Lance - 02 de agosto de 2012

16
��������� ��

description

Lance - Caderno de esportes do jornal Amazonas EM TEMPO

Transcript of Lance - 02 de agosto de 2012

Page 1: Lance - 02 de agosto de 2012

������ ��������������� � �� �������� ���� � �� ���� � ��� �� ��������������������

�����������������������������������������������������������������������

���������������������������������������������������������������������������������

�����������������������������������������������������������������������

���������������������������������������������������������������������������������

�����������������������������������������������������������������������

���������������������������������������������������������������������������������

�����������������������������������������������������������������������

���������������������������������������������������������������������������������

�����������������������������������������������������������������������

���������������������������������������������������������������������������������

�������������������������������������������������������������������������������

�������� ������������������������������������������������������

���������������������������������������������������������������������������������������������������

����������������������������������������������������������������������������������������������������������

������

��������������

����������

����������

��

��������������������������������������������

������������������������������������������������

���������������������

�������

������������������������������������������������������������������

���������������������

LANCE! QUINTA-FEIRA, 2 DE AGOSTO DE 2012 www.lancenet.com.br16

MMA

Vantagem no chãoPONTO FRACO Com divulgação de rival, amazonense Adriano Martins focará preparação no jiu-jítsu. Estreia dele no Strikeforce será contra o americano Isaac Vallie-Flagg

A famosa “arte suave” será a principal arma de Adriano

Martins (Equador Petróleo) na es-treia dele do Strikeforce, no dia 29 de setembro, na Califórnia (EUA). Ontem, após a divulgação do nome do adversário — o americano Isaac Vallie-Flagg — o amazonense se mostrou feliz com a escolha da organização do evento. “Percebi al-guns pontos fracos. Ele não é bom em luta no chão e para mim, que sou especialista em jiu-jítsu, é um ponto a mais”, disse.

De acordo com o atleta de Ma-naus, que assistiu apenas duas lutas do rival pela televisão, ainda não é possível fazer uma avaliação mais profunda do estrangeiro. Porém, até o dia do confronto pela cate-goria peso-leve, ele trabalhará os golpes da modalidade criada pelo clã Gracie e se focará nos movi-mentos de “trocação” no ringue. “Ele é um lutador normal, sem nada de extraordinário. Mas ainda o estamos conhecendo para montar a estratégia”, declarou.

Além de explorar a vantagem diante das fraquezas de Vallie-Flagg, Martins também comemorou o fato de o gringo ser um dos cotados para brigar pelo cinturão do evento — considerado o segundo maior da modalidade, atrás apenas do Ulti-mate Fighting Championship (UFC). Assim, independentemente do re-sultado, o nortista terá um item a mais no currículo. “Será uma estreia bem positiva e um grande passo se eu vencer”, afi rmou animado.

CurrículoCom 13 vitórias, três derrotas e

um empate, Isaac Vallie-Flagg vem de uma invencibilidade de 11 lutas consecutivas. Canhoto, o lutador é um dos atuais destaques do MMA nos Estados Unidos e já considerado um dos candidatos ao cinturão dos pesos-leves. No Strikeforce, ele acu-mula duas vitórias. Por outro lado, o amazonense Adriano Martins ven-ceu dez das 11 últimas lutas, com uma derrota apenas para Francisco Massaranduba.

KUNG FU

Duas atletas de Manaus estão confi rmadas no Cam-

peonato Brasileiro de Kung Fu Wushu, de 20 a 25 de novembro, em Fortaleza (CE). Antes, Renata Cabral, 15, e Valeska Silveira, 30, passarão por treinamentos dife-renciados para brigar pelos títulos infantojuvenil e adulto, respecti-vamente. “Como a Renata deixará a categoria infantil, ela passará por um treino em São Paulo”, disse o mestre da dupla, Ari Galvão.

Tetracampeã da etapa nacional, a moça foi convidada para treinar com a seleção brasileira da mo-dalidade, no primeiro semestre. Este mês, ela terá a oportunidade de treinar com o diretor-técnico geral da Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu (CBKW), Thomaz Shan. “O mestre é meu amigo e dará uma reciclagem particular”,

explicou o professor amazonense, ao ressaltar que ele e a mãe da jovem irão acompanhá-la.

Diferentemente da colega, Va-leska terá uma preparação na Chi-na, onde será uma das representan-

tes do Brasil na quinta edição do World Tradicional Wushu Festival, de 3 a 17 de novembro. “Ela é a única atleta feminina da Região Norte convocada”, enfatizou Gal-vão, ao informar que todas as despesas da viagem internacional serão patrocinadas pela LG.

Amazonenses se preparam para Campeonato Brasileiro

HUDSON FONSECA

Enquanto estuda o rival, Adriano Martins (em cima) focará preparação nas técnicas de jiu-jítsu

DIVULGAÇÃO

Antes de competir na etapa nacional, dupla terá treinos fora do Estado

Valeska é a única atleta do Norte convocada para evento na China

OFF ROAD

Mais de cem pessoas são esperadas para o primeiro

Encontro Off Road Suzuki Mizu, domingo (5), às 8h. O evento é aberto aos veículos 4x2 e 4x4 da marca, e a camisa custa R$ 20. O valor arrecadado será doado ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc). “Quem comprar terá

direito a café da manhã, passeio e almoço”, disse o presidente da Su-per Liga MultiSports do Amazonas (SLME-AM), Cláudio Bortoletto.

Os participantes se reunirão na concessionária — localizada na rua Pará, entre as avenidas Constantino Nery e Djalma Batista, na Zona Cen-tro-Sul. Informações: 8154-9729.

Dinheiro arrecadado em evento será doado ao Gacc

Estreantes e profi ssionais das trilhas poderão colaborar com entidade

DIVULGAÇÃO

LANCE 01 - 16.indd 16-1 2/8/2012 01:11:32

Page 2: Lance - 02 de agosto de 2012

15LANCE! QUARTA-FEIRA, 2 DE AGOSTO DE 2012 www.lancenet.com.br

SÉRIE D

‘Seu Lana’ mandouMUDANÇAS Em preparação para jogo fora de casa, técnico do Leão da Velha Serpa faz novas alterações na forma de trabalho. Atletas ganharam mais tempo de descanso

Após estrear no coman-do do Penarol com o pé

direito no último domingo (29/7) — quando o time goleou o Náutico-RR por 4 a 0, no es-tádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus) — o técnico da equi-pe, Aderbal Lana, mudou o foco da preparação para melhorar o aproveitamento nos treina-mentos até o próximo jogo, no dia 12. O confronto, válido pela Série D do Campeonato Brasileiro, será fora de casa, contra o Vilhena-RO.

No treino realizado ontem à tarde, o coletivo durou 70 minutos. Segundo Lana, a alte-ração na forma de trabalho foi responsável pela transforma-ção do time dentro de campo. “Quando você tem 24 jogadores e faz um coletivo de 70 minu-tos na quarta, na quinta e na sexta-feira, cansa os atletas. Era isso que acontecia aqui”, explicou o treinador, ao ressal-tar a implantação de um novo tempo de descanso. “Passei a dar folgas e fazer menos cole-

ANTÔNIO BARROS [email protected]

COPA DE 2014

Manaus está fora da primeira versão da lista

de Centros de Treinamento de Seleções (CTS) para a Copa do Mundo de 2014. Divulgado ontem pela Federação Interna-cional de Futebol (Fifa) e pelo Comitê Organizador Local (COL), o documento incluiu 54 centros — quatro na Região Norte, três no Nordeste, três no Centro-Oeste, 30 no Sudeste e 14 no Sul —, em 14 Estados. Porém, os 32 países classificados não serão obrigados a escolher apenas os credenciados.

De acordo com a entidade esportiva nacional, a lista é uma

recomendação e será enviada aos participantes das eliminató-rias. Caso um CT fora do catá-logo seja escolhido, a federação

deverá conversar com a Fifa para a inclusão do local. Uma segunda versão será divulgada no segundo semestre de 2013 e novos centros poderão se inscre-

ver para serem vistoriados pelo COL. O caderno completo, no pri-meiro semestre de 2014, deverá ter entre 80 e 90 centros.

Cada seleção da Copa escolhe-rá oficialmente um CTS, após o sorteio dos grupos do Mundial, marcado para dezembro de 2013, na Costa do Sauípe, na Bahia. O prazo limite para a definição é janeiro de 2014. País-sede, só a Seleção de Mano Menezes já está classificada. Mas alguns países — como Inglaterra, Austrá-lia, Bélgica, Alemanha e Japão — já enviaram representantes ao Brasil para visitar alguns clubes e campos.

Manaus fora da lista de Centros

Esperança da inclusão amazonense está na segunda lista, que sairá em 2013

DIVULGAÇÃO

tivos”, completou.Para o comandante penaro-

lense, somente a vitória contra o time de Rondônia irá defi-nir o futuro do Leão da Velha Serpa na competição nacional. “A vitória contra o Náutico-RR trouxe a paz que precisávamos e deu um gás para os jogadores. Mas o jogo importante mesmo é contra o Vilhena. Se vencermos, estaremos na briga direta por uma vaga na segunda fase”, enfatizou o técnico que, durante a atividade, manteve o time que iniciou o último jogo.

Vaga x FinançasSegundo o presidente do Pe-

narol, Daniel Macedo, o jogo que pode ser o mais “rentável” em casa — como anfitrião, o time só teve prejuízo —, será contra o Remo-PA, em Manaus. Entretanto, a partida só será em solo baré caso a equipe seja des-classificada. “Jogar em Manaus é um problema e uma solução ao mesmo tempo. Na capital é certeza de público e, jogar aqui, é certeza de que teremos força dentro de campo”, declarou o dirigente.

Já na opinião do técnico pe-

MARCOS MENDONÇA ASSESSORIA

narolense, Aderbal Lana, o fato de a equipe não ter mais chan-ces de classificação na Série D para, então, jogar na capital amazonense e conseguir uma

boa renda, não vale à pena. “Se eu empatar ou perder em Vilhena (RO) e voltar para Itaco-atiara não vou jogar na capital”, afirmou, ao ressaltar que se

preocupa com o esporte. “É hora de pensar no futuro da equipe, não nas finanças. Quero fazer o melhor pelo nosso futebol”, completou.

Lista de Centros de Treinamento de Sele-ções inclui 54 locais em todo o país

ESTADOS SELECIONADOS NA REGIÃO NORTEAmapá - Ceta Ecotel / Estádio Milton CorrêaPará - Hilton Belém / Estádio MangueirãoRoraima - Boa Vista Eco Hotel / Estádio Flamarion VasconcelosTocantins - Hotel Girassol Plaza / Estádio Nilton Santos

Aderbal Lana espera que mudanças no treinamento tragam mais resultados positivos em Rondônia

��������������������������������������������������������������

������������������������

�����������������������������������������������������

����������������������������

�����������������������������

�����������������������������������

��������� ������������� ����������

��������������������������������

���� ������� ������ �� ��������

����������������������

��������������������������������

���������� �������������������

����� ������������������������������

��������������������� ����� �����

������ �������������������� ������

����������� ������������ ��������

�������� ��������� �� ����������

����� ������ ��� ��������������

����������������������������������

����������� ��������� ��� ����

������������������������������������

��������������������

�����������������������������

���������������������������� �����

�������� ����� ��� ����� ���������

����� ��������� ����� ������ ����

��������������������������������������

����������� ��������� �������������

����� ���� ���������� ��������� �

���������������������������������

���������������������������������

��� �������������� �������� ����

���������������������������

��� ��������������� ��������

����� ����������� ���������������

��� ������� ��������� �������� ��

�������������������������������

��������������� ���� �����������

������������ ����������� ����������

������������������������������������

����������������������������������

�� ��������� ������ ���� ������ ��

����������������������������������

����������������������������������

���������������������������������

����������������������������

� ��� ������������� ������� ���

��������������� ������������������

���������������������������������

� ������ �������� �� ������ ������

����������������� ���������������

�����������������������������������

����������������������������������

� ���� ���������������� ��������

������ �� ������ �������� ���� �

�������������������������������

�������������������������

� ��������� ������������� ���

����������� �� ������ ��� ������� ��

��������� � ����������� �� �� ����

���������������������������������

��������������������

������������������������������������������������������������������������������

������������������������������������������������������������������������������������������

�������������������������������������������������

���������������������

����������������������������������������������������

����������

��������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

�����������������

� �������

���������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

��������������������������������������������������

�������������������������������������������������������������������������������������������������������

�������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

��������������������������������������

�� ����������� ��� ���������� ��

�������� �� ���� �� �������� �������

������������ ����������� � ������

���������������� ����������������

������������ ����� ����� ��� �������

����������������������������������

���������������������������������

� ���������������������� ��� ����

����� ��������������� ����� ������

��� ����� � ������������ � ��� �� ��

������������������������������

�� � �������� ���� �����������

������������������������� ������

������������������������������������

������� � �������������� ���� ��

�����������������������������������

��� ���������� �������������� ���

��������������� ����������� ����

��������������������� ��������������

����� ����� ��������� ������� �

��������� ��������������� ���������

������������������������������������

�����������������������������

����������������������������������

������������������������������������

����������������������������

����� ��� �������� ��������� ���

������� ���� ������ ������ �������

��� � ��������������� �� ������

�������������������� ������������

�������������������������������������

���������������� �����������������

�����������������������������������

�������������������������������

���������������������������������������

����������� �������������� �� �������

����������������������������������������

�������������������������������������������

���������������������������������������

�� ������� ���������� �������� ���������

���������� ���������������� �����������

���������������������������������������

���� ��������� ���� ��� ����������� � ��

������� ���� ���� ���������� � ��� ����

���������������������������������������������

����������������������������������������

����� ������������ ����������� ������

�������������������������� �������������

������������� ������������������ ��������

����������������������������������������

����������� ������������ ���������������

��������� �� ����� ���� �� ������ ����� ����

�����������������������������������������

������������������������

����������������������

������������������������������������������������������������������������������������������

�������������������������������������������������

���������������������

LANCE 02 - 15.indd 16-1 2/8/2012 01:09:59

Page 3: Lance - 02 de agosto de 2012

LANCE! QUARTA-FEIRA, 2 DE AGOSTO DE 2012 www.lancenet.com.br14

Basquete será uma das modalidades que abrem a competição, hoje, no Bergão

KEINY ANDRADE/COB

FUTEBOL FEMININO

HUDSON FONSECA

TAÇA DE FUTEBOL FEMININO DAS NAÇÕES – JOGOS

São Raimundo x Seleção de Bonfim/GuianaSanta Helena x Iranduba da AmazôniaMickei Sport Clube x Seleção do Bonfim/GuianaSanta Helena x PedagógicoSão Raimundo x Mickei Sport ClubePedagógico x Iranduba da Amazônia

Santa Helena e Iran-duba da Amazônia. Este

é o primeiro confronto in-ternacional da “filha caçula” do futebol amazonense, na primeira Taça de Futebol Fe-minino das Nações. Com mais quatro equipes brasileiras, um representante da Guiana Francesa e outro da Vene-zuela, o evento será nestes sábado e domingo (4 e 5), no estádio Rei Pelé, em Boa Vista (RR) — a 780 quilômetros de Manaus. “Mesmo com pouco tempo de preparação, espero um bom resultado”, disse o técnico do time baré, Olavo Dantas.

O torneio sul-americano será dividido em dois grupos, com três equipes cada. Junto com as amazonenses, a Chave A é formada por Santa Helena e Pedagógico. Na outra estão São Raimundo-RR, Seleção da Guiana e o Mickei Sport Clube, também da Venezuela. A fase classificatória será no primei-ro dia, no sistema “todos con-tra todos” e o primeiro jogo será entre o time da casa e a seleção francesa. “Nossa ideia é observar melhor as novas jo-gadoras”, disse o comandante do time irandubense.

Para o treinador baré — que até o fechamento desta edição ainda não tinha definido os 18 nomes que fariam parte da equipe alviverde —, o tor-neio servirá para observar as jogadoras que defenderão a camisa do time pela primeira vez. Ainda segundo Dantas, a diferença do grupo que jogará

JEAS

A abertura da 35ª edição dos Jogos Escolares do Ama-

zonas (Jeas) reuniu aproximada-mente 17 mil atletas-estudantes, ontem à noite, na Arena Amadeu Teixeira — avenida Constantino Nery, Flores, Zona Centro-Sul.

O atual campeão de cicismo das Olimpíadas Escolares Juvenil (12 a 14 anos), Sol Petrus da Silva Praia, aluno do 1º ano do ensino médio do Centro de Ensino Literatus, foi o responsável pelo acendimento da pira. “Foi uma honra acender a pira

dos JEA’s. Uma prova que todo o meu esforço nos treinamentos não tem sido em vão”, disse.

Hoje, os alunos iniciam a briga por medalhas e vagas na etapa nacional do evento. Para começar com a “mão direita”, os times do Centro Educacional La Salle e Adal-berto Valle fazem um duelo válido pela categoria infantil masculina de basquete. A partida é às 8h, no ginásio Ninimbergue Guerra, no São Jorge, Zona Oeste.

A primeira rodada da modalida-

de — que terá o total de dez jogos — será fechada com um confronto na categoria juvenil, entre os alu-nos das escolas estaduais Waldock Frick Lira e Sebastião Norões, am-bas de Manaus, às 14h30.

Os demais esportes coletivos serão realizados até o próximo dia 10, quando estão previstas as finais. Já as primeiras medalhas sairão ainda nesta quinta-feira (2), com a decisão do tênis de mesa, no horário de 8h às 18h, na Fundação Vila Olímpica (FVO).

Atletas iniciam briga por medalhas

Desafio sul-americanoESTREANTES Meninas do Iranduba da Amazônia se preparam para jogar em evento internacional pela primeira vez. Entre as adversárias estão francesas e venezuelanas

na capital roraimense e a que ficou entre os oito primeiros da Copa do Brasil nessa tempora-da, é o entrosamento. “Para a competição nacional tivemos uma sequência de treinos. E, nesta, começamos a treinar hoje (ontem)”, enfatizou.

OtimismoApesar de ter menos de uma

semana de preparação antes do

evento inédito, Olavo Dantas acredita ainda que, por ser o primeiro desafio internacio-nal do Iranduba da Amazô-nia, é um bom momento para as atletas fazerem história no clube. “Todas estão motivadas para representar bem o time, principalmente, as que estão há mais tempo e sabem da nossa proposta de trabalho”, concluiu o técnico.

Após ficar entre as oito melhores do Brasil, time alviverde enfrentará desa-fio inédito em Roraima

������������������������������������������������������������� �

�����������

�������������

���������������������������������������������

������������������ ����������

��� ������� ����� �����������

���������� ����������� �������

���������������������������������

��������������������������������������

���� � ���������� ������� � �������

���� ���������� ������������� ���

��������������������������

������������� ��������������

������������������������������������

���������������������������������

���� ������������ ����������� ��

������ ��� ������� � �������� ��

�������������������� �����������

��������� ����� � �������� ������� �

����������������������������

������������������������������

���� � ��� ����������� �� �����

���������������������������������

����������������������������������

������������������ �������������

����� ������� ������ ��������������

����������������������������������

����������� ������������������� �

��� ����� ����������� ��� ������

��� � ���������� ���������� �� ����

���������������������

�� ������ ������ ������� ��� �����

������� ��� ��������� ��� ��������

���������������������������������

������������������ ���������������

������������ ������������� ��������

���������������� ���������������

������������������������������������

�����������������������

������������������������������

�������������� �������������������

����� ������������������� �������

�����������������������������������

�����������������������������������

� ����������� �� ���������������

������ � �������������� ��� ������

������������� ����������� ��������

����������� ���������� ��������

������������������������������������

������ �� ���������� ��� ���������

�������� ��������� ��������������

������ ���� ������������� ���������

�������������������������������

����������� ������������ ������

����������� ������ � ��������� ���

�����������������������������������

������������������������������ ��

�����������������������������������

�����������������������������������

���������������������������

�������� ����� �������� �� ����

��� ������������ ������ ������� ���

���������������������������������������������������������������������

����������� �������� � ����������� ��������

��������� ���������� � ��������� ��������

���������� �������� � ������� ��������

������������ ���������� � ����� ��������

�����������������

�����������������������������������������������������

���������������������������������

����������������������������������

���������������������������������

��������������������������������

��������������������������������������

�������������������������������������������������

�����������������������������������

����������������������������������

��������������������������������

�������������������������������������������������������

��������������������������������

�����������������������������������

����������������������������������

�������������������������������

�����������������������������������������������������

�������������������������������������

�������������������������������

�����������������������������������������������������

���������������������������������

�����������������������

�������������������������������������������������������������������

���������� �������� � ����������� ����������

��������� ���������� � ��������� ������������

���������� �������� � ������� ��������������

������������ ���������� � ����� ����������

����������

������������������������������������

������������������������������

���������� ������������ ��������

����������������������������������

���������������������������������

�����������������������������������

���������� ��� ����� ��������� ��

�������� ������������� �����������

��� ������ ������������ ������ ���

��������������������������������

���������� ������ ������� ���

����������������������������������

������������������� ���������������

������ �� �������� ������� ���

������� ������������ � ���������

������ ��� ���������� �� �������

�������������� ���� ���� ������� ��

������������� �������� �������

�����������������������������������

�������������������� ������������

���������������������������������

���������������� ��������������

������������ ��������������������

�����������������������

��������� �������������������

����� ������������� �����������

�������������������������������������

������������������������������������

����������� �� ������������ ���

��������������������������������

������������������� ���������������

��������� ��������� ��������������

����������������� ���������������

��������������������������������������������������������������

�������������������������������������

����������������������������

�������������������������������

���� ���������� ������

������

������������������

���������������

���������

���������

������������

����������

���������

�������

����������������������������

���������

���������������������

�������������������

����������������

LANCE 03 - 14.indd 16-1 2/8/2012 01:10:41

Page 4: Lance - 02 de agosto de 2012

��������������������������������������������������������������

����� ����

�����������

��� �����

���� ��� ����� ��� ����� ��� ����� ��� �����

������

�����

�������

������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

�����

��������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

���

����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

�����

������������������� �����

���������������������

���

�����

��������

��

�����

������������������

���

������������������

�����

���������������������������������������������������

�����������

���������������

���������������������������������������������������������������

���� ������������� �������

���� �� ���� �� ����������

��� ������ ��� �������� �

���������������� ������������������

�����������������������������������

�������������������� �����������

���������������������������������

����������� �� ���� ��� ������� ���

������������������ �������������

�������� ��������������� ����������

������� ��������������������� ����

��������� ��������������������

������������������������ ����������

������������ ������������� �������

�������� �������������� ����������

������������������ ����������������

��������� � ���������� ������� ��

������������������������������������

��������������������������������������

�� ����������� ��� ���������� ����

����������������������

����������������������������������

�����������������������������������

� ����������������� �������� �����

��������������������������������������

����������������

��������������������������������

������ �������������������� �������

���������������� �������������������

���������������������������������������

��� ���������������� ������ �������

�����������������������������������

�������������������������������������

�����������������������������������

���������������������������������������

������������������������������������

�����������������������������������

��������� ���� �������������������

�������������������������������

�������������� ��������� �������

������� ����������� ���������� ���

����������������������������������

���������������������������������

���������������������������������

������������������ �����������������

������ ������������ ���������������

���������������������������������

����������������������������

������������������ �������������

����� � ���������������� �� ��� �����

����������������������������������

�������������������������������������

������������� ��������� ����������

��� ���������� �������� ������ ��

������ ������������ ������������ ���

�����������������������������������

� ������� ���������� �������� ����

��� ����� ������ ���� ��� ��������

��������������������������������������

������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

��������������������������������������������������������������������������������

�����������������

�������������������������������������������������������������������������

��������������������������������

����� �� ��������������� �� ����

��������������������������������

�������������������������������

������� ������������������ ������

������������� �� ��������� �������

����������������� ���������������

�����������������������������������

�����������

������������������������������������������������������������������������

�� ������������ ���� ������ ��� �����

����� �������������� �������������

����� � ���������� �� ����������� ��

������� ������������ ����� �� ����

��������� ������������������ �����

�����������������������������������

����������� ������������� �������

��������������������������������

������������������ ����������������������������������

��������������������� ��������������

���� ��������� ������� �� ������� ���

���������������������������������������������

������������������������������������������

���������������������������������������

���������������������������������������������

��������������������������������������������

��� ��������������� ������� ���������� ���

�������������������������������������������

�������������������������������������������

�����������������������������������

������� ����������������������� ��������

���� ����������������� ����������� �����

������������ ��������������� �������� ���

���������������������� �����������������

��� �������� �� �������� ���� ��� �����

��� ������������ ������ �� ���������� ���

���������� ����������� ��������� ��������

�����������������������������������������

������������ ����������������� ���������

������������������������������

���������������������������������������

���������� ���� ���������� �� ���������

�������������� ������ ��������������

������ ������� ����������� ��������� ��

���������������������������

������� ��������� ��������������� ������� ���������� ��������� ���

������

��������

���

������ �������������� ��� ���

����� ��������� ���

��������������

��������

���

�������������� ���

�����

��������

���

������������ ���

��������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������� ���������������������

