Biblioteca Municipal de Arganil - Miguel Torga Biblioteca ...Durante as Férias da Páscoa...

8
BOLETIM Biblioteca Municipal de Arganil - Miguel Torga Biblioteca Alberto Martins de Carvalho Número 4 - Ano XX Maio 2016 ÍNDICE DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL...........1 LITERACIA DIGITAL...............................................1 CONCURSO NACIONAL DE LEITURA...................2 ENCONTROS DOCUMENTAIS EM VILA DO REI...2 DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR ...................................................................3 EXPOSIÇÕES DO MÊS DE ABRIL..........................3 PAIS E FILHOS, LIVROS E TERNURA - FAMÍLIAS ESTRANGEIRAS NA BAMC ...................................3 FÉRIAS DA PÁSCOA NAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO CONCELHO ...................................4 ESPAÇO INFANTO-JUVENIL .................................5 ESPAÇO JOVEM ....................................................6 DESTAQUES

Transcript of Biblioteca Municipal de Arganil - Miguel Torga Biblioteca ...Durante as Férias da Páscoa...

Page 1: Biblioteca Municipal de Arganil - Miguel Torga Biblioteca ...Durante as Férias da Páscoa realizou-se na Biblioteca Municipal uma oficina de desenho ... A expressão plástica e dramática,

BOLETIMBiblioteca Municipal de Arganil - Miguel TorgaBiblioteca Alberto Martins de Carvalho

Número 4 - Ano XXMaio 2016

ÍNDICE

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL...........1

LITERACIA DIGITAL...............................................1

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA...................2

ENCONTROS DOCUMENTAIS EM VILA DO REI...2

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR ...................................................................3

EXPOSIÇÕES DO MÊS DE ABRIL..........................3

PAIS E FILHOS, LIVROS E TERNURA - FAMÍLIAS ESTRANGEIRAS NA BAMC ...................................3

FÉRIAS DA PÁSCOA NAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO CONCELHO ...................................4

ESPAÇO INFANTO-JUVENIL .................................5

ESPAÇO JOVEM ....................................................6

DESTAQUES

Page 2: Biblioteca Municipal de Arganil - Miguel Torga Biblioteca ...Durante as Férias da Páscoa realizou-se na Biblioteca Municipal uma oficina de desenho ... A expressão plástica e dramática,

No âmbito do projecto "Literacia Digital" da Biblioteca Municipal de Arganil, apresentamos os trabalhos realizados por utentes da Santa Casa da Misericórdia de Arganil e utentes do Centro de Dia das Secarias que frequentam desde há um ano as sessões de formação sobre novas tecnologias que semanalmente a Biblioteca Municipal oferece gratuitamente aos seus utilizadores.

Muitos parabéns pelo esforço e pela vontade de aprender.

NOTÍCIASDIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL NA BIBLIOTECA MUNICIPAL COM MILÚ LOUREIRO

1

No dia 2 de abril comemorou-se o nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen considerando-se o Dia Internacional do Livro Infantil.

A Biblioteca Municipal, para assinalar a data, contou com uma sessão especial dos “Companheiros de Leitura” dinamizado pela Prof. Anabela Sêco com uma convidada especial, a escritora Milú Loureiro, que veio a Arganil falar dos seus livros e contar histórias às Crianças e suas Famílias.

MILÚ LOUREIRO nasceu nos dias longos e quentes do verão numa vila da Beira Alta, Aguiar da Beira. No colégio da vila fez os seus estudos até ao atual nono ano. Após o secundário, no então Liceu Nacional de Lamego, ingressou na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Filologia Românica. A partir daí dedicou-se ao que sempre gostou de fazer: ensinar. Desempenhou, durante alguns anos, a função de professora bibliotecária. Foi no desempenho desta grata missão que redescobriu a paixão pelas histórias.

