Annual Report 2010 Portoghese

44
balanço anual fundação AVSI

description

Annual Report 2010 Portoghese

Transcript of Annual Report 2010 Portoghese

Page 1: Annual Report 2010 Portoghese

balanço anual fundação AVSI

Page 2: Annual Report 2010 Portoghese

O Balanço Anual da AVSI é organizado por Giampaolo Silvestri, Maria Teresa Gatti, Elena Riva, Elisabetta Ponzone, Dania Tondini, Anna Zamboni, Marco Sangiorgio, Andrea Nebuloni, Sheila Berti, Mariaregina Valdameri.

Tradução Silvia Mondaini

Fotos gentilmente cedidas por Massimo Cuttica, Pio De Rose, Ilaria Di Biagio, Emiliano Larizza, Fabrizio Lava, Brett Morton, Luca Rossetti, Nicola, Staff AVSI, Stefania Malapelle, Unhcr.

Graphic Design Accent on Design, Milão

Por respeito ao medio ambienteconsultar o Balanço Anual da AVSI no site www.avsi.org

Balanço certificado e disponivelno site www.avsi.org

Certificado de Qualidade Planejamento AVSI

Vencedora do Oscar do Balanço 2004 Categoria Sem Fins Lucrativos

A AVSI é asociada à Companhia das Obras Obras Sociais

Parceiro cultural e cientificowww.sussidiarieta.net

In copertina: Haiti, centro nutricional em Porto Príncipe courtesy Enrica Brame

Sul do Sudaõ,courtesy Brett Morton

Page 3: Annual Report 2010 Portoghese

Um progresso por adição só é possível nocampo material. Aqui, no conhecimento crescente das estruturas da matéria e correlativas invenções cada vez mais avançadas, verifica-se claramente uma continuidade do progresso rumo a um domínio sempre maior da natureza. Mas, no âmbito da consciência ética e da decisão moral, não há tal possibilidade de adição, simplesmente porque a liberdade do homem é sempre nova e deve sempre de novo tomar as suas decisões. Nunca aparecem simplesmente já tomadas em nossa vez por outros – neste caso, de facto, deixaríamos de ser livres. A liberdade pressupõe que, nas decisões fundamentais, cada homem, cada geração seja um novo início.”

“SPE SALVI facti sumus” (24)Carta Encíclica sobre a esperança cristã

Benedetto XVI, 30 de março 2007

4 Apresentação 6 Quem é a AVSI 8 Stakeholders 9 A rede 10 A estrutura organizativa 12 Onde somos e o que fazemos 14 Campos de atuação 26 Levantamento de fundos 32 O nosso 2010 34 Dados econômicos 38 Balanço agregado

balanço anual 2010

Page 4: Annual Report 2010 Portoghese

balanço anual 20104

Haiti: as primeiras tendas da AVSI em Porto Príncipe para a população, janeiro 2010

As forças que mudam a história sãoas mesmas que transformam o coração do homem” Novas alianças para o desenvolvimento

Page 5: Annual Report 2010 Portoghese

2010 FOI PARA AVSI UM ANO MARCADO PROFUNDAMENTE PELO TERREMOTO NO HAITI, realidade na cual a AVSI está presente desde final dos anos 80. O terremoto do 12 de janeiro, que atingiu a capital Port-au-Prince e causou 250.000 mortos e 600.000 desabrigados, que nos obrigou a un trabalho de emergência e de renascimento em que contribuíram dezenas de milhares de pessoas. Um evento que marcou-nos a nível de orçamento, mas sobretudo de experiência profissional e humana. Pouco a pouco vimos o milagre da esperança. Frente à distrução, a procura da vida, o empenho pessoal dos nossos colegas haitianos e “expatriados”, a solidaridade de milhares de apoiadores, o compromiso das instituções, públicas e privadas. Depois da primeria emergência, com a ajuda a 40.000 pessoas, temos començado 17 estaleiros. Sobretudo, pusemos os fundamentos para um longo trabalho de reconstrução do humano.

O 2010 foi também o ano das novas e mais vigorosas alianças: antes de mais as alianças com as empresas. Já presente no ADN da AVSI, tem consolidado en muitas formas de cooperação, seja com multinacionais líderes Italianas seja com as PME da nossa tradição. Temos realizado un projeto com a Fundação Enel Cuore, e encaminhado un trabalho conjunto com ENI para estudos de impacto social en alguns Países do continente Africano. Uma cooperação, entre o privado com fins lucrativos e o privado social, que não falhará de impressionar

pela prestação de benefícios mesmo nos contextos mais difíceis, onde o desenvolvimento económico e humano podem descobrir-se unidos na sua origem.

Alianças com o mundo da pesquisa e com a cooperação ligada as missões Italianas. No Líbano, um projeto nacido do ROSS (Riabilitazione, Occupazione, Servizi, Sviluppo, - Reabilitação, Ocupação, Serviços, Desenvolvimento - da Cooperação Italiana) envolveu a Univerdidade de Milão e levou a identificaçao do Candidatus Phytoplasma phoenicium que arrisca a produção de pêssegos e amêndoas. Um fenômeno natural que não conhece fronteiras e obriga os centros de pesquisa de tudo o Mediterrâneo a cooperar para deter o seu avanço.

Alianças novas tambem com Organismos Internacionais dos quais AVSI é ja parceiro, como UNHCR, que nos envolveu no Quênia em uma intervenção educativa no campo de Dadaab, començado por iniciativa da Cooperação Italiana mas que tornou-se uma “cidade temporária” que acolhe a 400.000 pessoas em fuga e deve se adaptar a um crescimento surpreendente, tambem pela fome no Corno de África.

No 2010 AVSI confermou o seu empenho na reflexão crítica e sistemática sobre a experiência. Cuando muito é dito sobre a eficácia da ajuda, AVSI iniciou uma serie de avaliações e oportunidades de comparação sobre os casos, en colaboração com a Fondação para a Subsidiariedade, para construir um conhecimento a partir das práticas. No 2010, muito relevante foi a avaliação final dos OVC (Our Valuable Children) um dos

programas mais importantes da história da AVSI. Com financiamentos USAID (a agência dos Estados Unidos para o desenvolvimento internacional) no âmbito do PEPFAR (President’s Emergency Plan for AIDS Relief) e do programa do Apoio a Distância, atingiu 14.000 crianças e jovens, as suas familias e as comunidades em Uganda, no Quênia, em Rwanda e a seguir tambem na Costa de Marfím. Revelou como o contexto familiar sea determinante no crecimento da criança, sobretudo em situações difíceis. Por fim, no 2010 renovou-se o Conselho de Administração da AVSI, com a nomeação do Presidente Mario Saporiti e a redução do Conselho a 7 conselheros en lugar de 9. Mario Saporiti sucede à generosa e fecunda presidência de Arturo Alberti, longa quarenta anos, o tempo da vida da AVSI.

Frente ao avançar da crise, das suas consequências que não fazem noticia, como as crises alimentares, frente as reduçoes dos fundos públicos destinados à ajuda ao desenvolvimento e à diminuição das doações privadas devida ao empobrecimento, AVSI encontrou aliados de boa vontade, grandes e pequenos, certa do valor que leva. “As forças que mudam a história são as mesmas que transformam o coração do homem”. O 2010 nos fiz encontrar muitos corações feridos por o sufrimento mas movidos pela busca do significado, corações empenhados em responsabilidades pesadas mas disponíveis a comprometer-se. Corações que mesmo com um gesto pequeno como o apoio a distância mudan a historia. Procuramos corações como estes.

Page 6: Annual Report 2010 Portoghese

balanço anual 20106

quem è a AVSI

Nacida como associação em 1972 e reconhecida desde 1973 como Organização Não Governamental de cooperação internacional pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália, desde 2010 a Fundação AVSI é acreditada junto do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, é parceiro de alguns entre os principais Organismos Internacionais (UNHCR, UNICEF, UNIDO, ILO) e de Agências de Cooperação como USAID e ECHO.

É presente em 38 Países o mundo e opera nos âmbitos seguintes• socioeducativo• apoio a distância• desenvolvimento urbano• saúde • trabalho• agricultura, segurança alimentar e água• energia e meio ambiente• ajuda humanitária emergencial• migrações• adoções internacionais os valores

norteadoresCENtRALIDADE DA PESSOA A pessoa é vista como um ser único em suas relações fundamentais, a família e a sociedade, não repetível ou reduzível a qualquer categoria sociológica ou a uma limitação que ela sofra de forma contingente (pobreza, doença, deficiência, guerra).

A Missão Promovera dignidade da pessoa humana através de atividades de cooperação para o desenvolvimento, com uma atenção especial à educação, no trilho doensino da Doutrina Social Católica.

Page 7: Annual Report 2010 Portoghese

Educação no campo de refugiados de Dadaab no Quênia, que acolhe a 400mil pessoas.

Aqui a AVSI trabalha junto com organismos internacionais, UNHCR e Cooperação Italiana.

PARtIR DO POSItIVO Qualquer pessoa, qualquer comunidade, por mais carente que seja, representa uma riqueza. Isto significa que é preciso valorizar o quê as pessoas construíram, e ajudar as pessoas a tomar consciência do próprio valor e dignidade.

FAzER COM Fundar-se na relação com os destinatários do projeto e construir através dos passos que vão amadurecendo comeles e entre eles.

DESENVOLVIMENtO DAS ASSOCIAçõES INtERMEDIáRIAS E SUBSIDIARIEDADEFazer projetos de desenvolvimento significa favorecer a capacidade associativa, reconhecer e valorizar a constituição de associações intermediárias e de um tecido social rico em participação e corresponsabilidade.

PARCERIAS Realização de uma parceria verdadeira entre todas as instituições presentes em campo, favorecendo sinergias e otimizando o uso dos sempre escassos recursos disponíveis.

Page 8: Annual Report 2010 Portoghese

balanço anual 20108

os stakeholders

38.642

Na Itália 57 colaboradores fixos (+ 2 consultores; 14 voluntários; 12 estagiários

No exterior 1.396 pessoas

Com o termo stakeholders indica-se qualquer actor, interno ou externo a uma ONG, que seja portador de algum interesse relacionadocom as atividadesdessa organização.

Entre eles, em particular, citamos o pessoal local, os parceiros internacio-nais e os financiadores.

recursos humanos colaboradores, expatriados, consultores, voluntários, estagiários

distribuição territorialdo pessoal no exteriorpor zonas geográficas:

parceiros locais (instituições governamentais, educacionais, de saude, organizações não-governamentais e organizações de cunho religioso)

doadores9.907 privados (empresas, pessoas individuais, bancos, fundações, escolas e famílias)28.656 apoiadores a distância (as vezes coincidem com os privados)79 públicos (municípios, províncias, regiões, governo Italiano, União Europeia, Cooperações bilaterais, Organismos Internacionais, Bancos de desenvolvimentos).

ásia 3%

oriente medio 3% europa

do leste2%

áfrica59%33%

américa latinae caribe

Page 9: Annual Report 2010 Portoghese

a rede da AVSI

60 organizações unidas na “rede da AVSI”, ou seja uma rede informal de indivíduos no ámbito privado social que, de maneira sistemática, colaboram pela realização de projetos, pela reflexão conjunta sobre as problemáticas do desenvolvimento para compartilhar os métodos e as experiências. A rede inclue os sócios fundadores e os sócio participantes da AVSI, mas também os parceiros. Uma rede ligada à amizade operacional.

