Oliviero Toscani

Post on 16-Apr-2017

88 views 0 download

Transcript of Oliviero Toscani

Oliviero Toscani

Fotografia Publicitária – 2016/01Professor Fernando Pires

PorElineide Duarte

Oliviero Toscani , nascido em Milão em 28 de fevereiro de 1942, é um fotógrafo italiano, que inventou campanhas publicitárias polêmicas para a marca italiana Benetton durante os anos 90.

A maioria de suas campanhas é institucional, propagandas de marca e não de produto, normalmente composta apenas por uma fotografia polêmica e o logo

da companhia.

Uma de suas campanhas mais famosas inclui um homem morrendo de AIDS (SIDA), chorando em uma cama de hospital, rodeado por seus parentes.

Outras incluem alusões ao racismo (uma muito notável mostra três corações humanos quase

idênticos com as palavras branco, preto e amarelo como legenda), a guerra e a religião.No começo dos anos 90 Toscani fundou, juntamente com o designer gráfico estadunidense Tibor

Kalman, a revista Colors. O slogan era "uma revista sobre o resto do mundo".

Mais uma vez as imagens fortes chocaram o público em 2007, desta vez contra a anorexia campanha foi realizada para No-l-ita, uma marca de roupa italiana. Toscani diz: ” Há anos me ocupo do problema de anorexia. Quem são os responsáveis? No geral, os meios de comunicação, a televisão, a moda. Eu quis despertar as pessoas para as consequências desta doença que atinge cada vez mais manequins”.Toscani utilizou a imagem de uma modelo e atriz francesa “Isabelle Caro” que sofria de anorexia já com 13 anos de idade, e faleceu em 2010 com 28 anos.

Em 1990, esta foto foi tachada de racista nos Estados Unidos, por reproduzir o antigo sistema de mama de leite negra amamentando uma criança branca. Para Toscani, é só uma forma de confrontar velhos tabus e discutir a miscigenação racial e o racismo. Na África do Sul foi proibido este anúncio.