Foi na Biblioteca Escolar, a contar histórias aos mais pequenos, que esta paixão se reacendeu. Depois, passar ao ato da escrita foi um passo. As histórias começaram a surgir, começaram a tomar forma. Uma, duas, três, quatro… e já lá vão mais de uma vintena, à espera… Entretanto deixou o ensino para se dedicar à escrita, ilustração, narração, confeção de tapetes narrativos e livros de pano.

LITERACIA DIGITAL

Page 3: Biblioteca Municipal de Arganil - Miguel Torga Biblioteca ...Durante as Férias da Páscoa realizou-se na Biblioteca Municipal uma oficina de desenho ... A expressão plástica e dramática,

2

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - PROVA DISTRITAL

No dia 20 de abril, decorreu a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura, na Biblioteca Municipal Engº Jorge Bento, em Condeixa-a-Nova. Neste concurso participaram os discentes apurados, na EB 2,3 de Arganil (Flávia Almeida, 8.ºD, Vânia Fontinha, 7.ºC, Maria João, 7.ºD); na EB 2,3 Professor Mendes Ferrão – Côja (João Dias, 9.ºA, Maria Francisca Trindade, 8.ºA, João Pedro Dias, 9.ºA e Rafael Abreu 8.ºB) e na Escola Secundária de Arganil (Maria Rita Rodrigues, 10.ºA, Mélanie Fernandes,

11.ºA e Ana Raquel Gonçalves, 10.ºA).

As discentes do ensino secundário mostraram os seus conhecimentos nas provas sobre os livros Contos de cães e maus lobos, de Valter Hugo Mãe e O Sr. Ibrahim e as flores do Corão, de Eric-Emmanuel Schmitt.

Os alunos do 3.ºCiclo prestaram provas escritas sobre as obras, previamente lidas, Assim, mas sem ser assim, de Afonso Cruz e SuperGigante, de Ana Pessoa.

A discente Flávia Almeida foi uma das cinco finalistas de entre os vários Agrupamentos do distrito de Coimbra que prestou provas orais, declamando um poema e defendendo, com grande capacidade de argumentação, a impor tânc ia da le i tu ra na sua v ida.

Neste evento, em que a leitura reinou, houve lugar para grandes momentos culturais, num ambiente de festa e são convívio.

Que Viva a LEITURA!!

Arminda RamosProf.ª Bibliotecária

ENCONTROS DOCUMENTAIS EM VILA DE REIOrganizados pela Rede de Bibliotecas de Vila de Rei através da Bibliotecária Municipal Ana Rita Leitão e da Coordenadora Interconcelhia Lucília Santos da Rede de Bibliotecas Escolares, os Encontros Documentais vão já no 3º ano de realização distribuídos por três temáticas, Arquivos, Museus e Bibliotecas.

Este ano a temática para a área das Bibliotecas andou à volta dos Diálogos Intergeracionais. A Rede de Bibliotecas de Arganil participou com duas intervenções que procuraram retratar o que em Arganil se tem feito pela Promoção da Leitura no Concelho através das Bibliotecas Públicas e Escolares, mas também através do Voluntariado da Leitura.

Foram apresentados dois trabalhos:A professora Anabela Sêco falou do trabalho que tem desenvolvido em Arganil como Voluntária da Leitura. (http://www.bibliotecas.cm-arganil.pt/images/stories/bibliotecas/Noticias/ultimas/2016/abril/Companheiros-de-leitura.pdf)

A Coordenadora das Bibliotecas Públicas, Margarida Fróis debruçou-se sobre o percurso das Bibliotecas Públicas e Escolares no Concelho, nos últimos 20 anos.( )http://www.bibliotecas.cm-arganil.pt/images/stories/bibliotecas/Noticias/ultimas/2016/abril/vila%20de%20rei.pdf

Obrigada pelo convite.

Page 4: Biblioteca Municipal de Arganil - Miguel Torga Biblioteca ...Durante as Férias da Páscoa realizou-se na Biblioteca Municipal uma oficina de desenho ... A expressão plástica e dramática,

3

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare, entre outros.