áfrica

Itália> Associazione Famiglie

per l’Accoglienza www.famiglieperaccoglienza.it sócio fundador

> Associazione per l’Uganda> AVSI Alto Adige Südtirol

http://users.south-tyrolean.net/avsi-aast

> CBAU - Comunità Biellesi Aiuti Umanitari - www.cbau.net

> DIESSE - www.diesse.org> EDUS - www.educazionesviluppo.org > FOE Federazione Opere Educative

www.foe.it> Fondazione per la Sussidiarietà www.sussidiarieta.net

sócio fundador > Fondazione Sacro Cuore di Cesena

sócio fundador

Albânia> SHIS www.shisalbania.org

sócio fundador

Argentina> ACDI Asociación Cultural

para el Desarollo Integral www.acdi.org.ar - socio fondatore

> Obra Padre Mario Pantaleohttp://padremario.org

Angola> A Semente do futuro

Brasil> CODESC sócio fundador> CDM - www.cdm.org.br

sócio fundador> AVSI Nordest > Ceduc > Obras educativas Padre Giussani

www.obraseducativas.org.br> CREN di San Paolo

www.unifesp.br/suplem/cren/> Cantinho da Natureza di Rio

www.cantinhodanatureza.org.br/ > Scuola Agricola Rainha dos

Apostolos di Manaus

Bulgária> APSI Associação pelo apoio das

iniciativas sociais

Canadá> AVSI Canada - http://avsi-canada.org

sócio fundador

Chile > Fundación Domus

www.fundaciondomus.cl sócio fundador

Ecuador> Fundacion Sembrar> CUET

Alemanha> Support International V.

www.supportinternational.de sócio fundador

Haiti > Université Notre Dame d’Haiti> Comissão Episcopal Nacional

Justicia e paz

Quênia> St. Kizito Vocational Training Institute

www.stkizito.com sócio fundador

> COWA sócio fundador> Cardinal Otunga School

Cazaquistão> MASP

Kosovo> SHPRESA E JETËS> Agrodukagjini

Libano> La Libanaise> Caritas Lebanon www.caritas.org.lb/

Lituânia> SOTAS - www.sotas.org

sócio fundador

México> CRECER DIJO sócio fundador> CSJ sócio fundador

Myanmar> Ayeyarwaddy Homeland

Moçambique> Khandlelo Associaçao Para

Desevolvimento Juvenil

Nigéria > St. Kizito Clinic sócio fundador> The Seed sócio fundador

Palestina> Effetà> ATS e Custodia di Terra Santa

www.terrasancta.org

Paraguay> Fundacion San Rafael

www.sanrafael.org.py

Perù> Universidad Católica Sedes

Sapientiae - www.ucss.edu.pe

Polônia> AVSI Polska - www.avsipolska.org

sócio fundador

Portugal> VIDA - www.vida.org.pt

sócio fundador

Romênia> Fundatia Dezvoltarea Popoarelor

www.fdpsr.ro sócio fundador

Federação Russia> Maksora - www.maksora.ru

sócio fundador

San Marino- AVSI San Marino

www.avsisanmarino.sm sócio fundador

Espanha> CESAL - www.cesal.org

sócio fundador

Serra Leoa> Family Homes Movement

www.thefhm.org/ITA/Benvenuto.html

Suiça> AVAID sócio fundador

Uganda> COWA (Companionship

of Works Association) www.btvet-uganda.org/training-provider/homepages/cowa-vocational-training-center sócio fundador

> Meeting Point Internationalwww.meetingpoint-int.org sócio fundador

> Meeting Point Kitgumhttp://meetingpointkitgum.org sócio fundador

> Permanent Center for Education> Luigi Giussani High School> Meeting Point Hoima

ESTADOS UNIDOS> AVSI USA

www.avsi-usa.org sócio fundador

Venezuela> Fundacion San Antonio

Page 10: Annual Report 2010 Portoghese

balanço anual 201010

a nossa estrutura organizativaA Fundação AVSI, aos fins da gestão de sua atividade, vale-se dos seguintes órgãos institucionais.

orgaõs membros

ASSEMBLÉIA DOS FUNDADORES

Reúne-se duas vezes por ano; aprova e define as diretrizes para as atividades da Fundação, propostas pelo Conselho de Administração; nomeia os membros do Conselho de Administração, o Presidente da Fundação, o Presidente do Conselho Fiscal e seus membros; determina as modificações ao estatuto; aprova o balancete final e o orçamentário.

41 fundadores:• 24 Instituções das quais:

7 ONGs de Países do Norte do mundo

15 ONG dos Países en Desenvolvimento e dos Países em Transição

2 Fundações Italianas 17 pessoas físicas

COLÉGIO DOS PARtICIPANtES

Reúne-se ao menos uma vez por ano, é convocado e presidido pelo Presidente da Fundação e indica um ou mais dos seus representantes à Assembleia dos Fundadores, para que esta nomeie um membro do Conselho de Administração. Emite pareceres e propostas não vinculadoras sobre as atividades da Fundação.

112 participantes: • 4 Instituições, das quais:

2 ONGs de Países em desenvolvimento

2 associações Italianas107 pessoas físicas

CONSELHO DE ADMINIStRAçÃO

É o órgão da administração ordinária e extraordinária da Fundação. Com mandato trienal, compõe-se de um número ímpar de membros, variável entre 7 e 11 e estabelecido pela Assembleia dos Fundadores.Prepara o balancete final e o orçamentário, propõe eventuais modificações do estatuto, nomeia o Secretário Geral, propõe as diretrizes para as atividades da Instituição.

No 2010, o Conselho de Administração da AVSI foi renovado. Mario SaporitiEzio CastelliAlberto PiattiPablo Llano TorresDaniele NembriniFabrizio PalaiMichele Faldi

PRESIDENtE Representa a Fundação, fiscaliza a execução das ações determinadas.

Mario Saporiti

VICEPRESIDENtE Substitue o Presidente da Instituição em caso de sua ausência ou impedimento.

Ezio Castelli

SECREtáRIO GERAL É o responsável pela direção operacional da Fundação, exercendo todos os poderes da administração ordinária e extraordinária que o Conselho de Administração lhe atribua. Seu mandato é trienal e renovável.

Alberto Piatti

REDEAVSI POINT

SISTEMATIZAÇÃOPROGRAMAÇÃO

SEGRETARIA REDE APOIADORES VOLUNTARIOS

Page 11: Annual Report 2010 Portoghese

a nossa estrutura organizativa

SEGRETÁRIA SEGRETÁRIA SEGRETÁRIA

SECRETÁRIO GERAL

AVSI EUAREPRESENTAÇÃO

ORG. INTERN.

DIRETOR OPERATIVO

FINANCEIRO/TESOURARIA

KNOWLEDGE MANAGEMENT OFFICER

ÁFRICADESK AREA

MILÃO CESENA NÁPOLES

EUROPA DO LESTE/ÁSIA

DESK AREA

DOADORES PRIVADOS

AMÉRICA LATINADESK AREA

APOIO A DISTÂNCIA

ORIENTE MÉDIODESK AREA

LEVANTAMENTOS DE FUNDOS

EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO

COMUNICAÇÃO ÁREA PROJETOS ADOÇÕES INTERNACIONAIS

COORDENAÇÃO EQUIPA TÉCNICA

NACIONAL E PAÍSES ESTRANGEIROS

RECURSOS HUMANOS

SISTEMAQUALIDADE

SEGRETÁRIA GERAL

COOPERAÇÃODESCENTRALIZADA

SEGRETÁRIA ADMINISTRATIVA

ADOPTA UMA OBRA COORDENADOR

FRONT DESK CESENA

COMPRASLOGÌSTICA

IMPLEMENTAÇÃO NORMAS INFORMÁTICA CONTABILIDADE PRESTAÇÃO

DE CONTASADMINISTRAÇÃO

PESSOAL

DIRETOR DO COMITÊ

TÉCNICO OPERATIVO

SERVIÇOS GERAIS ADMINISTRAÇÃO

DIRETOR ADMINISTRATIVOADMINISTRAÇÃO

PRESTAÇÃO DE CONTAS

CONSELHODE ADMINISTRAÇÃO

PRESIDENTE

Page 12: Annual Report 2010 Portoghese

balanço anual 201012

ALBÂNIA

SUIÇA

SAN MARINO

ÁUSTRIA

POLÔNIAGERMANIA

ESPANHA

PORTUGAL

ROMÊNIA

R.F.Y. KOSOVOITÁLIA

JORDÂNIA

PALESTINA

CAZAQUISTÃO

LÍBANO

LITUÂNIA

FILIPINAS

ANGOLA

UGANDA

MOÇAMBIQUE

SERRA LEOA

COSTA DE MARFIN

NIGÉRIA

R.D. CONGO

CONGO BRAZAVILLE

RWANDAQUÊNIA

BURUNDI

TANZANIA

SUL DO SUDÃO

ETIÓPIA

VENEZUELA

BRASIL

ARGENTINA

PERÙ

EQUADOR

CHILE

CANADA

FEDERAÇÃO RUSSA

TAILÂNDIA

HAITI

PARAGUAY

MÉXICO

HONDURAS

ESTADOS UNIDOS

COLOMBIA

MYANMAR

O C E A N O

Í N D I C O

Países onde a AVSI realiza seus projetos

Países onde a AVSI promove suas atividades

onde somos e o que fazemos

AGRICULTURA, SEGURANÇA ALIMENTAR E ÁGUA

AJUDA HUMANITÁRIA EMERGENCIAL

ENERGIA E MEIO AMBIENTE

TRABALHO

MIGRAÇÕES

SAÚDE

SOCIOEDUCATIVO

APOIO A DISTÂNCIA

DESENVOLVIMENTO URBANOURBANO

tipologias projetosprojetos por campo de atuação

14

9

1

9

6

9

70

1

A Fundação AVSIno 2010 realizou

en 38 Países da áfrica, América Latina, Caribe, Oriente Médio, Leste da Europa e ásia, além doapoio a distância.

projetos

Page 13: Annual Report 2010 Portoghese

ALBÂNIA

SUIÇA

SAN MARINO

ÁUSTRIA

POLÔNIAGERMANIA

ESPANHA

PORTUGAL

ROMÊNIA

R.F.Y. KOSOVOITÁLIA

JORDÂNIA

PALESTINA

CAZAQUISTÃO

LÍBANO

LITUÂNIA

FILIPINAS

ANGOLA

UGANDA

MOÇAMBIQUE

SERRA LEOA

COSTA DE MARFIN

NIGÉRIA

R.D. CONGO

CONGO BRAZAVILLE

RWANDAQUÊNIA

BURUNDI

TANZANIA

SUL DO SUDÃO

ETIÓPIA

VENEZUELA

BRASIL

ARGENTINA

PERÙ

EQUADOR

CHILE

CANADA

FEDERAÇÃO RUSSA

TAILÂNDIA

HAITI

PARAGUAY

MÉXICO

HONDURAS

ESTADOS UNIDOS

COLOMBIA

MYANMAR

O C E A N O

Í N D I C O

51%49% 45%55% 52%48%16.363 17.025 16.041 13.286 16.483 17.751

total dos recursos valores x .000

2008 2009 2010

Público Privado

34.23429.32633.388

onde somos e o que fazemos

África

Leste da Europa

Oriente Médio

Ásia

América Latina Caribe

projetos por por zonas geográficas

4742

1210

7

Page 14: Annual Report 2010 Portoghese

balanço anual 201014

âmbito socioeducativocampos de atuação

O âmbito socioeducativo representa, para a Fundação AVSI, o campo de atuação de maior extensão. Ele compreende intervenções de acolhimento, apoio familiar, educação pré-escolar, fundamental e secundária, educação informal, qualidade educacional, da maternidade e das habilidades femininas, intervenções de proteção e cuidados com a infância, fortalecimento das organizações da sociedade civil e das redes de solidariedade, reconstrução das relações comunitárias em situações de vulnerabilidade, após conflitos, e atenção para com as pessoas portadoras de deficiências.

os projetos

os projetos realizados

no 201070ALBANIA

ARGENTINA

BRASIL

BURUNDI

CHILECONGO

BRAZZAVILLECOSTA DE MARFIN

ECUADOR

ETIÓPIA

HAITI

CAZAQUISTÃO

QUÊNYA

KOSOVO

LITUÂNIA

MÉXICO

MOÇAMBIQUE

MYANMAR

NIGÉRIA

PALESTINA

PERU'

R. D. CONGO

RUMÊNIA

FEDERAÇÃO RUSSA

SERRA LEOA

SUL DO SUDÃO

UGANDA

3

2

15

3

1

1

1

2

1

6

3

4

2

1

1

1

1

1

2

2

1

2

2

2

2

8

Page 15: Annual Report 2010 Portoghese

A escola Cardinal Otunga,photo courtesy Pio De Rose.