����������������������������������������������������

������� ��������� ���

�����

����������

��� ���

������ �������� ������� ��� ���

����� �������������� ���

��������

����������

���

����������� ��������� �������� ���

�����

�������

���

���� ����������������� ���

�������������

��������

�����������������������������������������������������

���������

�����������������������������������������������������������������������

��������������

����������������������������������

����������������������������������

���������������������������������������������������������������� 13

LANCE 04 - 13.indd 16-1 2/8/2012 01:17:41

Page 5: Lance - 02 de agosto de 2012

������������������������������������������������������������� �

����� ����

���������������

����������������������������������������������������

����� ���������������� ��������

������������������������������

������������������������������

��� ������������ �������������� �

���������������� ������������������

�������������� � ���� �� ����� ���

�������������������������������������

���������������

������ ����������� ���������������

���������������� �����������������

���� �� �������� �� ���� �� �������

������������������������������������

�������� ���������� ���� ���������

��������������������������������������

����� ��������������� ����������

������� �� ����������� �� ��������

������������������ ����������������

�������������������������������������

���� ����� �������� ����� ���� ������

���������������������������������

�� ����� �� ���������� ���� �����

�����������������������������������

�������������������������������������

��������������������������������

������������������������������������

������������������������������������

�����������������������������������

������������� ����������� ��������

�����������������������������������������������������������������������������������������������������������������

����������� ��� ��������� ����� ����

��� �� �������� ������ ������ ��

��������������������������

� �������� �������� ����� ����

��� ���� ����� �������� �����������

������ ��� �������������� ����� ���

����� ��������������� ��������� ���

���� �������� ������ ��� ������ ���

������� ���������������� �����������

���������������������������������������������������������������������

�������

����� ���

����� ���

�������������� ���

������������� ���

������� ���

�������� ���

��������������� ���

�������������

��������

���

���������� ��� ���

������� ���

�����

��������

���

������������ ���

�����������

����������

���

������ ���

���������� ���

����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

��������� ���

����� ���

������

��������

�������������� ���

�������������� ���

�������������� ���

����

��������

������ ���

������ ��� ���

��������������� ���

��������������

��������

���

���������� ���

������������ ���

������� ���

�������������� ���

���������

�����������

�����������������������������������������������������������������

������������������������������������

�� ���� � ����������� ������� � �����

�����������������������������

��������������������������������

�������������������������������������

������������

�� ��������������� �������� ����

�������� ��� ��������� ����� ������

�������������

������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

�����

���� ��� ����� ��� ����� ��� ����� ��� �����

�����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

�����

������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

������������ ���������������������

����������������������������������������������������

������������������������������������������������������

�������������������������

����

����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

�������������������������������������������������������������������

�������

��� �����

��������������� �������������� �����

�����

��������������� �������������

��������������

�������� �����������

�����

� ��

� ��

����������

�������

��

�������

������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

��������������������������������

���� ����� ��� ��� ��������������� ��� ���������� ��

������������������������������������� ���� ��� ��������� �� ���������������������������������������������������������������������

�������� ������������������ ���������������������������������������������� ����� ����������� ��� ������ ��������������������� ��������������������� ����������������������� ������������� ��� ������� ����������������������

����������������������������������� ���������� ������������ ������������������������������������������������������������������������������� ������������������ ����� ������� ����� ����������� ��������� ����� ������ ����������� ������������� �� ��������� ��������������� �� ������ ������ �������������������

����������������� ������������������������� ����������� ������������ ������� ������� �������� ������������������������������������������������� ������������ �������������������������������������������� �������� ���� ���������� �������������� �� ������������ �� ���������������������������������������������������� ����������������������������������������������������������������������������������������������

������ ��� �������� ������� �������������������������������������������������������������������������

������������������������������������������������� ������������������� ���������������� ��� ������ ��������� ��� ������� ���������������������������������������������������������������

������������������������������������������������������� �������������������������������������������������� ������ ����������������� �������� ��� ����������� � ����� ����������������������� ���������������������������������

�������������������� ����������������� ���������� ��� ����������������������������������

������ ������� ��������� ������������������������������������������� �� �������� �������������������� �� ������ ������� ����� ������������������������������������������������������������������������������������������

�����

����������������������������������������������������

��������������������������������������������������������������������������

����������������������������������������������������� �������� � �� ��������� �������������� ������������������������ ��������������� ���������������� ��� ���������������� � � ������� ��� ��������� ������ ����� �������� ��������� ����������������� � ���������������� � ������ ���

����������������������������������������������������������������������������������������� �������������������������������������

���������� ����������� ���������������� ������ ����� ������������� ����� ������������������� ������� ����������������������������� ���� ��������������������� ��������������������������������������������������������������������������������������������������� ����������������������������������������������������

�� ������������ ����������� �������������������������������������������������������� ������������������������������������

��������� ����� ���� �������� ������������� ��������� ��������� ����������� ������������� ������������������������������� ����� ������ ��������� ����������������������������������������������������������������������������� �������� ����� ������� ����������������

����������������

�������������������������������������������������

���������������������������������

�����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

�������������� ����������������������������������������������������

������������������������������������������������������������������������������������������������������ ������������ ������� ������������������������������������������������������������������������������������������������

���������������������������������������������� ����������������������� � ����������� ����� ������������������������������������������������������� ������������� ����

������������� �������������������������������������������������

����������������������������������� �������� ����� ���� ������������������ ��������� ������ �������� ���� � �������������������������������������������

��������������������������������� ������� ������ ���� ��� ��������������� �������� ���� ���� ������������ ���������� ������ ���������� ���� ���������� ������ ���������������������������������

������������������

������������������������������������������������

���������� ������������ �����������

���������������������������������������

���������������������������������������

����������������� �������������������

�������������������������������������

�������������������������

����������������������� � ����� �������� ��������

��������������������� ���������������

����������������������������������������

����������������������������������������

������������������������� ��� ������������ � ����������

�������� �������� ���������� ��������

������������ ����������������� �����

����������� �������� �������������

����������������������������������

����������������������������������������� ��������������

��������������� ������������� �������

����������� ��������������������

�������������������������������������

���������������������������������

��� �������������������������������������������������������������

LANCE 05 - 12.indd 8-1 2/8/2012 01:18:31

Page 6: Lance - 02 de agosto de 2012

��������������������������������������������������������������

�����

��������������������������������

��������������������������������������������������

��� ������ �������� �� ������������������ ���������������

������ ���� �������� �� ��������� ����������������������������������������������� ��������������������������� ������� ������� ������ �������������� �������������� ������������������������������������������������������������

� ����� ��������� ��������� ������������ ���� ��� ����������������� �������������� ��������� ���� ����������� �������������������������������������������������������������������������������

�������������� ���������������

��� ����������� ������������ ������������������������� ������������������������������������������������� ���� ��� ��������� ��� ������ ���������������������������� ���������������������� �������������� �����������������������

�� �������� ���� ��������� ��������������������������������������������� ����� ������ �������� ������������������������������������������������������������������������������

����������������������������������

��������������������������������������

����� ������� ��������� �� ������� ��

��������� ������ � ������ �� ������� �����

���������������������������������������������

������������������������������������������

�������������������������������������������

��� � ������������� ��������� ����� ���������

�����������������������������������������

� ��� �������������� ����� ������ �

�������������������������������������������

�������� ��������� �������������� �����

������������������������������������������

��� �������������� ����� �� �������� �����

�����������������������

��� ��������� ������������ ���������

�� ��������� ����������� ������ ����� ��

������� ������������ ����������� �������

�������������������������������������������

��������� ������������������� �����������

������������������������������������������

��� ������������� � ��������������� ��

������ ������ ������������������� ��� ���

�������������������������������

�����������������������������������

������ � ������������ �������� �������

������������������������������������

�������������������������������������������������

����������������������������������

������������������������������������������������

���������������������������������

��������������������

���������������������������������������������������

������������������������������������

���������������������������������

����������������������������������

��������������

������ ���������������� ������ ��������� ��� �������� ������������������������������

��������������������������������������� ��� �������������� ���� ���������������� ������������� �����������������������������������������

����������������������������

������������� ������� �������� ��������������������������

������� ������������������������������ ������������� ����� ������������� ����� ���� ��� ������������������� ���������� ������� ���������������������� ����������������������� �� ���� �� �������� ��������� ��������� ��������� ����������������������������������

���������������������������������������������������������������������������������������������������������������� ������������������� ������� ����������� ��� ���������������������������������

�������������

���������������������������

���������������������

�������������

���������������������������������������������������������� ������������ ���������

����������������������������������������������������� �������������

��� ������������������� � ������������� ��������� ��������� ������������� ������� � ����������� ������������������������������������������������������������������������������������� �������� �������������������������������������������������������� �������������������������������������������������������������������������������������������������� ����� �������� �������� ������� ������� �������� ������������������������������������������������������������������������������

��������������������

��������������

���������������������������������������

�������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������� �������������������

�����������������������������������������������������

�������� ���������� ������������������� ������������������ �������� ���������������

�������� ������� ��� ���������������������������������������������������� ���� ���������� �� ������ ������������������������ ����������������������������������������������������������������������������

�����������������

������������������������������������������������������������������������������������������

�����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

�����������������������������������������������������������������������������

��������������������� ����������������� ������ ���� ��������

��������� ������� ������������� �������������������������������������������� �� ������� ����� �� ������ ������������������������������������������ �� ������������ ����������������������������������������������������������������������������������� �����������������

����������������

��������������������������������������������������������������������������������������������� ���� ��������� ������� ���� ���

���������������������������������������������� �� �������� ������� �������������������� ���������������������������������������������� ��������� ������������� ���

������������������������������������������������ �������������������������������� ��������������� ��������������������������� ������������������������������������������������� �� ����������� ��� �������

��������� ��������������� ���������������������������������������������������������������������� ������������������������������������������������������ ���������� ����������

������ ������� ������� ���� ������������������������������������������������������������������������������������������������

������������������� ���������������������������������������������������������������������������������������� ������������� ���������

������ �������� ���������� ���������������������������������������������������������������������������������������������������������������� �������������� ������

�������� ������� ����������� ���������������������������� �������������������� ������������ �������������������������������������������

������������������������������ �������� ���� �������������������������������������������������������������������������������������� ������������ �����������������������������������������������������������������������������

��������������������������������

� ���� ���������������� ������������ ������������� �������������������� ������������� ��������������������������� ���������������������������������� ��������������������������������

������������������������������������������� ���� �������� �������������������������������������� ������� ������������� ��������������� ���� ������� ���� �������������������������������������������������������������

����������������

�������������������������������������������������

�������������

����� ������� ������������������������������������������������������������

������ ����� ��������� �� ���������������������� ����������������������������� ������������������� ��� ������� ��� � ������ ���������� ��������� ������� ���������������� ������������������� �������������� ������������� ������������ ������������ ��������� ���������� �������� �������������� �������� ����������� �������������������������������������

����������������������������������������

�����������������������������������������������������

�������������������������������

�������������������������������������

����������������������������������

����������������������������������������

������������������������ �����������������

������������ ���� �������� ������ ������� ��

������������ �� ��������� ��� �������� ��

��������������������������������������

��������������������������������������

�� ���� ���������� � ���� �� ���� �������

������������������������������������������

���������������������

��������������������������������������������������������������������������������������������������

��������������������������������������������������������������������������

���������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

���������������������

������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

��������������������������������������

�������������������������������������������������������������������������

��������������������������������

���

��������������������

�����������������������������������������������������

����������

����������������������������������������������������������������������

����������� ����� ������������ ������� ����������� ��� ���������������������� ������������� ���������� �������� ��� �������� ���� ������������������������������������ ������ ��� ���������� �������

�������� ��������������������������������� ��������������� ������������ ����������� ���� ��������� �������� ����� ���� ����������� �������������������������� ����������������������������������������������������������� �����������������

���������������������������������

��������������������������������������������������������������������������

����� ����������� ������������������ ���� �� �������

������������������������������������������ ����������� ������������� ���������������������������������������������������������������������������������������������������������������������� ���������������������������������� ���������������������������������������������������������������������������

