PROF.ª FERNANDA QUINTINO · René Descartes (1596-1650): filósofo, físico e matemático...

Post on 29-Jul-2020

2 views 0 download

Transcript of PROF.ª FERNANDA QUINTINO · René Descartes (1596-1650): filósofo, físico e matemático...

HISTÓRIA PROF.ª FERNANDA QUINTINO

PROF. FELIPE CANTALICE1ªEJA FASE

Felipe Agenor De Oliveira Cantalice
Liberado

Unidade IIICultura, Religiosidade e Tecnologias na Modernidade Ocidental

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 11.2Conteúdo

• Renascimento e reformas religiosas: Renascimento científico, Reforma Protestante e a Contrarreforma

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

Habilidade • Examinar o processo de contestação da fé católica e a

construção de outras novas.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

Renascimento artístico e humanismo

REVISÃO

5

Provavelmente você conhece essa pintura, pois é uma das mais famosas. Responda quem foi o pintor? Está faltando algo na obra? O personagem está triste ou alegre?

DESAFIO DO DIA

6

Renascimento CientíficoFoi um período de desenvolvimento da ciência (astronomia, matemática, física, química, anatomia, etc.) que ocorreu durante o período do Renascimento (séculos XV e XVI).

AULA

7

Dessa forma, representou uma revolução científica pautada no racionalismo, que mudou a forma de ver o mundo, ou seja, a mentalidade das pessoas, a partir dos estudos e descobertas de alguns cientistas, esse período possibilitou o avanço de diversos campos do conhecimento que, mais tarde, chegaremos a Ciência Moderna.

AULA

8

VT 02 - ALPHA

AULA

9

Cientistas do RenascimentoNicolau Copérnico (1473-1543): astrônomo e matemático polaco, considerado o “Pai da Astronomia Moderna”. Foi criador da Teoria Heliocêntrica (sol como centro do Universo), na qual contradiz a Teoria Geocêntrica medieval (adotada pela Igreja Católica), em que a Terra seria o centro do Universo.

AULA

10

VT 03 - ALPHA

AULA

11

Galileu Galilei (1564-1642): astrônomo, físico, matemático e filósofo italiano, Galileu foi defensor da Teoria Heliocêntrica de Copérnico, sendo considerado um dos fundadores da geometria moderna e da física. Além disso, aperfeiçoou o telescópio, inventou o microscópio com duas lentes e o compasso geométrico.

AULA

12

VT 04 - ALPHA

AULA

13

Johannes Kepler (1571-1630): astrônomo, matemático e astrólogo alemão, Kepler aprofundou suas teorias sobre mecânica celeste inspiradas no modelo heliocêntrico, apresentando estudos sobre as eclipses lunar e solar. (3)

AULA

14

VT 05 - ALPHA

AULA

15

Andreas Vesalius (1514-1564): médico belga, considerado o “Pai da Anatomia Moderna”, Vesalius foi um dos precursores dos estudos sobre anatomia e fisiologia, após dissecar corpos de humanos e escrever sua principal obra, um atlas de Anatomia Humana intitulado “Fábrica”.

AULA

16

Francis Bacon (1561-1626): filósofo, político e alquimista inglês, Bacon foi o criador do “Método Científico” (nova maneira de estudar a natureza), sistematizando o conhecimento humano, sendo considerado o fundador da “Ciência Moderna”.

AULA

17

René Descartes (1596-1650): filósofo, físico e matemático francês, segundo seus estudos, Descartes foi considerado o “Pai do Racionalismo e da Matemática Moderna” e ainda, o fundador da Filosofia Moderna. Sua obra mais representativa é o “Discurso sobre o Método”, tratado filosófico e matemático propondo as bases do racionalismo.

