IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do ...Senai inaugura nova escola no Polo de...

12
Senai inaugura nova escola no Polo de Birigui IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui • Ano X • Nº 92 • Abril 2012 • www.sindicato.org.br Fórum vai discutir‘Fast Fashion’ Sinbi e Sebrae-SP lançam PMC RH e Você Pró-Criança Conheça Matheus, um dos adolescentes atendidos pelo Instituto. O estudante conta como o convívio no local melhorou o relacionamento dele com a família. O tema “Fast Fashion” (moda rápida, em português) será abordado pelo economista e consultor italiano Enrico Cietta, autor do livro “A Revolução do Fast-Fashion” Página 7 Página 12 Página 9 Página 11 Página 6 Página 4 Página 9 Como motivar meu funcionário? Nova seção traz artigos assina- dos pela consultora de RH do Sinbi, Marcela Deps. Entrevista: Inquietação e sensibilidade levaram o empresário Fernando Escudeiro ao sucesso. As matrículas dos cursos na área do calçado e do vestuário foram ampliadas conforme demanda apresentada pelo Sinbi. Tornar as empresas mais competitivas no mercado. Esse é o objetivo do PMC (Plano de Melhoria da Competitividade). Um show gratuito com a dupla João Ricardo e Pachequinho vai abrir a 5ª edição da Birifest, no dia 27 de abril, sexta- feira, às 18h. Os tradicionais sorteios e prêmios ocorrem neste mês de abril, em junho e no mês de julho. Confira também a agenda dos Jogos do Sesi. Blog do RH Sinbi www.blogdorhsinbi.blogspot.com Facebook www.facebook.com/SINBI.BIRIGUI A festa vai começar Curta o Sinbi nas redes sociais e compartilhe Show sertanejo será grande atração da abertura

Transcript of IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do ...Senai inaugura nova escola no Polo de...

Page 1: IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do ...Senai inaugura nova escola no Polo de Birigui IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de

Senai inaugura nova escolano Polo de Birigui

IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui • Ano X • Nº 92 • Abril 2012 • www.sindicato.org.br

Fórum vai discutir‘Fast Fashion’

Sinbi e Sebrae-SP lançam PMC

RH e Você

Pró-CriançaConheça Matheus, um

dos adolescentes atendidos pelo Instituto. O estudante conta como o convívio no local melhorou o relacionamento dele com a família.

O tema “Fast Fashion” (moda rápida, em português) será abordado pelo economista e consultor italiano Enrico Cietta, autor do livro “A Revolução do Fast-Fashion”

Página 7

Página 12

Página 9

Página 11

Página 6

Página 4

Página 9

Como motivarmeu funcionário?Nova seção traz artigos assina-dos pela consultora de RH do Sinbi, Marcela Deps.

Entrevista: Inquietação e sensibilidade levaram o empresário Fernando Escudeiro ao sucesso.

As matrículas dos cursos na área do calçado e do vestuário foram ampliadas conforme demanda apresentada pelo Sinbi.

Tornar as empresas mais competitivas no mercado. Esse é o objetivo do PMC (Plano de Melhoria da Competitividade).

Um show gratuito com a dupla João Ricardo e Pachequinho vai abrir a 5ª edição da Birifest, no dia 27 de abril, sexta- feira, às 18h. Os tradicionais sorteios e prêmios ocorrem neste mês de abril, em junho e no mês de julho. Confira também a agenda dos Jogos do Sesi.

Blog do RH Sinbiwww.blogdorhsinbi.blogspot.com

Facebookwww.facebook.com/SINBI.BIRIGUI

A festa vai começar

Curta o Sinbi nas redes sociais e compartilhe

Show sertanejo será grande atração da abertura

Page 2: IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do ...Senai inaugura nova escola no Polo de Birigui IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de

E x P E D I E N T E

2 Sinbinforma

AN

OS

Diretoria Sinbi – Gestão 2012/2014

Presidente:Nelson Giardino

Vice-Presidentes:Antenor Marques da Silva Filho

Sérgio GraciaSamir Nakad

Wagner Aécio Poli Carlos Alberto Mestriner

1º Secretário:Ismael Varoni

2º Secretário: Sérgio Donizete Sposito

1º Tesoureiro:Jacir Migliorini

2º Tesoureiro:José Roberto Colli

Diretor de Patrimônio:Silas Ibanhez Soares

Diretores Sociais:José Roberto Rodrigues

Elizabete Maria Folini Buono

Diretor Administrativo:Marcelo Ribeiro Moreira

Membros do Conselho Fiscal:José Luiz Fernandes

Fábio MadellaJosé Carlos Barducci

Membros Suplentes do Conselho Fiscal:Denilson Eckstein

Renato Rocha BarbozaJuliano De Miguel FelipiniDelegados na Federação:

1- Samir Nakad 2- Carlos Alberto Mestriner

Suplente Delegado na Federação:José Roberto Colli

Rua Roberto Clark, 460 – CentroCEP 16200-043 – Birigui-SP

Fone: (18) 3649-8000E-mail: [email protected]

Projeto gráficoPontual Propaganda

Fone: (18) 3607-3366Reportagens: Rafaela Cândido

e Fabrícia [email protected]

Jornalista Responsável:Paulo Mantello – Mtb 24.441

Impressão e Fotolitos ArteMidia Gráfica e Editora

Fone: (18) 3641-5550

Trabalhador feliz, indústria forteCaro leitor, uma indústria forte é feita por

pessoas felizes e motivadas. Neste sentido, esta edição do Sinbinforma está repleta de informações que mostram uma das grandes preocupações do Sinbi e seus parceiros: a evolução das pessoas e, consequentemente, da indústria.