O método de atuação é comum para as muitas intervenções: atenção para com a pessoa, inserida em seu contexto familiar e comunitário, valorização do seu patrimônio pessoal (resiliência), valorização do patrimônio comunitário através do fortalecimento das relações de ajuda e apoio às agregações de pessoas, bem como envolvimento das instituições.

OS PROJETOS SÃO DESENVOLVIDOS SEGUNDO UMA ABORDAGEM EDUCACIONAL E NÃO ASSISTENCIAL, VALORIZANDO A PESSOA, QUE, APÓS TER TRABALHADO JUNTO AOS OPERADORES, APRENDENDO E COMPARTILHANDO A VIDA, ATIVASE AUTONOMAMENTE, FEITO UMA FAÍSCA A DISPARAR O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO.

Page 16: Annual Report 2010 Portoghese

balanço anual 201016

total das crianças apoiadas a distância no 2010

33.338

Para aqueles que já conheciam as difíceis condições de vida das muitas crianças haitianas que já apoiamos a distância ha muitos anos, é difícil pensar que a sua situação poderia ficar pior, e ainda assim…o 12 de janeiro do 2010 Haiti, de um país desconhecido para a maioria das pessoas, tournou-se o centro da atenção internacional. Não existe uma única familia em Porto Príncipe que não tinha para contar seus mortos nessa imensa catástrofe. As outras áreas onde atua o apoio a distância (SAD), entre o departamento Sul e a zona de fronteira de Fonds Verrettes, não foram atingidas pelas ditruições do terremoto, mas levaram as consequências de um afluxo maciço de refugiados e da interrupção das comunicaçoes e dos abastecimentos da capital.

AVSI aceita o Apoio a Distância em Claro da Agência para o Terceiro Sector

Foi muito difícil para a equipa da AVSI encontrar a coragem para voltar ao trabalho sem ainda ter notícias de alguns amigos e colegas, a veces encima das suas mesmas famílias. Mas ainda assim, os assistentes sociais e antes de mais os do SAD, na manhá do 13 de janeiro encontaram a maneira de comunicar a AVSI que eles estavão connosco. E assim o trabalho começou logo. tudo o que a AVSI tem sido capaz de fazer para as mais de 1.500 crianças do apoio a distância no Haiti, foi possível graças – bem como a ajuda dos apoiadores Italianos - à coragem desses jovens colegas que colocaram o seu dever antes de tudo e que acreditaram tanto na missão do seu trabalho que consideraram as crianças do apoio a distância como se fossem os seus filhos, os procurando um por um, casa por casa, tenda por tenda, hospital por hospital, até que não tinham noticias ou que não sabíam exactamente o que precisavam. A partir daí começou o trabalho pós-terremoto.

A medida que as crianças foram encontradas pelos assistentes sociais, a equipa avaliou as primeras nececidades de saúde e os médicos deram os primiero socorros a quem precisava, trabalhando por turnos entre Cité Soleil e Martissant, os dois bairros onde moram a maioria das crianças apoiadas a distância na capital. Foi prontamente comunicado aos apoiadores na Itália o encontro das crianças apoiadas e su situação: alguns tinham perdido um o dois pais, quase todos tinham a casa danificada o destruída. Cerca de vinte foram feridos gravemente. Infelizmente três morreram. Uma série de familias, logo, decidiu mudar-se para outras zonas do país com os parentes ou com conhecidos, portanto para esas crianças não foi possível continuar o apoio a distância e aos apoiadores tem sido proposto de continuar su ajuda para outros entre as muitas crianças necesitadas presentes.

apoio a distânciacampos de atuação

A escola na tenda no Haiti

Costa de Marfim, escapando da guerra.

Page 17: Annual Report 2010 Portoghese

duas históriasNos primiero três meses a AVSI trabalhou exclusivamente nos campos, onde temos seguido a nossas crianças do SAD e vimos muitos outros que precisavam da nossa ajuda e do nosso apoio, pelas condições terríveis em que tinham que viver. Portanto iniciou uma grande campanha de sensibilização pública na Itália, que recebeu uma grande resposta positiva por parte de muitos doadores. Isto permitiu tomar conta de 600 novas crianças: 150 a Cité Soleil, 300 a Martissant e 150 na zona do sul de torbeck. Para estes “SAD de emergência” foi possível comunicar do imediato ao apoiador o nomen da criança e algumas informações muito sintéticas, a ficha e mais dados foram comunicados depois.

As familias que pouco a pouco se encontraram en condições para voltar as suas casas, receberam os kits de apoio, em especial alguns kits de higiene (sabão, sabão para roupa, pasta de dentes, escova de dentes, bacia, etc), kits de cozinha (panelas, pratos, copos de metal, talheres, etc). Nos campos a “Escola na tenda” começou no inicio de fevereiro, depois construíram as escolas temporárias que funcionaram en dois turnos e permitiram concluir o ano escolar a mais de 400 crianças.

todas as crianças foram visitadas por um médico e foram cuidadas se for necessário. As familias mais vulneráveis receberam doações de alimentos e suplementos nutricionais para as crianças e para as mulheres grávidas. As familias receberam também o kit de ferramentas agrícolas e tiveram a oportunidade de trabalhar nos ateliês para a fabricação de blocos, corte, costura e artesanato. tudo isso para promover a recuperação econômica.

A casa da MyriameOs inscritos à FIBA CISL da provincia de Forlì-Cesena desde 2005 apoiam a distância Myriame, uma menina do Haiti, e compartilham cartas, fotos, relatórios escolares e os desenhos que recebem através de su boletim periódico. Myriame recebeu tambem uma copia do boletim e ficou muito feliz e os assistentes sociais ficaram impresionados pela atenção dos padrinhos. Tendo ouvido que a casa da Myriame foi distruída com o terremoto, lançaram uma subscrição para ajudar na recontruição.

SAMUEL, ferido em um tiroteio, mas curado graças à rede do apoio.Samuel mora em Martissant, em Porto Príncipe, no Haiti e no mês do novembro foi accidentalmente ferido em um tiroteio entre gangues (eventos similares ja eram freqüentes no Haiti mesmo antes do terremoto, o aumento da pobreza e a instabilidade aumentaram tambem a insegurança). Tem sofrido ferimentos na cabeça (bala bounce) e uma nas costas. Imediatamente apôs do incidente foi levado ao hospital para receber os cuidados necesários e logo foi declarado fora de perigo. O final feliz desta aventura deve-se tambem ao apoio a distância, sem o qual o menino não teria tido a chance de ser prontamente resgatado e curado. De facto, porque sabiam que era seguido por AVSI, cuando o incidente aconteceu, alguns têm advertido logo os nossos assistentes sociais, que vivem no mesmo bairro e foram capaces de agir rapidamente.

área geografica feminino masculino total

EUROPA DO LESTE 1.461 1.565 3.026

ÁFRICA 8.551 7.946 16.497

AMÉRICA LATINA 5.180 5.059 10.239

ÁSIA 635 665 1.300

ORIENTE MEDIO 1.244 1.032 2.276

TOTAL 17.071 16.267 33.338

47,13 49

31

9

74

27,00

0-3

7,65

7,38

5,954,61 0,27

divisão das crianças

por idade%

crianças apoiadas

por continente%

4-5 6-12 13-16 17-18 19-24 24 anosV ÁFRICA AMÉRICALATINACARAIBI

EUROPA DO LESTE

ORIENTEMEDIO

ÁSIA

Page 18: Annual Report 2010 Portoghese

balanço anual 201018

Brasil,Salvador Bahia

En mais de 20 anos de experiêcia nas metrópoles brasileiras, a AVSI desenvolviu um know-how e um método específico no urban upgrading. Un método exibido em varios fóruns internacionais como o G8 e a Academia Pontifícia das Ciências Sociais, documentado por estudos de organismos como Cities Alliance.

O DESAFIO DO DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES É A CAPACIDADE DE FORNECER SERVIÇOS ADECUADOS AS PESSOAS. A cidade se torna sustentável e vivível se a união entre pessoa e natureza é recuperada, resiliente, se ela aceita e adapta-se as novas necessidades e as novas populações, tornando-se capaz de se organizar para responder as suas necessidades.

São exemplos, no Brasil, dos projetos em parceria com o Governo Italiano, o Governo Brasilieiro, Cities Alliance e o Banco Mundial. O primeiro em Salvador Bahia, forneceu assistência técnica e metodológica às instituições locais para intervenções em áreas de favelas, na cidade de Salvador e outras do Estado da Bahia; o segundo levou os conhecimentos e experiências já adquiridos pela AVSI para ser aplicados nas áreas urbanas de Olinda, na região metropolitana do Estado de Pernambuco.

Um modus operandi reprodutível: o Brasil implementou iniciativas decooperação internacional e, depois de um acordo com a Itália, moveu para uma intervençáo no Maputo, em Moçambique, para a melhoria das condições de vida em um bairro pobre seguindo a metodologia desenvolvida em Salvador Bahia.

A abordagem da AVSI nas áreas de ocupação informal, é a realização de infraestruturas e intervenções nos imóveis, junto com ações de apoio (de saúde, educacional e social) às pessoas e o envolvimento das comunidades locais, favorecendo a parceria entre as instituições e organizações da sociedade civil atuantes nas áreas interessadas.

2BRASIL 2

projetos realizados

desenvolvimento urbano

campos de atuação

Page 19: Annual Report 2010 Portoghese

Uganda, hospital missionário St. Joseph di Kitgum

9

Entre os objetivos de Desenvolvimento do Milênio, na área da saúde destacam-se a redução da mortalidade infantil e a redução, para 2015, da propagação do Sida, da malária e da tBC ou as “grandes doenças”.

Os projetos da Fundação AVSI no campo da saúde, em maior parte concentrados no continente africano, incluem iniciativas de saúde pública em apoio a estruturas sanitárias ja existentes, construção de hospitais e ambulatórios, atividades em campo para a difusão do acesso à saúde, atividades de educação para a prevenção das doenças endémicas e para a prevenção da transmissão mãe-fihlo (PMTCT), assim como intervenções específicas ligadas à nutrição onde a AVSI adquiriu competências específicas. Destacam-se o empenho no fortalecimento das competências dos operadores, por meio da formação, o envolvimento das comunidades, estimulando a sensibilização a respeito das doenças e a utilização de equipes médicas móveis, capazes de atender pacientes em áreas impérvias e desprovidas de assistência médica.

