendas em termos homólogos em Junho, Julho (+21%), Agosto (+9,6%), Setembro (+8,4%) e Outubro (+4,7%). Em Novembro as vendas inverteram-se, menos -2,5% face a Novembro de 2019. Esta queda deu-se apesar de o governo ter libertado o "dinheiro congelado das férias" numa tentativa de dar um estímulo financeiro para incentivar o público a consumir.

As credenciais verdes da Dinamarca continuam fortes, como evidenciado pelas tendências dos automóveis usados de Novembro. Apesar das vendas de automóveis usados estarem em queda este mês, a venda de BEVs aumentou 264%, enquanto a rotação de stock para veículos eléctricos subiu para 4,8x, de 4,6x no mês passado, uma melhoria de 15% em termos homólogos.

A rotação de stock para gasolina e híbridos subiu 25% em termos homólogos, apesar de terem caído dos 6,2x (gasolina) e 5,3x (híbridos) de Outubro para 5,1x e 4,1x, respectivamente, mas ainda pode haver um pequeno constrangimento no fornecimento de gasolina. Os híbridos continuam a ver a procura aumentar, mas a menor rotação de stock indica que a oferta está um pouco mais desafogada em comparação com a gasolina. Em contraste, a rotação de stock dos automóveis a gasóleo baixou para 4,4x e apenas 11% acima em termos homólogos indicando que o gasóleo está em desvantagem.

Contact: Thomas Groth Andersen [email protected]

O crescimento das vendas de automóveis usados é revertido.

Page 8: INDICATA Market Watch- COVID-19 · • Os retalhistas têm vindo a abastecer-se para satisfazer a procura, com os stocks a subir 4,9% em Novembro face ao mês anterior. • Mas as

INDICATA Market Watch Dezembro de 2020 - Edição 11 8

Há apenas um mês, estávamos a falar do abrandamento do bloqueio, trazendo alívio aos retalhistas de automóveis usados franceses, com as vendas a aumentarem em termos homólogos 1,8% em Agosto, 8,4% em Setembro e 19,5% em Outubro. Infelizmente, a segunda vaga de Covid-19 e o subsequente bloqueio, que mesmo em Dezembro está apenas a diminuir lentamente, viu as vendas de automóveis usados caírem 40,1% em termos homólogos em Novembro.

Os retalhistas, que tinham comprado automóveis usados para satisfazer a procura, encontram-se agora com níveis de stock 2,8% mais elevados do que em Junho, mas com uma procura limitada. Em comparação com outras partes da Europa, França parece ter-se desapaixonado pelo gasóleo, e cada vez mais quer híbridos. Depois de as vendas de híbridos terem aumentado 191% em Outubro, assistimos a um aumento adicional de 59% em Novembro. Os BEVs também viram o nível de crescimento continuar positivo, mas a recuar de 88% para 21%, enquanto as vendas de automóveis usados a gasolina e gasóleo caíram 39% e 44%, respectivamente, em comparação com o crescimento de 37% (gasolina) e 19% (gasóleo) em Outubro.

A rotação de stock dos automóveis usados a gasolina caiu de 9,3x para 5,0x, com os híbridos a caírem para 5,6x de 8,0x no mês passado. A rotação de stock do gasóleo e dos BEV também caiu, cerca de 40% para 5,3x e 3,3x, respectivamente. Embora a queda das vendas esteja a afectar todas as motorizações, os BEV parecem estar particularmente em dificuldade e com uma oferta muito desafogada, com as vendas a crescerem apenas de forma relativamente modesta em comparação com outros países.

Embora as vendas de automóveis com menos de um ano se mantenham baixas, devido à falta de actividade dos Fabricantes, o elevado nível de volume de stock, relativamente a outras idades, mostra que a procura francesa de veículos usados muito jovens continua a ser forte. De facto, o mercado continua a favorecer os veículos mais jovens em geral, com os veículos com mais de 6 anos a verem algumas das maiores quedas nas vendas e os níveis mais baixos de stock.