Confira toda a programação da Birifest, a festa do trabalhador, e dos Jogos do Sesi . Um show gratuito com a dupla João Ricardo e Pachequinho vai abrir a 5ª edição da Birifest.

Os tradicionais sor-teios e prêmios ocor-rem neste mês de abril, em junho e no mês de julho. Diversas novida-des, preparadas pelos organizadores, buscam valorizar ainda mais o colaborador da indús-tria. Pela primeira vez, a “Mostra Moda e Movi-mento” será atração da Birifest.

Perseguindo a busca pela evolução dos indi-víduos e da indústria, trouxemos todas as informações sobre o lançamento do PMC (Plano de Melhoria da Competitividade), ação que vai qualificar o nível de competitividade das empresas do Polo. O PMC é fruto de uma parceria do Sebrae-SP com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento e com a Fiesp e conta com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Em Birigui, o projeto

será desenvolvido com a nossa ajuda. Com o mesmo propósito será realizado o “Fórum Fast Fashion” (moda rápida, em português), iniciativa que vai discutir o melhor modelo de negócio para o calçado brasileiro competir no mercado, principalmente contra os produtos chineses.

Ainda trabalhando pelas pessoas, partici-pamos da inauguração da nova e moderna Esco-la Senai Avak Bedouian. As matrículas dos cursos na área do calçado e do vestuário foram amplia-das conforme demanda apresentada por nós. Junto com a Couromoda, apresentamos os prin-cipais destaques do 4º Congresso Mundial do Calçado/Rio 2011, por meio de uma palestra realizada no nosso Polo.

Conheça uma linda história sobre uma das crianças atendidas pelo nosso Pró-Criança.

Apresentamos tam-bém um empreendedor de sucesso, Fernando

Escudeiro, sócio-proprietário da K&L Matrizes, empresa associada ao Sinbi.

Por fim, conheça o novo espaço do Sin-binforma, o quadro “RH e você”, espaço que discute os principais desafios do departa-mento. O tema desse mês é: Como motivar meu funcionário? A consultora Marcela Deps fala sobre a importância da motivação nas empresas. Boa leitura!

Qual a imagem das suas vendas?

nimiam.com.br

NimiamCatalogo

[email protected]

+55 18 3643.1281

nimiam.com.br

NimiamCatalogo

[email protected]

+55 18 3643.1281

Nelson Giardino, presidente do Sinbi

Page 3: IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do ...Senai inaugura nova escola no Polo de Birigui IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de

Os principais destaques do 4º Congres-so Mundial do Calçado/Rio 2011 foram apreciados pelos empresários de Birigui e região por meio de uma parceria do Sindi-cato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (Sinbi) com a Couromoda. O diretor do Fórum Couromoda, Airton Manoel Dias, esteve no Polo de Birigui, no dia 3 de abril, às 19h, na sede do Sindicato, para apresentar as novidades divulgadas no evento, que teve como tema “Mundo de hoje. Visão para o amanhã”.

Durante sua apresentação, Dias expli-cou a importância do congresso realizado no Rio de Janeiro (RJ). Segundo ele, um

3Sinbinforma

Destaques do Congresso Mundial doCalçado/Rio 2011 são apresentados em Birigui

“Não estamos sozinhos na fabricação de calçados, que hoje nos desafia, pois a produção ganhou uma

nova dinâmica com a rápida evolução da moda”, afirma

total de 479 empresários e lideranças do setor de calçados de 29 países estiveram no Rio de Janeiro para o congresso: 282 brasileiros e 198 do exterior. “O evento, parte do calendário oficial da Confede-

ração Europeia da Indús-tria de Calçados (CEC), ocorreu pela primeira vez fora da Europa e superou as expectativas ao reunir grandes players do mer-cado calçadista mundial.”

DesafioO diretor do Fórum

Couromoda motivou os presentes ao dizer que

nós, os brasileiros, enfrentamos os mes-mos problemas de outros fabricantes ao redor do mundo. “Não estamos sozinhos

na fabricação de calçados, que hoje nos desafia, pois a produção ganhou uma nova dinâmica com a rápida evolução da moda. Por isso, temos muito que aprender com os europeus que fabricam calçados há muito tempo.”

Lojistas e fabricantes ficaram em-polgados com os cases apresentados. O analista de negócios da Klin, Denis Nalon, ficou impressionado com as informações e disse ter refletido sobre a sua atividade. “O conhecimento está à disposição de todos nós e, com isso, não é mais tão difícil produzir produtos com qualidade. Acho que a grande questão é ir além, ou seja, temos que entender os sinais do mercado, como aprendemos hoje, é ele [mercado] quem manda.”

Já o gerente comercial da Adrun, Flávio Ferreira Prado Júnior, disse que as informa-ções apresentadas foram fundamentais para ele pensar a evolução da empresa na qual ele atua. “O Airton falou com muita propriedade sobre a distribuição e o ponto de venda. Não adianta nada ter um produto maravilhoso mal distribuído e mal exposto nas lojas. Estamos trabalhan-do muito forte essa questão, valorizando nossos representantes comerciais.”

Benefícios para o PoloPara o vice-presidente do Sinbi Ante-

nor Marques da Silva Filho a exposição pode trazer evolução à produção de Biri-gui. “Somos um Polo de grande importân-cia nacional e só conseguimos tal posição porque nos atualizamos. Tenho certeza que tais conhecimentos trarão excelentes resultados.”