BRASIL 1

RD CONGO 3

NIGÉRIA 1

SUL DO SUDÃO 2

UGANDA 1

VENÉZUELA 1

os projetos

projetos realizados

saúde campos de atuação

Page 20: Annual Report 2010 Portoghese

balanço anual 201020

Belo Horizonte, mulheres de CoopArvore, a cooperativa que produz objetos dos resíduos dos carros Fiat no Brasil

Meeting Point Internationalde Kampala, Uganda

Os projetos da Fundação AVSI de formação profissional e apoio às micro e pequenas empresas visam à difusão do acesso ao trabalho por pessoas vulneráveis, favorecendo o encontro entre demanda e oferta, bem como iniciativas de auto-emprego e micro-empreendedorismo, com uma atenção particular para com os jovens e as mulheres. Ao lado da formação técnica, as iniciativas incluem também o acompanhamento pessoal, destinado a favorecer o desenvolvimento completo dos talentos de jovens e adultos.

ALBANIA 1

BRASIL 5

MÉXICO 1

PERU' 1

UGANDA 1

O PONTO-CHAVE DO METÓDO DA AVSI É A CONCEPÇÃO DO TRABALHO COMO UMA EXPRESSÃO DOS TALENTOS DA PESSOA.

9projetos realizados

A imaginação criativa da AVSI e dos seus parceiros locais destacou metas importantes, relembradas pelo Presidente da Fiat Brasil, Sr. Bellini, durante um laboratório sobre o projeto “árvore da Vida”, em curso no Brasil, em Belo Horizonte, que está gerando emprego e melhorando a vida da população do bairro de Teresópolis (Belo Horizonte). Há mais de 5.000 jovens atingidos pelo projeto e 1.200 rapazes que participaram aos curso profissionais: 70% desses entraram no mercado do trabalho.

Otro exemplo é a operosidade das mulheres de Campala em Uganda, na criação de colares de papel reciclado, tornando-se uma fonte de novas atividades geradoras de renda, assim como acontece com as mulheres artesãs da Albânia, México, e Quênia especializadas em trabalhos de costura.

trabalho campos de atuação

Page 21: Annual Report 2010 Portoghese

Haiti, aquedutos na zona rural de Les Cayes

Agricultura, segurança alimentar e água são três pontos–chave da obra da AVSI, pois são estritamente ligados entre eles em ser potenciais factores de desenvolvimento e melhoramento das condições de vida. No 2010 no mundo, as pessoas que sofreram com fome eram cerca de um bilhão, o 98% dos quais nos Países en desenvolvimento.

No setor agrícola, os projetos da Fundação AVSI incluem ações de segurança alimentar e redução da desnutrição, com destaque para o melhoramento da disponibilidade de alimentos nas famílias, mas também para a formação e divulgação de tecnologias inovadoras para melhorar a renda dos agricultores, bem como a proteção do meio ambiente e dos recursos hídricos.

De favorecer o acesso aos alimentos para reduzir a desnutrição, ao acesso das produções dos pequenos produtores aos mercados internacionais. Uma espécie de “cadeia” que parte incentivando um maior conhecimento das tecnicas de cultura e criação e trata de melhorar as prácticas relativas à utilização e à conservação da agua nas casas.

Diversas experiências se tornaram fontes de conhecimentos e estão contribuindo ao debate internacional promovido por EXPO 2015 sobre os temas da nutrição e alimentação sadia e de qualidade. No delicado mosaico do Oriente Médio - por exeplo – o trabalho com os agricultores do Líbano e a reabilitação das aguas na planicie do Marjayoun, no sul do país, levou à difusão de uma metodologia única, reunindo beneficiários, Governos e instituições. Da mesma forma, os resultados das atividades nas áreas agrícolas do sul do Haiti estão gerando desenvolvimento e perspectivas futuras, assim como acontece na Argentina com os criadores da Pampa. O “nutrition network” lançado no México visa a reforçar uma rede de operadores da América Latina na melhora da alimentação infantil.

R.D.CONGO 1

BIRMANIA 3

BURUNDI 1

HAITI 4

LÍBANO 2

RWANDA 2

UGANDA 1

14projetosrealizados

agricultura, segurança alimentar e água

os projetos

campo de atuação

Page 22: Annual Report 2010 Portoghese

balanço anual 201022

“A pobreza energética é o desafio do século”, declamou o Conselho Mundial da Energia (Wec) denunciando que quase dos bilhões de pessoas no mundo, especialmente nos Países en desenvolvimento, ainda não têm os serviços enegéticos elementais.

NESTA ÁREA AVSI ATUA EM PARCERIA COM ALGUMAS EMPRESAS DO NORDESTE DO BRASIL PARA MELHORAR A EFICIÊNCIA NA DISTRIBUÇÃO DA ENERGIA, EM ALGUNS PAÍSES AFRICANOS PARA FORNECER ESTUDOS DE ACESSIBILIDADE ALTERNATIVA À ENERGIA EM CONTEXTOS POBRES E PARA SALVAGUARDAR O MEIO AMBIENTE.

Energia e meio ambiente são entre eles estritamente ligados. O desafio é a restauração daquela que o Papa Bento XVI chama «a aliança entre o homem e a natureza, sem a qual a familia humana corre o risco de desaparecer». Em uma cultura onde esta relação está rachada e em conflito, é preciso restablecer uma relação inteligente, frutífera e construtiva.

Peace Forest, por ejemplo, é um projeto que tem como objetivo o reflorestamento de mil hectares na reserva de Kokolopori, na R. D. do Congo, e ao milhoramento do ecossistema e da biodiversidade das espêcies de plantas nativas o à conservação de espêcies animais em perigo como os bonobos. Outro beneficio ambiental do Peace Forest é a compensação das emissões de bióxido de carbono, elemento central da campanha AVSI “Duplo Zero CO2”, junto com Matching e Utilità.

L’acesso à energia representa, na verdade, um requisito prévio para o desenvolvimento das comunidades. O ritmo frenético da vida moderna, no entanto, envolveu a maioria das populações mais necesitadas, que recorrem às fontes de energia de forma prejudicial para o planeta, ineficientes e desrespeitosos da natureza. É o caso do desmatamento para producir carvão ou o acesso não autorizado e inefficiente às redes existentes, em especial nas grandes cidades.

projetos realizados 2

R.D. CONGO 1

BRASIL 1

energia e meio ambiente

Brasil, distribuição de novos frigoríficos

RdCongo, a floresta

campo de atuação

Page 23: Annual Report 2010 Portoghese

Embora não especializada na ajuda umanitaria emergencial, a AVSI intervém nas situações de crises crônicas, de conflitos o pos-conflitos, sempre em relação com as realidades locais enraizadas no território.

As intervenções da AVSI são finalizadas a conter as consequências dessas quedas, atuando no âmbito sanitário, infraestrutural, educacional e da geração de renda familiar. Para as populações vulneráveis as situações emegenciais provocam uma queda dos níveis, já fragilizados, das condições de vida.

os projetos

9R.D. CONGO 1

HAITI 3

LÍBANO 2

PERU' 1

SUL DO SUDÃO 1

UGANDA 1

projetos realizados

A ABORDAGEM DA AVSI REVELA-SE FUNDAMENTAL, QUANDO SE PROPÕE A RECONSTRUIR O HUMANO A PARTIR DA AFIRMAÇÃO DA VIDA APESAR DA EMERGÊNCIA.

De particolar importância é o envolvimento no grupo de trabalho sobre a educação em situações emergenciais INEE, para a definição dos padrões da educação em situações emergenciais.

ajuda umanitaria emergencialcampos de atuação

Um campo de refugiados na Rd Congo,

photo courtesy Fabrizio Lava

Page 24: Annual Report 2010 Portoghese

balanço anual 201024

6

Não se pode falar hoje de cooperação ao desenvolvimento sem falar de migrações. Migrações internas, como o fenômeno da urbanização e migrações externas, povos inteiros obrigados por força maior, a abandonar a sua terra de origem e as suas raízes. Alguns de forma teporánea se refugiam em outros países por causa da guerra o dos regimes que impedem uma vida digna. Outros, em vez, vivem longe do seu território de origem em uma condição de insegurança consolidada.

Por isso a AVSI atua nos campos de refugiados iraquianos na Jordânia, constrói novas casas para os palestinos no Líbano e está a trabalhar na Roménia com as comunidades Romanichéis e nos campos de refugiados de Dadaab, no Quênia. È a partir do positivo que cada um tem que foi possível trabalhar nas favelas de Ribeira Azul, no Brasil, para transformar as favelas em bairros dignos.

projetos realizados

JORDÂNIA 2

LIBANO 2

QUÊNIA 1

ROMÉNIA 1

migrações

O TRABALHO DA AVSI CONSISTE EM SUSTENTAR AS PESSOAS QUE DEIXARAM AS SUAS RAÍZES NO CAMINHO PARA O REDESCOBRIMENTO DA «DIGNIDADE INATA» QUE – DE ACORDO COM BENTO XVI - PERTENCE A CADA SER HUMANO.

Líbano

campo de atuação

Page 25: Annual Report 2010 Portoghese

A Fundação AVSI é credenciada pela Comissão do Governo Italiano para as Adoções internacionais e os procedimentos da adoção internacional. É operativa nos seguintes Países: Brasil (Estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia), México e Lituânia.

1. ENCONtROS INFORMAtIVOS DE GRUPO Oferecidos a casais com e sem idoneidade.

2. CURSO DE PREPARAçÃO PARA A ADOçÃO INtERNACIONAL O curso é coordenado por uma psicóloga, com a participação de famílias com experiência de adoção e operadores da AVSI.

3. COLÓQUIO DE APROFUNDAMENtO E ESCOLHA DO PAÍS/COLÓQUIO DE ENCARGO A equipe social encontra o casal, para conhecer melhor seu projeto de adoção e sua exata disponibilidade, identificar o País estrangeiro e preparar o encargo à Inst0ituição.

4. PREPARAçÃO E ENVIO DOS DOCUMENtOS NO PAÍS EStRANGEIRO Explicação, preparação e entrega do pedido de adoção à autoridade do País estrangeiro.

5. ESPERA E PROPOStA DE AtRIBUIçÃO DA CRIANçA Durante o período de espera, o casal é acompanhado através de vários incontro e colóquios. A equipe técnica dedica colóquios específicos à proposta de atribuição e ao consenso do casal.

6. ORGANIzAçÃO DA VIAGEM E PERMANÊNCIA NO PAÍS EStRANGEIRO Após o consenso do casal, organizam-se a/as viagem/ns e a/as estadia/s do casal no País estrangeiro. Durante o período de permanência no País estrangeiro, o casal é assistido pela pessoa de referênciada AVSI.

7. PÓS-ADOçÃO Durante 2 ou mais anos, o casal terá de manter relação com os Serviços Sociais da sua região e com a AVSI, para a preparação dos relatórios pós-adotivos a serem en viados no País estrangeiro.

os projetos

adoçõescompletadas em 2010

24 34 177 267

adoções internacionais

total das crianças adotadas em 2010 50% Lituânia, 50% Brasil

total Adoções completadas desde 2003 até 31.12.2010

total das crianças adotadas dedse 2003 até 31.12.2010

edade da crianças ao chegar na Itália total crianças

total adoçoes

1-4 4-7 7-9 +9

LITUÂNIA 27 42 35 29 134 98

BRASIL 9 50 47 25 131 77

CAZAQUISTÃO 2 - - - 2 2

TOTAL 38 93 82 54 267 177

As principais etapas do percurso adotivo com a AVSI

campo de atuação

Page 26: Annual Report 2010 Portoghese

balanço anual 201026

AVSI

campagna

tende2010-2011

AS FORÇAS QUE MOVEM A HISTÓRIA SÃO AS MESMAS QUE MOVEM O CORAÇÃO DO HOMEM

levantamento de fundosAs atividades de sensibilização e o levantamento de fundos que a Fundação AVSI realiza anualmente na Itália são desenvolvidas através de ações coordenadas com uma rede de apoiadores voluntários (chamados AVSI Point). Anualmente a AVSI propõe duas iniciativas de sensibilização:

A rede dos AVSI Point, “Cada homem è um rei”.