As Bibliotecas Públicas do Concelho de Arganil comemoraram o dia com mostras bibliográficas. Pode ler a mensagem deste ano na integra em http://leituras-cruzadas.blogspot.pt/…/dia-mundial-do-livro

EXPOSIÇÕES DO MÊS DE ABRIL NAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS

Durante o mês de Abril estiveram patentes ao público as seguintes exposições:Na Biblioteca Municipal pode admirar as belíssimas ilustrações do livro de Sandra Santos “O menino olhos de peixe”, da autoria da ilustradora Sofia Ambrósio.

Na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho em Coja o tema é o 25 de abril, Literatura e Liberdade. Cartazes, Livros, Cd's e uma curiosa colecção de autocolantes da época.

PAIS E FILHOS, FILHOS E TERNURA - FAMÍLIAS ESTRANGEIRAS

PAIS E FILHOS LIVROS E TERNURA é um Serviço de Leitura que as Bibliotecas Públicas prestam às Famílias do Concelho. A Biblioteca Alberto Martins de Carvalho em Côja conta com mais um grupo de Famílias, de várias nacionalidades, que querem também usufruir deste serviço e claro que são muito bem vindas.

Page 5: Biblioteca Municipal de Arganil - Miguel Torga Biblioteca ...Durante as Férias da Páscoa realizou-se na Biblioteca Municipal uma oficina de desenho ... A expressão plástica e dramática,

4

FÉRIAS DA PÁSCOA NAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO CONCELHO

As Bibliotecas Públicas do Concelho de Arganil sendo espaços privilegiados para o desenvolvimento de hábitos de leitura em ambiente informal, disponibilizam, durante as férias escolares, um conjunto de actividades dirigidas a crianças e adolescentes em que a leitura está sempre presente embora em contextos diferentes.As várias oficinas, os contos e as histórias procuram transmitir novos conhecimentos através de jogos e de muita brincadeira. Aqui ficam alguns momentos desenvolvidos nas Férias da Páscoa.

O QUE ESTÁ LÁ DENTRO?Durante as Férias da Páscoa realizou-se na Biblioteca Municipal uma oficina de desenho intitulada “O que está lá dentro?” Esta oficina começava por lançar um desafio às crianças para desenharem o interior do seu corpo, a partir do que sabiam existir lá dentro. A oficina dinamizada pela Arquitecta Ana Fróis na Biblioteca Municipal e na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho em Coja, proporcionou momentos muito divertidos para as crianças que participaram, sendo em simultâneo um bom exemplo de como se aprende brincando.Foi utilizado papel de cenário para o desenho do corpo e vários materiais para desenhar e pintar os diferentes órgãos do corpo humano. No final resultaram belos trabalhos em tamanho real que as crianças levaram para casa.

FANTOCHES “A BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES”A expressão plástica e dramática, a criação e construção de personagens e os momentos de faz de conta são actividades que sempre acontecem na sala Infantil. A espontaneidade das crianças, a imaginação e a criatividade e o gosto pela representação dão origem a peças de teatro, fantoches e espectáculos. Desta vez, as crianças seleccionaram o conto da “Branca de Neve e os sete anões”, desenharam e ilustraram as personagens, criaram fantoches e

estudaram os diálogos. No final, apresentaram a peça de fantoches com diversas personagens, muita interacção e entusiasmo.

JOGOS DE TABULEIRO!Durante as férias, os jogos de tabuleiro foram uma constante. As crianças e jovens partiram para a descoberta, criaram estratégias, cumpriram objectivos e superaram as provas propostas. Jogos de matemática, com muitos números e operações à mistura; jogos de constituição de palavras e frases em português e inglês; perguntas e respostas de cultura geral, e outros, cujos

números nos dão sorte! Momentos divertidos e de grande emoção!