Com tanta instabilidade no mercado, não é de admirar que os preços se mantenham estáveis, uma vez que o dinamismo normal do mercado está a ser ultrapassado por outros factores. No entanto, as mais recentes restrições ao bloqueio, a desaceleração da procura e a forte queda da rotação de stock indicam que 2021 poderá ver muitos retalhistas a enfrentarem problemas de sobre abastecimento.

França

Contact: Pierre-Emmanuel BEAU [email protected]

Queda de vendas deixa os retalhistas com excesso de stock.

Page 9: INDICATA Market Watch- COVID-19 · • Os retalhistas têm vindo a abastecer-se para satisfazer a procura, com os stocks a subir 4,9% em Novembro face ao mês anterior. • Mas as

INDICATA Market Watch Dezembro de 2020 - Edição 11 9

Ao contrário de grande parte da Europa, as vendas de automóveis usados na Alemanha poderiam quase ser consideradas como seguindo as tendências sazonais "normais". O aumento de 6,4% em termos homólogos de Julho foi seguido de um aumento de 14,1% em Agosto, uma subida de 23,4% em Setembro e, à medida que nos aproximamos do final do ano, em Outubro registou um crescimento de 17,1%, com Novembro a recuar para um aumento de 7,7% em termos homólogos. Embora o crescimento das vendas possa ter abrandado na Alemanha, continua saudável e positivo.

A procura tem vindo a superar sistematicamente a oferta, o que significa que os retalhistas alemães têm de fazer um esforço para colmatar as restrições de abastecimento. A força da procura tem impulsionado a subida da rotação de stock, com os BEV a subirem 50% em relação a Novembro de 2019, a gasolina 40% mais alta e até a rotação de stock do gasóleo subiu 28% em termos homólogos. Os Híbridos também registaram um aumento de 23% na rotação de stock, mas a 3,7x, significando que estão parados nos parques dos retalhistas muito mais tempo do que os automóveis tradicionais ICE, com gasolina a 5,3x e o gasóleo a 5,9x.

Embora a rotação de stock para todas as idades e tipos de combustível tenha descido cerca de 1 ponto em Outubro, a procura mantém-se saudável e o mercado continua a dar sinais de constrangimento. As vendas de automóveis usados para todas as motorizações aumentaram no mesmo período do ano passado, com as BEVs a crescerem 183%, os híbridos +144%, a gasolina +5% e o gasóleo +2%. O crescimento das vendas é o mais forte para os automóveis na faixa etária dos 1 aos 6 anos, que é também onde estamos a assistir ao maior aumento da rotação de stock em termos homólogos.

Os preços dos automóveis usados continuam, em geral, a acompanhar a evolução descendente natural do ciclo de vida do produto, em linha com a nossa amostra constante e consistente de veículos, mas o nivelamento que vimos o mês passado está a mostrar um pequeno salto ascendente, uma vez que a procura continua mais forte do que a oferta.

Alemanha

Contact: Jonas Maik [email protected]

A Alemanha contraria a tendência europeia com vendas de automóveis usados ainda a subir.

Page 10: INDICATA Market Watch- COVID-19 · • Os retalhistas têm vindo a abastecer-se para satisfazer a procura, com os stocks a subir 4,9% em Novembro face ao mês anterior. • Mas as

INDICATA Market Watch Dezembro de 2020 - Edição 11 10

Contact: Alberto Ongari [email protected]

Itália Os retalhistas de automóveis usados estão melhores do que em grande parte da Europa.

O impacto negativo da Covid-19, em termos de restrições e preocupações das pessoas em relação à saída, teve um impacto negativo na recuperação das vendas de automóveis usados, mas tendo em conta a imagem completa, os retalhistas italianos, estão a sair-se melhor do que grande parte da Europa.

De um crescimento de 33% em termos homólogos observado em Agosto, o crescimento das vendas em Setembro caiu para 29,6% e depois para 17,1% em Outubro, mas com os bloqueios e restrições mais apertadas em vigor, as vendas de automóveis usados caíram para apenas 2,1% em Novembro, mas ainda assim é positivo em relação a Novembro de 2019, pré-Covid-19.