A campanha das Tendas e a campanha em favor do 5 por mil para AVSI são desenvolvidas através de uma crescente rede informal de voluntários– chamados AVSI Point – que de forma espontânea e gratuita, organiza iniciativas e eventos para promover os projetos, o método e as atividades da Fundação no território nacional. Depois há eventos excepcionais, que movem a Fundação AVSI a promover atividades de levantamento de fundos extraordinários. No ano 2010 depois do terremoto no Haiti do 12 de janeiro, AVSI lançou um levantamento de fundos para a emergência. Este evento favoreceu a proliferação de muitas iniciativas de levantamento de fundos e sensibilização – promovidos pela rede AVSI Point – em favor das atividades de mais alta emergência na ilha do Caribe onde AVSI estava presente desde o 1999. A rede de AVSI tem mobilizado nesta ocasião de forma tempestiva, realizando manifestaçoes e eventos em todo o território nacional. Foram 217 as manifestações e os eventos organizados na Itália em favor desta emergencia.

A campanha de levantamento de fundos anual chamada “Tendas de solidariedade”.

1

2A campanha

de sensibilização para o 5 por mil.

Escolarização para adultos no

Norte da Uganda, courtesy Brett Morton

Page 27: Annual Report 2010 Portoghese

Os voluntários da AVSI são a pedra angular das campanhas: criativos e dinâmicos nas atividade, são capazes de interagir de forma eficaz com todos os atores da sociedade civil. No ano 2010 foram 1.268 as pessoas que, de várias maniera, apoiaram de maneira directa as atividades da Fundação AVSI. O crecimento dos “apoiadores’ no ano 2010 foi significativa (o ano precedente a rede consistia em 872 pessoas); ese fenômeno é debido de maneira preponderante à emergência no Haiti.

A campanha das tendas. O título individuado para a campanha de sensibilização do 2010 è: “As forças que movem a História são as mesmas que movem o coração do homem”.

Os eventos e os fundos angariados. Foram realizados muitos eventos de diferente tipologia: banquinhas dispostas em lugares públicos (praças, pátios e centros históricos das cidades) com animação e promoção das atividades da AVSI no mundo; testemunhos e encontros nas escolas durante as horas de aulas, encontros públicos nos quais o pessoal expatriado da AVSI que de forma ocasional volta na Itália, presta-se a documentar o seu trabalho com testemunhos e reportagens, jantares e manifestações populares, como torneios, representações teatrais e concertos. 575 eventos para o apoio da campanha das tendas (para un total de €. 1.047.344, e mais 217 para a emergência no Haiti).

Haiti: implantação de um novo centro educativo em Porto Príncipe.

Chile: reconstrução da escola Santa Teresa de los Andes, em Santiago.

Quênia: apoio à escola de ensino médio Cardeal Otunga, em Nairóbi

Sudão do Sul:apoio à universidade St. Mary de Juba para ser profesores.

Líbano: fornecimento de água na planície de Marjayoun.

Apoio à distância: investimento em uma geração, permitindo o estudo no ensino médio e formação profissional na Uganda e Quênia.

Ainda, como contribuição ao trabalho da AVSI foi editado o livro “À raiz do desenvolvimento: a importância do fator humano” de Ilaria Schnyder, Gabriella Berloffa e Giuseppe Folloni. O 6 de dezembro apresentou-se o libro em Roma, na sede do Ministério das Relações Exteriores da Itália, na presença do Ministro, Sr. Franco Frattini, Roberto Fontolan, Alberto Piatti, Ilaria Schnyder, Giuseppe Folloni

“À raiz do desenvolvimento: a importância do fator humano”, con introdução de Luigi Campiglio (profesor de Política econômica e vice-reitor da Universidade Católica de Milão), pela Fundação para a Subsidiariedade, editor Guerini e Associati, 2010. Os autores, a partir de dois casos, o projeto de inclusão das favela da AVSI em Salvador Bahia, e o movimento dos Trabalhadores sem terra de São Paulo (Marcos e Cleuza Zerbini), explicam o desenvolvimento como um efeito de um sujeito constituído que se põe em relação inteligente com a a realidade, assunto no qual temos trabalhado e estamos trabalhando por alguns anos.

os projetos beneficiados

Page 28: Annual Report 2010 Portoghese

balanço anual 201028

Os amigos do AVSI Point de Rimini, depois de uma viagem em Uganda, escreveram este diário que testemunha a partilha dos ideais e o empenho comum.

DEPOIS DE ANOS DE “TENDAS” UM GRUPO DE AMIGOS ACEITA O CONVITE. VEM CONOSCO PARA VER O QUE É, OU MELHOR, QUEM É A AVSI EM UGANDA!. Vamos partir totalmente confiados. Não sabemos quem se encontrará nem o que vamos fazer, mas a confiança e a espera são totais. Stefano é o primeiro a acolher-nos as 22:00 com uma verdadeira pizza real na sede da AVSI de Kampala, a capital. Nos conta feliz: estou aqui 11 anos com a minha mulher e os meos filhos, que cresceram aqui. E’ a sua casa. A nossa vida não é o fruto de um programa. Simplesmente é un sim que é quase um “por que não?”.

Na manhã seguinte vamos conhecer os novos membros da expedição um grupo variado de jornalistas que vai acompanhar-nos até Kitgum onde há uma acção em curso com una esquadra de médicos das nossas forças armadas. Mergulhamos no tráfego impossível de Kampala, totalmente bloqueado por camiões abarrotados de gente pela campahna eleitoral em curso.

A viagem para Kitgum tinha que durar seis horas. Durou um dia inteiro.

Na África o tempo tem uma duração diferente. Mais a viagem é uma graça. Nos acompanha Chiara, a “Desk Area” da AVSI, uma força da natureza de paixão para o seu “trabalho”, o nosso anjo da guarda para os próximos dias. Kitgum é unm lugar onde vivem 50.000 pessoas. Deveria ser chamada cidade, mas o substantivo não corresponde. As ruas são de terra vermelha con buracos parecidos com crateras. Estamos aqui para a festa dos cinquenta anos do hospital St. Joseph. Um hospital fundado pelos missionários cobonianos, entre os primieros projetos com que a Avsi recém-nascida juntou-se algumas décadas atrás. Visitamos o hospital acompanhados por Mila, uma anestesista, com o marido Mario e as suas crianças. Olhamos comovidos nas secções. Olhos silenciosos de mulheres e crianças nos siguem com uma curiosidade amiga e discreta, marcados pelo sufrimento vivido em silêncio.

No “compound” AVSI de Kitgum vivetambem a família anche la família de Sara e Francesco, chamado Fritz, que nos sigue atento, disponível e preocupado que tudo corra bem nas limites das incertezas africanas. Sara

levantamento de fundosAVSI Point

Padre Tiboni

Cada homem é um reiCurta crônica de uma viagem inesperada

UGANDA 26-28 de novembro de 2010

Page 29: Annual Report 2010 Portoghese

deu a luz a Luigi aqui e ele tem hoje dois anos. Naceu na secção de ostetrícia che acabamos de visitar.

Depois a festa. Uma festa africana, no campo de futebol da missão comboniana, três horas e meia apenas a Misa de abertura, um dia inteiro o programa completo. O coro de vozes cheias, ritmadas pelos instrumentos ricos em fantasia, entoa canções compridas demais para nos e apenas suficientes para eles para satisfazer o gosto do cantar juntos. Uma canção acaba para deixar o espaço ao Obispo que diz algo e logo outra a persegue. No centro do campo uma coreografía que varia desde as meninas vestidas de branco, às raparigas de azul claro, às mulhers vestidas e decoradas con tecidos fortes e brilhantes, até aos guerreros sem camisa.

Ao lado da festa, um abraço entre duas mulheres: Ketty e Valentina. A primeira uma africana pequena, gordinha e de cabelo branco, a segunda uma bela garota italiana. Um primeiro abraço não chega, são precisos outros...é necessário que os olhos se cruzam e falam da alegria de dois corações que voltan a encontrarse e lembram da vida compartilhada juntas. Valentina, uma expatriada da AVSI viveu durante dois anos lado a lado com esta “acholi” do norte da Uganda. Ketty, dois olhos felizes de estar no mundo, neste mundo, assim como é, um mundo de sofrimento, de pobreza, de doença, um mundo de grande paciência e grande dignidade, de alegria. Ketty que inventou aqui em Kitgum o primeiro Meeting Point, um lugar para tomar conta de aquelos doentes a caminho de su fim próximo, que tinham que se esconder pela vergonha de uma doença que levava consigo um estigma moral e social, social porque moral: o SIDA.

Deixamos a festa e vamos pulando no carro para ir a um novo espetáculo. Em un pequeno centro não muito longe, com os jovens de uma escola missionária, Sara formou uma banda musical. Tres semanas de estudo e preparação, trombetas, flat e tambores e no meio da nada nasce um ensemble

musical que em orgulho, dignidade e paixão desencadeia aplausos e gritos! É verdade! Temos visto: é vedade! Depois, ou melhor, antes dos tratamentos e do pão, estamos todos com sede de verdade e beleza. Sem a Verdade e a Beleza doadas por Amor de um rei que há em cada homem que encontras, quem é “esse homem” que encontras, para que sirvem os tratamentos e o pão?.

Depois, com a Ketty vamos ao seu Meeting Point. Depois da visita à sede onde ficamos comovidos por uma folha grande onde destaca a foto do abraço de Giussani e João Paulo II sob o título “The beginning of our friendship ”, ela quere nos introduzir os seus amigos. O primeiro é Walter e su esposa que nos acolhem em casa. São doentes de SIDA mas, milagre do Meeting Point, têm dois gêmeos bonitos e...sadios!!! Depois a Ketty nos leva à casa da “Santa”, unma mulher vestida dos sinais do SIDA, aos nossos olhos quase a morrer, deitada em uma obscura cabana rotunda com o telhado de palha que parece esquecido de Deus, levada fora no colo tritando pela dor. Apenas sentada sorri às plavras de apresentação da sua amiga Ketty, logo inesperadamente entoa uma canção feliz do ritmo africano e, feliz, canta. Sim. FELIZ, canta! O operador queniano ao lado do enviado da Rai chora comovido e suspende a transmissão. Que segredo está escondido atrás daquela impossível felicidade? Parece possível o razoável

invejar ao último dos abandonados do mundo aquele sorriso de alegria sincera, tão simples, desarmante e tão real?

Voltamos para Kampala decolando de uma pista improvável de terra vermelha entre as crianças felizes. Ao chegar uma curta pausa para comer na sede de Kampala e das janelas vemos passar um velho padre. “Tibo!” grita Alberto, grande chefe da AVSI. E’ Padre Tiboni. Gostaria de dizer-lhe que sou o seu filho, gostaria de dizer-lhe que há anos que ouvi dele, que partilho o seu amor ao Movimento, o seu Amor a Cristo e a Igreja, gostaria...mas tudo se concentra em pocas palavras, um olhar, ele entende.