Público ficou entusiasmado com o conteúdo do congresso

Parceria

Page 4: IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do ...Senai inaugura nova escola no Polo de Birigui IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de

incluindo atletismo, basquetebol, volei-bol, futsal, entre outras. Também haverão disputas individuais como dominó, dama, bocha, etc. Veja todas as categorias no site www.jogosdosesi.com.br ou www.sindicato.org.br

SoRtEioSOs trabalhadores poderão ganhar

uma moto 0 km, televisores LCD de 32 polegadas, bicicletas, aparelhos de DVD, MP3, micro-ondas, câmeras digitais e mo-chilas esportivas. Cada trabalhador tem direito a um cupom e, a partir deste mês de abril, o mesmo já pode ser retirado no RH das empresas participantes. Os sorteios ocorrem neste mês de abril, em junho e no mês de julho. Confira o regulamento pelo endereço www.sindicato.org.br.

AçõES DE CiDADAniAAinda na data da abertura, dia 27 de

abril, diversos órgãos e organizações divul-garão suas ações em prol do trabalhador. São eles: Sesi, Senai , Secretaria da Saúde, o CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), Deptrans (Departamento de Trânsito e Serviços de Birigui), Corpo de Bombeiros, Policia Militar, INSS, ADJ, Ins-

O final do mês de abril e o início do mês de maio será movimentado entre as famílias de Birigui. No dia 27 de abril, sexta- feira, às 18h, um show gratuito com a dupla João Ri-cardo e Pachequinho vai abrir a 5ª edição da Birifest, a festa do trabalhador organizada pelo Sinbi, Prefeitura Municipal e Sesi e, no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, come-çam as competições do 65º Jogos do Sesi.

Este ano, um café da manhã realizado no sindicato no dia 15 de março, anunciou as principais novidades da festa do trabalha-dor e dos jogos. A coordenadora da Birifest, Silvana dos Santos Sanchez, informou que foram acrescentadas à competição moda-lidades de música, pintura em tela e corrida de rua. “As novidades buscam valorizar ainda mais o trabalhador. Sabemos que existem muitos talentos nas indústrias e queremos dar vazão a esse potencial.”

PRogRAmAção A corrida, que será realizada no dia da

abertura da Birifest, em 27 e abril, às 19h, é também o marco inicial dos Jogos do Sesi e vale ponto para a classificação final da com-petição. São 1.500 metros, o que equivalem a duas voltas ao redor do espaço do Parque do Povo. As três primeiras posições serão premiadas com kit´s esportivos, bicicletas e MP3 e o primeiro lugar terá o direito de acender a tocha olímpica.

A programação dos Jogos terá início no dia 1º de maio e prossegue até 15 de julho. Ao todo são 13 modalidades coletivas,

4 Sinbinforma

Birifest começa este mês e as competições dos jogos do Sesi, no dia 1º de maio

“Sabemos que existem muitos talentos e queremos dar vazão a

esse potencial”, comenta

Programe-se para a Birifest e os Jogos do Sesi Iniciativa

Competição agora possui modalidades de música, pintura em tela e corrida de rua

os sorteios ocorrem:• 27 de abril, das 18h às 22h, no Parque do Povo• Junho (data a definir), das 14h às 17h, no Sesi Birigui• 20 de julho, das 19h às 22h, na Praça Doutor gamaAg

enda

dos

sort

eios

tituto Pró-Criança, Instituto Federal e Etec Doutor Renato Cordeiro.

BiriFeSt/ JogoS Em sua 5 ª edição, a Birifest surgiu em

2008, como uma homenagem ao Dia do Trabalho, comemorado em 1º de Maio. Também é uma forma de incentivo à prá-tica de esportes, cuidados com a saúde, alimentação saudável, cultura e hábitos saudáveis. O evento é realizado durante os Jogos do Sesi com a proposta de aumentar a frequência aos jogos e a interação dos trabalhadores com as atividades oferecidas. Ainda durante a BiriFest, são realizados tradicionais shows musicais e sorteios de prêmios entre os trabalhadores.

Page 5: IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do ...Senai inaugura nova escola no Polo de Birigui IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de

5Sinbinforma

‘Mostra Moda e Movimento’ será atração da Birifest

Equipe motivada é tema de oficina

A “Mostra Moda e Movimento” será uma das atrações da Birifest deste ano. Confeccionistas de Birigui e Guararapes vão expor produtos na abertura do even-to, dia 27 de abril, das 18h às 22h, no Parque do Povo.

Segundo o coor-denador da Mostra, Enio Cesar Almeida, as indústrias expo-s i to ra s p re p a ra m preços especiais e condições bastante atrativas para o par-celamento via cartão de crédito. Ele adian-ta que serão comercializadas bolsas, meias, enfeites, bordados para calçados, lembrancinhas, calça jeans, lingerie, uni-formes, modinha, assessórios em geral, entre outros. “Queremos que os reven-dedores e consumidores tenham acesso a esses produtos de qualidade produzidos pelas empresas de Birigui e da região.”

Empresários de micro e pequenas em-presas de diversos segmentos receberam estratégias para motivar suas equipes de trabalho. A ação ocorreu no dia 11 de abril, às 19h, na sede do Sinbi.

oPoRtUniDADEO proprietário da Malharia Birigui,

Elizio Pereira, vai expor produtos e está bastante empolgado. Ele diz ter prepara-

do o melhor de seus produtos. “A Birifest e os Jogos do Sesi le-vam muitas famílias para as ruas. Com isso, vamos conse-guir mostrar nos-sas criações. Muitas vezes trabalhamos bastante e achamos q u e n i n g u é m vê nosso trabalho. É uma ótima oportu-

nidade.” O mesmo otimismo é vivido pelo

gerente administrativo da fabricante de meia Conde Duck, Cláudio Roberto Borela. “É uma excelente chance para nós e para os consumidores. Vamos levar toda a nossa coleção com condições especiais.”