A procura de BEVs viu as vendas aumentarem 93% em termos homólogos, com os híbridos a usufruir da segunda maior taxa de crescimento, com um aumento de 68% no mesmo período. Os automóveis tradicionais a gasolina e a gasóleo viram as vendas caírem -3% e -4%, respectivamente, mas dada a guerra contra o gasóleo e agora a pressão para passar para a mobilidade de emissões zero, uma queda deste montante só poderá ser, apesar de tudo, vista como positiva.

Actualmente, Itália apresenta uma tendência semelhante à da maior parte da Europa, com rotação de stock de gasolina, diesel e híbridos a descer em torno de uma volta em relação a Outubro de 2020 e tem havido uma diminuição semelhante na rotação do stock para todos os tipos de idade. A rotação de stock dos BEVs caiu 21% em termos homólogos e é praticamente plana a 3x em relação a Outubro, indicando que continuam com uma oferta bastante desafogada.

Em Outubro, relatámos que a evolução descendente dos preços, natural do ciclo de vida do produto até Julho, o que está em linha com as expectativas para a nossa amostra constante e consistente de veículos, começou a registar alguma pressão inflacionista desde Agosto. A causa é a forte procura e, embora esta tenha diminuído um pouco, ainda é suficiente para continuar a pressão ascendente sobre os preços dos automóveis usados.

Page 11: INDICATA Market Watch- COVID-19 · • Os retalhistas têm vindo a abastecer-se para satisfazer a procura, com os stocks a subir 4,9% em Novembro face ao mês anterior. • Mas as

INDICATA Market Watch Dezembro de 2020 - Edição 11 11

Holanda

Contact: Bobby Rietveld [email protected]

Vendas de automóveis usados começam a cair em termos homólogos.

A abrandamento das restrições do primeiro bloqueio em toda a Europa viu a súbita procura impulsionar as vendas de automóveis usados e os Países Baixos acompanharam essa tendência. O abrandamento das restrições no Verão viu as vendas de automóveis usados aumentar 20% em termos homólogos em Junho, mas este crescimento recuou para apenas 9,7% no mês seguinte, com um aumento de 2,8% e 2,9% em Agosto e Setembro, respectivamente. Outubro viu o mercado de automóveis usados holandês entrar no vermelho, uma vez que as vendas caíram 4,2% em termos homólogos e Novembro viu uma queda de 10,5% praticamente selando o destino de 2020.O crescimento das vendas de automóveis usados diminuiu para todas as motorizações em comparação com Outubro. As vendas de gasóleo caíram -21% este mês, após uma queda de 16% em Outubro. As vendas de gasolina caíram -6% em Outubro, com uma queda de -13% este mês. As vendas de automóveis usados de híbridos (+53% Outubro vs +41% Novembro) e BEVs continuaram a crescer, embora a um ritmo mais lento do que no mês passado, mas a taxa de crescimento para este último caiu acentuadamente de 112% no mês passado para apenas 23% este mês.Apesar do crescimento negativo dos ICE, vale a pena notar que os níveis de rotação de stock subiram 9% (gasóleo) e 5% (gasolina) em relação a Novembro de 2019, enquanto os BEV (-29%) e híbridos (-16%) ambos viram os níveis de rotação de stock descerem para 3,6x e 3,9x. Isto pode causar alguma preocupação aos retalhistas que podem ter estado a abastecer-se destas motorizações alternativas e que agora as vêm em stock mais tempo do que os veículos tradicionais ICE.A queda geral da procura é transversal a todas as faixas etárias, o que significa que os retalhistas em todo o lado estão a assistir a uma redução do número de clientes compradores.O desfasamento entre a queda da procura e a evolução dos preços é sinal de que a escassez de oferta do Verão impediu os preços de seguirem o declínio natural do ciclo de vida do produto esperado para a nossa amostra constante e consistente de veículos, mantendo-se estável e mesmo até com alguma pressão ascendente, mas como se esperava, mudou agora com uma tendência geral de descida durante Novembro.