AULA

18

VT 06 - ALPHA

AULA

19

Isaac Newton (1643-1727): filósofo, físico, matemático, astrônomo, alquimista e teólogo inglês, Newton foi considerado o “Pai da Física e da Mecânica Modernas”, do qual desenvolveu diversos conhecimentos nas áreas da matemática, física e filosofia natural. Estudou o movimento dos corpos propondo as três “Leis de Newton”.

AULA

20

Leonardo da Vinci (1452-1519): inventor, matemático, engenheiro e artista italiano, Da Vinci foi considerado um dos mais proeminentes gênios do Renascimento e da história da humanidade. Avançou em diversos estudos sobre a anatomia humana, e inventou o paraquedas, a máquina de voar, o submarino, o tanque de guerra, dentre outros.

AULA

21

VT 07 - Invenções de Leonardo Da Vinci Que

Influenciam nossas Vidas

AULA

22

Reforma ProtestanteA Reforma Protestante foi a grande transformação religiosa da época moderna, pois rompeu a unidade do Cristianismo no Ocidente.

AULA

23

No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero fixou na porta da igreja do Castelo as 95 teses que criticavam certas práticas da Igreja Católica.

• Vendas de indulgências: • Inquisição • Relações maritais entre membros da igreja

e fiéis.

João Calvino • Predestinação

ContrarreformaA Contrarreforma foi o movimento que surgiu na Europa em consequência da expansão do protestantismo. Em 1534, foi fundada por Inácio de Loyola, ex-soldado espanhol da religião basca, uma ordem religiosa denominada “Companhia de Jesus”.

AULA

27

Em 1545 e 1563, realizou-se o Concílio de Trento, com representantes da Igreja Católica de toda a Europa. Igualmente estavam presentes membros da igreja luterana e da ortodoxa.

AULA

28

Deste Concílio, surgiu uma Igreja reformada. Foi criado ainda o “Index”, lista de livros proibidos pela Igreja, incluindo livros científicos (de Galileu, Giordano Bruno, entre outros). A formação do clero deveria ser mais rigorosa e foi proibida a venda de cargos religiosos.

AULA

29

1. A Revolução Científica, ocorrida na Europa Moderna entre os séculos XVI e XVII, caracterizou-se por:

a) acentuar o espírito crítico do homem através do desenvolvimento da ciência experimental.

b) reforçar as concepções antinaturalistas surgidas nos primórdios do Renascimento.

c) comprovar a tese de um universo geocêntrico contrária à explicação tradicional aceita pela Igreja Medieval.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

30

d) negar os valores humanistas, fortalecendo assim as ideias racionalistas.

e) confirmar os fundamentos lógicos e empiristas da filosofia escolástica em sua crítica aos dogmas católicos medievais.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

31

2. Na Alemanha do século XVI, havia grande contradição entre o que a Igreja católica pregava e o que se praticava. Nos principados as dificuldades eram enormes. Os camponeses sentiam-se sobrecarregados de impostos. As cidades ansiavam por liberdade. O clero desprezava a missão espiritual. Muitos bispos levavam uma existência de prazer, o que ofendia os crentes sinceros e simples. Os abusos apontados no enunciado geraram o ambiente favorável à aceitação do novo credo sustentado por:

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

32

a) Henrique VIII.b) João Knox.c) João Huss.d) João Calvino.e) Martinho Lutero.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

33

Gabarito da DLI1. Resp. “A”2. Resp. “E”

INTERATIVIDADE

34

Renascimento e reformas religiosas: humanismo

RESUMO DO DIA

35

Renascimento e reformas religiosas: Renascimento científico

RESUMO DO DIA

36

Poderia uma pessoa ser matemático, físico, anatomista, inventor, arquiteto, escultor e pintor. Após dominar todos esses campos do saber, ele se tornaria conhecido no mundo todo por séculos. Estamos falando de quem?

DESAFIO DO DIA

37

Provavelmente você conhece essa pintura, pois é uma das mais famosas. Responda quem foi o pintor? Está faltando algo na obra? O personagem está triste ou alegre?

DESAFIO DO DIA

38