“Queremos que os revendedores e consumidores tenham acesso a esses produtos de qualidade

produzidos pelas empresas de Birigui e da região”, afirma

organizador

“Tenho muitos talentos sob minha gestão; agora, a

questão é ajudar as pessoas a desenvolverem esse potencial”,

disse participante.

Parceria

Preços a custo de fábrica e prazos especiais no cartão estarão disponíveis para os visitantes

moStRA moDA E moVimEntoÉ realizada por confeccionistas de

Birigui e Guararapes participantes do Projeto Empreender Competitivo do Se-tor do Vestuário. A ação é subsidiada pelo Sebrae e conta com o apoio da Facesp, Sinbi, Associação Comercial e Industrial de Birigui e Associação Comercial e Em-presarial de Guararapes.

A oficina foi organizada pelo PAE (Posto de Atendimento ao Empreededor Sebrae), localizado em Birigui e mantido por meio de parcerias com o Sinbi, Acib (Associação Comercial de Birigui), Sebrae--SP, Sindicato dos Con-tabilistas e Prefeitura Municipal de Birigui.

Durante o encontro, a analista do Sebrae Daniela Kodama sen-sibilizou os participan-tes para os benefícios do desenvolvimento constante das equipes. “Motivação é fundamental. Quando cada colaborador compreende seu papel dentro da organização, os resultados se Analista do Sebrae-SP sensibilizou os participantes

tornam notáveis nos serviços e produtos.” O diretor da empresa TopColors, Tia-

go Ferraresi, disse ter saído da oficina cheio de ideias. “Tenho muitos talentos sob minha gestão; agora, a questão é

ajudar as pessoas a desenvolverem esse potencial. A discussão de hoje me deu alguns direcionamentos”.

Também gostou bastante do conteúdo do encontro a pro-prietária da Lia Maria Calçados, Maria Inês

Marcolino. “As informações me ajudaram a pensar as posturas que as lideranças devem ter.”

Page 6: IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do ...Senai inaugura nova escola no Polo de Birigui IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de

6 Sinbinforma

‘Eu tinha inquietação e sensibilidade para aproveitar as oportunidades’

Até os 20 anos de idade Luís Fernando Escudeiro vivia no campo, na cidade de Clementina (SP). Em 1997, junto com a família, se mudou para Birigui (SP) para tentar uma vida melhor. Foi o que aconte-ceu: hoje, com 35 anos, está realizado e diz desfrutar uma vida tranquila comandando, ao lado do sócio Carlos Alberto Gaspar Branco, a K&L Matrizes, empresa associada ao Sinbi. Escudeiro foi surpreendido pela vida: em 2009, o empresário chegou ao cargo de vice-prefeito da cidade, posto que jamais imaginaria ocupar.

Quando você chegou em Birigui apenas com sua força de vontade, o que passava pela sua cabeça? Quais eram seus planos?

Eu desejava dar uma vida melhor para mim e para minha família. Como a maioria dos jovens dessa idade, cheio de conflitos, eu buscava minha independência. Era tudo muito complicado, muito confuso. Eu trabalhava junto com o meu sócio em uma matrizaria e sempre observamos as oportunidades que poderiam ser explo-radas no nosso ambiente de trabalho. Passávamos por muitas dificuldades finan-ceiras, o que impulsionou o nosso desejo de começar algo novo que atendesse os nossos sonhos.

o que foi fundamental para você ter dado certo?

Eu tinha inquietação e sensibilidade para aproveitar as oportunidades. Dese-java colocar em prática muitas ideias. Não

espaço apresenta histórias de empreendedores de sucesso. A intenção é mostrar como os biriguienses possuem vocação para o empreendedorismo.

Empreendedor conta porque deu certo

ficava me lamentando porque não tinha dinheiro para pagar uma faculdade. Fiz ferramentaria e tornearia no Senai, o que me abriu portas na matrizaria, depois me capacitei pelo Sebrae e foi pela incubadora de empresa que eu consegui dar o ponta pé inicial na K&L Matrizes. Meu sócio vendeu a casa dele e eu investi todas as minhas economias, que não eram muitas, do tempo que eu trabalhava na matrizaria.

Foi difícil no começo? Muito. Eu fiquei um ano sem ter salário.

Não tinha dinheiro nem para abastecer o carro do meu pai, que eu usava. Se na época eu tivesse uma namoradinha, seria

complicado não ter grana nem para um ‘lanchão’. Tive que me privar de muita coisa. Nós tínhamos uma moto muito velha, a empresa e a vontade de trabalhar. Quando eu ia visitar um cliente, parava três quadras mais longe, não porque eu tivesse vergonha, mas pelo fato de que, se o cliente visse a coitada [moto], não ia querer encomendar o trabalho com medo de não termos condições financeiras de entregarmos o material. Fazíamos entre-gas com uma Belina velha da minha famí-lia. Hoje, depois de 11 anos, a empresa vai muito bem, empregamos 30 funcionários e temos uma boa saúde financeira. Vale a pena perseverar.