OS OVOS DA PÁSCOAA caça aos ovos da Páscoa foi uma grande aventura que decorreu na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho em Coja. Começou pela pesquisa em livros e internet para se perceber como fazer. Depois foi preciso construir uns cestinhos em papel, utilizando materiais reciclados, onde se colocaram os ovos da Páscoa, que depois foram escondidos entre prateleiras de livros.Para os encontrar e receber de presente, os concorrentes tinham também de encontrar os livros que estavam numa lista que lhes foi entregue. Tarefa muito fácil para quem sabe

procurar livros nas estantes…

POEMAS À SOLTA!As atividades dedicadas à Poesia, às palavras e aos sons ofereceram aos participantes a oportunidade de ouvir poemas de diversos autores: Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner Andresen, Almada Negreiros, Manuel António Pina, Eugénio de Andrade, José Jorge Letria, entre tantos outros, num ambiente descontraído e de fortes emoções. Poemas interpretados por Mário Viegas, João Villaret, Raul Solnado, Zeca Afonso, Carlos Mendes (…) numa abordagem com características e vozes distintas. Através de diversos suportes da informação: da leitura de livros, audição de CD´s à visualização de vídeos no Youtube, os participantes conheceram novos poemas, divertiram-se com o ritmo e a musicalidade das palavras, interpretaram o sentido das mesmas e partilharam as suas emoções com o grupo presente.

Page 6: Biblioteca Municipal de Arganil - Miguel Torga Biblioteca ...Durante as Férias da Páscoa realizou-se na Biblioteca Municipal uma oficina de desenho ... A expressão plástica e dramática,

5

ESPAÇO INFANTILUm espaço para ti... na Biblioteca Municipal de Arganil e Biblioteca Alberto Martins de Carvalho

SUGESTÕES DE LEITURA

Dia 18 de Maio assinala-se o Dia Internacional dos Museus. Aqui ficam algumas sugestões de Leitura relacionados com o tema:

Olhar a pintura através dos séculos, um livro de Caroline Desnoettes

Este livro é, desde o inicio, uma festa para os olhos, uma deliciosa descoberta de 18 obras-primas da pintura. Entrem e passeiem pelos quadros, observem as cores, examinem os pormenores ampliados… Depois, divirtam-se levantando as abas para descobrir os textos ocultos que nos convidam a ver, a brincar, e que esclarecem a leitura dos quadros. Um livro de arte para saborear em família. Um percurso pela História da Arte através de 18 obras-primas da pintura. Telas, cores e detalhes por detrás das cortinas desdobráveis, com o acréscimo de uma galeria cronológica de estilos: abstrato, figurativo, impressionista...

Fonte: contracapa do livro Um livro editado pela Kalandraka em 2007

Compreender a arte, um livro de Waldemar Januszczak e Jenny McCleery Este livro apresenta um panorama fascinante de arte europeia dos últimos 500 anos, de Giotto a Warhol, revelando o modo como esta tem vindo a evoluir. Porque é que a pintura a óleo se popularizou? O que era a pintura de género? Como teve inicio a arte abstracta? A resposta ser-lhe-á dada ao longo desta obra. São mais de 70 artistas aqui representados e analisados, de nomes famosos como Miguel Ângelo e Picasso a outros menos conhecidos como David e Kandinsky. Quer prefira o impressionismo ou o surrealismo, a arte abstracta ou o barroco, este é o livro que precisa de ler.

Fonte: contracapa do livro Um livro editado pelo Verbo Juvenil em 1984

É divertido conhecer as artes com Walt Disney

Desde os tempos mais antigos, a arte tem sido uma maneira dos homens mostrarem os seus sentimentos e emoções. As artes têm todas a mesma origem, a criatividade humana, e uma função, quer ela seja mágica, religiosa ou apenas decorativa. Algumas formas de arte, como a pintura, a escultura e a arquitectura, a música e a dança, já faziam parte da vida do homem pré-histórico. Outras, como a literatura, o teatro e a ópera

foram aparecendo ao longo da história. A fotografia e o cinema também são formas de arte, só que mais recentes. Neste livro, escrito e desenhado especialmente para ti, vais conhecer o maravilhoso mundo das artes.