Antes de retomar o avião para Itália, uma ultima visita. Kireka, um dos “slums” da cidade, as “favelas” de Kampala. Aqui se esconde uma esquina de “mundo novo” que ja conhecemos: é a obra da Rose que começa com uma das duas pedreiras onde as mulheres e as crianças quebram a mão as pedras para voltar a vender aos construtores para o equivalente a 50 centavos de euros. Ultrapassada a pedreira, vimos o Meeting Point de Kampala. Rose está lá, com os seus filhos crescidos e com su sorriso de céu a esperar para nós como si fora a nossa amiga mais querida. Trocamos as primeiras palavras e imediatamente na sala de aulas! O coro dos filhos entoa o primeiro canto alpino. Depois fora na varanda da escola frente à vasta paisagem de barracas, grandes arvores e fumo como se tivesse sido a Marmolada. Porque cantais os cantos alpinos? Entendeis? “a bit” respondem. Quando os cantamos, somos felizes. Uma correspondência do sentimento que é uma correspondência da vida. Como é bela a vida. Esta vida!

Sem a Verdade e a Beleza doadas por Amor de um rei que há em cada homem que encontras, quem é “esse homem” que encontras, para que sirvem os tratamentos e o pão?

Page 30: Annual Report 2010 Portoghese

balanço anual 201030

HUMANA: UMA GARRAFA DE AGUA PARA EDUCAR. Alimentar a pessoa, alimentar a esperança é o programa que Humana Itália está realizando junto com a AVSI no México para apoiar o Centro Maria de Guadalupe doando 10 centavos de euro por cada garrafa de Acqua Amorosa vendida. Com os proventos desta recolha podem comprar alimentos saudáveis para garantir às crianças uma dieta adeguada, capaz de vencer a desnutrição infantil, apoiam a presença de un nutricionista e de operadores sociais que cuidam das famílias monitorando os hábitos alimentares e, alem disso, se realizam laboratórios com as mães para aprender as noções sanitarias e de higiene necessárias para o desenvolvimento da crianças. Um programa no trilho da Expo. www.humana.it

HAItI. Centros nutricionais e de saúde com Acri. Estão em curso os trabalhos da AVSI com a organização Casse di Risparmio Spa e Fundações de Origem bancária para 3 centros nutricionais em Porto Príncipe, no bairro de Martissant, e o equipamento e a formação de 5 centros de saúde em Les Cayes, ao sul, no município de torbeck. Uma ajuda concreta que atinge mais de 10.000 crianças no Haiti vítimas de uma chaga difícil de tratar, a subnutrição, piorada depois do terremoto do 2010. Assim começa o compromisso da AVSI e da ACRI para apoiar a população. Alem de reestruturar e equipar os centros com todo o necessário estão agindo para formar 150 pessoas, para recrutar no setor médico e paramédico.

UM VIVEIRO DE ESPERANçA NO HAItI em favor da comunidade rural de Les Cayes finanziado por UniCredit Leasing Spa. Um projeto para o restablecimento da capacidade produtitva de uma comunidade agrícola de acerca de 10 mil pessoas e da formação agrozootecnica e suporte para pequenas actividades.

O GRUPO NEOENERGIA PARA O DESENVOLVIMENtO COM AVSI NO BRASIL Na provincia brasilieira de Pernambuco, uma área com 9 milhões de habitantes, onde 59% da população nos centros urbanos vive em condições de pobreza absoluta, o grupo Neoenergia, concessionário para todo o Nordeste do Brasil, distribui energia elétrica en parceria com a Fundação AVSI. Os operadores da AVSI realizaram e mantem um cadastro das famílias e dos consumidores, para que possam aceder às tarifas sociais que a legilação brasileira prevê para 50 mil famílias e assim são incluidas nas campanhas para o uso eficiente da energia, por exemplo a substitução dos velos frigoríficos o das lâmpadas a comsumo elevado por produtos mais eficientes. Por efeito destas intevenções, o grupo Neoenergia viu a redução de 50 para 20% a percentagem das inobservâncias dos clientes e reduziu de 39 para 7% a sua perda debida às ligações ilegais. Por seu turno, a AVSI, com a colheita de congeladores obsoletos e outro lixio, começou diversas microempresas e criou-se um fundo social. Com a promoção do uso eficiente da energia de casa em casa, realizou 135 mil visitas que lhe permitiram conhecer melhor a população e sus necessidades.www.neoenergia.com

APOIO A DIStÂNCIA.Sanofi-Aventis é a primera empresa farmacêutica na Europa e nos mercados emergentes e ocupa o quarto lugar ao nivel mundial. Esta empresa coloca a Responsabilidade Social ao centro de todas as suas actividades, porque para ser um protagonista das políticas em favor da saúde é preciso atuar de uma forma ética e responsável promovendo o desenvolvimento económico e social em todas as realidades onde o Grupo atua. Por iso Sanofi iniciou a apoiar á AVSI através de um apoio a distância em 2002 e hoje apoiam a 14 crianças no mundo. Além disso, a Fundação ESPOIR, sua derivação, apoia desde 2009 projetos da AVSI no campo da saúde em particular na áfrica e na América Latina.www.sanofi.it

À ESCOLA COM MEDIAFRIENDS NO HAItI. A organização Sem Fins Lucrativos do grupo Mediaset colabora com a AVSI na reconstruçáo das estruturas educacionais para dar um futuro aos jovens. Especificamente estão sendo construidas 4 escolas e centros educacionais em Porto Príncipe, no bairro de Cité Soleil a Ecole Drouillard para 400 crianças e em Martissant, a Ecole Kindergarden Dodo que vai acolher 180. Estão em uma fase de ajuste os projetos para 2 novas escolas primárias, no bairro de Martissant, que permitirão a 800 crianças de estudar.

CRESCER JUNtOS.Novas alianças no México.Uma obra extraordinária construida por causa do terremoto do 2010 que havia tornado inabitáveis os velhos espaços. Por causa dessa necessidade o dia 1 de fevereiro de 2011 foi inaugurado em Oaxaca, no México, o novo e muito bonito Centro de Desenvolvimento Comunitario “María de Guadalupe”, construido no bairro de Monte Albán com contibuções da Fundação Enel Cuore, do Governo da Navarra, do CESAL, ong espanhola paceira na rede da AVSI, a Campanha das tendas realizada na Itália e no México com o parceiro local CRECEMOS (DIJO), a associação Desarrollo Integral de la Juventud Oaxaqueña e graças tambem à Cooperação Italiana para o desenvolvimento do Ministério das Relações Exteriores da Itália.

Nacida em 2003 como uma puequena cantina para dar de comer às crianças, hoje o Centro acolhe cada dia mais de 400 crianças com refeições completas e actividades que envolvem tambem ad famílias. Um centro que se tornou um ponto de referência na comunidade agora é apoiado, além do apoio a distância da AVSI, por Panino Giusto e Humana. Uma experiêcia que se fez método e patrimônio recolhida em uma publicação: Crescere insieme (Crescer juntos). Pedi-la em avsi.org

levantamento de fundos alianças com as empreseas

Page 31: Annual Report 2010 Portoghese

levantamento de fundos & eficiência

Público

Privado

América Latina e Caribe

África

Asia

Europa do leste

Oriente medio

2006 2007 2008 2009 20100,07 0,06 0,05 0,07 0,06

Variações fundos privados/públicos angariados valores % - x.000

Destinação territorial dos recursos por zonas geográficasvalores % - x.000

Gastos com projeto

Gastos com estrutura

Gastos com levantamento de fundos

Gastos com atividades acessórias

Tipologia de ónusvalores % - x.000

Índice di eficiência levantamento de fundosvalores em euros

Índice levantamento fundos nos anos

974.385,0

16.112.321,0

Proventoslevantamento de fundos

Ônuslevantamento de fundos

6122.083

2.309

9.230

19.15457%

16.45556%

17.88752%

34.234

28%8.49129%

11.53034%

7%1.9327%

1.9916%

6%1.8226%

1.9736%

2%

2581%

9743%

2.8428%

30.24388%

6262%

8532%

201029.3262009

33.388

34.317

2008

2010

51%49% 45%55% 52%48%16.363 17.025 16.041 13.286 16.483 17.751

34.2342010

29.3262009

33.3882008

Page 32: Annual Report 2010 Portoghese

balanço anual 201032

o mundo, o nosso 2010Exposição dos factos que marcaram o ano.Aprofundamentos e informações no site www.avsi.org

janeiro O 12 de janeiro de 2010 um terrible terremoto atingiu o Haiti, causando a morte de acerca de 250 mil pessoas. Forte da sua presença histórica, a equipa da AVSI, representada por Fiammetta Cappellini, respondeu de imediato à emergência em parceria com as Nações Unidas, fornecendo ajudas à população. Depois de 12 meses serão mais de 40 mil as pessoas apoiadas por AVSI com as diferentes atividades em curso. Por su compromisso o Alto Comissariado da ONU para os direitos humanos vai premiar a AVSI.

março Um debate sobre as perspectivas de cooperação em campo científico e agroalimentar entra a Itália e o Oriente Medio promovido pela AVSI em colaboração com o Ministério da Agricultura libanés, Cooperação ao Desenvolvimento Italiana, Faculdade de Agronomia da Universidade Saint Esprit de Kaslik, Universidade de Milão, Faculdade de Agronomia. Graças a estas alianças foi organizado no Líbano um seminário e a Milão um workshop sobre a luta ao fitoplasma das drupáceas.

maio A experiência da AVSI no Brasil com o Grupo Neoenergia sobre o tema do acesso à agua nos países en desenvolvimento é apresentada em Milão durante o seminário “Access to energy in developing countries” organizado por EnergyLab em parceria com a Região Lombardia, o Ministério das Relações Exteriores da Itália, a Commissão Européia, a Fundação Cariplo, Assolombarda e Expo Milão 2015.

junho AVSI na RD Congo apoia a campanha “Back to School” de UNICEF e leva a escola 40 mil crianças. A agencia da ONU para a infancia reconhece como “best practice” o método de trabalho da AVSI e a abordagem ao tema educativo. No precedente ano escolar 39.441 crianças receberam o material para ir na escola, 1.107 professores foram implicados por um total de 621 escolas asistidas.

abril UNESCO e UNHCR reconhecem a experiência educacional da AVSI no Norte de Uganda, presente no território dedse 1984, como modelo capaz de encontrar um justo equilibrio entre emergência humanitaria e educação, capaz de fazer apelo à reconstrução e ao desenvolvimento do tecido social.

fevereiro “Apoio ao processo de reconstrução pos terremoto da provincia de Chincha”, no Perù, é o título do programa de emergência da AVSI com a Cooperação Italiana. Realizaram-se duas novas salas de aulas para a formação de micro-empresas e pequenas realidades económicas que envolvem mais de 200 mulheres no Centro de Formação Laura Caller Iberico.

Page 33: Annual Report 2010 Portoghese

novembro AVSI em Burundi em Bujumbura inaugura com o parceiro CBAU (Comunità biellesi aiuti umanitari) a nova estrutura do Centro MEO dedicado ao amigo Lino Lava. Un centro sócio-educativo diurno que acolhe, graças ao Apoio a Distância, 450 crianças e jovens e envolve as suas famílias com atividades.