Entrevistas

Page 7: IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do ...Senai inaugura nova escola no Polo de Birigui IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de

7SinbinformaParceria

O Senai (Serviço Nacional de Aprendi-zagem Industrial) vai praticamente triplicar a capacidade de atendimento em Birigui. No último dia 30 de março, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, inaugurou as novas insta-lações da Escola Senai Avak Bedouian. Com a reforma, a capacidade de atendimento nos espaços pedagógicos passou de 128 para 336 alunos.

O presidente do Sinbi, Nelson Giardino, junto com membros da diretora do sindica-to, participou da solenidade e comemorou a nova conquista para o setor industrial da cidade.

No discurso de inauguração, Skaf elo-giou o potencial produtivo de Birigui e reforçou a importância da escola para os alunos atendidos. “A cidade possui uma

Paulo Skaf inaugura nova escola do Senai em BiriguiA expectativa é atender, após dois anos, mais de 5 mil estudantes por ano

Presidente do Sinbi ressaltou que os laboratórios reproduzem fielmente o ambiente das fábricas

um dos articuladores da vinda do Senai para Birigui, ficou muito emocionado com o novo prédio. “Isso levanta a autoestima da população. Capacitação é tudo.”

AtEnDEnDo A inDúStRiAAs matrículas dos cursos na área do

calçado e do vestuário foram ampliadas conforme demanda apresentada pelo Sinbi. Outras vagas em setores estratégicos para o crescimento da indústria também aumentaram.

Segundo o presidente do Sinbi, Nelson Giardino, a inauguração é fundamental para o Polo Calçadista de Birigui. “Somos o maior polo de produção de calçado infantil, produzindo anualmente 63,5 milhões de pares. Por isso, a capacitação oferecida pelo Senai é importantíssima para continuar-mos crescendo.”

inStAlAçõESO prédio recebeu sete novas oficinas e

laboratórios que repro-duzem fielmente o am-biente das indústrias. O prédio também recebeu novos ambientes, dentre eles, auditório com capa-cidade para 120 pessoas, área de apoio com bi-

blioteca, refeitório e quadra poliesportiva coberta. O investimento foi de aproxima-damente R$ 22 milhões.

SEnAiCriado em 1942, por iniciativa do em-

presariado do setor industrial e mantido pelo mesmo, o Senai é o maior complexo de educação profissional e tecnológica da América Latina, qualificando mais de 2,3 mi-lhões de trabalhadores brasileiros a cada ano.

Ex-aluno do Senai-SP, Ricardo Gracia, sócio-proprietário da Kidy, falou da importância da entidade na vida dele

indústria forte, portanto a capacidade dessa unidade é justa.”

oPoRtUniDADEA capacitação oferecida pelo Senai

está mudando a vida do estudante Elvis Santos Garcia, vice-campeão de tornearia mecânica na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento 2011. “Se não fosse o ensino daqui eu não teria outra chance de me desenvolver para servir nossa indústria”, comentou o rapaz.

Outro ex-aluno do Senai, Ricardo Gracia, sócio-proprietário da indústria Kidy Calçados, também falou aos pre-sentes da importância da escola para sua vida profissional. Ele se for-mou tecnólogo em calçados, em Franca (SP). “Aprendi um ofício e pude dar continui-dade aos negócios do meu pai. Quando me formei, a empresa da minha família tinha 230 funcionários, hoje tem 2.100.”

EStRUtURANos espaço pedagógicos, a capacidade

de atendimento passou de 128 para 336 alu-nos. A expectativa é atender, após dois anos, 5.284 estudantes por ano. Florival Cervelati,

Os cursos de estilista de calçados, modelagem, pespontador e

modelista de roupa foram criados por meio de reivindicações do Sinbi

Page 8: IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do ...Senai inaugura nova escola no Polo de Birigui IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de

8 Sinbinforma

Melhorias para os trabalhadoresO presidente do Sinbi, Nelson Giardi-

no, visitou a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Calçados de Birigui, Milene Rodriges, para abordar a CTPN – ICB (Comissão Tripartite Permanen-te de Negociação da Indústria de Calçados de Birigui). A comissão discute temas relacionados à melhoria do ambiente de trabalho. O encontro reafirmou as ações da CTPN. Ambos os sindicatos possuem um ótimo relacionamento, inclusive realizam ações em conjunto. A reunião aconteceu no dia 19 de março, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Calça-dos de Birigui.

Avanços na confecção Giardino também se reuniu com o pre-

sidente do Sinvest (Sindicato da Indústria do Vestuário e Acessórios da Região Noro-

este), Rogério Simões Ueno, para estreitar o relacionamento entre os sindicatos. Ueno acabou de assumir a gestão do Sivarn e de-seja apoio de Giardino nas lutas que serão travadas, uma vez que o Sinbi é referência nas suas áreas de atuação. A recepção ocorreu na sede do Sinbi, em 19 de março.

incentivo público para a FrancalO presidente do Sinbi esteve com o

Secretário de Indústria, Comércio e Agro-negócio, Antônio Liranço, e com o diretor do Departamento de Desenvolvimento Industrial e Comercial da Prefeitura de Birigui, Paulo Roberto Bini, para reafirmar o apoio do Governo Municipal de Birigui para a Francal. A reinvindicação foi muito bem recebida e os recursos já estão confir-mados. O encontro foi realizado na Secreta-ria de Indústria, Comércio e Agronegócio, no dia 22 de março.

Força no turismo de negócios Giardino também recebeu empresá-

rios representantes das lojas de fábrica da rua Nelson Calixto, importante corredor comercial de Birigui. Foram discutidas ações para intensificar o turismo de ne-gócio no local, levando em conta parce-rias que envolvam o Sinbi, a Associação Comercial de Birigui e as lojas. A reunião foi realizada no dia 29 de março, na sede do sindicato.