Fonte: contracapa do livro Um livro editado pela Difusão Cultural em 1988

LIVROS DISPONÍVEIS NA REDE DE BIBLIOTECAS DO CONCELHO DE ARGANIL

VÊ LÁ SE SABES – PASSATEMPOS

1 – A 2 de Maio de 1519, morre Leonardo da Vinci. Pintor, escultor, arquitecto, engenheiro e cientista italiano. Em que período da história se enquadra? - Barroco - Renascimento

2 – Dia 3 de Maio assinala-se o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, proclamado pela UNESCO desde 1993. - Verdadeiro - Falso

3 – A 12 de Maio de 1936, nasce em Águeda, o poeta e político português Manuel Alegre de Melo Duarte. De que livro é autor? - O príncipe do rio - O príncipe barbas de milho

ENVIA AS TUAS RESPOSTAS PARA [email protected] E TERÁS UMA SURPRESA!

Page 7: Biblioteca Municipal de Arganil - Miguel Torga Biblioteca ...Durante as Férias da Páscoa realizou-se na Biblioteca Municipal uma oficina de desenho ... A expressão plástica e dramática,

TEMA EM DESTAQUE:

17 DE MAIO - DIA MUNDIAL DAS

TELECOMUNICAÇÕES E DA SOCIEDADE DA

INFORMAÇÃO

O objetivo do Dia Mundial das Te lecomunicações e

da Soc iedade da Info rmação (WTISD ) é ajudar a

au mentar a con sciência das poss ibilidades que o uso

da Inte rnet e outras tecnologias de informação e

comunicação (TIC) pode trazer para as soc iedades e

economias . A data também tem como objetivo

ajudar a reduzir a exclusão digital.

O dia 17 de maio marca o aniversário da assinatura

da prime ira Convenção In te rnacional do Telégrafo e

a criação da União Internacional de

Te lecomunicações.

“A In ternet é uma das raras c riações dos seres

humanos que eles não com preendem

verdadeiramente. (…) É simultaneamente intangíve l

e em constante estado de mutação, to rnando-se

maior e mais complexa a cada segundo que passa.

É fonte de enormes benefíc ios e de malefíc ios

potenc ialmente te rr íveis, e o seu impacto no cenário

mundial ainda mal se alcança.

(…) A cada minuto, centenas de milhões de pessoas

criam e consom em uma quantidade incalculável de

conteúdo digital (…) . Es ta nova capacidade de livre

expressão e livre -trânsito de informação deu origem

à rica paisagem virtual que ho je con hecemos ( …).

À medida que esse espaço se torna maior, vai

mudando com e le a nossa compreensão de quase

todas as facetas da vida (… ). Através do poder da

tecnologia vão caindo velhos obstáculos à interação

humana, como a geografia, a língua e as carênc ias

de in formação, avo lumando-se uma nova vaga de

criatividade e potenc ialidade hum anas . A adoção

maciça da Internet está a impuls ionar uma das mais

emocion antes transformações soc iais, culturais e

po líticas da Histó ria, e(…) os e feitos são, desta vez,

plenam ente globais. (… )”

Excerto de A Nova Era Digital.

In Superinteressante nº 188 (Dez. 2013)

TEMPO PARA A POESIA

Olha, meu filho! Quando, à aragem fria De algum torvo crepúsculo, encontrares Uma árvore velhinha em moldes e em ares De abandono e outonal melancolia,

Não passes junto dela nesse dia E nessa hora de bênçãos sem parares; Não vás sem longamente a contemplares: Vida cansada, trémula e sombria!

Já foi nova e floriu entre esp lendores: Talvez em derredor dos seus amores Inda haja filhos que lhe queiram bem…

Ama-a, respeita-a, ampara-a na velhice: Sorri-lhe com bondade e com meiguice: - Lembra-te, ao vê-la, a tua própria mãe!