���������������������������������������������������������������

��������������������������������������� �� ���� ��� ������� �������� ������������������������������������������������������������� �������������������� ����������� ������������������������������������������������������������������������������������������������������������

�� ����������� ������ ��������������� ���������� �� ������������� ���������������������������������������������� �� �������� �� ������������������������������������������������������� ��������������������������������� ��������������������������������������������������������������������������������

���� ���� ������ ���� ��������� ��������������������������������������������������������������������� �������������� ������

���������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������� ����������� ���� ���� ������ ����������������������������������

�����������������������������������������������������������������������

����� ��������� ����������������������������������������������������������������������� ����������������� ����������� � ��� ���������� ��������� ��� � ������ ����� ������������������������������������������������������������������������������������������������������������ � ����� ����� ������� �� ��

�������������������������������������������������� ���������� ����� ����� ����� ����� ��� ��� ���������������������������������������������� �������� ����������

����������������������

���������

������������������������

���������������������������������������������������������������� 11

LANCE 06 - 11.indd 8-1 2/8/2012 01:15:12

Page 7: Lance - 02 de agosto de 2012

������������������������������������������������������������� �

��������������� �����������������

��������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

������������������������

���������������������������������������� ������� ��� �� ������� ������

������ �������� ����� ����� ��� ����������������������������������������������

�������������������������������������������������������������������������������������������������������������

�������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

������ ����������� ���� �� ��������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������� �������������� ���������������������������������������������������������������������

��������������������������������������������������������������������������������������������������������� ���������� ������������������������������

�������������������������������������������������������������������������������������������������� ������� �������� ������ ��� �������� ��� �������������� �� ���� ������� ������ ��������������������������������

����������������

������������������������������������������

���������������

���

������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

������������������������������������������������������

�� �������� �� �� ������ �� ���������������������������������������� ��������� ����� ����������� ���������������������� ������������������������������������������������������������������������������ ���� ������� ��� ����� ����

��������������������� ������������������������������������������ ����������� ������� ���������������������� ��� ������� �� ������������������������������������������� � ����������� ��������

��������������� ��������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������� ����������� ������� ������������� ���������������� ������� ���������������������� ����������

�������������������������������� ������ �������������� �������

��� �������� ����������� ������������ �������� ������������ ������������������������������������������������ ����������� ������������ ����� ����������� � ������� �������� ������ �������������������������������� ��� ��� ������ ���� � ����� ������������� ������� �������� ������������� ������������������� ������������������������������� ����������������������������������������������� �������� ����������� ���

����� � ����������� ����� � ������������������ ���� ��� ������� �� ������������ ������������ ��� ������� ����������������������������� ������ ������ � ���������� ��

������������ ���� �� ���������� ������������� �� �������� ������� ��������������������������������������������������������� ������� �������� � ������������������������������������������������������������

�������������������������������

������������������������������������������������������

����� ���� ����������� ��� �������������������������������������������� ���������� � ������������� ������������������ ������� ����� ���������������������������������������������������������������������������������������������������

�������� �� ������� ������ �� ������������ ����� ��������� ��������� ������������������������������������������������������ ����������� ������������������������������������

�������� ������� ��������� ������� ��������� ����� ������ �������������� ������������������ ����������������� ����������� ���������������� ������������������� �������� ����� ����� ��� ��� ������� ������������� ��������� ��������������������������� ������������������������������������������������������������������������������

������ ��������� ������ ����������������������������������������������������������������������

������������������������������������������������������������������������

��������������������������������������������������������������������������

������������

������������

���������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

�����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

����������

���������������������������������

���������������������������

���������������������������������

������������������������

�������������������������������������

���������������������������

�����������������������

�����������������������������������������������������������

��������������������������������

���������������������������������������������������������������

���������������

���������������������������������������������������������������������

��� ����������� ������� ���������� ���� ������ ����������

��������������������������������� ����� ������������ ������ ����������� ��������� ���������������������� ���������������������������������������������������������������������������������������

������������������������������������������������������������������������������������� ��������� ���������������������������������������������������� ��������������� ��������������������������������� ���������������������������������������������������������������������������������������������������������

���������������������������������������������������������� ���������������������������������������������������������������������� ���������������� ������ ����� �� ��������� ������� �������� ����������� �������������������������������������������������� ���������������

���������������������������������������������� �� ��� �������� ��� ��������� ����� �� �������� �������� ���������������������������������������������������������������

��������� �������������������� ����������� ������� �� ������� ������� ���������� �������� �������� ��������

��������������������������������������������������������������������

����������������

������������������� ������������

��������������������������������

������������������������������ ������ ������� �

����� ����������� ���� � ��� ��������������������� ����������������������� ������� ���������� ������������������������������������������� ���� ���� ������� ��� ��������������������������������������������������������������

������������������������������������ ����������� �� ����������� ���������������������������������������������� ��������� �������������������������������������������������������������������������� �������� ����������� ������������� ��������������� ������������������ ���� ��������������������������������������������������������������

������������������������������������������� ����� ���������� � ��������� ���������� ����� ������ �����������������������������������������������������

�� �������� ������������ �������������������������� ������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������ �������������������������� ������ �� ���� ����� ������������ ������ ���� ������������� ��������������������������

��������������������������� ������������ ��������������� ������� ��������� ���

�����

����������

���

����� ��������� ��� ���

������ ������������� ���

����

��������

���

������ ���

�������

��������

���

����� ����������������� ���

�����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

������������ �������������� ���

�������������

��������

���

������������ ����������� ���������� ��������������� ��� ���

������������

��������

���

������ ��������� ��������� ��� ���

��������� ��������������� ���

������������

��������

���

������������� ���

���������

�������

������������������������������������ ���������� ���� �������������� �� ���� �������� ��� �� ������������������������������������������������������������� ��������������

������� ������� ������������� ������������������������������������������������������������������������

�������

��������������������������������

��������� ������������� �������������� �� ����� ���

����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������� �� ������� ������� ���� ������������� ���������� ��������������������������������������������� ������������� ���� ����������� � ����������� ����������� ��������������������� ���������������������� �� ��� ����������� �������������������������� ����� ���������������������������������������� ��� �� ����� ��� ���� ������������� ������������� ��� ���������������������������� �������� ������� � ��������

������� �� ����� ������ ������������������������������������� ���������������������������������������������� �� ����� ������ �� ��������������������������� ������������� ����������� ��� ������ ����������������������������������������������������������������������������������������� �������� ����������������� ���������� ������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������� ������������������������������������������

������������������������

LANCE 07 - 10.indd 8-1 2/8/2012 01:08:34

Page 8: Lance - 02 de agosto de 2012

��������������������������������������������������������������

�����

�������������������������������������������������

������������������������������������������������������������������

����������������������������������������������������������������������������

�����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

�����������������������

�����������������������������������

�����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

������� ���������������� ����� ������������������������������������������ ��������� ���� ������ ������������������������������������������ ���������������������������� �������������������� ���� ��������� ��� �������������� ���������� �������� ���������� ������������ ��� ������� ��������������������������������������������������������

���������������������������������������������������������������� ������������� �� � ���� ���������������� ��� ����� ������������������������������������������������������� ������������������������������������������������������� ��������� ��������� ��� ����������� ����� ������������ �����������������

����� ������� ������ ��� ����������������� ��������� ���� ������������������������ ������� ������������������������� �������������� �� ������� ������ ����� ��������� �������������� ������� �� ���� ��������������������

����������������

������������������������������������

�������������

�������� �������� �������� �������������������� ������ ���

������ ����� ���������� ������������� ���� ���������� ���� �� ��� ���������������������������

����������������������������������������������������� ����������������������������������������������������������������������������������

��������� ������ ���������������������� ���������������� ��������������������� ���������������� ���������� ���������������������� ������ ������� ���� ������ ������� � ���� ������� ������� � �����������������������

�� ������������ ������� �������� ���� �� ������� ������������ ��� ������������ ����������������������������������������� ��� ��������� ��� ������������������������

� ���������� ��� ������� ������������������������� ��������������

���� ������������� ������� �������������������� ����������������� ��������� ���� ����� ����� ������������������������������������������������������������������������ ������������ � ������������������� ������ ������� �� ����������� ��� �������� ������������ ��������� ������ ����������� ����������������������� ��������������������������������������

����� ��� ��� ������������ ����������������������������������������������������������������������������������������������������������� ������������������� � ����������������������������������

����� ��������� � ������� ��� �������������� ����� ����������� ����������������������������� ����������������������������������������

����������������

����������

����������

����������

������������������������������

������������������������������������������������ �������������� ������

�������������������������������������������������������������� ����������������������� �������� ������������������� ���������������������������

������������������������������������� �������������������� �� ���������� �������������������������������������������������������������������������������������������������������� ������������������� ����������������� ������������� ���������������������������������������������

������������������������� ������������������������������������������������������������������ �� ���� ��� ��������� ����������������������������������������������

���������������������������������������������� ������� ��������������� � �������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������� ���������� ������������� �����������������������������

����������������������������������������������������

������������

�����������������������

���������������������� ����������������������������������������������� ���������� �������������������������������������������������������������������������������������������� ���������� ������� �������������������������������������������������������

�� �� ����� �������� �������������������������������������������������������������������������� ������ ��������� ��� ������� ������������� ������ ������������������������������������������������������ ������������������������������������� ������������������ ������ ���������������� �����������������������

����������������������������������������� ���� ���� ������� ��������� �� ���������������� ������������������������������

�������������������� ��������������������������������������������������������������������������������������

������������������������������������������������������������� �

�������������������������

��������������

���������������������������

����� ���������� ��� ������������������������������������

������������������������������������������������������������������������ �������������������� ��������������������� ����������������������� ������������������������������������������������������������������������������������������ ���������������������������������������������������� ��������������

������������������������������������������������������������������������������������������������� ������ ������������ �� ����������������������������������������������� ��������� ���������� ����������������������� �������������������������������������������������������������������������

�� ���� �� ������������� � � � ��������� ���������������� ���������������������������������������������������������������������������

������ ��������� ���������� ���������� ������� ��������� ���

����

��������

���

�������� ���������� ��������� ���

������������

����������

���

������������� ��� ���

������ ���

���������

��������

���

��������������� ���

������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������ ����������

����������������������������������������������

������� ��� ���

������ ��� ���

���� ��������������� ������������ �������� ���������� �������������� �������������� ���

�������

��������

���

���� ���

�����

��������

���

���������� ���

�������

��������

��������������� ���

������������

�������������

�����������

��������

��������������������������������

� ��������������������������������������� ����������������������������������

���� ���� ����� � ����������� ��� ����������� ������������� ��������� ������������������������������������������������������������������������������������������������������������

��������������

��������������������������

� ���� ����� ����������������������������������������������������������

�������������������� ��������������������������������������������������������������������������������������������������������� ���������������������������������

���������

��������������������������������������������������������������������� ������� �������������� ��������� ����� ���������� ��� ��������� ���� ������� �� �������� �������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������� ���� ����������� ������ �����

����������������������������������������������������������������

����� ����������� ��������� �������������������������������������������������� ������� ��������� ���������������� �������������� �������������������������������������������������� �������� ������������������������������������������������������������������������

������������������������������������������������������������������������������������������������

������������� ��������������������������������������������

��� ��������� ��������� ���������� ������������� ����������������� ������� ����������� ������� ������������������������������ �������������������� ��������������������������������������������� ��������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������� �������������� ������������������������������������������������������

������������������������������������������ ����� ����� ���� ����������������� ���������� ��������������

�������������������������������������������������

���������������������������������������������������������������������������������������������

���������� ����������� ��� ��� ����� ���������������������������������������������������������������������������������������� ���������������������������������������������������������� �����������

���������������������������������������������������������������������� ����������� ��� ���������� ���

����������� ���������� ����������������� ��������� � ������ ������������������������������������������������� ���������������

������������������������ ��������������������� ��������������������������������������������������� ��������������������������

������������������������������������ � ���������� ������ ���� �������������������������������������������� ���� ���������� ��������� ���������� ������������������������������������������������������������

�������������������������������

��� ������� ���������������������������������������������������������������������������������

�������� ���� � ��� ������� �� ������������������������������������ ������ ������������������ ���������������� � ������������ ���������������������������������

��������������������������������������������������������������������� ���� ����� ���������������������������������������������

����������������

����������������������������������������������

�������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

���������������������������������������������������������������������������

���������������������������

LANCE 08 - 09.indd 16-1 2/8/2012 01:09:10

Page 9: Lance - 02 de agosto de 2012

��������������������������������������������������������������

�����

�������������������������������������������������

������������������������������������������������������������������

����������������������������������������������������������������������������

�����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

�����������������������

�����������������������������������

�����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

������� ���������������� ����� ������������������������������������������ ��������� ���� ������ ������������������������������������������ ���������������������������� �������������������� ���� ��������� ��� �������������� ���������� �������� ���������� ������������ ��� ������� ��������������������������������������������������������

���������������������������������������������������������������� ������������� �� � ���� ���������������� ��� ����� ������������������������������������������������������� ������������������������������������������������������� ��������� ��������� ��� ����������� ����� ������������ �����������������

����� ������� ������ ��� ����������������� ��������� ���� ������������������������ ������� ������������������������� �������������� �� ������� ������ ����� ��������� �������������� ������� �� ���� ��������������������

����������������

������������������������������������

�������������

�������� �������� �������� �������������������� ������ ���

������ ����� ���������� ������������� ���� ���������� ���� �� ��� ���������������������������

����������������������������������������������������� ����������������������������������������������������������������������������������

��������� ������ ���������������������� ���������������� ��������������������� ���������������� ���������� ���������������������� ������ ������� ���� ������ ������� � ���� ������� ������� � �����������������������

�� ������������ ������� �������� ���� �� ������� ������������ ��� ������������ ����������������������������������������� ��� ��������� ��� ������������������������

� ���������� ��� ������� ������������������������� ��������������

���� ������������� ������� �������������������� ����������������� ��������� ���� ����� ����� ������������������������������������������������������������������������ ������������ � ������������������� ������ ������� �� ����������� ��� �������� ������������ ��������� ������ ����������� ����������������������� ��������������������������������������

����� ��� ��� ������������ ����������������������������������������������������������������������������������������������������������� ������������������� � ����������������������������������

����� ��������� � ������� ��� �������������� ����� ����������� ����������������������������� ����������������������������������������

����������������

����������

����������

����������

������������������������������

������������������������������������������������ �������������� ������

�������������������������������������������������������������� ����������������������� �������� ������������������� ���������������������������

������������������������������������� �������������������� �� ���������� �������������������������������������������������������������������������������������������������������� ������������������� ����������������� ������������� ���������������������������������������������

������������������������� ������������������������������������������������������������������ �� ���� ��� ��������� ����������������������������������������������

���������������������������������������������� ������� ��������������� � �������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������� ���������� ������������� �����������������������������

����������������������������������������������������

������������

�����������������������

���������������������� ����������������������������������������������� ���������� �������������������������������������������������������������������������������������������� ���������� ������� �������������������������������������������������������

�� �� ����� �������� �������������������������������������������������������������������������� ������ ��������� ��� ������� ������������� ������ ������������������������������������������������������ ������������������������������������� ������������������ ������ ���������������� �����������������������

����������������������������������������� ���� ���� ������� ��������� �� ���������������� ������������������������������

�������������������� ��������������������������������������������������������������������������������������

������������������������������������������������������������� �

�������������������������

��������������

���������������������������

����� ���������� ��� ������������������������������������

������������������������������������������������������������������������ �������������������� ��������������������� ����������������������� ������������������������������������������������������������������������������������������ ���������������������������������������������������� ��������������

������������������������������������������������������������������������������������������������� ������ ������������ �� ����������������������������������������������� ��������� ���������� ����������������������� �������������������������������������������������������������������������

�� ���� �� ������������� � � � ��������� ���������������� ���������������������������������������������������������������������������

������ ��������� ���������� ���������� ������� ��������� ���

����

��������

���

�������� ���������� ��������� ���

������������

����������

���

������������� ��� ���

������ ���

���������

��������

���

��������������� ���

������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������ ����������

����������������������������������������������

������� ��� ���

������ ��� ���

���� ��������������� ������������ �������� ���������� �������������� �������������� ���

�������

��������

���

���� ���

�����

��������

���

���������� ���

�������

��������

��������������� ���

������������

�������������

�����������

��������

��������������������������������

� ��������������������������������������� ����������������������������������

���� ���� ����� � ����������� ��� ����������� ������������� ��������� ������������������������������������������������������������������������������������������������������������

��������������

��������������������������

� ���� ����� ����������������������������������������������������������

�������������������� ��������������������������������������������������������������������������������������������������������� ���������������������������������

���������

��������������������������������������������������������������������� ������� �������������� ��������� ����� ���������� ��� ��������� ���� ������� �� �������� �������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������� ���� ����������� ������ �����

����������������������������������������������������������������

����� ����������� ��������� �������������������������������������������������� ������� ��������� ���������������� �������������� �������������������������������������������������� �������� ������������������������������������������������������������������������

������������������������������������������������������������������������������������������������

������������� ��������������������������������������������

��� ��������� ��������� ���������� ������������� ����������������� ������� ����������� ������� ������������������������������ �������������������� ��������������������������������������������� ��������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������� �������������� ������������������������������������������������������

������������������������������������������ ����� ����� ���� ����������������� ���������� ��������������

�������������������������������������������������

���������������������������������������������������������������������������������������������

���������� ����������� ��� ��� ����� ���������������������������������������������������������������������������������������� ���������������������������������������������������������� �����������

���������������������������������������������������������������������� ����������� ��� ���������� ���

����������� ���������� ����������������� ��������� � ������ ������������������������������������������������� ���������������

������������������������ ��������������������� ��������������������������������������������������� ��������������������������

������������������������������������ � ���������� ������ ���� �������������������������������������������� ���� ���������� ��������� ���������� ������������������������������������������������������������

�������������������������������

��� ������� ���������������������������������������������������������������������������������

�������� ���� � ��� ������� �� ������������������������������������ ������ ������������������ ���������������� � ������������ ���������������������������������

��������������������������������������������������������������������� ���� ����� ���������������������������������������������

����������������

����������������������������������������������

�������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

���������������������������������������������������������������������������

���������������������������

LANCE 08 - 09.indd 16-1 2/8/2012 01:09:10

Page 10: Lance - 02 de agosto de 2012

������������������������������������������������������������� �

��������������� �����������������

��������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

������������������������

���������������������������������������� ������� ��� �� ������� ������

������ �������� ����� ����� ��� ����������������������������������������������

�������������������������������������������������������������������������������������������������������������

�������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

������ ����������� ���� �� ��������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������� �������������� ���������������������������������������������������������������������

��������������������������������������������������������������������������������������������������������� ���������� ������������������������������

�������������������������������������������������������������������������������������������������� ������� �������� ������ ��� �������� ��� �������������� �� ���� ������� ������ ��������������������������������

����������������

������������������������������������������

���������������

���

������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

������������������������������������������������������

�� �������� �� �� ������ �� ���������������������������������������� ��������� ����� ����������� ���������������������� ������������������������������������������������������������������������������ ���� ������� ��� ����� ����

��������������������� ������������������������������������������ ����������� ������� ���������������������� ��� ������� �� ������������������������������������������� � ����������� ��������

��������������� ��������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������� ����������� ������� ������������� ���������������� ������� ���������������������� ����������

�������������������������������� ������ �������������� �������

��� �������� ����������� ������������ �������� ������������ ������������������������������������������������ ����������� ������������ ����� ����������� � ������� �������� ������ �������������������������������� ��� ��� ������ ���� � ����� ������������� ������� �������� ������������� ������������������� ������������������������������� ����������������������������������������������� �������� ����������� ���

����� � ����������� ����� � ������������������ ���� ��� ������� �� ������������ ������������ ��� ������� ����������������������������� ������ ������ � ���������� ��

������������ ���� �� ���������� ������������� �� �������� ������� ��������������������������������������������������������� ������� �������� � ������������������������������������������������������������

�������������������������������

������������������������������������������������������

����� ���� ����������� ��� �������������������������������������������� ���������� � ������������� ������������������ ������� ����� ���������������������������������������������������������������������������������������������������

�������� �� ������� ������ �� ������������ ����� ��������� ��������� ������������������������������������������������������ ����������� ������������������������������������

�������� ������� ��������� ������� ��������� ����� ������ �������������� ������������������ ����������������� ����������� ���������������� ������������������� �������� ����� ����� ��� ��� ������� ������������� ��������� ��������������������������� ������������������������������������������������������������������������������

������ ��������� ������ ����������������������������������������������������������������������

������������������������������������������������������������������������

��������������������������������������������������������������������������

������������

������������

���������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

�����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

����������

���������������������������������

���������������������������

���������������������������������

������������������������

�������������������������������������

���������������������������

�����������������������

�����������������������������������������������������������

��������������������������������

���������������������������������������������������������������

���������������

���������������������������������������������������������������������

��� ����������� ������� ���������� ���� ������ ����������

��������������������������������� ����� ������������ ������ ����������� ��������� ���������������������� ���������������������������������������������������������������������������������������

������������������������������������������������������������������������������������� ��������� ���������������������������������������������������� ��������������� ��������������������������������� ���������������������������������������������������������������������������������������������������������

���������������������������������������������������������� ���������������������������������������������������������������������� ���������������� ������ ����� �� ��������� ������� �������� ����������� �������������������������������������������������� ���������������

���������������������������������������������� �� ��� �������� ��� ��������� ����� �� �������� �������� ���������������������������������������������������������������

��������� �������������������� ����������� ������� �� ������� ������� ���������� �������� �������� ��������

��������������������������������������������������������������������

����������������

������������������� ������������

��������������������������������

������������������������������ ������ ������� �

����� ����������� ���� � ��� ��������������������� ����������������������� ������� ���������� ������������������������������������������� ���� ���� ������� ��� ��������������������������������������������������������������

������������������������������������ ����������� �� ����������� ���������������������������������������������� ��������� �������������������������������������������������������������������������� �������� ����������� ������������� ��������������� ������������������ ���� ��������������������������������������������������������������

������������������������������������������� ����� ���������� � ��������� ���������� ����� ������ �����������������������������������������������������

�� �������� ������������ �������������������������� ������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������ �������������������������� ������ �� ���� ����� ������������ ������ ���� ������������� ��������������������������

��������������������������� ������������ ��������������� ������� ��������� ���

�����

����������

���

����� ��������� ��� ���

������ ������������� ���

����

��������

���

������ ���

�������

��������

���

����� ����������������� ���

�����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

������������ �������������� ���

�������������

��������

���

������������ ����������� ���������� ��������������� ��� ���

������������

��������

���

������ ��������� ��������� ��� ���

��������� ��������������� ���

������������

��������

���

������������� ���

���������

�������

������������������������������������ ���������� ���� �������������� �� ���� �������� ��� �� ������������������������������������������������������������� ��������������

������� ������� ������������� ������������������������������������������������������������������������

�������

��������������������������������

��������� ������������� �������������� �� ����� ���

����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������� �� ������� ������� ���� ������������� ���������� ��������������������������������������������� ������������� ���� ����������� � ����������� ����������� ��������������������� ���������������������� �� ��� ����������� �������������������������� ����� ���������������������������������������� ��� �� ����� ��� ���� ������������� ������������� ��� ���������������������������� �������� ������� � ��������

������� �� ����� ������ ������������������������������������� ���������������������������������������������� �� ����� ������ �� ��������������������������� ������������� ����������� ��� ������ ����������������������������������������������������������������������������������������� �������� ����������������� ���������� ������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������� ������������������������������������������

������������������������

LANCE 07 - 10.indd 8-1 2/8/2012 01:08:34

Page 11: Lance - 02 de agosto de 2012

��������������������������������������������������������������

�����

��������������������������������

��������������������������������������������������

��� ������ �������� �� ������������������ ���������������

������ ���� �������� �� ��������� ����������������������������������������������� ��������������������������� ������� ������� ������ �������������� �������������� ������������������������������������������������������������

� ����� ��������� ��������� ������������ ���� ��� ����������������� �������������� ��������� ���� ����������� �������������������������������������������������������������������������������

�������������� ���������������

��� ����������� ������������ ������������������������� ������������������������������������������������� ���� ��� ��������� ��� ������ ���������������������������� ���������������������� �������������� �����������������������

�� �������� ���� ��������� ��������������������������������������������� ����� ������ �������� ������������������������������������������������������������������������������

����������������������������������

��������������������������������������

����� ������� ��������� �� ������� ��

��������� ������ � ������ �� ������� �����

���������������������������������������������

������������������������������������������

�������������������������������������������

��� � ������������� ��������� ����� ���������

�����������������������������������������

� ��� �������������� ����� ������ �

�������������������������������������������

�������� ��������� �������������� �����

������������������������������������������

��� �������������� ����� �� �������� �����

�����������������������

��� ��������� ������������ ���������

�� ��������� ����������� ������ ����� ��

������� ������������ ����������� �������

�������������������������������������������

��������� ������������������� �����������

������������������������������������������

��� ������������� � ��������������� ��

������ ������ ������������������� ��� ���

�������������������������������

�����������������������������������

������ � ������������ �������� �������

������������������������������������

�������������������������������������������������

����������������������������������

������������������������������������������������

���������������������������������

��������������������

���������������������������������������������������

������������������������������������

���������������������������������

����������������������������������

��������������

������ ���������������� ������ ��������� ��� �������� ������������������������������

��������������������������������������� ��� �������������� ���� ���������������� ������������� �����������������������������������������

����������������������������

������������� ������� �������� ��������������������������

������� ������������������������������ ������������� ����� ������������� ����� ���� ��� ������������������� ���������� ������� ���������������������� ����������������������� �� ���� �� �������� ��������� ��������� ��������� ����������������������������������

���������������������������������������������������������������������������������������������������������������� ������������������� ������� ����������� ��� ���������������������������������

�������������

���������������������������

���������������������

�������������

���������������������������������������������������������� ������������ ���������

����������������������������������������������������� �������������

��� ������������������� � ������������� ��������� ��������� ������������� ������� � ����������� ������������������������������������������������������������������������������������� �������� �������������������������������������������������������� �������������������������������������������������������������������������������������������������� ����� �������� �������� ������� ������� �������� ������������������������������������������������������������������������������

��������������������

��������������

���������������������������������������

�������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������� �������������������

�����������������������������������������������������

�������� ���������� ������������������� ������������������ �������� ���������������

�������� ������� ��� ���������������������������������������������������� ���� ���������� �� ������ ������������������������ ����������������������������������������������������������������������������

�����������������

������������������������������������������������������������������������������������������

�����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

�����������������������������������������������������������������������������

��������������������� ����������������� ������ ���� ��������

��������� ������� ������������� �������������������������������������������� �� ������� ����� �� ������ ������������������������������������������ �� ������������ ����������������������������������������������������������������������������������� �����������������

����������������

��������������������������������������������������������������������������������������������� ���� ��������� ������� ���� ���

���������������������������������������������� �� �������� ������� �������������������� ���������������������������������������������� ��������� ������������� ���

������������������������������������������������ �������������������������������� ��������������� ��������������������������� ������������������������������������������������� �� ����������� ��� �������

��������� ��������������� ���������������������������������������������������������������������� ������������������������������������������������������ ���������� ����������

������ ������� ������� ���� ������������������������������������������������������������������������������������������������

������������������� ���������������������������������������������������������������������������������������� ������������� ���������

������ �������� ���������� ���������������������������������������������������������������������������������������������������������������� �������������� ������

�������� ������� ����������� ���������������������������� �������������������� ������������ �������������������������������������������

������������������������������ �������� ���� �������������������������������������������������������������������������������������� ������������ �����������������������������������������������������������������������������

��������������������������������

� ���� ���������������� ������������ ������������� �������������������� ������������� ��������������������������� ���������������������������������� ��������������������������������

������������������������������������������� ���� �������� �������������������������������������� ������� ������������� ��������������� ���� ������� ���� �������������������������������������������������������������

����������������

�������������������������������������������������

�������������

����� ������� ������������������������������������������������������������

������ ����� ��������� �� ���������������������� ����������������������������� ������������������� ��� ������� ��� � ������ ���������� ��������� ������� ���������������� ������������������� �������������� ������������� ������������ ������������ ��������� ���������� �������� �������������� �������� ����������� �������������������������������������

����������������������������������������

�����������������������������������������������������

�������������������������������

�������������������������������������

����������������������������������

����������������������������������������

������������������������ �����������������

������������ ���� �������� ������ ������� ��

������������ �� ��������� ��� �������� ��

��������������������������������������

��������������������������������������

�� ���� ���������� � ���� �� ���� �������

������������������������������������������

���������������������

��������������������������������������������������������������������������������������������������

��������������������������������������������������������������������������

���������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

���������������������

������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

��������������������������������������

�������������������������������������������������������������������������

��������������������������������

���

��������������������

�����������������������������������������������������

����������

����������������������������������������������������������������������

����������� ����� ������������ ������� ����������� ��� ���������������������� ������������� ���������� �������� ��� �������� ���� ������������������������������������ ������ ��� ���������� �������

�������� ��������������������������������� ��������������� ������������ ����������� ���� ��������� �������� ����� ���� ����������� �������������������������� ����������������������������������������������������������� �����������������

���������������������������������

��������������������������������������������������������������������������

����� ����������� ������������������ ���� �� �������

������������������������������������������ ����������� ������������� ���������������������������������������������������������������������������������������������������������������������� ���������������������������������� ���������������������������������������������������������������������������

���������������������������������������������������������������

��������������������������������������� �� ���� ��� ������� �������� ������������������������������������������������������������� �������������������� ����������� ������������������������������������������������������������������������������������������������������������

�� ����������� ������ ��������������� ���������� �� ������������� ���������������������������������������������� �� �������� �� ������������������������������������������������������� ��������������������������������� ��������������������������������������������������������������������������������

���� ���� ������ ���� ��������� ��������������������������������������������������������������������� �������������� ������

���������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������� ����������� ���� ���� ������ ����������������������������������

�����������������������������������������������������������������������

����� ��������� ����������������������������������������������������������������������� ����������������� ����������� � ��� ���������� ��������� ��� � ������ ����� ������������������������������������������������������������������������������������������������������������ � ����� ����� ������� �� ��

�������������������������������������������������� ���������� ����� ����� ����� ����� ��� ��� ���������������������������������������������� �������� ����������

����������������������

���������

������������������������

���������������������������������������������������������������� 11

LANCE 06 - 11.indd 8-1 2/8/2012 01:15:12

Page 12: Lance - 02 de agosto de 2012

������������������������������������������������������������� �

����� ����

���������������

����������������������������������������������������

����� ���������������� ��������

������������������������������

������������������������������

��� ������������ �������������� �

���������������� ������������������

�������������� � ���� �� ����� ���

�������������������������������������

���������������

������ ����������� ���������������

���������������� �����������������

���� �� �������� �� ���� �� �������

������������������������������������

�������� ���������� ���� ���������

��������������������������������������

����� ��������������� ����������

������� �� ����������� �� ��������

������������������ ����������������

�������������������������������������

���� ����� �������� ����� ���� ������

���������������������������������

�� ����� �� ���������� ���� �����

�����������������������������������

�������������������������������������

��������������������������������

������������������������������������

������������������������������������

�����������������������������������

������������� ����������� ��������

�����������������������������������������������������������������������������������������������������������������

����������� ��� ��������� ����� ����

��� �� �������� ������ ������ ��

��������������������������

� �������� �������� ����� ����

��� ���� ����� �������� �����������

������ ��� �������������� ����� ���

����� ��������������� ��������� ���

���� �������� ������ ��� ������ ���

������� ���������������� �����������

���������������������������������������������������������������������

�������

����� ���

����� ���

�������������� ���

������������� ���

������� ���

�������� ���

��������������� ���

�������������

��������

���

���������� ��� ���

������� ���

�����

��������

���

������������ ���

�����������

����������

���

������ ���

���������� ���

����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

��������� ���

����� ���

������

��������

�������������� ���

�������������� ���

�������������� ���

����

��������

������ ���

������ ��� ���

��������������� ���

��������������

��������

���

���������� ���

������������ ���

������� ���

�������������� ���

���������

�����������

�����������������������������������������������������������������

������������������������������������

�� ���� � ����������� ������� � �����

�����������������������������

��������������������������������

�������������������������������������

������������

�� ��������������� �������� ����

�������� ��� ��������� ����� ������

�������������

������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

�����

���� ��� ����� ��� ����� ��� ����� ��� �����

�����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

�����

������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

������������ ���������������������

����������������������������������������������������

������������������������������������������������������

�������������������������

����

����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

�������������������������������������������������������������������

�������

��� �����

��������������� �������������� �����

�����

��������������� �������������

��������������

�������� �����������

�����

� ��

� ��

����������

�������

��

�������

������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

��������������������������������

���� ����� ��� ��� ��������������� ��� ���������� ��

������������������������������������� ���� ��� ��������� �� ���������������������������������������������������������������������

�������� ������������������ ���������������������������������������������� ����� ����������� ��� ������ ��������������������� ��������������������� ����������������������� ������������� ��� ������� ����������������������

����������������������������������� ���������� ������������ ������������������������������������������������������������������������������� ������������������ ����� ������� ����� ����������� ��������� ����� ������ ����������� ������������� �� ��������� ��������������� �� ������ ������ �������������������

����������������� ������������������������� ����������� ������������ ������� ������� �������� ������������������������������������������������� ������������ �������������������������������������������� �������� ���� ���������� �������������� �� ������������ �� ���������������������������������������������������� ����������������������������������������������������������������������������������������������

������ ��� �������� ������� �������������������������������������������������������������������������

������������������������������������������������� ������������������� ���������������� ��� ������ ��������� ��� ������� ���������������������������������������������������������������

������������������������������������������������������� �������������������������������������������������� ������ ����������������� �������� ��� ����������� � ����� ����������������������� ���������������������������������

�������������������� ����������������� ���������� ��� ����������������������������������

������ ������� ��������� ������������������������������������������� �� �������� �������������������� �� ������ ������� ����� ������������������������������������������������������������������������������������������

�����

����������������������������������������������������

��������������������������������������������������������������������������

����������������������������������������������������� �������� � �� ��������� �������������� ������������������������ ��������������� ���������������� ��� ���������������� � � ������� ��� ��������� ������ ����� �������� ��������� ����������������� � ���������������� � ������ ���

����������������������������������������������������������������������������������������� �������������������������������������

���������� ����������� ���������������� ������ ����� ������������� ����� ������������������� ������� ����������������������������� ���� ��������������������� ��������������������������������������������������������������������������������������������������� ����������������������������������������������������

�� ������������ ����������� �������������������������������������������������������� ������������������������������������

��������� ����� ���� �������� ������������� ��������� ��������� ����������� ������������� ������������������������������� ����� ������ ��������� ����������������������������������������������������������������������������� �������� ����� ������� ����������������

����������������

�������������������������������������������������

���������������������������������

�����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

�������������� ����������������������������������������������������

������������������������������������������������������������������������������������������������������ ������������ ������� ������������������������������������������������������������������������������������������������

���������������������������������������������� ����������������������� � ����������� ����� ������������������������������������������������������� ������������� ����

������������� �������������������������������������������������

����������������������������������� �������� ����� ���� ������������������ ��������� ������ �������� ���� � �������������������������������������������

��������������������������������� ������� ������ ���� ��� ��������������� �������� ���� ���� ������������ ���������� ������ ���������� ���� ���������� ������ ���������������������������������

������������������

������������������������������������������������

���������� ������������ �����������

���������������������������������������

���������������������������������������

����������������� �������������������

�������������������������������������

�������������������������

����������������������� � ����� �������� ��������

��������������������� ���������������

����������������������������������������

����������������������������������������

������������������������� ��� ������������ � ����������

�������� �������� ���������� ��������

������������ ����������������� �����

����������� �������� �������������

����������������������������������

����������������������������������������� ��������������

��������������� ������������� �������

����������� ��������������������

�������������������������������������

���������������������������������

��� �������������������������������������������������������������

LANCE 05 - 12.indd 8-1 2/8/2012 01:18:31

Page 13: Lance - 02 de agosto de 2012

��������������������������������������������������������������

����� ����

�����������

��� �����

���� ��� ����� ��� ����� ��� ����� ��� �����

������

�����

�������

������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

�����

��������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

���

����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

�����

������������������� �����

���������������������

���

�����

��������

��

�����

������������������

���

������������������

�����

���������������������������������������������������

�����������

���������������

���������������������������������������������������������������

���� ������������� �������

���� �� ���� �� ����������

��� ������ ��� �������� �

���������������� ������������������

�����������������������������������

�������������������� �����������

���������������������������������

����������� �� ���� ��� ������� ���

������������������ �������������

�������� ��������������� ����������

������� ��������������������� ����

��������� ��������������������

������������������������ ����������

������������ ������������� �������

�������� �������������� ����������

������������������ ����������������

��������� � ���������� ������� ��

������������������������������������

��������������������������������������

�� ����������� ��� ���������� ����

����������������������

����������������������������������

�����������������������������������

� ����������������� �������� �����

��������������������������������������

����������������

��������������������������������

������ �������������������� �������

���������������� �������������������

���������������������������������������

��� ���������������� ������ �������

�����������������������������������

�������������������������������������

�����������������������������������

���������������������������������������

������������������������������������

�����������������������������������

��������� ���� �������������������

�������������������������������

�������������� ��������� �������

������� ����������� ���������� ���

����������������������������������

���������������������������������

���������������������������������

������������������ �����������������

������ ������������ ���������������

���������������������������������

����������������������������

������������������ �������������

����� � ���������������� �� ��� �����

����������������������������������

�������������������������������������

������������� ��������� ����������

��� ���������� �������� ������ ��

������ ������������ ������������ ���

�����������������������������������

� ������� ���������� �������� ����

��� ����� ������ ���� ��� ��������

��������������������������������������

������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

��������������������������������������������������������������������������������

�����������������

�������������������������������������������������������������������������

��������������������������������

����� �� ��������������� �� ����

��������������������������������

�������������������������������

������� ������������������ ������

������������� �� ��������� �������

����������������� ���������������

�����������������������������������

�����������

������������������������������������������������������������������������

�� ������������ ���� ������ ��� �����

����� �������������� �������������

����� � ���������� �� ����������� ��

������� ������������ ����� �� ����

��������� ������������������ �����

�����������������������������������

����������� ������������� �������

��������������������������������

������������������ ����������������������������������

��������������������� ��������������

���� ��������� ������� �� ������� ���

���������������������������������������������

������������������������������������������

���������������������������������������

���������������������������������������������

��������������������������������������������

��� ��������������� ������� ���������� ���

�������������������������������������������

�������������������������������������������

�����������������������������������

������� ����������������������� ��������

���� ����������������� ����������� �����

������������ ��������������� �������� ���

���������������������� �����������������

��� �������� �� �������� ���� ��� �����

��� ������������ ������ �� ���������� ���

���������� ����������� ��������� ��������

�����������������������������������������

������������ ����������������� ���������

������������������������������

���������������������������������������

���������� ���� ���������� �� ���������

�������������� ������ ��������������

������ ������� ����������� ��������� ��

���������������������������

������� ��������� ��������������� ������� ���������� ��������� ���

������

��������

���

������ �������������� ��� ���

����� ��������� ���

��������������

��������

���

�������������� ���

�����

��������

���

������������ ���

��������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������� ���������������������

����������������������������������������������������

������� ��������� ���

�����

����������

��� ���

������ �������� ������� ��� ���

����� �������������� ���

��������

����������

���

����������� ��������� �������� ���

�����

�������

���

���� ����������������� ���

�������������

��������

�����������������������������������������������������

���������

�����������������������������������������������������������������������

��������������

����������������������������������

����������������������������������

���������������������������������������������������������������� 13

LANCE 04 - 13.indd 16-1 2/8/2012 01:17:41

Page 14: Lance - 02 de agosto de 2012

LANCE! QUARTA-FEIRA, 2 DE AGOSTO DE 2012 www.lancenet.com.br14

Basquete será uma das modalidades que abrem a competição, hoje, no Bergão

KEINY ANDRADE/COB

FUTEBOL FEMININO

HUDSON FONSECA

TAÇA DE FUTEBOL FEMININO DAS NAÇÕES – JOGOS

São Raimundo x Seleção de Bonfim/GuianaSanta Helena x Iranduba da AmazôniaMickei Sport Clube x Seleção do Bonfim/GuianaSanta Helena x PedagógicoSão Raimundo x Mickei Sport ClubePedagógico x Iranduba da Amazônia

Santa Helena e Iran-duba da Amazônia. Este

é o primeiro confronto in-ternacional da “filha caçula” do futebol amazonense, na primeira Taça de Futebol Fe-minino das Nações. Com mais quatro equipes brasileiras, um representante da Guiana Francesa e outro da Vene-zuela, o evento será nestes sábado e domingo (4 e 5), no estádio Rei Pelé, em Boa Vista (RR) — a 780 quilômetros de Manaus. “Mesmo com pouco tempo de preparação, espero um bom resultado”, disse o técnico do time baré, Olavo Dantas.

O torneio sul-americano será dividido em dois grupos, com três equipes cada. Junto com as amazonenses, a Chave A é formada por Santa Helena e Pedagógico. Na outra estão São Raimundo-RR, Seleção da Guiana e o Mickei Sport Clube, também da Venezuela. A fase classificatória será no primei-ro dia, no sistema “todos con-tra todos” e o primeiro jogo será entre o time da casa e a seleção francesa. “Nossa ideia é observar melhor as novas jo-gadoras”, disse o comandante do time irandubense.

Para o treinador baré — que até o fechamento desta edição ainda não tinha definido os 18 nomes que fariam parte da equipe alviverde —, o tor-neio servirá para observar as jogadoras que defenderão a camisa do time pela primeira vez. Ainda segundo Dantas, a diferença do grupo que jogará

JEAS

A abertura da 35ª edição dos Jogos Escolares do Ama-

zonas (Jeas) reuniu aproximada-mente 17 mil atletas-estudantes, ontem à noite, na Arena Amadeu Teixeira — avenida Constantino Nery, Flores, Zona Centro-Sul.

O atual campeão de cicismo das Olimpíadas Escolares Juvenil (12 a 14 anos), Sol Petrus da Silva Praia, aluno do 1º ano do ensino médio do Centro de Ensino Literatus, foi o responsável pelo acendimento da pira. “Foi uma honra acender a pira

dos JEA’s. Uma prova que todo o meu esforço nos treinamentos não tem sido em vão”, disse.

Hoje, os alunos iniciam a briga por medalhas e vagas na etapa nacional do evento. Para começar com a “mão direita”, os times do Centro Educacional La Salle e Adal-berto Valle fazem um duelo válido pela categoria infantil masculina de basquete. A partida é às 8h, no ginásio Ninimbergue Guerra, no São Jorge, Zona Oeste.

A primeira rodada da modalida-

de — que terá o total de dez jogos — será fechada com um confronto na categoria juvenil, entre os alu-nos das escolas estaduais Waldock Frick Lira e Sebastião Norões, am-bas de Manaus, às 14h30.

Os demais esportes coletivos serão realizados até o próximo dia 10, quando estão previstas as finais. Já as primeiras medalhas sairão ainda nesta quinta-feira (2), com a decisão do tênis de mesa, no horário de 8h às 18h, na Fundação Vila Olímpica (FVO).

Atletas iniciam briga por medalhas

Desafio sul-americanoESTREANTES Meninas do Iranduba da Amazônia se preparam para jogar em evento internacional pela primeira vez. Entre as adversárias estão francesas e venezuelanas

na capital roraimense e a que ficou entre os oito primeiros da Copa do Brasil nessa tempora-da, é o entrosamento. “Para a competição nacional tivemos uma sequência de treinos. E, nesta, começamos a treinar hoje (ontem)”, enfatizou.

OtimismoApesar de ter menos de uma

semana de preparação antes do

evento inédito, Olavo Dantas acredita ainda que, por ser o primeiro desafio internacio-nal do Iranduba da Amazô-nia, é um bom momento para as atletas fazerem história no clube. “Todas estão motivadas para representar bem o time, principalmente, as que estão há mais tempo e sabem da nossa proposta de trabalho”, concluiu o técnico.

Após ficar entre as oito melhores do Brasil, time alviverde enfrentará desa-fio inédito em Roraima

������������������������������������������������������������� �

�����������

�������������

���������������������������������������������

������������������ ����������

��� ������� ����� �����������

���������� ����������� �������

���������������������������������

��������������������������������������

���� � ���������� ������� � �������

���� ���������� ������������� ���

��������������������������

������������� ��������������

������������������������������������

���������������������������������

���� ������������ ����������� ��

������ ��� ������� � �������� ��

�������������������� �����������

��������� ����� � �������� ������� �

����������������������������

������������������������������

���� � ��� ����������� �� �����

���������������������������������

����������������������������������

������������������ �������������

����� ������� ������ ��������������

����������������������������������

����������� ������������������� �

��� ����� ����������� ��� ������

��� � ���������� ���������� �� ����

���������������������

�� ������ ������ ������� ��� �����

������� ��� ��������� ��� ��������

���������������������������������

������������������ ���������������

������������ ������������� ��������

���������������� ���������������

������������������������������������

�����������������������

������������������������������

�������������� �������������������

����� ������������������� �������

�����������������������������������

�����������������������������������

� ����������� �� ���������������

������ � �������������� ��� ������

������������� ����������� ��������

����������� ���������� ��������

������������������������������������

������ �� ���������� ��� ���������

�������� ��������� ��������������

������ ���� ������������� ���������

�������������������������������

����������� ������������ ������

����������� ������ � ��������� ���

�����������������������������������

������������������������������ ��

�����������������������������������

�����������������������������������

���������������������������

�������� ����� �������� �� ����

��� ������������ ������ ������� ���

���������������������������������������������������������������������

����������� �������� � ����������� ��������

��������� ���������� � ��������� ��������

���������� �������� � ������� ��������

������������ ���������� � ����� ��������

�����������������

�����������������������������������������������������

���������������������������������

����������������������������������

���������������������������������

��������������������������������

��������������������������������������

�������������������������������������������������

�����������������������������������

����������������������������������

��������������������������������

�������������������������������������������������������

��������������������������������

�����������������������������������

����������������������������������

�������������������������������

�����������������������������������������������������

�������������������������������������

�������������������������������

�����������������������������������������������������

���������������������������������

�����������������������

�������������������������������������������������������������������

���������� �������� � ����������� ����������

��������� ���������� � ��������� ������������

���������� �������� � ������� ��������������

������������ ���������� � ����� ����������

����������

������������������������������������

������������������������������

���������� ������������ ��������

����������������������������������

���������������������������������

�����������������������������������

���������� ��� ����� ��������� ��

�������� ������������� �����������

��� ������ ������������ ������ ���

��������������������������������

���������� ������ ������� ���

����������������������������������

������������������� ���������������

������ �� �������� ������� ���

������� ������������ � ���������

������ ��� ���������� �� �������

�������������� ���� ���� ������� ��

������������� �������� �������

�����������������������������������

�������������������� ������������

���������������������������������

���������������� ��������������

������������ ��������������������

�����������������������

��������� �������������������

����� ������������� �����������

�������������������������������������

������������������������������������

����������� �� ������������ ���

��������������������������������

������������������� ���������������

��������� ��������� ��������������

����������������� ���������������

��������������������������������������������������������������

�������������������������������������

����������������������������

�������������������������������

���� ���������� ������

������

������������������

���������������

���������

���������

������������

����������

���������

�������

����������������������������

���������

���������������������

�������������������

����������������

LANCE 03 - 14.indd 16-1 2/8/2012 01:10:41

Page 15: Lance - 02 de agosto de 2012

15LANCE! QUARTA-FEIRA, 2 DE AGOSTO DE 2012 www.lancenet.com.br

SÉRIE D

‘Seu Lana’ mandouMUDANÇAS Em preparação para jogo fora de casa, técnico do Leão da Velha Serpa faz novas alterações na forma de trabalho. Atletas ganharam mais tempo de descanso

Após estrear no coman-do do Penarol com o pé

direito no último domingo (29/7) — quando o time goleou o Náutico-RR por 4 a 0, no es-tádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus) — o técnico da equi-pe, Aderbal Lana, mudou o foco da preparação para melhorar o aproveitamento nos treina-mentos até o próximo jogo, no dia 12. O confronto, válido pela Série D do Campeonato Brasileiro, será fora de casa, contra o Vilhena-RO.

No treino realizado ontem à tarde, o coletivo durou 70 minutos. Segundo Lana, a alte-ração na forma de trabalho foi responsável pela transforma-ção do time dentro de campo. “Quando você tem 24 jogadores e faz um coletivo de 70 minu-tos na quarta, na quinta e na sexta-feira, cansa os atletas. Era isso que acontecia aqui”, explicou o treinador, ao ressal-tar a implantação de um novo tempo de descanso. “Passei a dar folgas e fazer menos cole-

ANTÔNIO BARROS [email protected]

COPA DE 2014

Manaus está fora da primeira versão da lista

de Centros de Treinamento de Seleções (CTS) para a Copa do Mundo de 2014. Divulgado ontem pela Federação Interna-cional de Futebol (Fifa) e pelo Comitê Organizador Local (COL), o documento incluiu 54 centros — quatro na Região Norte, três no Nordeste, três no Centro-Oeste, 30 no Sudeste e 14 no Sul —, em 14 Estados. Porém, os 32 países classificados não serão obrigados a escolher apenas os credenciados.