Defendendo o setor de calçados O diretor do Sinbi José Roberto Colli

participou de audiência no Ministério do Desenvolvimento (MDIC) para abordar práticas que dificultam medidas anti--dumping nas importações de calçados originárias da China. A audiência foi re-alizada no auditório do MDIC, no dia 20 de março.

Corporativo

Reunião do Grupo de RH trouxe novidades Profissionais dos Departamentos de

Recursos Humanos (RH) e Departamento Pessoal (DP) das empresas associadas ao Sinbi receberam informações importantes durante a última reunião do Grupo de RH. O encontro aconteceu no dia 12 de abril, pela manhã, na sede do Sindicato. Foram abordadas as novas regulamentações do ponto eletrônico, a 5ª Edição da Birifest e a “Oficina Pró-Criança e empresas, juntos para construir”.

A supervisora de comunicação e rela-ções institucionais do Sinbi, Rossana Co-dogno, trouxe todas as informações sobre

a flexibilização da marcação de ponto nas empresas. Ela explicou que o Sinbi fará o aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho sobre o ponto eletrônico. Com isso, as em-presas terão a possibilidade de possuírem controles alternativos, permanecendo com os mesmos relógios. O aditivo na íntegra será divulgado em breve.

Também foi discutida a importância do envolvimento das equipes de RH e DP na mobilização da participação dos traba-lhadores na Birifest. As novidades foram ressaltadas para mostrar o quanto o evento deseja prestigiar os trabalhadores. Prova

disso é que essa edição trará modalidades de música, pintura em tela e corrida de rua.

Por fim, para avançar no atendimento aos filhos dos colaboradores da indústria, o Pró-Criança realizou a oficina “Pró-Crian-ça e Empresas, juntos para construir”. Com ajuda de uma dinâmica, os gestores do Instituto sensibilizaram os representan-tes das empresas para as necessidades das crianças e, dessa forma, foi possível levantar informações importantes para a elaboração de projetos que atendam ainda mais a realidade dos filhos dos trabalhadores.

Page 9: IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do ...Senai inaugura nova escola no Polo de Birigui IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de

9SinbinformaParceria

Lançamento traz plano para competitividade na produção do Polo

Fórum vai discutir ‘Fast Fashion’

Tornar as empresas mais competi-tivas no mercado. Esse é o objetivo do PMC (Plano de Melhoria da Competi-tividade). A ação vai acompanhar os empreendedores da cidade para gerar resultados mais positivos para a produ-ção do Polo. o lançamento da iniciativa ocorre no dia 25 de abril, às 19h, na sede do Sinbi. Na oportunidade, serão apresentados o cronograma e a pro-posta das ações previstas para serem realizadas até novembro de 2012.

O PMC é fruto de uma parceria do Sebrae-SP com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento e com a Fiesp e conta com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Em Birigui, o projeto é desenvolvido com a ajuda do Sinbi.

Identificar com rapidez as tendências da moda. Com esse propósito, o Sinbi jun-to com o Sebrae-SP realiza o Fórum “Fast Fashion”. O tema “Fast Fashion” (moda rápida, em português) será abordado pelo economista e consultor italiano Enrico Cietta. Autoridade no assunto, o profissional é autor do livro “A Revolução do Fast-Fashion - Estratégias e Modelos Organizativos para Competir nas Indús-trias Híbridas”. o evento acontece no dia 8 de maio, das 19h30 às 21h30, na sede

Você sabia?O Plano de Melhoria da Competitividade (PMC) é

composto por três fases: a análise do cenário de uma concentração de empresas de um mesmo segmento e território, a visão compartilhada de futuro e um plano estratégico.

Tem como objetivo aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas, unificando expec-tativas individuais a partir de ações coordenadas.

Empresários das indústrias de calçado e vestuário e lojistas, confiram a proposta de trabalho e ações referentes às áreas de finanças, recursos humanos, produção e marketing das empresas.

Venha conhecer e participar deste projeto

do Sinbi, em Birigui. A analista do Sebrae-SP em Ara-

çatuba Solange Moretti explica que a intenção do encontro é encurtar o ciclo de produção para que a moda divulga-da pela mídia chegue mais rápido aos lojistas.

“FASt FASHion”A política de produção “Fast Fashion”

foi identificada como o melhor modelo de negócio para o calçado brasileiro competir, principalmente contra com os

produtos chineses. Nele, o empresário identifica com rapidez as tendências de moda e as necessidades dos clientes. Assim, a produção é feita com foco no que vai ser vendido.

FóRUm O Fórum tem a intenção de atingir

empresas envolvidas na cadeia produtiva do calçado e confecção.

Serviço - O Fórum ocorre no dia 8 de maio, às 19h30, na sede do Sinbi. Informa-ções (18) 3649-8000.

Confirme sua presença:

18 3649.8000

[email protected]

Page 10: IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do ...Senai inaugura nova escola no Polo de Birigui IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de

10 Sinbinforma Jurídico

‘Showroom Abrameq’ em BiriguiDe 24 a 26 de abril, das 17h às 21h30, no Senai, na avenida João Cernach, 2.180, na Vila troncoso.

Não deixe de participar!

iniciativa da Abrameq (Associação Brasileira das indústrias de Máquinas e equipamentos para os Setores do Couro, Calçado e Afins) com o apoio do Sebrae e da ABDi (Agência Brasileira de Desenvolvimento industrial). em Birigui, a ação conta ainda com o apoio do Sinbi e do Senai.