António Correia de Oliveira

Nota biográfica: Poeta, autor dramático, jornalista,

Antón io Correia de Olive ira nasceu a 30 de julho de

1878, em S. Pedro do Sul, e faleceu a 20 de dezembro

de 1960, em Esposende, fo i funcionário público. Autor

de sucesso no início do século XIX (…) a sua poes ia e

textos dramáticos (… ) próximos do gosto popular,

re fle tem alguns vetores temáticos da segu nda

geração romântica, como o sentimentalismo, a

exaltação patriótica, o idealismo c ristão, tendo

composto u ma extensa bibliografia atualmente

qu ase esquecida. (… )

SABIAS QUE?

De acordo com os dados da CI A – Cen tral

Intelligence Agency – Portugal tem 7,2 milhões de

utilizadores de Inte rnet, ou seja 66,1% da população

total. No ranking Mun dial, Portugal en contra-se n a

52ª posição. (dados referen tes a 2014)

Fon te: https:// www.cia.gov/library/publications/

SUGESTÕES DE LEITURA: ENDE, Michael - Momo ou a estranha

história dos ladröes do tempo e da

menina que devolveu aos homens o

tempo roubado Lisboa : Presença, 1984.

198 p.

CARROLL, Lewis, pseud. - Alice do outro

lado do espelho. 3ª ed. Lisboa :

Estampa, 1977. 139, [2] p.

COMENTÁRIOS E SUGESTÕES:

Sempre que quiseres participar com a tua opinião ou crítica, ou ainda colaborar com textos literários da tua

autoria, podes fazê-lo através dos contactos disponíve is

no portal das Bibliotecas do Concelho de Arganil.

Um espaço dedicado a jovens dos 12 aos 25 anos!

De acordo com o Manifesto da Unesco para as Bibliotecas Públicas, a bibl ioteca pública deve fornecer as condições básicas para uma aprendizagem contínua, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais.

Através da troca de opiniões e experiências tenta-se como objectivo último incutir nos adolescentes o gosto pela leitura voluntária! Ler e aprender por prazer!

6

Espaço JovemUm espaço dedicado aos Jovens dos 12 aos 25 anos

Page 8: Biblioteca Municipal de Arganil - Miguel Torga Biblioteca ...Durante as Férias da Páscoa realizou-se na Biblioteca Municipal uma oficina de desenho ... A expressão plástica e dramática,

ATIVIDADES PARA MAIO

FICHA TÉCNICA

EDIÇÃO: Câmara Municipal de ArganilDIRETOR: Presidente CMA, Ricardo Pereira AlvesCOORDENAÇÃO: Margarida FróisTEXTOS DE: Margarida Fróis, Miriella de Vocht, Rita Cunha e Anabela BorgesDESIGN: Alexandra NovaisIMPRESSÃO: Biblioteca Municipal de Arganil

SERVIÇOS:- Livre acesso às estantes - Empréstimo domiciliário- Serviço de referência feito por técnicos especializados na área das Bibliotecas.- Apoio aos utilizadores na utilização e acesso às tecnologias de Informação e Comunicação.- Apoio à auto-formação em espaço próprio.- Reprodução de documentos: reprografia (as fotocópias são pagas segundo tabela municipal) e digitalização.- Internet sem fios em toda a Biblioteca- Acesso personalizado ao catálogo on-line, com possibilidade de reserva de documentos.

- Informação sobre eventos programados na Biblioteca através de e-mail.- Acesso ao arquivo de jornais e revistas.

A partir do Portal em pode aceder:www.bibliotecas.cm-arganil.pt- Ao Catálogo Bibliográfico on-line das 11 Bibliotecas que compõem a Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.- Á página da Biblioteca no Facebook- Ao catálogo da Hemeroteca do Concelho- À Comarca Digital – que permite pesquisar notícias desde 1901, publicadas n'A comarca de Arganil.