Apoiar a emergência educacional nos territorios da Autonomia Palestiniana, de Belém, Jericó e Jerusalém. Este è o objetivo do novo projeto da AVSI com AtS la Custodia di terra Santa que começou o 1 de novembro e cofinanciado por o Ministério das Relações Exteriores da Itália. Em particular serão apoiadas cinco escolas e o Instituto Effetà de Belém para mais de 3.000 estudantes, 300 professores e assistentes sociais e 550 famílias.

dezembro AVSI apresenta a Campanha das Tendas do título: “As forças que mudam a história são as mesmas que transformam o coração do homem”. Sky per il Sociale produz de forma gratuita o anúncio que transmite nos seus canais de televisão. Muito importante è a colaboração com o l Sussidiario.net que, com o seu noticiário de televisão das Tendas e a publicação continua dos testemunhos da AVSI no mundo, é um grande motor de conhecimento. Projetos, anúncios, noticiários e artigos podem ser consultados na secção dedicada às Tendas no site avsi.org

CtO – O DESENVOLVIMENtO INtELIGENtE. A AVSI organiza anualmente uma ocasião formativa com os responsáveis pelos Países em que opera e com pessoal dos parceiros locais, em colaboração com a Fundação para a Subsidiariedade. 14 a 18 de dezembro em Milão, graças a generosa hospitalidade da Sia Ssb SpA, foi realizada a reunião que viu a participação de professores Universitarios, empresas e instituções, no âmbito do projeto “Companhia para o desenvolvimento”, co-financiado pela União Européia, finalizado ao networking para uma maior partilha das experiências. “O desafio que a reflexão sobre as experiências de projetos traz consigo hoje –afirma Maria Teresa Gatti diretor CTO Knowledge management - é transformar as práticas em julgamentos e conhecimentos, para ser património comum.” www.avsi.org

agosto AVSI é presente no Meeting de Rimini 2010. O ponto de encontro é o pavilhão da AVSI, que roda arredor da presença das mulheres uguandesas do Meeting Point International de Kampala, dirigido pela amiga Rose, que contam a sua experiência realizando os famosos colares de papel reciclado.

Muitos encontros públicos viram a participação directa da AVSI. Calendário, testemunhos, fotos, vídeos e entrevistas: seção dedicada no site avsi.org e no sitewww.meetingrimini.org

setembro 10 anos para Maksora, parceiro local da AVSI na Rússia, e Casa Golubka, a casa de recuperação de Novosibirsk, na Siberia, para mães solteiras. No dia 28 de setembro celebrou-se o aniversario e no dia 29 organizou-se o seminário “O mundo das organizações sem fins lucrativos e as instituições: etapas e perspectivas de desenvolvimento”. O objetivo do evento tem sido um debate sobre a colaboração entre o sector sem fins luctrativos e o governo russo.

outubro Para a semana da FAO, AVSI participa em Roma, à mesa da delegação do Haiti, à reunião da Comissão de segurança alimentar mundial e, em Myanmar, participa o dia 16 à celebração do Dia mundial contra a fome com uns painéis sobre os programas em curso com os agricultores birmanos. As principais experiências da AVSI são recolhidas na brochura 10 do título “Nutrir a pessoa. Alimentar a esperança” disponível tambem no site www.avsi.org

julho AVSI no Haiti só 9 meses depois do terremoto apoia a população com atividades de acolhimento e distribução de bens de primeira necessidade: protecção infantil e apoio às familias; ajuda psicosocial para a elaboração do trauma; educação e escola na tenda; clínicas móveis e ambulatórios locais para mães e crianças; programas de luta à subnutrição; fornecimento de agua potável e instalação de depuradores.

Page 34: Annual Report 2010 Portoghese

balanço anual 201034

dados económicosBalanço em 31.12.2010 e em 31.12.2009 - Balanço patrimonial: ativosValores expressos en euros

AtIVOS em 31.12.2010 em 31.12.2009

IMOBILIzAçõES MAtERIAISAlterações estatutárias – – Software 11.351 26.228 Certificação de qualidade 2.808 3.108 Regiso da marca 1.901 -Melhorias em bens de terceiros 42.833 55.691

58.893 85.027 IMOBILIzAçõES MAtERIAISTerrenos e edifícios 1.742.699 1.727.181 Instalações e máquinas 13.727 12.938 Veículos motorizados – – Móveis para escritório 22.006 18.022 Equipamentos eletrônicos para escritório 24.139 28.742

1.802.571 1.786.883 IMOBILIzAçõES FINANCEIRASParticipações em outras empresas 117.981 112.981

117.981 112.981

tOtAL IMOBILIzAçõES 1.979.444 1.984.890

CRÉDItOSCréditos a receber de doadores privados 482.956 1.113.622 Créditos a receber para atividades acessórias 86.701 Créditos a receber de órgãos previdenciais 13.064 14.311Créditos a receber do erário 114 114 Créditos diversos 4.792 28.985 Créditos a receber de doadores institucionais_ Projetos financiados pelo Governo italiano 8.165.829 9.312.603 _ Projetos financiados pela União Européia 5.124.797 5.026.225 _ Projetos financiados por Organismos Internacionais/outros doadores bilaterais 9.535.996 7.171.589 _ Projetos financiados pela Conferência Episcopal Italiana (CEI) 222.800 180.800_ Projetos financiados por Instituições Locais 550.509 464.649

23.599.932 22.155.866A receber de organizações correlatas_ exigíveis no curso do exercício subseqüente 50.000 2.482 _ exigíveis após o exercício subseqüente – 50.000 – 2.482 A receber de filiais estrangeiras_ exigíveis no curso do exercício subseqüente 432.130 184.669 _ exigíveis após o exercício subseqüente – 432.130 – 184.669

AtIVIDADES FINANCEIRAS QUE NÃO CONStItUEM IMOBILIzAçõESOutros títulos 38.670 38.607

DISPONIBILIDADE DE LIQUIDEzDepósitos bancários e postais 5.027.901 5.523.987 Numerário e valores em caixa 32.364 5.060.266 31.104 5.555.091

tOtAL AtIVOS CIRCULANtES 29.768.625 29.093.747

COtAS-PARtE E REDESCONtOS 7.199 4.930

TOTAL ATIVOS 31.755.268 31.083.567

ativos

Page 35: Annual Report 2010 Portoghese

Balanço de 31.12.2010 e em 31.12.2009 - Balanço patrimonial: passivosValores expressos en euros

PASSIVOS em 31.12.2010 em 31.12.2009

Cotas associativas 40.918 40.918 Fundos disponíveis 658.503 478.503 Variação dos fundos disponíveis_ Correções dos fundos disponíveis (430.087) (123.877)_ Cotas associativas pagas no exercício – – _ Resultado do exercício 24.601 (405.486) (306.209) (430.087)

PAtRIMÔNIO LÍQUIDO 293.934 89.333

INDENIzAçõES RESCISÓRIAS POR tRABALHO EMPREGAtÍCIO 502.722 464.305

PASSIVOS DE MÉDIO E LONGO PRAzO _ Financiamentos passivos 233.776 262.516tOtAL DE PASSIVOS DE MÉDIO E LONGO PRAzO 233.776 262.516

DÉBItOS COM BANCOS_ exigíveis no curso do exercício subseqüente 150.343 799.996 _ exigíveis após o exercício subseqüente 150.343 799.996DÉBItOS COM PROJEtOS_ Governo italiano 7.416.318 8.004.027_ União Européia 4.435.554 4.756.699_ Organismos Internaziocionais/Outros doadores bilaterais 8.453.798 6.508.171_ Instituições Locais 353.023 271.209_ Conferência Episcopal Italiana (CEI) 171.144 186.305_ Adoções Internacionais 51.883 55.848_ Particulares 4.011.076 3.350.395_ Apoio a Distância 4.340.205 29.233.001 4.737.774 27.870.428DÉBItOS COM FORNECEDORES_ exigíveis no curso do exercício subseqüente 472.907 857.370_ exigíveis após o exercício subseqüente 472.907 857.370DÉBItOS COM COLABORADORES DOS PROJEtOS_ exigíveis no curso do exercício subseqüente 59.847 48.308_ exigíveis após o exercício subseqüente 59.847 48.308 DÉBItOS COM COLABORADORES DA SEDE_ exigíveis no curso do exercício subseqüente 354.388 345.749_ exigíveis após o exercício subseqüente 354.388 345.749DÉBItOS tRIBUtáRIOSI -exigíveis no curso do exercício subseqüente 94.609 67.689 -exigíveis após o exercício subseqüente 94.609 67.689DÉBItOS COM INStItUIçõES DE PREVIDÊNCIA E SEGURO SOCIAL -exigíveis no curso do exercício subseqüente 105.606 95.008 -exigíveis após o exercício subseqüente 105.606 95.008 DÉBItOS COM OUtROS -exigíveis no curso do exercício subseqüente 253.898 182.627 -exigíveis após o exercício subseqüente 253.898 182.627

tOtAL DÉBItOS 30.724.599 30.267.176

COtAS-PARtE E REDESCONtOS 237 237

tOtAL PAtRIMÔNIO LÍQUIDO E PASSIVO 31.755.268 31.083.567

CONtAS DE ORDEM em 31/12/2010 em 31/12/2009

GARANtIAS RECEBIDAS DE tERCEIROS

_ Garantias fidejussórias concedidas por Instituições de crédito 2.207.945 2.117.845

_ Empenhos com terceiros

EMPENHADO COM PROJEtOS

_ Empenhos próprios com projetos 150.682 2.273.616

tOtAL CONtAS DE ORDEM 2.358.627 4.391.461

passivos

Page 36: Annual Report 2010 Portoghese

balanço anual 201036

dados económicos conta economica

balanço em 31.12.2010 e em 31.12.2009 - conta economicaValores expressos en Euros

CONTA ECONOMICA 2010 2009

Contribuções do Estado Italiano 4.248.957 3.957.310

Contribuções da União Europeia 5.034.429 4.648.281Contribuções dos Organismos Internacionais/Outros doadores bilaterais 4.506.405 5.236.552Contribuções das Instituçoes locais 1.005.210 847.820Contribuções da CEI (Conferência Episcopal Italiana) 399.161 292.725Contribuções Privadas 5.906.795 2.419.236Contribuções Privadas para o Apoio a Distancia destinadas a projetos institucionais 6.265.390 5.739.911Contribuções Privadas para o Apoio a Distancia 3.124.646 2.874.894CONtRIBUçõES DEStINADAS AOS PROJEtOS 30.490.993 26.016.729

Contribuções do Estado Italiano 462.095 502.965Contribuções da União Européia 346.353 237.923Contribuções dos Organismos Internacionais/Outros doadores bilaterais 480.382 312.337Contribuções das Instituciones locais e da CEI 0 5.936Contribuções Privadas 1.091.858 1.043.889Contribuções do Apoio a Distancia 998.384 1.000.220Contribuções das adoções internacionais 34.500 206.917CONtRIBUçõES DEStINADAS AO FUNCIONAMENtO DA EStRUtURA 3.413.572 3.310.186

Serviços de consultoria 229.301Serviços de patrocínio 100.000PROVENtOS DAS AtIVADES ACESÓRIAS 329.301

TOTAL DAS CONTRIBUÇÕES 34.233.866 29.326.915

GAStOS REALIzADOS E ENVIO FUNDOS PARA PROJEtOSProjetos finaciados pelo Estado Italiano (3.007.394) (2.782.962)Projetos finaciados pela União Europeia (4.478.590) (4.022.487)Projetos finaciados por Organismos Internacionais/Outros doadores bilaterais (3.921.029) (4.416.668)Projetos finaciados por Instituciones locais (673.343) (493.640)Projetos finaciados pela CEI (178.161) (227.366)Projetos finaciados pelo Apoio a Distancia (3.119.248) (2.875.709)Projetos finaciados por privados (10.472.265) (25.850.030) (6.903.388) (21.722.220)CUStOS DO PESSOAL DEDICADO A PROJEtOS (4.393.171) (4.037.236)

tOtAL DOS GAStOS PARA PROJEtOS (30.243.202) (25.759.456)