Parceria

o estabelecimento industrial que mantém uma loja de fábrica utilizando o mesmo CNPJ que a indústria, que efetue vendas, ainda que em volume reduzido, para pessoas físicas, é obrigado a adotar o ECF?

Sim. A legislação diz que é obrigató-ria a adoção por estabelecimento que efetue operações ou prestações a pessoa natural ou jurídica não-contribuinte, não importando se é o total das operações do estabelecimento ou se apenas parte delas. Desde que ocorram, resultam na obrigatoriedade de usar ECF para emitir cupons fiscais referentes a essas operações de venda, observadas as exceções ao uso do equipamento indicadas no artigo 251 do RICMS/00.

No entanto, a emissão do Cupom Fiscal é obrigatória tão somente nas operações a pessoa natural ou pessoa jurídica não--contribuinte, na hipótese em que o com-prador retira ou consome a mercadoria no próprio estabelecimento. Para venda a contribuintes do ICMS deverá ser emitida a Nota Fiscal modelo 1 ou 1-A ou Nota Fiscal Eletrônica - NF-e, com imposto destacado,

sem a necessidade de se emitir o Cupom Fiscal.

Varejista que emite NF-e ou Nota Fiscal por sistema eletrônico de pro-cessamento de dados (SePD) também deverá usar ECF?

Caso o estabelecimento esteja obriga-do ao uso do ECF, ficará dispensado do seu uso quando o contribuinte efetuar emissão de nota fiscal por sistema eletrônico de pro-cessamento de dados (SEPD), nos termos do alinea “d” do item 1 do §3º do artigo 251 do RICMS/00. Tendo em vista que a NF-e é emitida em substituição à nota fiscal mo-delo 1/1A, o dispositivo também se aplica aos contribuintes emitentes de NF-e.

É importante observar que neste caso, todas as operações do varejo que estariam abarcadas pelo cupom fiscal devem utilizar a NF-e ou Nota Fiscal por SEPD, não bastan-do seu uso eventual ou para parte dessas operações.

Deve também o contribuinte estar ciente de que algumas informações exigi-das obrigatoriamente pela NF-e (exemplo dados do destinatário) podem não ser for-necidas pelo consumidor de varejo (pessoa

natural ou pessoa jurídica não contribuin-te), devendo neste caso o contribuinte emitir o cupom fiscal.

Não obstante, tais estabelecimentos podem adotar o ECF para o registro das operações que destinem mercadorias a pessoa natural ou jurídica não-contribuin-te do imposto.

Se o fisco continua me dando o talão de notas, então eu não preciso do eCF?

Pensar assim é um erro. A entrega de talões de nota ao consumidor não tem nenhuma ligação com a obrigatoriedade do ECF. Assim, conclui-se que as indús-trias de confecções e de calçados que possuem ponto de venda no varejo estão obrigadas a emitir nota fiscal paulista, ou seja, o cupom fiscal com o CPF (Cadastro da Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro Na-cional da Pessoa Jurídica) do consumidor, desde que tenham faturamento superior a R$120.000,00/ano. Se a empresa tiver o faturamento inferior a R$120.000,00, não está obrigada a possuir o ECF – Emissor de Cupom Fiscal.

Loja de fábrica deve manter Emissor de Cupom Fiscal?

Doutora Cláudia Nunes Ferreira é advogada e consultora jurídica do Sinbi

Page 11: IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do ...Senai inaugura nova escola no Polo de Birigui IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de

11Sinbinforma

Adolescente vive nova realidadecom apoio do Pró-Criança

O conhecimento está transformando a vida de Matheus

Antes de conhecer o Instituto Pró--Criança, Matheus Henrique de Souza, de 15 anos, passava a maior parte do dia pelas ruas de Birigui. Faz três anos que ele frequenta as ações do Instituto. Ele, como a maioria das crianças atendidas pelos projetos, é filho de uma trabalhadora da indústria de Birigui.

Atualmente, Matheus é aluno do Pro-grama Felix, curso de informática realizado em parceria com a Unimed de Birigui. Nos anos anteriores, passou pelo Traves-sia, ação que discute temas ligados à cida-dania.

Assim como os outros alunos atendidos pelos projetos de informática, o estudante não tem compu-tador em casa e afirma que a oportunidade está sendo fundamental para o futuro. “As tias me ensinaram a importância de ter um bom emprego. Se eu não souber mexer no computador, não vou conseguir nada legal.”

mUDAnçAO adolescente conta que o convívio no

local melhorou muito o relacionamento dele com a família. “Eu estava meio perdido, triste, por isso ficava na rua. Agora vivo muito bem com o pessoal de casa.”

O estudante afirma estar bem e diz pre-tender ajudar outras crianças. “Aqui tive espe-rança, pois conheci histórias de pessoas que venceram problemas mais complicados que

os meus. Quero tra-zer para cá os amigos que vivem na mesma situação que eu esta-va.” Matheus já trouxe sete amigos para o Pró--Criança, todos passa-ram pelo Travessia.

A coordenadora de projetos do Instituto, Viviany Rizzo, conta toda orgulhosa, como é compensador ver a transformação na vida de Matheus e de outras crianças. “Geralmente, elas [crianças] possuem uma estrutura familiar bastante complicada e aqui conseguimos trabalhar essas dificuldades. Conseguimos alguns resultados, mas temos muito no que avançar. Para isso, contamos com toda a sociedade.”