Page 12: INDICATA Market Watch- COVID-19 · • Os retalhistas têm vindo a abastecer-se para satisfazer a procura, com os stocks a subir 4,9% em Novembro face ao mês anterior. • Mas as

INDICATA Market Watch Dezembro de 2020 - Edição 11

PolóniaApesar de um pequeno aumento nas vendas de automóveis usados no final de Novembro, o mês terminou -28,9% abaixo em relação a Novembro de 2019. Isto continua a tendência de queda que vimos em Outubro, onde as vendas caíram -3,8% face ao aumento de 12,9% em Setembro. Mas existem dúvidas sobre se isso se deve verdadeiramente a uma diminuição da procura. Os níveis de stock de automóveis usados em Novembro são 20,9% inferiores aos de Junho e em 1 de Dezembro tinham caído -3,3% face ao início do mês anterior. Isto significa que muitas das vendas que estão a ser feitas estão a consumir o stock dos retalhistas e indicam que existem alguns problemas de restrição de abastecimento. BEVs (+97%) e híbridos (+67%) continuam a ver as taxas de crescimento percentuais mais elevadas, um padrão consistente com o resto da Europa. As vendas de automóveis usados a gasolina caíram 27% e, enquanto a rotação de stock é 0,8x inferior à do mês passado em 5,1x, continua a ser 21% superior à do ano passado. As vendas de automóveis usados a gasóleo mostram um quadro semelhante, com as vendas a caírem 31%, mas a rotação de stock está 25% acima do mesmo período do ano passado.Enquanto a rotação de stock dos BEVs cresceu 34% em termos homólogos para 4,3x e a rotação dos híbridos é 28% mais alta em termos homólogos a 3,8x, eles ainda seguem os automóveis ICE indicando que as motorizações alternativas permanecem com um fornecimento desafogado enquanto as motorizações tradicionais estão a vender mais rápido.A procura continua claramente a ser limitada pela oferta, especialmente para os automóveis ICE usados mais jovens, com um aumento da rotação de stock de 31% em termos homólogos para automóveis com idades entre os 1 e os 2 anos. O impacto do coronavírus tem causado estragos nas frotas das empresas de aluguer este ano e, sendo um mercado que importa muito do Sul da Europa, isso está claramente a afectar a oferta.Após o típico desfasamento nas variações da procura e dos preços, a queda das vendas registou uma tendência geral de descida dos preços em Novembro. Isto segue-se ao movimento sustentado de subida dos preços causado pela escassez de oferta em meados de 2020.

Contact: Daniel Steć [email protected]

Vendas continuam a cair à medida que os retalhistas lutam para encontrar stock.

12

Page 13: INDICATA Market Watch- COVID-19 · • Os retalhistas têm vindo a abastecer-se para satisfazer a procura, com os stocks a subir 4,9% em Novembro face ao mês anterior. • Mas as

INDICATA Market Watch Dezembro de 2020 - Edição 11 13

PortugalComo reportámos o mês passado, as vendas de automóveis usados em Portugal estão a abrandar, um padrão repetido em toda a Europa. Mas também, tal como no mês passado, a taxa de crescimento das vendas passou apenas de forte para muito boa. Depois de um crescimento de 39% em Agosto, as vendas de automóveis usados cresceram 36,2% em Setembro e 31,1% em Outubro e, enquanto Novembro viu a taxa de crescimento cair para +9,6% em termos homólogos, ainda é extremamente saudável.O mês passado reportámos restrições à oferta, com os níveis de stock a subirem apenas 0,3% no mês passado e a descer 12,4% em relação aos níveis de Junho, pouco temos que nos indique que a situação está a melhorar. O regime fiscal e a dinâmica do mercado dos automóveis a gasolina mais pequenos em Portugal explicam porque é que este país está a mostrar um padrão de vendas diferente dos outros. Um aumento de 45% nas vendas de gasolina em termos homólogos em Novembro, juntamente com uma rotação de stock elevada, mostra como a oferta está constrangida e indica mais oportunidades de venda. BEVs (+97%) e híbridos (+66%) também desfrutaram de mais um mês de crescimento saudável das vendas, mas a baixa rotação de stock indica uma oferta desafogada de veículos e, portanto, menos uma oportunidade para novas vendas em comparação com os veículos a gasolina. Embora as taxas de crescimento destas motorizações alternativas pareçam surpreendentes, vale a pena recordar que estão a sair de uma base de volume mais baixa.A rotação de stock dos gasolina de 6,8x no mês passado baixou para 4,6x este mês, com as outras motorizações a registarem reduções semelhantes. No entanto, embora os níveis de stock estejam ligeiramente acima (mês sobre mês), a procura continua a ser superior à oferta global. A área de maiores oportunidades mantém-se no segmento mais jovem, onde as vendas subiram 49% e o stock está a rodar 5,2x, um aumento de 52% em relação ao ano passado. Dado que o nosso índice de preços se baseia numa amostra constante e consistente de veículos, esperamos uma ligeira diminuição ao longo do tempo devido ao declínio natural do ciclo de vida do produto, no entanto a forte procura manteve os preços estáveis, com uma pequena tendência ascendente durante grande parte da segunda metade deste ano.

