Apriorismo kantiano 1 23 mp

7
Nome: Ana, Eduardo, Igor , Nome: Ana, Eduardo, Igor , Priscila, Milena e Matheus Priscila, Milena e Matheus Professor: Alexandre Misturini Professor: Alexandre Misturini 23MP 23MP

Transcript of Apriorismo kantiano 1 23 mp

Page 1: Apriorismo kantiano 1 23 mp

Nome: Ana, Eduardo, Igor , Priscila, Nome: Ana, Eduardo, Igor , Priscila, Milena e Matheus Milena e Matheus

Professor: Alexandre MisturiniProfessor: Alexandre Misturini

23MP23MP

Page 2: Apriorismo kantiano 1 23 mp

É uma posição gnosiológica que media o empirismo e o racionalismo. O empirismo ensina que a fonte de todo conhecimento é a experiência, e o racionalismo, a razão. O apriorismo dirá que ambos os fatores, experiência e razão, intervém no ato do conhecimento.Define que a elaboração do conhecimento cientifico é fruto de, de duas fases:- Número:captação sensorial da realidade de forma limitada (pelos nossos sentidos).-Fenômeno:através de estruturas a priori no individuo (formas de espaço e tempo).

O Que é Apriorismo?

Page 3: Apriorismo kantiano 1 23 mp

É o iniciador desta posição, afirmando que não há dúvida de que o ponto de partida do conhecimento humano é a experiência. Diz ele: "Mas se é verdade que todos os nossos conhecimentos começam com a experiência, todos, no entanto, não procedem dela". Distingue ainda o filósofo entre matéria e forma, sendo matéria o elemento proveniente da experiência, O primeiro fornece a matéria do conhecimento, enquanto o segundo, a forma.

O pai do Apriorismo

Page 4: Apriorismo kantiano 1 23 mp

Immanuel Kant afirmava que todo conhecimento começa com a experiência sozinha, não nos da o conhecimento. A experiência forneceria a matéria do conhecimento, enquanto a razão organizaria essa matéria de acordo com suas formas próprias, com as estruturas existentes no conhecimento.

O que Kant afirmava

Page 5: Apriorismo kantiano 1 23 mp

Em sua Teoria do Conhecimento, Kant classificou em dois

grupos abstrato: 1 - aquilo que podemos conhecer; 2 - aquilo que são por si desconhecidas. As coisas que podemos conhecer são aquelas que as pessoas podem presenciar, tocar, ver e experimentar, como uma mesa ou um cachorro. Por outro lado, existem coisas que são desconhecidas por si próprias, como Deus e o conceito de liberdade, cujas existências, segundo Kant, se baseiam em pressuposições necessárias. Kant afirmava que a área do conhecimento é limitada ao mundo das experiências e que é inevitável que uma pessoa fracasse ao tentar conhecer coisas que são desconhecidas

Conhecimento para Kant

Page 6: Apriorismo kantiano 1 23 mp

Parte das ideias da vontade e do dever, conclui então

pela liberdade do homem, cujo conceito não pode ser definido cientificamente, mas que tem de ser postulado sempre, sob pena de o homem se rebaixar a um simples ser da natureza. Kant também reflete, é claro, sobre a felicidade e sobre a virtude, mas sempre em função do conceito de dever. É famosa, na obra de Kant, sua formulação do chamado:“imperativo categórico”, nas palavras:

“Age de tal modo que a máxima da tua vontade possa valer sempre ao mesmo tempo como princípio de uma legislação universal”

Ética Kantiano

Page 7: Apriorismo kantiano 1 23 mp

Immanuel Kant

ConhecimentoSe todo o nosso conhecimento se inicia com a experiência, isso não prova que ele deriva por inteiro da experiência.

ExperiênciaA experiência é um conhecimento empírico, isto é, um conhecimento que determina um objeto por percepções.