Como ajudar outras crianças atendidas pelo Pró-Criança?

Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem fazer contribuições mensais com valores livres ou doar via Imposto de Renda (IR). É possível ainda desenvolver, por meio do trabalho voluntário, ações e serviços

nas áreas de cultura, educação, esporte, saúde e lazer. A instituição também recebe doações de produtos que possam ser utilizados na estrutura do projeto. Informações: (18)3649-8006 ou 3649-8009.

SoBRE o inStitUto Fundado em 1.999, como um braço social

do Sinbi, o Pró-Criança surgiu por intermédio dos dirigentes do Sindicato. A intenção era prevenir e erradicar o trabalho infantil ilegal no setor calçadista de Birigui, o que deu cer-to: são mais de 10 anos consecutivos sem a ocorrência dessa ilegalidade. Hoje a iniciativa atende crianças e adolescentes de Birigui nas áreas de saúde, educação, esporte, entre outros atendimentos sociais.

Responsabilidade

Assim como os outros alunos, Matheus não tem computador

“O convívio aqui melhorou meu relacionamento com a minha

família”, conta o estudante

Page 12: IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do ...Senai inaugura nova escola no Polo de Birigui IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de

12 Sinbinforma

Jogos do SeSi Início das competições das modalidades dos Jogos do SESI 2012Data: 01/05Local: Centro de Lazer e Esportes

Espetáculo Infantil “Branca de neve”Data: 04/05Horário: 15hLocal: Teatro Popular do SESI de Birigui

Espetáculo Infantil “Branca de neve”Data: 05/05Horário: 16hLocal: Teatro Popular do SESI de Birigui

Música Popular“Sambasonics”Data: 26/05Horário: 20hLocal: Teatro popular do SESI

Prêmio SESi de Qualidade no trabalhoInscrições pelo site até 31 de Julho de 2012

informações:(18) 3642-4346 ou 3641-7370

Espetáculo Adulto “Aventuras de gulliver”Data: 12/05Horário: 16hLocal: Teatro Popular do SESI de Birigui

Open House “Dia da indústria”Data: 25/05Horário: das 8h às 16hLocal: Escola SESI de Birigui

Música Erudita“Fukuda Cello Ensemble”Data: 25/05Horário: 15hLocal: Teatro popular do SESI

Confira a programação do Sesi Birigui para o mês de maio

É muito comum encontrar trabalhado-res desmotivados e, consequentemente, improdutivos, nos mais diversos ramos da atividade econômica. É possível apontar uma série de fatores para esta realidade, mas nesta discussão vamos nos ater a um dos motivos: a falta de motivação.

Motivação, segundo o dicionário, é um conjunto de fatores psicológicos, conscientes ou não, de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, que determinam certo tipo de condu-ta em alguém, no caso da nossa abordagem, o trabalhador.

Dentro de qualquer empresa, o ser hu-mano com seu potencial criador, é o “motor” do sucesso de qualquer empreendimento. Pessoas motivadas são mais envolvidas com suas atividades, o que melhora o nível do re-sultado das produções e criações da empresa.

mas o que motiva os colaboradores? Atitudes simples que demonstrem a

preocupação do empregador com o outro ser humano. Para isso, é preciso ter boa vontade e criatividade. Existe uma série de ações que podem ser feitas sem a necessidade de inves-

Esta proposta é fruto do trabalho realizado pela Equi-pe de RH do Sinbi junto às empresas do Polo de Birigui. O tema dessa edição é a importância da motivação dos colaboradores e, na próxima edição, vamos discutir ins-trumentos que medem os resultados da motivação.

timentos financeiros, uma vez que a maioria das empresas sofrem com a altíssima carga tributária do nosso País.

Esse quadro tributário complicado deve deixar os líderes empresariais atentos às oportunidades da comunidade onde estão inseridos. Uma boa opção é buscar parcerias com entidades sociais e empresas. Com isso, é possível conseguir serviços, senão gratuitos pelo menos com descontos, para que os trabalhadores tenham vantagens.

Uma campanha de saúde bucal que atende gratuitamente os colaboradores da indústria de Birigui no Campus de Odonto-logia da Unesp Araçatuba é um bom exem-plo. A iniciativa, que exige custo zero para o empregador participante, é fruto do envol-vimento de diversos parceiros, dentre eles o Sinbi. Isso mostra que é possível valorizar as pessoas mesmo quando o orçamento da empresa está apertado. Alguns empreendi-mentos de Birigui também são exemplo por possuírem espaços com livros e revistas para que os trabalhadores possam descansar na hora do almoço.

Outra opção bacana para a motivação dos funcionários é aproveitar os convênios e parcerias do sindicato patronal de sua categoria. Como associado, você tem direito de desfrutar das ações organizadas e ainda poupa tempo e esforço da sua equipe de RH. O Sinbi, por exemplo, realiza ações como a Birifest, oferece convênios para descontos em diversas universidades, desenvolve projetos sociais para os filhos dos colaboradores da indústria por meio do Pró-Criança, entre outras ações e serviços, com o objetivo de motivar os trabalhadores do Polo calçadista.

Essas e outras atitudes simples, como dizer um “bom dia”, por parte da liderança da empresa ao chegar ou um banheiro com condições adequadas, fazem toda diferença na vida do trabalhador. É preciso entender que a motivação dos funcionários é importante, pois a imagem e a qualidade da empresa e de seus serviços passa pela individualidade de cada colaborador.

Marcela Deps é professora universitária e consultora de Recursos Humanos (RH) do Sinbi.

Como motivar meu funcionário?

Parceria