Contact: Sandra Sequerra [email protected]

Procura de automóveis usados continua em crescimento, impactando fortemente as reservas de stock.

Page 14: INDICATA Market Watch- COVID-19 · • Os retalhistas têm vindo a abastecer-se para satisfazer a procura, com os stocks a subir 4,9% em Novembro face ao mês anterior. • Mas as

INDICATA Market Watch Dezembro de 2020 - Edição 11 14

EspanhaEspanha declarou oficialmente o estado de emergência e colocou o país sob um recolher obrigatório a nível nacional (excepto as Ilhas Canárias) até Maio de 2021. Após a primeira onda de Covid-19 e o subsequente abrandamento das vendas de automóveis usados, a procura de usados fez aumentar as vendas em termos homólogos em +28,7% em Agosto, +20,7% em Setembro e +9,7% em Outubro, mas a última ronda de restrições parece ter levado a um fim antecipado de 2020 para os retalhistas de automóveis usados, com as vendas a caírem -19,4% em Novembro.As vendas de automóveis usados diesel sofreram o maior impacto dessa queda, com as vendas a caírem -27% em termos homólogos em Novembro, enquanto as vendas de gasolina caíram -10%. Mas a rotação de stock manteve-se forte para ambos os tipos de ICE, indicando alguns constrangimentos de abastecimento. Em Outubro, a rotação de stock do diesel situou-se em 5,5x e este mês continua nos 5,0x, enquanto a rotação de stock de automóveis usados a gasolina desceu de 5,5x para 5,0x este mês. Isto indica que os retalhistas estão a gerir os seus níveis de stock em linha com a procura, com a taxa de rotação de stock a aumentar um pouco mais para o gasóleo (+1%) e gasolina (+8%) do que por esta mesma altura no ano passado.A procura de híbridos continua a crescer fortemente. As vendas subiram 67%, com a rotação de stock apenas 0,3x abaixo das motorizações ICE em 4,7x, o que representa um aumento de 10% por sua vez face a Novembro de 2019. Os BEVs também estão a sair-se bem com as vendas a subir 166% este mês em termos homólogos e a rotação de stock a subir 21% em termos homólogos para 4,5x, uma indicação clara do nível de oferta desafogada de BEVs, mas mostrando que também está a diminuir a diferença para os veículos ICE. As vendas de automóveis usados mais recentes, ou seja, com menos de um ano de idade, caíram apenas -3%, enquanto a subida da rotação de stock é de +14% para 4,8x, mostrando que a procura está a ser condicionada por restrições de oferta, uma vez que os Fabricantes não têm estado tão activos nas matrículas tácticas este ano.Desde Julho que os preços deixaram de acompanhar o declínio natural do ciclo de vida do produto, que seria de esperar com uma amostra constante e consistente de veículos. As restrições de abastecimento têm vindo a impulsionar os valores dos automóveis usados e estão agora em níveis semelhantes ao início deste ano.

Contact: Leyre Delgado lde:autorola.es

Vendas de automóveis usados ICE desmoronam-se enquanto híbrido goza de forte crescimento.