Gastos com o pessoal da sede (2.534.892) (2.673.180)Outros gastos realizados para a gestão da estrutura_ Gastos para matérias primas, secundárias, de consumo e mercadorias (166.498) (100.567)_ Gastos com serviços (831.516) (741.847)_ Viajens e transportes (184.267) (225.022)_ Gastos para o usufruto de bens de terceiros (142.158) (251.447)_ Ônus diversos de gestão (38.750) (1.363.189) (13.838) (1.332.720)Amortizações e depreciações_ Amortizações das imobilizações imateriais (32.784) (26.784)_ Amortizações das imobilizações materiais (76.009) (75.400)_ Reservas e depreciações - (108.793) 0 (102.185)CUStOS tRANSFERIDOS PARA GEStÃO DE PROJEtOS 191.290 146.198

tOtAL DE GAStOS COM A EStRUtURA (3.815.584) (3.961.887)

_Custos do pessoal (180.694)

_Custos para serviços (51.848)

_Viajens e transportes (26.226)

tOtAL DE GAStOS COM ACtIVIDADES ACESÓRIAS (258.768)

RESULtADO OPERAtIVO (83.687) (394.428)

Outros proventos financeirosDe títulos lançados nos ativos circulantes 7 667Proventos diferentes dos anteriores 171.532 171.539 122.298 122.965Juros e outros ônus financeiros (46.268) (25.561)

PROVENtOS E ÔNUS FINANCEIROS 125.271 97.405

Proventos extraordinários 4.207 13.195Ônus extraordinários (21.964) (5.328)

PROVENtOS E ÔNUS EXtRAORDINáRIOS (17.758) 7.868

Correção débitos de projetos em moedas diferentes do euro (Superávit de projetos) 511.967 233.908Provisão desvalorização de créditos de projetos 0 (1.281)Correção créditos para projetos em moedas diferentes do euro (Déficit de projetos) (491.014) (229.375)

CORREçõES DE PROJEtOS 20.953 3.251

RESULtADOS ANtES DOS IMPOStOS 44.779 (285.905)

Impostos do exercício (20.178) (20.304)

RESULtADO DO EXERCÍCIO 24.601 (306.209)

Page 37: Annual Report 2010 Portoghese

relatório da empresa de auditoria

Page 38: Annual Report 2010 Portoghese

balanço anual 201038

balanço agregadoDesde alguns anos a Fundação AVSI, debido à sempre mais grande importância das actividades realizadas nas sedes extrangeiras e para fornecer uma mais completa informação sobre o andamento gestional, prevê um balanço agregado.

Ese balanço não é sumiso a revisões contables mesmo si o balanço da sede italiana e os balanços das sedes extrangeiras que estão incluidos nos balanços agregados estão certificados por umas das primárias sociedades de revisão. As sedes extrangeiras da AVSI incluídas na zona de agregação são: Rwanda, Rd Congo, Nigeria, Perù, Brasil, Uganda, Burundi, Jordânia, Líbano, Ecuador, thailandia, Kosovo, Haiti, Quênia, Costa de Marfim.

Cada estado patrimonial e as contas económicas utilizados para a preparação do balanço agregado são preparados pelas diferentes sedes extrangeiras. A recohla total por parte do sistema AVSI no mundo monta a 44.522.314 Euros. O diagrama ilustra a composição percentual da recolha dos diferentes finaciadores e evidencia uma importante diferenciação dos mesmos com um papel significativo desempenhado por UNICEF, o fundo das Naçoes Unidas para a Infância.

Destinação dos recursos por País total € 44.522.314

7.42

1.26

9,50

16.

67%

5.4

72.9

54,0

4 12

,29%

5.01

7.86

5,84

11,

27%

8.23

1.25

1,75

18,

49%

2.02

0.66

3,20

4,5

4%

2.73

2.89

9,05

6,1

4%

1.73

1.22

7,25

3,8

9%

1.18

6.15

6,85

2,6

6%

1.29

4.59

1,10

2,9

1%

983.

854,

12 2

,21%

773.

275,

81 1

,74%

750.

547,

11 1

,69%

735

.813

,89

1,65

%

701

.227

,69

1,58

%

546

.348

,56

1,23

%

718

.309

,32

1,61

%

495

.844

,18

1,11

%

421

.299

,13

0,95

%

412

.626

,66

0,93

%

391

.665

,89

0,88

%

365

.266

,92

0,82

%

494

.673

,42

1,11

%

227

.744

,19

0,51

%

216

.946

,87

0,49

%

171

.473

,41

0,39

%

188

.241

,42

0,42

%

151

.868

,51

0,34

%

131

.930

,54

0,30

%

124

.988

,84

0,28

%

117.

474,

41 0

,26%

292

.015

,01

0,66

%

R.D

. CO

NG

O

UG

AN

DA

BR

ASI

LE

HA

ItI

QU

ÊNIA

BU

RU

ND

I

RW

AN

DA

LÍB

AN

O

SUD

CO

StA

DE

MA

RFI

M

MÉX

ICO

ECU

AD

OR

RO

MÊN

IA

NIG

ERIA

PER

Ù

ALB

AN

IA

MYA

NM

AR

JOR

NIA

MO

çA

MB

IQU

E

AR

GEN

tIN

A

SER

RA

LEO

A

PALE

StIN

A

CO

NG

O

SSIA

CA

zAQ

UIS

tAõ

KO

SOVO

AN

GO

LA

CO

LÔM

BIA

VEN

EzU

ELA

tHA

ILA

ND

IA

OU

tRO

S PA

ÍSES

Contribuções balancete agregado por entidade financiadora

total€ 44.522.314

UNICEF 6.705.373 - 15,06%

ADOÇÕES INTERNACIONAIS 34.500 - 0,08%

GOVERNO ITALIANO 4.711.052 - 10,58%

DUTCH GVT 263.090 - 0,59%

PRIVADOS LOCAIS 1.315.575 - 2,95%

OUTROS 809.672 - 1,82%

UNHCR 1.194.738 - 2,68%

5.380.782 - 12,09% UNIÃO EUROPEIA

4.986.787 - 11,20% USAID E BANCO MUNDIAL

1.005.210 - 2,26% ENTIDADES LOCAIS

399.161 - 0,90% CEI

7.327.954 - 16,46% PRIVADOS

10.388.420 - 23,33% APOIO A DISTÂNCIA

Page 39: Annual Report 2010 Portoghese

Conta economica aggregato 2010 2009

Valores expressos en euros

CONtRIBUIçõES DEStINADAS AOS PROJEtOS SEDES EStRANGEIRAS 10.081.545 8.803.599

Contribuções do Estado Italiano 4.248.957 3.957.310Contribuções da União Europeia 5.034.429 4.648.281Contribuções dos Organismos Internacionais/Outros doadores bilaterais 4.506.405 5.236.552Contribuções das Instituçoes locais 1.005.210 847.820Contribuções da CEI (Conferência Episcopal Italiana) 399.161 292.725Contribuções Privadas 5.906.795 2.419.236Contribuções Privadas para o Apoio a Distancia destinadas a projetos institucionais 6.265.390 5.739.911Contribuções Privadas para o Apoio a Distancia 3.124.646 2.874.894

CONtRIBUçõES DEStINADAS AOS PROJEtOS - ItáLIA 30.490.993 26.016.729

CONtRIBUIçõES DEStINADAS AO FUNCIONAMENtO DA EStRUtURA- SEDES EStRANGEIRAS 206.904 274.425

Contribuções do Estado Italiano 462.095 502.965Contribuções da União Européia 346.353 237.923Contribuções dos Organismos Internacionais/Outros doadores bilaterais 480.382 312.337Contribuções das Instituciones locais e da CEI 0 5.936Contribuções Privadas 1.091.858 1.043.889Contribuções do Apoio a Distancia 998.384 1.000.220Contribuções das adoções internacionais 34.500 206.917

CONtRIBUçõES DEStINADAS AO FUNCIONAMENtO DA EStRUtURA - ItáLIA 3.413.572 3.310.187

Serviços de consultoria 229.301Serviços de patrocínio 100.000

PROVENtOS DAS AtIVADES ACESÓRIAS 329.301

tOtAL DAS CONtRIBUçõES 44.522.314 38.404.940

GAStOS COM PROJEtOS NO SItE E NA ItáLIA E ENVIO FUNDOS (28.040.553) (24.313.128

CUStOS DO PESSOAL DEDICADO A PROJEtOS (10.633.849) (9.056.427)

tOtAL DOS GAStOS PARA PROJEtOS (38.674.402) (33.369.555)

GAStOS COM O PESSOAL DA SEDE (3.240.412) (3.386.297)

OUtROS GAStOS REALIzADOS PARA A GEStÃO DA EStRUtURA

_ Gastos para matérias primas, secundárias, de consumo e mercadorias (317.127) (126.431) _ Gastos com serviços (1.143.469) (1.028.676) _ Viajens e transportes (243.038) (225.022) _ Gastos para o usufruto de bens de terceiros (184.800) (265.540) _ Ônus diversos de gestão (56.574) (1.945.008) (68.704) (1.714.373)

AMORtIzAçõES E DEPRECIAçõES

_ Amortizações das imobilizações imateriais (21.883) (34.289)_ Amortizações das imobilizações materiais (209.156) (198.005)_ Reservas e depreciações (231.038) - (232.294)

CUStOS tRANSFERIDOS PARA GEStÃO DE PROJEtOS 191.290 146.198

tOtAL DE GAStOS COM A EStRUtURA - (5.225.169) (5.186.766)

GAStOS COM AtIVIDADES AUXILIARES

_ Custos do pessoal (180.694) - _ Custos para serviços (51.848) -_ Viajens e transportes (26.226)

tOtAL DE GAStOS COM ACtIVIDADES ACESÓRIAS (258.768) -

RESULtADO OPERAtIVO 363.976 (151.381)

Outros proventos financeiros De títulos lançados nos ativos circulantes 7 4.522 Proventos diferentes dos anteriores 171.532 171.539 132.619 137.141Juros e outros ônus financeiros (78.928) (45.369)

PROVENtOS E ÔNUS FINANCEIROS 92.611 91.772

Proventos extraordinários 4.207 13.195Ônus extraordinários (131.700) (5.328)

PROVENtOS E ÔNUS EXtRAORDINáRIOS (127.493) 7.867

Correção débitos de projetos em moedas diferentes do euro (Superávit de projetos) 511.967 233.908Provisão desvalorização de créditos de projetos - (1.281)Correção créditos para projetos em moedas diferentes do euro (Déficit de projetos) (527.483) (229.375)CORREçõES DE PROJEtOS (15.516) 3.252

RESULtADOS ANtES DOS IMPOStOS 313.579 (48.490)

Impostos do exercício (20.179) (20.304)

RESULtADO DO EXERCÍCIO 293.400 (68.794)

Page 40: Annual Report 2010 Portoghese

A Fundação AVSIcolabora com

Page 41: Annual Report 2010 Portoghese
Page 42: Annual Report 2010 Portoghese

Um encontro da AVSI ao CTO de Milão, Itália.Photo by Stefania Malapelle

Page 43: Annual Report 2010 Portoghese
Page 44: Annual Report 2010 Portoghese

ficaconnosco!CC BancarioIT 61 C0558401626000000019000 Banca Popolare di Milano intestato AVSI

CC postale522474 en nome deFONDAZIONE AVSI ONLUS ONG

Donações on linewww.avsi.org

5xmilleC. F. 81017180407

Continua a seguir-nos no sito

www.avsi.org

AVSI ITÁLIA / www.avsi.org20158 Milão, Via Legnone, 4tel. +39.02.6749881 – [email protected] 47521 Cesena (FC), Via Padre Vicinio da Sarsina, 216tel. +39.0547.360811 – [email protected]

AVSI EUA / www.avsi-usa.orgHeadquarters: 125 Maiden Lane 15th floor - New York, NY 10038DC Office: 529 14th Street NW – Suite 994 – Washington, DC 20045Ph/Fax: +1.202.429.9009 – [email protected] - www.avsi-usa.org

estamo tambem no Facebook