CONTACTOS

Biblioteca Municipal de ArganilAv. das Forças Armadas - 3300-011 ArganilTel.: 235200135Email: [email protected]ário: 2ª a 6ª: 9:00h - 18:30hSábados: 09:00h - 13:00h

Biblioteca Alberto Martins de CarvalhoR. Comendador Eduardo Francisco Filipe3305-124 Côja - Tel.: 235729489Email: [email protected]ário: 2ª a 6ª: 9:00h - 18:00h

PROMOÇÃO DA LEITURAPAIS E FILHOS LIVROS E TERNURA

Casa da Criança de Arganil10, 11, 24 e 25

Creche do Sarzedo10 e 24

Creche de Côja4 e 18

Esta actividade tem como objectivo desenvolver hábitos de leitura em família; criar laços de afectividade com os livros e as histórias; aproximar os pais das BP e divulgar a importância do livro e da leitura desde a mais tenra idade.

A LEITURA DAS MEMÓRIAS

Quarta-feira, - S. C. da Misericórdia de Arganildia 4Terça-feira, - C. S. e Paroquial do Sarzedodia 10

Quarta-feira, - C. de Dia de Folquesdia 11Quarta-feira, - Centro de Dia de Ceposdia 18

Quinta-feira, - C. Dia de Vila Cova do Alvadia 26Sexta-feira, - Centro de Dia de Secariasdia 27

Esta actividade tem como objectivo contribuir para a socialização dos idosos e desenvolver hábitos de leitura na Comunidade. Familiarizá-los com as tecnologias da web2.

LITERACIA DIGITAL

Quintas das 14.00h às 15:00hSextas das 15:00 às 16:00h

EXPOSIÇÕESBIBLIOTECA MUNICIPAL DE ARGANIL

LUIS CAETANO LOBO - Um Educador em Arganil no Século XIX

Átrio de entrada

Mês de Maio

BIBLIOTECA ALBERTO MARTINS DE CARVALHO

ÁRVORES DE INTERESSE PÚBLICO

Átrio de Entrada

Mês de Maio

Lavínia e Lídia, mãe e filha, que não conseguem estabelecer profundas e duradouras relações afectivas familiares e com pessoas de sua convivência, são protagonistas da novela O silêncio, publicada no ano de 1981. O silêncio é uma história de amor. Um diálogo entre Afonso, um cirurgião famoso de meia-idade, e a jovem Lídia, que se torna sua amante e o liberta de um casamento convencional e frustrado. Lídia fala de si, de sua mãe, Lavínia, do seu modo inquieto de olhar o mundo. Mas o que Lídia conta é exactamente o que Afonso não quer ouvir. Por esta obra, a escritora, Teolinda Gersão, foi agraciada com o prémio do Pen Clube de Português, no género ficção.

“A volatilidade dos relacionamentos humanos na pós-modernidade, tema presente nos vínculos das personagens Lídia e Afonso, e Lavínia e Alfredo, em O silêncio (1981) novela de Teolinda Gersão, cristaliza o “mal-estar contemporâneo”, que permeia as relações de afeto flutuantes, denominadas de “amor líquido” (BAUMAN). A obra aborda as conflituosas relações humanas atuais, na qual o espaço sociocultural atribuído, tradicionalmente, à mulher – criança, cozinha, igreja – é contestado por Lavínia e sua filha Lídia. Esse estado de fluidez nas conexões pessoais, de insatisfação e inquietude permanentes pela não aceitação do papel tradicional da mulher (“sólidos pré-modernos”), que conduz a “fugas” de espaços subjetivos e concretos, reflete o sentimento do mal-estar da contemporaneidade: a “fragilidade dos laços humanos”.”

Denise Rocha in Poder e palavra em O silêncio (1981), de Teolinda GersãoDisponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/8405/6401

Leia, porque ler é um prazer!

LIVRO DO MÊSO Silêncio de Teolinda Gersão