Page 15: INDICATA Market Watch- COVID-19 · • Os retalhistas têm vindo a abastecer-se para satisfazer a procura, com os stocks a subir 4,9% em Novembro face ao mês anterior. • Mas as

INDICATA Market Watch Dezembro de 2020 - Edição 11 15

SuéciaApesar de não ter as restrições estritas da Covid-19 observadas no resto da Europa, a economia da Suécia ainda foi impactada, prevendo-se que o PIB desça -3,4% este ano em comparação com o crescimento de +1,3% em 2019, segundo a Comissão Europeia. O desemprego também aumentou de 6,8% no ano passado para 8,8% previstos para o final deste ano. Novembro também viu uma segunda vaga da Covid-19 atingir o país, resultando num aumento de restrições em comparação com o que tinha sido anteriormente uma abordagem branda.Isto parece ter tido um impacto nas vendas de automóveis usados. De um aumento de 1,7% nas vendas de automóveis usados em termos homólogos em Agosto, para o crescimento de 4,6% em Setembro e uma queda de 0,8% em Outubro, parecia um ano relativamente típico, mas em Novembro as vendas em termos homólogos caíram -7,9%. Mas a restrição à oferta continua a ser um problema e pode ser um factor mais significativo do que a diminuição da procura, que está a levar á diminuição das vendas de automóveis usados.Os BEVs registaram um novo aumento da procura, com as vendas a aumentarem 113% face a um aumento de 83% no mês passado, enquanto os híbridos cresceram 51% em Novembro, contra um aumento de 70% em Outubro. Mas a rotação de stock continua elevada, com a rotação de stock dos usados a gasóleo a aumentar em 29% e a 7,9x este pode ser o factor chave para as vendas de gasóleo caírem 11% em termos homólogos. A rotação de stock dos usados a gasolina também cresceu os mesmos 29% e situa-se nos 6,7x em Novembro. Isto significa que os retalhistas estão a ter de trabalhar arduamente para encontrar produto para satisfazer a procura e estão a vender tão rápido que os níveis de stock mantiveram-se praticamente inalterados, com um aumento marginal de apenas 0,4% (mês sobre mês) e uma queda de 20% em relação aos níveis de stock em Junho.Com a rotação de stock tão elevada e a procura a superar a oferta, os preços dos automóveis usados continuam a sua tendência ascendente em vez do declínio natural do ciclo de vida do produto, que seria de esperar com uma amostra constante e consistente de veículos.

Contact: Yngvar Paulsen [email protected]

Restrições de abastecimento afectam as vendas de automóveis usados.

Page 16: INDICATA Market Watch- COVID-19 · • Os retalhistas têm vindo a abastecer-se para satisfazer a procura, com os stocks a subir 4,9% em Novembro face ao mês anterior. • Mas as

INDICATA Market Watch Dezembro de 2020 - Edição 11 16

TurquiaOs bloqueios Covid-19 em toda a Europa resultaram na escassez de automóveis novos e preocupações em viajar em transportes públicos em muitos países. O resultado líquido foi o aumento da procura por mobilidade pessoal e, em particular, dos automóveis usados.

A Turquia dá um dos melhores exemplos disso, onde a procura de automóveis usados viu as vendas aumentarem 59,6% em termos homólogos em Setembro e mais 24,1% em Outubro. Também resultou na subida dos preços dos automóveis usados, como se pode ver no gráfico onde os preços estão em 167% em comparação com o início do nosso índice apenas 8 meses antes.

Com os preços agora tão altos, não deve surpreender muito que esta posição não seja sustentável, e parece que a Turquia pode estar num ponto de viragem com a procura a cair e as vendas de automóveis usados em Novembro a caírem 34,5%.

Os retalhistas tinham vindo a aumentar o stock, que aumentou 12,8% a 1 de Dezembro, em comparação com apenas um mês antes, mas com a procura a diminuir teve de haver um impacto nos preços dos automóveis usados, razão pela qual vimos os preços estagnar durante o mês de Novembro.

A queda da procura significa também que os automóveis começam a permanecer no stock dos retalhistas por mais tempo do que estes estavam habituados no decurso deste ano. Há apenas um mês, os automóveis usados a gasolina viram a rotação de stock a mais de 10,3x, com automóveis usados a gasóleo a 9,9x e até BEVs e híbridos a 7x. Em Novembro, todos caíram com gasolina a 6,3x, o que representa uma queda de -34%, o gasóleo a 6,7x (menos 27x% em termos homólogos) e os BEVs e híbridos desceram 30% para 4,5x.