De acordo com a entidade esportiva nacional, a lista é uma

recomendação e será enviada aos participantes das eliminató-rias. Caso um CT fora do catá-logo seja escolhido, a federação

deverá conversar com a Fifa para a inclusão do local. Uma segunda versão será divulgada no segundo semestre de 2013 e novos centros poderão se inscre-

ver para serem vistoriados pelo COL. O caderno completo, no pri-meiro semestre de 2014, deverá ter entre 80 e 90 centros.

Cada seleção da Copa escolhe-rá oficialmente um CTS, após o sorteio dos grupos do Mundial, marcado para dezembro de 2013, na Costa do Sauípe, na Bahia. O prazo limite para a definição é janeiro de 2014. País-sede, só a Seleção de Mano Menezes já está classificada. Mas alguns países — como Inglaterra, Austrá-lia, Bélgica, Alemanha e Japão — já enviaram representantes ao Brasil para visitar alguns clubes e campos.

Manaus fora da lista de Centros

Esperança da inclusão amazonense está na segunda lista, que sairá em 2013

DIVULGAÇÃO

tivos”, completou.Para o comandante penaro-

lense, somente a vitória contra o time de Rondônia irá defi-nir o futuro do Leão da Velha Serpa na competição nacional. “A vitória contra o Náutico-RR trouxe a paz que precisávamos e deu um gás para os jogadores. Mas o jogo importante mesmo é contra o Vilhena. Se vencermos, estaremos na briga direta por uma vaga na segunda fase”, enfatizou o técnico que, durante a atividade, manteve o time que iniciou o último jogo.

Vaga x FinançasSegundo o presidente do Pe-

narol, Daniel Macedo, o jogo que pode ser o mais “rentável” em casa — como anfitrião, o time só teve prejuízo —, será contra o Remo-PA, em Manaus. Entretanto, a partida só será em solo baré caso a equipe seja des-classificada. “Jogar em Manaus é um problema e uma solução ao mesmo tempo. Na capital é certeza de público e, jogar aqui, é certeza de que teremos força dentro de campo”, declarou o dirigente.

Já na opinião do técnico pe-

MARCOS MENDONÇA ASSESSORIA

narolense, Aderbal Lana, o fato de a equipe não ter mais chan-ces de classificação na Série D para, então, jogar na capital amazonense e conseguir uma

boa renda, não vale à pena. “Se eu empatar ou perder em Vilhena (RO) e voltar para Itaco-atiara não vou jogar na capital”, afirmou, ao ressaltar que se

preocupa com o esporte. “É hora de pensar no futuro da equipe, não nas finanças. Quero fazer o melhor pelo nosso futebol”, completou.

Lista de Centros de Treinamento de Sele-ções inclui 54 locais em todo o país

ESTADOS SELECIONADOS NA REGIÃO NORTEAmapá - Ceta Ecotel / Estádio Milton CorrêaPará - Hilton Belém / Estádio MangueirãoRoraima - Boa Vista Eco Hotel / Estádio Flamarion VasconcelosTocantins - Hotel Girassol Plaza / Estádio Nilton Santos

Aderbal Lana espera que mudanças no treinamento tragam mais resultados positivos em Rondônia

��������������������������������������������������������������

������������������������

�����������������������������������������������������

����������������������������

�����������������������������

�����������������������������������

��������� ������������� ����������

��������������������������������

���� ������� ������ �� ��������

����������������������

��������������������������������

���������� �������������������

����� ������������������������������

��������������������� ����� �����

������ �������������������� ������

����������� ������������ ��������

�������� ��������� �� ����������

����� ������ ��� ��������������

����������������������������������

����������� ��������� ��� ����

������������������������������������

��������������������

�����������������������������

���������������������������� �����

�������� ����� ��� ����� ���������

����� ��������� ����� ������ ����

��������������������������������������

����������� ��������� �������������

����� ���� ���������� ��������� �

���������������������������������

���������������������������������

��� �������������� �������� ����

���������������������������

��� ��������������� ��������

����� ����������� ���������������

��� ������� ��������� �������� ��

�������������������������������

��������������� ���� �����������

������������ ����������� ����������

������������������������������������

����������������������������������

�� ��������� ������ ���� ������ ��

����������������������������������

����������������������������������

���������������������������������

����������������������������

� ��� ������������� ������� ���

��������������� ������������������

���������������������������������

� ������ �������� �� ������ ������

����������������� ���������������

�����������������������������������

����������������������������������

� ���� ���������������� ��������

������ �� ������ �������� ���� �

�������������������������������

�������������������������

� ��������� ������������� ���

����������� �� ������ ��� ������� ��

��������� � ����������� �� �� ����

���������������������������������

��������������������

������������������������������������������������������������������������������

������������������������������������������������������������������������������������������

�������������������������������������������������

���������������������

����������������������������������������������������

����������

��������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

�����������������

� �������

���������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

��������������������������������������������������

�������������������������������������������������������������������������������������������������������

�������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

��������������������������������������

�� ����������� ��� ���������� ��

�������� �� ���� �� �������� �������

������������ ����������� � ������

���������������� ����������������

������������ ����� ����� ��� �������

����������������������������������

���������������������������������

� ���������������������� ��� ����

����� ��������������� ����� ������

��� ����� � ������������ � ��� �� ��

������������������������������

�� � �������� ���� �����������

������������������������� ������

������������������������������������

������� � �������������� ���� ��

�����������������������������������

��� ���������� �������������� ���

��������������� ����������� ����

��������������������� ��������������

����� ����� ��������� ������� �

��������� ��������������� ���������

������������������������������������

�����������������������������

����������������������������������

������������������������������������

����������������������������

����� ��� �������� ��������� ���

������� ���� ������ ������ �������

��� � ��������������� �� ������

�������������������� ������������

�������������������������������������

���������������� �����������������

�����������������������������������

�������������������������������

���������������������������������������

����������� �������������� �� �������

����������������������������������������

�������������������������������������������

���������������������������������������

�� ������� ���������� �������� ���������

���������� ���������������� �����������

���������������������������������������

���� ��������� ���� ��� ����������� � ��

������� ���� ���� ���������� � ��� ����

���������������������������������������������

����������������������������������������

����� ������������ ����������� ������

�������������������������� �������������

������������� ������������������ ��������

����������������������������������������

����������� ������������ ���������������

��������� �� ����� ���� �� ������ ����� ����

�����������������������������������������

������������������������

����������������������

������������������������������������������������������������������������������������������

�������������������������������������������������

���������������������

LANCE 02 - 15.indd 16-1 2/8/2012 01:09:59

Page 16: Lance - 02 de agosto de 2012

������ ��������������� � �� �������� ���� � �� ���� � ��� �� ��������������������

�����������������������������������������������������������������������

���������������������������������������������������������������������������������

�����������������������������������������������������������������������

���������������������������������������������������������������������������������

�����������������������������������������������������������������������

���������������������������������������������������������������������������������

�����������������������������������������������������������������������

���������������������������������������������������������������������������������

�����������������������������������������������������������������������

���������������������������������������������������������������������������������

�������������������������������������������������������������������������������

�������� ������������������������������������������������������

���������������������������������������������������������������������������������������������������

����������������������������������������������������������������������������������������������������������

������

��������������

����������

����������

��

��������������������������������������������

������������������������������������������������

���������������������

�������

������������������������������������������������������������������

���������������������

LANCE! QUINTA-FEIRA, 2 DE AGOSTO DE 2012 www.lancenet.com.br16

MMA

Vantagem no chãoPONTO FRACO Com divulgação de rival, amazonense Adriano Martins focará preparação no jiu-jítsu. Estreia dele no Strikeforce será contra o americano Isaac Vallie-Flagg

A famosa “arte suave” será a principal arma de Adriano

Martins (Equador Petróleo) na es-treia dele do Strikeforce, no dia 29 de setembro, na Califórnia (EUA). Ontem, após a divulgação do nome do adversário — o americano Isaac Vallie-Flagg — o amazonense se mostrou feliz com a escolha da organização do evento. “Percebi al-guns pontos fracos. Ele não é bom em luta no chão e para mim, que sou especialista em jiu-jítsu, é um ponto a mais”, disse.

De acordo com o atleta de Ma-naus, que assistiu apenas duas lutas do rival pela televisão, ainda não é possível fazer uma avaliação mais profunda do estrangeiro. Porém, até o dia do confronto pela cate-goria peso-leve, ele trabalhará os golpes da modalidade criada pelo clã Gracie e se focará nos movi-mentos de “trocação” no ringue. “Ele é um lutador normal, sem nada de extraordinário. Mas ainda o estamos conhecendo para montar a estratégia”, declarou.

Além de explorar a vantagem diante das fraquezas de Vallie-Flagg, Martins também comemorou o fato de o gringo ser um dos cotados para brigar pelo cinturão do evento — considerado o segundo maior da modalidade, atrás apenas do Ulti-mate Fighting Championship (UFC). Assim, independentemente do re-sultado, o nortista terá um item a mais no currículo. “Será uma estreia bem positiva e um grande passo se eu vencer”, afi rmou animado.

CurrículoCom 13 vitórias, três derrotas e

um empate, Isaac Vallie-Flagg vem de uma invencibilidade de 11 lutas consecutivas. Canhoto, o lutador é um dos atuais destaques do MMA nos Estados Unidos e já considerado um dos candidatos ao cinturão dos pesos-leves. No Strikeforce, ele acu-mula duas vitórias. Por outro lado, o amazonense Adriano Martins ven-ceu dez das 11 últimas lutas, com uma derrota apenas para Francisco Massaranduba.

KUNG FU

Duas atletas de Manaus estão confi rmadas no Cam-

peonato Brasileiro de Kung Fu Wushu, de 20 a 25 de novembro, em Fortaleza (CE). Antes, Renata Cabral, 15, e Valeska Silveira, 30, passarão por treinamentos dife-renciados para brigar pelos títulos infantojuvenil e adulto, respecti-vamente. “Como a Renata deixará a categoria infantil, ela passará por um treino em São Paulo”, disse o mestre da dupla, Ari Galvão.

Tetracampeã da etapa nacional, a moça foi convidada para treinar com a seleção brasileira da mo-dalidade, no primeiro semestre. Este mês, ela terá a oportunidade de treinar com o diretor-técnico geral da Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu (CBKW), Thomaz Shan. “O mestre é meu amigo e dará uma reciclagem particular”,

explicou o professor amazonense, ao ressaltar que ele e a mãe da jovem irão acompanhá-la.

Diferentemente da colega, Va-leska terá uma preparação na Chi-na, onde será uma das representan-

tes do Brasil na quinta edição do World Tradicional Wushu Festival, de 3 a 17 de novembro. “Ela é a única atleta feminina da Região Norte convocada”, enfatizou Gal-vão, ao informar que todas as despesas da viagem internacional serão patrocinadas pela LG.

Amazonenses se preparam para Campeonato Brasileiro

HUDSON FONSECA

Enquanto estuda o rival, Adriano Martins (em cima) focará preparação nas técnicas de jiu-jítsu

DIVULGAÇÃO

Antes de competir na etapa nacional, dupla terá treinos fora do Estado

Valeska é a única atleta do Norte convocada para evento na China

OFF ROAD

Mais de cem pessoas são esperadas para o primeiro

Encontro Off Road Suzuki Mizu, domingo (5), às 8h. O evento é aberto aos veículos 4x2 e 4x4 da marca, e a camisa custa R$ 20. O valor arrecadado será doado ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc). “Quem comprar terá

direito a café da manhã, passeio e almoço”, disse o presidente da Su-per Liga MultiSports do Amazonas (SLME-AM), Cláudio Bortoletto.

Os participantes se reunirão na concessionária — localizada na rua Pará, entre as avenidas Constantino Nery e Djalma Batista, na Zona Cen-tro-Sul. Informações: 8154-9729.

Dinheiro arrecadado em evento será doado ao Gacc

Estreantes e profi ssionais das trilhas poderão colaborar com entidade

DIVULGAÇÃO

LANCE 01 - 16.indd 16-1 2/8/2012 01:11:32