Contact: Aslı GÖKER [email protected]

Vendas de automóveis usados a atingir um ponto de viragem?

Page 17: INDICATA Market Watch- COVID-19 · • Os retalhistas têm vindo a abastecer-se para satisfazer a procura, com os stocks a subir 4,9% em Novembro face ao mês anterior. • Mas as

INDICATA Market Watch Dezembro de 2020 - Edição 11 17

Contact: Jon Mitchell [email protected]

Reino UnidoMuitos esperavam que o abrandamento do bloqueio veria a procura pendente impulsionar as vendas de automóveis novos e usados. Infelizmente, isto não se concretizou com as vendas de automóveis usados em termos homólogos a caírem -1,8% em Julho e uma queda de -3,3% em Agosto, devido à falta de stock. A compra frenética por parte do retalho registou uma melhoria em Setembro, com os níveis dos stocks a aumentarem 5%, permitindo que as vendas de automóveis usados crescessem 6,3% em termos homólogos. Um novo aumento de 7,4% (mês sobre mês) em Outubro ajudou a alimentar um incremento adicional de 5,7% nas vendas de automóveis usados.

O novo sistema de restrições por zonas já tinha visto os retalhistas reportarem uma redução do tráfego no stand, mas Novembro viu o Reino Unido entrar num novo bloqueio. O impacto no mercado dos automóveis usados foi rápido a chegar. Apesar dos níveis de stock terem aumentado mais 2,6% em Novembro, o que significa que eram agora 5,4% mais elevados do que em Junho, a disponibilidade mais desafogada de stock foi resultado de uma forte redução da procura, uma vez que os compradores se mantiveram afastados devido às restrições e as vendas de automóveis usados caíram 22,1% em Novembro.

Com a queda da procura e a subida dos níveis de stock, a rotação de stock diminuiu um pouco em relação ao mês passado, mas ainda há algumas restrições. O stock de usados a gasóleo continua a registar uma rotação de stock de 6,2x, 4% acima do mesmo período do ano passado e uma indicação de que a procura continua forte para o gasóleo, apesar da queda de -22% nas vendas de automóveis usados a gasóleo em Novembro. Curiosamente, as vendas de automóveis usados a gasolina foram muito piores, com as vendas a caírem -28% em Novembro e a rotação de stock a baixar -11% para 5,1x. A procura de híbridos também caiu com as vendas a caírem -1%, mas com a rotação de stock de apenas 4,2x há bastante stock disponível. Até os BEVs tiveram dificuldades à medida que a rotação de stock caiu para apenas 2,8x, uma queda de -22% em termos homólogos. Embora as vendas tenham aumentado 48% em termos homólogos, os retalhistas estão a ter de financiar o seu stock de BEVs muito mais tempo do que os seus contemporâneos ICE.

Com medo de terminar o ano com níveis elevados de stock e baixos níveis de procura, que nunca são boas notícias, parece que os retalhistas estão a tentar estimular os negócios através dos preços. Os preços dos automóveis usados, que tinham vindo a aumentar devido à oferta restrita, entraram agora em inversão, com os preços a caírem acentuadamente em Novembro. Dezembro é tipicamente o mês mais calmo do ano para os retalhistas de automóveis, mas mesmo mexendo nos preços, o segundo bloqueio, as restrições por zona mais apertadas e o foco das pessoas no Natal, terão como consequência um final de ano antecipado para mercado automóvel?

O bloqueio pôs fim ao mercado automóvel de 2020?

Page 18: INDICATA Market Watch- COVID-19 · • Os retalhistas têm vindo a abastecer-se para satisfazer a procura, com os stocks a subir 4,9% em Novembro face ao mês anterior. • Mas as

INDICATA Market Watch Dezembro de 2020 - Edição 11 18

If you are interested in contacting INDICATA, please see below a list of country contacts or register through Indicata.com

INDICATA country contacts

Jon Mitchell – UKUK Sales DirectorMobile: +44 7714 398799Email: [email protected]

Pierre-Emmanuel BEAU – FranceCountry managerTéléphone: +33 (0)1 30 02 89 01Mobile: +33 (0)6 62 43 09 66Email: [email protected]

Leyre Delgado – SpainINDICATA Product ManagementPhone: +34 91 781 64 54Mobile: +34 630 246 158Email: lde:autorola.es

Sandra Sequerra – PortugalSolutions & INDICATA Business Unit ManagerPhone: +351 271 528 135Mobile: +351 925 299 243Email: [email protected]

Alberto Ongari – ItalyHead of INDICATA ItalyAutorola.itMobile: +39335208233Email: [email protected]

Andreas Steinbach – AustriaAutorola | Market Intelligence | INDICATAOffice: +43 1 2700 211-90Mobile: +43 664 411 5642Email: [email protected]

Jonas Maik – GermanySenior Key Account ManagerMobile: +49 151-402 660 18Email: [email protected]

Jurgen Claus – BelgiumInternational Business Development ManagerPhone: 0032 (0)3/887 19 00Mobile: 0032 (0)473 96 41 09Email: [email protected]

Bobby Rietveld – The NetherlandsSales Director Autorola & INDICATAindicata.nlMobile: +31 (0)6 113 091 58Email: [email protected]

Yngvar Paulsen – SwedenCountry ManagerAutorola.seMobile: +46 736871920Email: [email protected]

Thomas Groth Andersen – DenmarkCountry ManagerBilpriser.dkMobile: +4563147057Email: [email protected]

Daniel Steć – PolandDyrektor ZarządzającyTelefon: +48 22 300 81 88Telefon komórkowy: Mobile: +48 602 188 902Email: [email protected]

Aslı GÖKER - TurkeySales Director, INDICATAPhone: +90 212 290 35 30Mobile: +90 533 157 86 05Email: [email protected]

Page 19: INDICATA Market Watch- COVID-19 · • Os retalhistas têm vindo a abastecer-se para satisfazer a procura, com os stocks a subir 4,9% em Novembro face ao mês anterior. • Mas as

A 24 de Março o INDICATA publicou o estudo “COVID-19 Até que ponto o mercado de usados será afetado (e como sobreviver)?” Este documento explorou:

• Tendências iniciais do mercado - O impacto inicial do vírus e das medidas de distanciamento social implementadas.

• Cenários - Uma variedade de impactos com base no desenvolvimento da taxa de infecção e no histórico de dados de mercado.

• Mitigação - Avaliação de riscos por sector, associada a possíveis acções correctivas.

Comprometemo-nos a manter o mercado atualizado com dados em tempo real, volumes de vendas e preços, para que seja possível acompanhar o evoluir da situação.

Como tal, temos o prazer de anunciar o “Observatório INDICATA”.

INDICATA Market Watch Novembro 2020 - Edição 10 19

Enquadramento

O Observatório INDICATA assume duas formas:

1. Documentação periódica - Análises regulares do mercado disponíveis para todos no website INDICATA (este documento).

2. Relatórios online interactivos exclusivos - Disponíveis para os gestores sénior nas principais Gestoras de Frotas, Rent-a-Car, Fabricantes e Grupos de Retalho.

Se é um gestor sénior na indústria automóvel e deseja ter acesso ao Observatório INDICATA online, por favor contacte-nos.

O que é o Observatório INDICATA?

O INDICATA analisa todos os dias 9 milhões de anúncios de veículos usados em toda a Europa. Para garantir a integridade dos dados o nosso sistema passa por extensos processos de limpeza de dados.

As vendas (anúncios retirados) deste relatório tem como base os anúncios de veículos usados de profissionais reconhecidos. Como tal, não inclui dados relacionados a anúncios de particulares (P2P).

Quando um anúncio é removido da Internet, e não retorna nos dias imediatamente a seguir, é classificado como "Venda".

Como produzimos os nossos dados?

Page 20: INDICATA Market Watch- COVID-19 · • Os retalhistas têm vindo a abastecer-se para satisfazer a procura, com os stocks a subir 4,9% em Novembro face ao mês anterior. • Mas as

www.indicata.com